Buscar

Adaptação - ADPs

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

agencias reguladoras..doc
 
1)Faça a distinção entre atividade econômica e direito econômico?
•Conceito de atividade econômica.  A atividade econômica compreende toda atividade de produção e consumo de bens naturais ou industriais.
•Conceito de direito econômico. O direito econômico compreende o instrumento jurídico através da reunião de normas que regulamenta as atividades econômicas, garantindo a atuação do Estado assegurando assim a ordem econômica e social.
2)Cite uma forma de o Estado intervir na atividade econômica? 
ao Estado a possibilidade de estruturar e regulamentar a Economia e os mercados através das políticas econômicas.
3)     O direito econômico é ramo do direito público ou privado ?
 Ramo do Direto Público
1)Fale sobre os princípios constitucionais de ordem econômica previstos na CF?
•Previsão Constitucional. “Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:”
O citado artigo nos mostra uma estruturação geral do ordenamento jurídico-econômico estabelecendo os princípios norteadores.
A valorização do trabalho humano e a livre iniciativa revelam que a Constituição de 1988 prevê uma sociedade brasileira capitalista moderna, na qual a conciliação e composição dos titulares de capital e de trabalho é uma necessidade a ser viabilizada pela atuação do Estado (Vicente Bagnoli, p.61).
2)O que são crimes contra a ordem econômica? Cite ao menos dois deles.
Constitui crime contra a ordem econômica:
I - abusar do poder econômico, dominando o mercado ou eliminando, total ou parcialmente, a concorrência mediante:
f) impedimento a constituição, funcionamento ou desenvolvimento de empresa concorrente.
a) à fixação artificial de preços ou quantidades vendidas ou produzidas;
- elevar, sem justa causa, o preços de bem ou serviço, valendo-se de posição dominante no mercado.
3)     Fale sobre normas infra-constitucionais que regulamentam o direito econômico.
. Além de leis extravagantes, temos como fontes as políticas econômicas praticadas pelo Estado, que por vezes não contem uma norma disciplinando, mas é prática do mercado. Também são fontes a jurisprudência e os costumes.
Todavia as normas de direito econômico em regra irá trazer uma conseqüência de natureza econômica, além de vincular outros ramos jurídicos, assim temos que as normas de direito econômico são programáticas, pois prescindem de outras para lhe dar aplicabilidade pratica.
1)     Existe alguma atividade econômica licita que o Estado proíbe o particular de exercer? Qual ?
2)     O que compreende a dominação dos mercados?
“dominar os mercados nacionais, entenda-se: ficar em situação de poder, impor preço de mão-de-obra, de matéria-prima, ou de produto, ou de regular, a seu talante, as ofertas”.
3)A ordem econômica e a intervenção citada pelo Estado poderá ser praticada apenas pela União? O município poderá estabelecer políticas públicas de ordem econômicas? Caso exista cite um exemplo.
O Município só legisla em seu peculiar interesse ( local)
1)Existe alguma atividade econômica exercida de forma totalmente  monopolizada? Qual ?
Sim, a Petrobrás
2)     Qual a diferença entre o modelo de liberalismo econômico, o de monopólio estatal e o capitalismo moderno?
3)     Qual o objetivo deste capitalismo moderno ?
1)     O Estado brasileiro é fiscalizador de todas as atividades empresariais? Ou apenas daquelas que seria de sua obrigatoriedade?
Das que tem relevância nos Intesses Difusos e coletivos
2)Qual o papel das agências reguladoras?
Despolitizar a atividade regulatória, atribuindo aos órgãos independentes a decisão final sobre temas específicos.
3)     O que você entende por cadê?
 O CADE consiste em órgão de natureza judicante, vinculado ao Ministério da Justiça, composto por sete conselheiros, nomeados pelo Presidente da República depois de sabatinados pelo Senado Federal.
Tem por atribuição, orientar, fiscalizar, prevenir e apurar os abusos do poder econômico.
1)O que você entende por abuso de poder econômico?
Constitui abuso do poder econômico toda forma de atividade na eliminação da concorrência, domínio dos mercados ou aumento arbitrário dos lucros. 
2)    Fale a respeito das atividade exercidas pela Secretaria de Direito Econômico e pela Secretaria de Acompanhamento Econômico.
A Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE) previsto nos artigos 13 e 14 da Lei 8.884/94, é órgão do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC). O SDE é responsável por instruir a análise concorrencial dos atos de concentração econômica ( fusões, aquisições etc.), bem como investigar e apurar as infrações à ordem econômica, que posteriormente serão julgadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)
 A Secretaria de Acompanhamento Econômico - SEAE, órgão específico e singular do Ministério da Fazenda, foi criada por meio da Medida Provisória n.º 813, de 1º de janeiro de 1995. É o principal órgão do Poder Executivo encarregado de acompanhar os preços da economia, subsidiar decisões em matéria de reajustes e revisões de tarifas públicas, bem como apreciar atos de concentração entre empresas e reprimir condutas anticoncorrenciais. O perfil da SEAE acima exposto reflete-se nas suas três esferas de atuação.
3)   Fale a respeito da atuação do CADE. 
§ 1º O Cade poderá autorizar os atos a que se refere o caput, desde que atendam as seguintes condições:
I - tenham por objetivo, cumulada ou alternativamente:
a) aumentar a produtividade;
b) melhorar a qualidade de bens ou serviço; ou
c) propiciar a eficiência e o desenvolvimento tecnológico ou econômico;
Os atos que geram intervenção do Cade são denominados atos de concentração.
1)O que você entende mercado relevante material ? 
“O Mercado relevante material, assim denominado e que incorpora produtos e serviços, compreende todos os produtos e serviços considerados pelos consumidores substituíveis entre si em razão das suas características, preços e utilização”. 
2)    O que você entende mercado relevante geográfico ?
 Por mercado relevante geográfico temos a área onde a atividade concorrência será explorada, assim, neste mercado relevante, temos a área de concentração onde os agentes econômicos ofertam e consomem produtos e serviços que concorrem entre si, na forma dos preços, do interesse e preferência dos consumidores. 
3)O mercado relevante pode ser analisado de forma de forma material e geográfica ao mesmo tempo ?
Sim. A análise desse mercado relevante é de total importância, quando verificamos que este mercado é caracterizado pelo espaço físico, sendo assim, tendo o fornecedor de produtos e serviços pleno conhecimento deste mercado, poderá exercer controle sobre os consumidores, no sentido de que poderá promover o aumento de seus produtos, sem que isso cause impacto quanto ao consumo dos mesmos, pois se ele for o único a atuar naquele nicho por condições geográficas, poderá então explorá-lo com maior liberdade.
1)O que você entende por ato de concentração vertical? 
Ato de concentração na modalidade vertical configura-se pelo ato de concentração praticado por agentes econômicos que atuam em uma mesma cadeia de produção, porém não são considerados concorrentes.
2)Qual a diferença sobre o ato de concentração vertical e o ato de concentraçãohorizontal?
Os atos de concentração na espécie horizontal são aqueles praticados por agentes econômicos que exercem entre si a concorrência. Ato de concentração na modalidade vertical configura-se pelo ato de concentração praticado por agentes econômicos que atuam em uma mesma cadeia de produção,
porém não são considerados concorrentes. 
3)Explique com suas palavras o ato de concentração conglomerado?
Já o ato de concentração da espécie conglomerada é aquele praticado por agentes econômicos que atuam em mercados e cadeias diversas, todavia contratam entre si.
1)O que você entende por infração de ordem econômica? 
Constituem infração da ordem econômica, independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir os seguintes efeitos, ainda que não sejam alcançados:
I - limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa;
II - dominar mercado relevante de bens ou serviços;
III - aumentar arbitrariamente os lucros;
IV - exercer de forma abusiva posição dominante”. 
2)O que é concorrência desleal? Quem pode praticá-la?
Concorrência desleal é, no sentido amplo, toda atividade econômica contra os bons costumes e direitos econômicos numa situação de concorrência. 
3)Qual a diferença entre infrações de ordem econômica e crimes de concorrência desleal?
“Uma das hipóteses de concorrência ilícita é a desleal. A concorrência desleal se diferencia da outra forma de ilicitude competitiva (a infração de ordem econômica), na medida em que as lesões produzidas pela primeira não alcançam outros interesses além dos do empresário diretamente vitimado pela pratica irregular. Na infração de ordem econômica, a concorrência ilícita ameaça as estruturas da economia de mercado, e, portanto, um universo muito maior de interesses juridicamente relevantes são atingidos. Em razão de tal diferença, a lei não se preocupa em estabelecer mecanismos de repressão administrativa à concorrência desleal, contentando-se com as repressões civil e penal”. 
1)Defina o FMI? 
O Fundo Monetário Internacional foi criado em 1945, sua criação se deu através das convenções de em convenção realizada em Bretton Wooods.
O principal objetivo do FMI é o de zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus países membros (hoje em número de 181 integrantes.
Também é papel do FMI evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O fundo favorece a progressiva eliminação das restrições cambiais nos países membros e concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos.  
2)Qual o principal objetivo do BIRD?
O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD, também criado em 1945 conta hoje com 180 países membros. 
Essas entidades internacionais que têm como principal meta a redução da pobreza no mundo em desenvolvimento.
O Banco Mundial proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes  de crédito. 
3)Fale dos objetivos da OMC?
O principal objetivo da OMC é contribuir para que as correntes comerciais circulem com fluidez, equivalência, livres e com previsibilidade, a elevação dos níveis de vida, o pleno emprego, a expansão da produção e do comércio de bens e serviços, a proteção do meio ambiente, o uso ótimo dos recursos naturais em níveis sustentáveis e a necessidade de realizar esforços positivos para assegurar uma participação mais efetiva dos países em desenvolvimento no comércio internacional. 
 
Antropologia completa OK[1].doc
1) Explique o que é a doutrina da desigualdade.
R: Sepúlveda baseia sua argumentação numa tradição ideológica na qual todos os adeptos da desigualdade vão beber. Uma tradição que vem de Aristóteles, segundo a qual: o escravo era um ser intrinsecamente inferior, que nunca poderia ascender a posição de senhor pois faltava-lhe em parte a razão que é , justamente o que define o homem. 
Para Sepúlveda: Há homens que nascem senhores e os que nascem escravos. É a hierarquia e não a igualdade o estado natural da sociedade humana. Mas a única relação hierárquica que conhece é a da simples superioridade-inferioridade. Quem não é igual é inferior, a diferença ou desigualdade é sinônimo de inferioridade.
2) Disserte sobre a posição de Las Casas.
R: Já para Las Casas. 1) a oposição fundamental é a que existe entre crente e descrente, cristão e não-cristão, 2)todos, podem sem exceção tornar-se cristãos, as diferenças de fato não correspondem a diferenças de natureza. 
Logo, todos temos uma mesma natureza para Las Casas e os índios não podem ser escravizados. Para Sepúlveda eles podem ser escravizados, pois segundo seu ponto de vista baseado em Aristóteles os índios têm uma natureza diferente e devem ser escravizados.
3) Explique o problema das duas doutrinas dadas nessa aula.
R: 1) Ambos vêem o diferente como inferior: Sepúlveda vê diferenças intransponíveis e Las Casas, partindo da idéia de evolução e da igualdade de todos do cristianismo vê o índio como um alguém que pode evoluir, que pode se tornar civilizado. Basta a conversão.
2) Não há, portanto, uma visão melhor de um ou de outro, pois ambos acabam vendo a diferença como inferioridade. 
O que a Antropologia séculos depois vai mostrar é que diferença não é sinônimo de inferioridade. Que diferença é apenas diferença.
4) Disserte sobre o requerimiento.
R: E começou a surgir a questão: de quem são essas terras? 
Para resolver tal impasse surge um documento em 1514 de nome Requerimiento, obra do jurista real Palácios Rubios. Esse texto é uma tentativa de fundamentar legalmente as conquistas, ou seja, dar-lhes um amparo legal e confirmar que as terras eram dos espanhóis. Colocadas as razões jurídicas da dominação espanhola, é necessário certificar-se de uma única coisa: que os índios serão informados da situação, pois é possível que ignorem esses presentes sucessivos trocados por papas e imperadores. 
A leitura do requerimiento era feita na presença de um oficial do rei (mas nenhum intérprete é mencionado) e isso vem a sanar o problema da legalidade. Se os índios ficarem convencidos após essa leitura não se tem o direito de faze-los escravos (é aí que o texto os protege), se não aceitarem essa interpretação serão punidos.
Os índios foram portanto, automaticamente colocados como inferiores, pois para eles só duas escolhas são colocadas: 1. os se submetem espontaneamente, 2.ou serão submetidos a força. 
5) Explique o que a antropologia pensa sobre a diferença com base nessa aula.
R: O que a Antropologia séculos depois vai mostrar é que diferença não é sinônimo de inferioridade. Que diferença é apenas diferença.
6) Explique o que o autor quer dizer com ocorrer uma alteração na natureza dos objetos observados.
R: Os relatos de viajantes dos séculos XVI e XVII eram mais uma busca cosmográfica, do que etnográfica.   Ou seja, o objeto de observação era muito mais o céu, a terra, a fauna e a flora (o cosmo) do que os costumes ou o homem em si. Isto é, passou-se a observar o homem e não mais somente a natureza.
7) A antropologia enquanto ciência nasce no século XVIII? Por que?
R: Afinal se agora eu observo o homem, devo pensar em COMO olhar esse homem. Em 1789 um francês (Chavanne) dará a essa atividade que começa a surgir de organização e interpretação do material coletado de antropologia. Mas ainda não existe uma antropologia científica porque a própria idéia de ciência ainda não está totalmente separada da de filosofia. É só no século XIX que a antropologia surgirá como ciência.
8) Explique o que surge no século XVIII
R: No século XVIII, o que observou-se foi que aquela preocupação com o outro, que havia começado com a descoberta da América, se intensifica. Os europeus passam a querer observar não só mais o cosmos mais também o homem, daí o estudo de objetos etnográficos.
9) O que era a antropologia evolucionista?
R: A antropologia se desenvolve nessa época. Ela surge como uma ciência das sociedades primitivas em todas as suas dimensões, ou seja: ela procura estudar as sociedades primitivas de todas as formas: economicamente, politicamente, biologicamente, lingüisticamente, religiosamente, etc.
E a antropologia como o conhecimento do primitivo fica ligada com a idéia de que é o conhecimento a respeito de nossas origens, ou seja, das formas mais simples de organização, das mentes “primitivas”.
10) Explique suas principais idéias.
R: 1) Existe apenas uma espécie humana, mas ela se desenvolve em ritmos desiguais. Vão dizer que existem povos que estão na infância, ou adolescência e outros na vida adulta. 
2) Tudo o que é recolhido é remontado em algum suposto estágio. 
3)Eles procuravam construir leis universais do desenvolvimento da humanidade com base nos critérios dados pelo ocidente do que é o não avançado.  
4) Para eles, todas as populações passariam pelas mesmas etapas e por fim alcançariam o último estado que é o da civilização. Passariam da selvageria, para a barbárie e desta para a civilização. 
5) Quem são as outras culturas: Eles vão partir do pressuposto de que as outras culturas encontradas pelo mundo seriam uma espécie de vestígio de outras épocas. Elas seriam igualadas aos fósseis e portanto, os traços culturais de outros povos seriam vestígios do passado da Europa.  
6) Pensavam, portanto, numa cultura universal. Para eles as culturas variam em graus. O que significa dizer que para eles não existiam culturas, no plural, mas sim uma cultura, uma história.
11) Disserte sobre os problemas dos evolucionistas.
1. o evolucionismo media o “atraso” de um povo em relação ao critérios estabelecidos pelo Ocidente do século XIX, ou seja, pelo progresso técnico e econômico de nossa sociedade.   
Obs: Mas qual é o problema desse tipo de raciocínio? 
O problema é que poderiam ter usado outros critérios, como:
•                      -Cosmologia;
•                      -idade do sistema religioso;
•                      -desenvolvimento da filosofia;
•                      - um modo de vida diferente (com outros valores)
•                      -conhecimento sobre a natureza;etc.
Ou seja, o problema é que o Ocidente criou critérios para avaliar todos os povos da humanidade que favorecem a ele próprio, Ocidente. Isto é, como se nós criássemos critérios de avaliação em que só nós nos saímos bem nesses critérios. Daí é fácil eu achar que sou evoluído e que o outro é atrasado, já que nesses critérios eu me destaco. 
2. O evolucionismo na verdade era a justificação teórica de uma prática: o colonialismo. Ou seja, a justificativa da colonização da África, da Ásia e da Oceania era a de que era preciso ajudar os outros povos a “evoluir”. Mas na verdade o objetivo era apenas o de roubar, o de saquear, explorar, etc.
12) Cite o nome de 2 autores dessa corrente.
R: Edward Tylor eLewis Morgan
13) Explique como os evolucionistas pensavam a história da humanidade.
14) Explique a relação de Boas com os evolucionistas.
R: Franz Boas discordava do modo de trabalho dos evolucionistas, que não iam a campo para realizar os estudos antropológicos. Os evolucionistas eram antropólogos de gabinete. Dessa forma Boas residiu em desconstruir e acabar com toda a discussão dos evolucionistas.
15) Como Boas entendia o trabalho de campo? Por quê?
R: O trabalho de campo era necessário para conhecer a fundo determinado povo, assim o antropólogo é um pesquisador participante, entendendo a cultura, história e a língua do povo.
16) Explique suas principais idéias.  
R: a) Para se entender uma sociedade é preciso ir até ali. Você não deve se valer do relato de outras pessoas. Cabe ao antropólogo ir a campo. 
Ou seja, é com Boas que pela primeira vez o teórico e o observador se juntam numa só pessoa.
b) Segundo ele tudo numa cultura é importante, desde o estudo dos mínimos gestos até aquilo que ela própria considera importante como suas leis, por exemplo.tudo deve ser encarado com o mesmo respeito e tudo deve ser cuidadosamente, meticulosamente colhido e analisado.
c) Para isso ele precisa saber a língua do nativo. Afinal, só se entende uma cultura se se entende a língua daquela cultura.
d)Para Boas não existe uma cultura, mas sim culturas. Cada cultura se desenvolve de uma forma diferente, ou seja, segue seu próprio caminho. 
17) Dê o nome da escola de antropologia que ele criou.
R: Escola Cultural Americana
18) Disserte sobre as diferenças entre Boas e Malinowski.
R: Enquanto Boas procurava observar tudo dentro de uma determinada cultura e assina propunha a coletas infinitas de tudo o que estivesse relacionado com aquela cultura. Malinowski vai dizer que através de um único objeto, um único costume, é possível entender toda uma cultura, toda uma sociedade.
19) Explique duas idéias de Malinowski. 
R: 1. As sociedades tradicionais como estáveis e sem conflitos. 
2. Acredita que as instituições existem para satisfazer as necessidades dos homens. 
20) Explique duas idéias do funcionalismo que não são mais aceitas.
R: •                      Em primeiro lugar já se verificou que não há sociedade estável e sem conflito, todas as sociedades se transforma. Umas mais rápido outras mais devagar, mas em todas há transformação. E em todas existe o conflito. Logo, estas idéias estavam erradas
•                      O problema de sua teoria: é que o ser humano não satisfaz só necessidades biológicas, mas também culturais e psíquicas. Mesmo nossas necessidades biológicas são satisfeitas de forma cultural. Por exemplo: o ato de comer. Apesar de ser uma necessidade biológica nós a satisfazemos culturalmente, pois ninguém não come qualquer coisa só porque está com fome.
21) Por quê Malinowski é considerado importante para a antropologia? Disserte.
R: Há autores que consideram Malinowski o verdadeiro pai da antropologia, pois foi ele que criou o método, por excelência da Antropologia, a observação participante.
O que é a observação participante:é um método segundo o qual o pesquisador não só vai a campo, ou seja, coleta ele mesmo as suas informações e dados, mas também passa por um processo de aculturação, de estranhamento de sua cultura e internalização da cultura do povo a ser estudado. Pois para ele cada povo, cada cultura tem uma lógica particular que deve ser apreendida.
22) Explique as diferenças dadas nessa aula entre antropologia e sociologia.
R: A Sociologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os meios de comunicação em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no seu interior.
A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem), “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e “Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Além disso podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmicas.
23) O que o antropólogo deve fazer ao realizar uma pesquisa?
R: Como nós a vemos hoje, o que ela estuda e como estuda. Falaremos a respeito do seu objeto de estudo e do método antropológico.
Se a antropologia é o estudo do homem imerso nas mais diversas culturas. 
Não é possível estudar esse homem tirando-o de seu meio.  Na
verdade a prática do antropólogo se faz por meio da comunicação, uma comunicação face a face que se dá através da pesquisa de campo.
Se numa disciplina como a sociologia é comum não escrever acerca dos problemas do campo. 
No caso da antropologia, isso é parte da prática do pesquisador. Afinal Segundo Laplantine: “nunca somos testemunhas objetivas observando objetos, e sim, sujeitos observando outros sujeitos... Assim uma verdadeira antropologia científica deve sempre colocar o problema das motivações extra-científicas em jogo.”
O laboratório não existe: A crença de que é possível recortar totalmente objetos e analisá-los como se estivesse num laboratório deve ser deixada de lado. 
Pois as pessoas não podem ser tiradas de seu contexto e o antropólogo também vem de um determinado contexto. Se ele não se defronta com a questão do outro, com o problema da alteridade, fica difícil muitas vezes trabalhar isso. 
24) O que é uma abordagem microssociológica?
R: 1) valoriza os pequenos gestos, aquilo que, é aparentemente banal, o que aparentemente não parece ter importância é uma abordagem claramente microssociológica. Estuda o infinitamente pequeno e cotidiano.
25) Disserte sobre as teorias dadas na aula sobre o surgimento da cultura.
R: TEORIA DO CÉREBRO VOLUMOSO: Segundo essa teoria o homem teria se tornado um ser cultural a partir do aumento de sua capacidade craniana. Novos estudos mostraram que a questão não está relacionada com o tamanho do cérebro, mas sim, com a qualidade das conexões cerebrais.
TEORIA DO BIPEDISMO: Segundo a teoria do bipedismo nos tornamos seres culturais a partir do momento em que nos tornamos bípedes, ou seja, passamos a andar sobre duas pernas e assim ficamos com as mãos livres para manipular e criar instrumentos.
TEORIA DE CLAUDE LEVI-STRAUSS: Para ele a cultura surgiu quando o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma, que para ele seria a proibição do incesto, única regra que é comum a abolutamente todas as sociedades humanas. Todas as sociedades proíbem a relação sexual de um homem com certa categoria de mulheres: como mães e filhas. As regras entre os animais são dadas pela lei do mais forte, são dadas péla natureza. Já entre os seres humanos as regras existem justamente para conter os mais fortes. São culturalmente instituídas e variam, portanto de cultura para cultura.
TEORIA DE LESLIE WHITE: Ele considera que a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando o homem foi capaz de gerar símbolos. Toda cultura depende de símbolos, o comportamento humano é um comportamento simbólico. 
Mas os animais não tem símbolos? Ora, os símbolos dos animais são dados pela natureza: como por exemplo, o fato dele ter uma cor que sinalize perigo. Mas não são dados pelo grupo. Entre nós, um mesmo símbolo em grupos diferentes pode ter significados os mais diversos possíveis.
26) Como podemos pensar a relação entre o homem, o instinto e a cultura, a partir de um olhar antropológico?
R: a) só ele produz cultura: Ora, o que diferencia o homem dos outros animais é o fato de que o homem é o único ser que possui cultura. 
b) o homem acumula experiências: Os primatas, como todos nós sabemos são os seres que mais se parecem com o homem. Entretanto, ao contrário do homem que vai acumulando experiências e transmitindo-as para as sucessivas gerações. Os primatas não fazem isso. Assim, o homem, por exemplo, não vive mais em cavernas. Nós vamos ano a ano, geração a geração acumulando experiência e saberes a respeito da natureza. Algo que não acontece com os outros animais.
 c) renova e transforma seu comportamento: Ou seja, ao contrário dos outros animais o homem está sempre renovando e transformando seus comportamentos, ou seja, o homem é capaz de partilhar e transmitir a experiência. Ele vai acumulando-a, os outros animais não. Mas ele não só a acumula, a partir da acumulação ele vai transformando os comportamentos anteriores. Tudo isso é o resultado da interação como o meio e não só adaptação. Ou seja, ele não só reage as adversidades do meio, mas ele também cria em cima disso. 
d) é mais levado pela cultura do que pelos seus instintos: Isso porque,a medida que o homem cresce, vai sendo cada vez menos levado pelos seus instintos e cada vez mais levado pela cultura. Ou seja, o instinto não desaparece, só vai “abafado” pela cultura. É claro que o homem é um ser biológico que ele depende de uma serie de funções vitais: todos os homens comem, dormem, bebem. Entretanto a maneira de satisfazer essas diferentes funções biológicas varia de uma cultura para outra. 
26) Explique o que é o determinismo geográfico e qual é o seu problema.
R: Segundo os adeptos do determinismo geográfico as diferenças de ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Mas vários antropólogos mostraram que existem limites para a influencia do ambiente físico numa determinada cultura. Na verdade é comum existir uma grande diversidade cultural num mesmo tipo de ambiente físico. A cultura age seletivamente e não casualmente em relação ao meio.
27) Defina o determinismo biológico e qual é o seu problema.
R: Hoje os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Se transportarmos para o Brasil uma criança inglesa e a criamos no nordeste ela desenvolverá os hábitos, a maneira de falar e de raciocinar típicos do lugar.
A antropologia tem mostrado que muitas atividades atribuídas aos homens em determinadas culturas são realizadas pelas mulheres em outras. Logo, é errado pensar em determinismo biológico. Em meio ambiente muito semelhante se desenvolvem culturas bem diversas!!!
28) Explique como o homem renova e transforma o seu comportamento
R: Ou seja, ao contrário dos outros animais o homem está sempre renovando e transformando seus comportamentos, ou seja, o homem é capaz de partilhar e transmitir a experiência. Ele vai acumulando-a, os outros animais não. Mas ele não só a acumula, a partir da acumulação ele vai transformando os comportamentos anteriores. Tudo isso é o resultado da interação como o meio e não só adaptação. Ou seja, ele não só reage as adversidades do meio, mas ele também cria em cima disso. 
29) Explique segundo da Matta como se dá a hierarquia no Brasil.
R: Outro ponto importante para compreende-lo é entender como se dá a hierarquia no Brasil segundo Da Matta. Aqui a hierarquia está baseada na intimidade social, ou seja, não há uma hierarquia pura e simples, ou seja, uma hierarquia puramente baseada na economia. Mas um sistema de relações entrecortadas que inibe os conflitos e a diferenciação social baseada na economia. De um lado há o eixo econômico que é o eixo básico de classificação. Mas ele é entrecortado por uma classificação de caráter moral. Essa classificação de caráter moral ajuda a inibir parcialmente os conflitos que surgiriam de uma classificação puramente econômica. 
Desse modo ninguém é visto só pelo dinheiro que tem (classificação simples), mas também são levados outros fatores em consideração (classificação moral). E assim há: o bom patrão, o patrão infeliz, a pessoa bem apessoada, sagaz, de fino trato, limpa, correta. Ou seja, o nosso sistema iguala num plano e hierarquiza no outro, promovendo assim uma grande  complexidade. Ele iguala no plano das leis e separa no plano das relações.
30) Segundo Da Matta há um problema num país marcado por um sistema de relações entrecortadas. Qual é esse problema. Disserte.
R: Qual é o lado funesto desse tipo de sociedade, marcada por essas classificações entrecortadas? Ela impede a tomada de consciência horizontal. É assim mais fácil entre nós a identificação com o superior do que com o igual. E isso ajuda a impedir a formação de éticas horizontais.
31) Quem usa o “você sabe...”?
R: Num primeiro momento Da  Matta achou que: as pessoas sem poder, não poderiam usar a expressão. Mas viu que muitas pessoas poderiam fazer uso da expressão e assim fez alterações no seu questionário
e passou a entrevistar empregadas domésticas, serventes e crianças. Ou seja, o ‘vc sabe’ com quem está falando não é de uso exclusivo de uma categoria, classe, ou segmento social.
32) Como o ‘Você sabe...” é visto pela nossa sociedade?
R: Há dois traços muito importantes dele: um aspecto escondido ou latente do seu uso e aprendizado: por isso é visto como um recurso escuso ou ilegítimo.
É que ele remete a uma vertente indesejável da cultura brasileira. Nosso sistema social se preocupa em demasia com a hierarquia e a autoridade. E o vc sabe... é justamente a busca desses dois componentes. E, assim, ele nunca é visto como um traço da nossa sociedade, mas como uma característica indesejável numa pessoa.
33) Explique os conceitos de indivíduo e pessoa e relacione-os a análise de Roberto da Matta do Vc sabe.
R: Indivíduo: está relacionado com a idéia de liberdade, igualdade e alguém que é fruto das suas escolhas.
Pessoa: ligada a idéia de papéis pré-estabelecidos, máscaras que já existem e que nós aceitamos e usamos.Exemplo: ser pai, ser filho, ser professor, já há uma idéia, um papel do que é ser pai ou professor. Há um papel pré-estabelecido e que se espera das pessoas. Esse é o conceito de pessoa.
Pessoa x indivíduo: As categorias pessoa e indivíduo são muito importantes para pensar o “vc sabe”. Ele permite: Ir do anonimato (que revela a igualdade), para uma posição conhecida e bem definida (que expressa a hierarquia). Ou seja, permite estabelecer a pessoa onde antes só havia um indivíduo.
34) As leis regem o mundo dos indivíduos ou das pessoas para Da Matta? Explique porquê.
R: O estudo do “vc. sabe...” mostra que:
- de um lado há a ênfase numa lei universal cujo sujeito é o indivíduo, e a lei é apresentada como igual para todos. 
- e de outro lado temos a resposta de alguém indignado que é pessoa e exige que a lei não seja aplicada a lei.
O universo de indivíduos, então, é o plano da impessoalidade das leis, decretos e regulamentos na sua aplicação. A lei ordena o mundo dos indivíduos. As pessoas não foram feitas para as leis que igualam. Para elas existe o despachante ou padrinhos para baixo - esses mediadores entre a pessoa e o Estado. 
O Brasil fica entre: A hierarquia e a igualdade, entre ser pessoa e ser indivíduo. 
35) De um exemplo de um país onde predomina a idéia de individúo. E um onde predomina a de pessoa.
R: Há então sistemas que privilegiam a pessoa e outros que privilegiam o indivíduo.Ou seja, na Europa - sou mais fruto das minhas escolhas, então sou mais indivíduo; no Irã - sou mais o que a sociedade espera que eu seja, então sou mais pessoa.
36) Explique a diferença que a autora estabelece entre jeito e favor 
R: Jeito: envolve transgressão de regra.
Favor: não envolve transgressão. 
Jeito: envolve igualdade entre quem dá e quem recebe.
Favor: envolve um sentimento de eterna dívida, logo, envolve hierarquia.
Jeito: pode ser pedido a um desconhecido
Favor: só peço para conhecidos.
Jeito: envolve transgressão de lei ou regra.
Favor: Não envolve transgressão de lei ou regra.
Jeito: é informal.
Favor: é formal.
37) Como a autora distingue o jeito da corrupção?
R: Jeito: envolve pouco dinheiro. Um “cafezinho, gorjeta, cerveja.
Corrupção: envolve muito dinheiro
38) Defina o jeitinho brasileiro por Lívia Barbosa.
R: Lívia Barbosa é uma antropóloga do Rio de Janeiro, discípula de Roberto Da Matta e fez uma pesquisa com 200 pessoas de diferentes cidades como Recife, Rio de Janeiro, João Pessoa, Porto Alegre. Ela verificou que um dos aspectos mais interessantes em relação ao jeitinho é seu caráter “universal”. Todos conhecem, ou usam as expressões jeitinho brasileiro ou dar um jeitinho.
Para todos, ele é uma forma especial de resolver um problema ou situação difícil ou proibida. Portanto, o jeito é usado num acontecimento imprevisto e adverso dos objetivos do indivíduo
Segundo Lívia Barbosa é difícil distinguir o jeito do favor ou da corrupção.
O jeito se situa entre o favor e a corrupção
Mas pode-se dizer que:
+(favor)     +/- (jeito)     - (corrupção)
O favor é visto de forma totalmente positiva. O jeito é visto de forma positiva e negativa A corrupção é vista de forma negativa.
39) Explique quais os fatores que segundo a autora mais influem para ser bem sucedido na hora de pedir um jeito.
R: Segundo Barbosa os fatores que mais influem para ser bem sucedido na hora da pedir um jeito são: sexo, o modo de pedir, status, roupa, dinheiro.
40) Explique como a análise do jeitinho pode nos ajudar a refletir a respeito da relação do brasileiro com as leis.
R: Vimos pelo jeitinho brasileiro que o brasileiro acha que a regra não é para ele. Para cumprir a lei deveria dizer que não aos amigos e cortar laços com a sociedade, pois no Brasil, a ênfase está nas relações que se estabelecem entre as pessoas. Ou seja, todos querem ser pessoas e não indivíduos.
O que ajuda ainda mais esse sentimento é o nosso próprio sistema burocrático, que é  1) rígido,2) ineficiente,3) intransigente,4) não dá espaço para o bom senso. Logo, o brasileiro não é contra a lei, mas ele acha que ela não serve para ele.
 
Bio direito.doc
Qual a diferença entre ética e moral?
Ética: grego ethos: modo de ser, caráter. Prática da moral. Ramo da filosofia que tem por objeto a moral de um povo, de uma época.
Moral: latim moris: costume, valores de um grupo – padrão de comportamento. Não é ciência. Conjunto de atitudes e comportamentos direcionados para o bem. Valores de um povo.
 Qual o conceito de bioética?
É o estudo sistemático da conduta humana no campo das ciências da vida e da saúde, examinadas por meio dos valores e princípios morais, em defesa da vida humana, fauna e flora.
Discorra sobre o conteúdo da bioética?
- Microbioética: relação entre os agentes da área da saúde e medicina e engenharia genética. É o ramo da bioética que trata das questões relativas à vida, saúde, morte e genética.
- Macrobioética: relação do homem com o meio ambiente. É o ramo da bioética que trata das questões relativas à preservação do meio ambiente como forma de defesa da vida. 
Qual o objetivo da bioética?
Ciência com consciência: preservação dos valores morais e éticos e sadia qualidade de vida do homem, equilíbrio do meio ambiente e defesa da vida em todas as suas formas. 
 Quais os princípios da bioética?
Beneficência: não causar dano. Maximizar os benefícios. Aliviar o sofrimento e melhorar a saúde do paciente., Não-maleficência: minimizar os danos, Autonomia: capacidade de se autogovernar. Respeito à vontade do paciente, Justiça: equidade e igualdade. Tratar os iguais de forma igual. Justiça social e distributiva.
Discorra sobre o conteúdo e objetivo do biodirieto.
O Biodireito é o diálogo da bioética com o direito. É a parte legislativa  que disciplina a matéria da bioética. Tem como conteúdo a legislação nacional e principalmente a legislação internacional. O Objetivo é a tutela da vida tendo como fundamento principal dignidade da pessoa humana. 
Quais os desafios do biodireito?
Desenvolvimento com cautela, Controle do comportamento humano, Evitar o biopoder
 Discorra sobre o objetivo do Projeto Genoma Humano.
identificar e mapear os mais de 80 mil genes contidos no DNA humano; armazenar as informações em bancos de dados. Ou seja. Conhecimento de todo o código genético humano.O Projeto tem como intuito principal o conhecimento da carga genética do ser humano e possibilitou o conhecimento do mecanismo de funcionamento  do corpo humano para a prática de novas técnicas de cura (terapias gênicas).  
 Discorra sobre a diferença entre os direitos humanos e direitos da Personalidade.
Ambos têm como base a dignidade da pessoa humana. Direitos humanos: liberdades públicas – Direito público.Primeira geração: proteção individual da pessoa  humana.Segunda geração: direitos sociais.Terceira geração:
direitos da solidariedade. Direitos da personalidade: Direito privado.Direitosubjetivo proveniente da própria existência humana. Fundamenta-se no Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.Direitos inatos, essenciais, vitalícios, extrapatrimoniais, intransferíveis, inalienáveis, indisponíveis, impenhoráveis, imprescritíveis, irrenunciáveis e  absolutos.
Qual o conteúdo do direito à informação.
È o direito fundamental garantido na CF que é o direito à liberdade de expressão, o acesso às informações e o direito de ser informado. A informação deve ser sempre clara, precisa e verdadeira.
 Discorra sobre a informação na relação de consumo.
Dispõe no CDC ser um direito básico do consumidor, para que o mesmo possa fazer uma escolha consciente. 
 Discorra sobre o conteúdo do direito à informação.
Tem como base a dignidade da pessoa humana. Este direito à informação é garantido pela CF, consiste no dever do médico de informar e o direito do paciente a ter todas as informações quanto ao seu diagnóstico, seu estado  clínico e quais os atos médicos necessários para a sua saúde.Caso o médico forneça alguma informação errônea incide em erro médico. 
 Qual o conteúdo necessário no Termo de Consentimento Informado?
Tem que conter uma linguagem clara e acessível ao paciente, o diagnóstico, o tratamento necessário, os riscos, o preço a ser cobrado e os benefícios.
 É possível a dispensa do Termo de Consentimento Informado?
É possível em caso de grave risco à saúde pública ou em casos de emergência.
 Discorra sobre o sigilo na relação médico-paciente.
O médico tem o dever do sigilo profissional. Este sigilo  pode ser desconsiderado nos casos em que o paciente ou seu representante legal autorizar expressamente; em casos de determinação legal; para comunicar autoridade competente em casos de crime ou de moléstia grave contagiosa; evitar contaminação de familiares e em casos de maus tratos. 
 
a finalidade da doação e transfusão de sangue?
A transfusão de sangue é um tratamento médico com a finalidade de salvar a vida do paciente.
 Quais as regras para doação de sangue?
Deve ser voluntária, gratuita e anônima.
 Discorra sobre a possibilidade de recusa na transfusão de sangue.A doutrina ainda é muito controversa neste sentido. O código de ética médica dispõe que o médico deverá respeitar a vontade do paciente, exceto em caso de risco de vida.
 O que se entende por direito a não sofrer discriminação genética?
 Direito da personalidade, Fundamento legal: CF/88 art. 3 °, IV e art. 5° - “quaisquer formas de discriminação, Normas brasileiras contra o racismo.Conduta preconceituosa
 Discorra sobre as teorias biológicas do início da vida
Temos duas teorias: A concepcionista que  se divide em duas correntes, uma defende que o início da vida se dá com a fertilização do óvulo pelo espermatozóide e a outro com a formação do zigoto ( formação do genoma individualizado); e a teoria genético-desenvolvimentista que também se divide em três correntes: a que a vida inicia-se com a fixação do óvulo no útero da mulher;  a que defende o início da vida a partir da formação do sistema nervoso central; e a terceira que o início se dá na fase pré-embrião (14 dias após a fecundação). 
 Discorra sobre as teorias jurídicas do início da personalidade jurídica
São três teorias: a natalista, a partir do nascimento com vida; a personalidade condicionada, à partir da concepção desde que nasça com vida;  e a concepcionista, que conceitua que a personalidade jurídica inicia-se desde a concepção. O Brasil adota a teoria da personalidade condicionada.
 Discorra sobre os direitos do embrião e do nascituro
No Brasil não se reconhece o direito do embrião, somente do nascituro.
 O Aborto é permitido no Brasil? Explique.
Não, exceto em casos de necessidade, quando há  risco a vida da gestante ou  em casos sentimentais, quando a gestação é oriunda de um estupro.
 Conceitue suicídio assistido
Suicídio assistido é quando o próprio paciente comete o suicídio com a orientação de  outrem. No Brasil é considerado crime.
 Conceitue eutanásia
A eutanásia tem duas formas: a ativa, indução da morte pela administração de medicamentos ou outras substâncias ou até mesmo desligar o aparelho que sustenta a vida do paciente, e a passiva: quando deixa  de utilizar mecanismos de sustentação da vida, seja por medicamentos, máquinas ou outras formas. Deixar o paciente morrer ao tempo natural. A Resolução 1805 do CFM entende que a forma passiva da eutanásia, também conhecida como ortotanásia, poderá ser aplicada pelo médico desde que o paciente seja terminal, sem condições de cura e que haja a autorização expressa do paciente ou responsável. No Brasil, a forma ativa é considerada como homicídio, mas a forma passiva provoca discussões sobre o assunto.
Conceitue distanásia
É um prolongamento artificial e desumano da vida de pacientes que possuem casos irreversíveis.
 
Quando se caracteriza a morte?
A morte é entendida como a cessação da vida física ou mental, ou seja, das funções vitais de um organismo. Ela é caracterizada pela falta de respiração ou com a morte encefálica.
 O que se entende por transplante de órgãos ou tecidos?
conceito: retirada de um órgão, tecido ou parte deste, da sua origem para outro corpo. Pode ocorrer de organismo vivo para vivo ou de morto para vivo. (Não estão compreendidos sangue, esperma e óvulo.)
 Quais as formas de transplante?
Autotransplante (mesma pessoa);alotransplante(pessoas com carga genética diferente);xenotransplante(espécies diferentes).
 Discorra sobre o transplante de corpo vivo para corpo vivo.
(Não pode comprometer a vida e saúde do doador, Terapia indispensáve,lVoluntário, Pessoa capaz, Somente órgãos duplos ou partes renováveis do corpo, Quando não for parente é necessária autorização judicial.
Discorra sobre o transplante de corpo morto para corpo vivo.
constatação da morte, comunicação da morte com possibilidade de transplante para as autoridades competentes, consentimento da família  (cônjuge ou parente colateral até segundo grau, maior de idade, obedecida a linha de sucessão) do morto para a remoção dos órgãos ou tecidos, reconstituição estética do cadáver, Quando for o caso de cadáver não identificado não poderá ocorrer o transplante.
Quais as formas de reprodução humana assistida?
Iinseminação in vivo ou  fertilização in vitro. Ambas podem ser homóloga (material genético do próprio casal) ou comoheteróloga (material genético de terceiro estranho ao casal).
 Discorra sobre a presunção de paternidade no direito brasileiro.
A  presunção de filhos nascidos do casamento se estabelece de acordo com o artigo 1597 CC, sendo que do inciso I ao IV a presunção é relativa e no inciso V a presunção é absoluta desde que tenha havido a autorização do marido.
 Qual o conceito de filiação no direito brasileiro? 
Como regra, o direito brasileiro se fundamenta no critério biológico ou genético, contudo, a legislação brasileira admite a adoção como forma de filiação afetiva, portanto, podemos equiparar o uso de material genético de terceiro como forma de adoção, criando relação de parentesco.
Discorra sobre a barriga de aluguel no direito brasileiro.
Não  esta prevista em legislação específica, portanto, não é considerada como crime no Brasil se realizada de forma voluntária e gratuita e desde que a hospedeira seja uma mulher com relação de parentesco em linha reta ascendente (ex: mãe) ou linha colateral até o segundo grau (irmã) da mulher envolvida na reprodução humana artificial. A Barriga de aluguel se caracteriza como uma cessão gratuita de útero onde o material genético da criança que esta sendo gestada não é o mesmo da hospedeira. Assim, a hospedeira não é a mãe biológica da criança que esta por nascer.
O que se entende por homossexualismo e transexualismo?
O Homossexualismo trata-se de atos sexuais entre indivíduos do mesmo sexo e o transexualismo é quando o indivíduo acredita
ser do sexo oposto à sua anatomia.
 É possível a cirurgia de alteração de sexo no Brasil?
Sim, somente para os casos de hermafroditas e transexuais com diagnóstico favorável.
 Como ficaria a questão do nome de uma pessoa que fez a cirurgia de alteração de sexo?
A lei brasileira se fixa no critério biológico do sexo e se nasceu homem, por exemplo, não é a cirurgia que vai alterar essa condição biológica, devendo-se colocar no registro a palavra “transexual”.
O que se entende por clonagem?
conceito: técnica por meio da qual se reproduz, de forma artificial, um organismo ou parte dele, tendo por base um substrato genético.
As pesquisas com células tronco são permitidas no Brasil?
Sim, em 29 de maio de 2008, o Superior Tribunal Federal aprovou as pesquisas com células-tronco embrionários, O artigo 5º da Lei de Biossegurança, libera no país a pesquisa com células-tronco de embriões obtidos por fertilização in vitro e congelados há mais de três anos.
O que se entende por diagnóstico pré-implatacional?
Diagnóstico pré-implantacional (PGD): retirada de uma célula de um embrião, com a finalidade de realizar exames para diagnosticar doenças ou características hereditárias.
O que se entende por terapia gênica?
procedimento da bioengenharia que envolve a modificação genética de células como forma de tratamento ou correção de expressão gênica defeituosa. Os genes são modificados para a correção de falhas genéticas.
Quais os princípios do direito ambiental que também são importantes para o uso da biotecnologia?
Prevenção; precaução; poluidor-pagador; desenvolvimento sustentável.
O que é um OGM? 
OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas
Qual a função da CTNBio?
responsável pela fiscalização das pesquisas e liberação de Organismos Geneticamente Modificados no meio ambiente.
A rotulagem de transgênicos é obrigatória no Brasil?
Sim, se o produto tiver mais de 1% de OGM em sua constituição. 
�
Cola TRIB...doc
1.Explique a dif exist entre a sujeição passiva direta e a indireta. Dê ex.A sujeição passiva direta é o papel exercido pelo pp contribuinte (tenho carro pago IPVA); sujeição passiva indireta pode se dar por subst, onde a lei elege outra pessoa como responsável pelo ptgo do trib (I.R. na fonte), ou por transf, q ocorre quando o dever de pagar nasce na pessoa do contribuinte e acaba se transferindo para a pessoa do responsável (IPTU atrasado, novo pp é responsável).
2.Diferencie contribuinte de fato e contribuinte de direito. Dê ex.O contribuinte de fato é aquele que pg o trib e o de direito é aquele que promove o fato gerador.Ex. pai e filho
3.1criança de 6 anos que herdou 1 imóvel pode ocupar o pólo passivo da rel jur trib do IPTU? S, pois a capaci\\ trib independe da capacidade civil das pessoas naturais, como versa o art. 126, I CTN e ainda, por ser sucessora a criança fica totalmente resp, 2º art. 131, II do mesmo diploma legal. Mas como provavelmente esta criança estará impossibilitada de sanar esta divida, seus representantes legais se responsabilizarão solidariamente para o pgto, conforme o artigo 134, I, II do CTN.
4.Pessoa natural adquire de outra um estabelecimento comercial e continua a explorá-lo, cessando toda atividade empresarial do vendedor. Quem responde pelos trib relativos ao estabelecimento, devidos até a data da aquisição? Como ficaria a resposta se o estabelecimento tivesse sido adquirido na hipótese de alienação judicial em processo de falência? Qual a modalidade de sujeição passiva em questão?Os trib relativos ao estabelecimento vão ser de responsabili\\ subsidiaria entre o adquirente e o alienante, art. 133, II CTN. No caso da alienação judicial no proc de falência o adquirente n seria resp pelos trib, art. 133, § 1º.No 1º caso a sujeição passiva é mista, direta p 1 e indireta por transf p o outro e no 2º caso a sujeição passiva é indireta por substituição, pois a lei é quem define quem pagará os trib na falência. 
5.Aponte 2 efeitos da solidariedade no D Tribut.Art. 125 traz 3 efeitos em seus incisos. No pgto, qdo 1 efetua aproveita os demais. Na isenção ficam todos solidariamente isentos.
6.Qdo nasce o crédito trib? Indique eventuais divergências exist entre a doutrina e o CTN.Crédito trib constitui-se com o fato gerador, 2º a doutrina, mas há divergência nesta parte, pois de acordo com o art. 142 CTN ele se constitui com o efetivo lançamento trib, que lhe daria liquidez, certeza e exigibilidade
7.A qual(ais) modalidade(s) de lançamento pode ser sujeitar o Imposto sobre a Renda¿ 
O I.R. se sujeita ao lançamento por homologação, pois o sujeito passivo é quem presta as informações à autoridade adm adiantando o pgto sem o prévio exame da autoridade competente, como versa o art. 150 CTN.
8.A qual(ais) modalidade(s) de lançamento pode ser sujeitar o ICMS? O ICMS assim como o I.R. se sujeita ao lançamento por homologação, já que neste caso quem apura o crédito e o débito do trib, prestando as devidas informações à autoridade adm e adiantando o pgto do tribu sem o prévio exame da autori\\ é o contribuinte, art. 150 CTN.
9.Qual a lei aplicável p efetivação do lançamento?É a vigente à época da ocorrência do fato gerador, já que é a data a qual o lançamento se reporta.
10.É possível a alteração ou a revisão do lançamento? Ela pode ser feita a qquer momento?S, é possível. Mas n pode ser feita a qq momento. O d da Fazenda Púb de cobrar o trib n pode estar extinto e n pode ter ocorrido a decadência da Faz Púb de lançar o trib, bem como qdo o contribuinte for devidamente notificado para majorar este trib.
11.Quais são as conseqüências da exist de 1 causa suspensiva da exigibili\\ do crédito trib p o Fisco e p o contribuinte?A existência de 1 causa suspensiva de exigibilidade do crédito faz com que o FISCO fique impedido de cobrar este crédito e c q o contribuinte n tenha que recolhê-lo.
12.Diante da exist de uma causa suspensiva da exigibili\\ do crédito trib, o contribuinte fica dispensado do cumprimento de deveres instrumentais?Como prevê o § único do art. 151 CTN, o contribuinte n fica dispensado das obrig acessórias dependentes da principal suspensa.
13.Aponte 2 causas suspensivas da exigibili\\ do crédito trib.A moratória, art. 151 , I CTN. O depósito de seu montante integral, art. 151, II CTN.
14.A impetração de mand de seg suspende a exigibili\\ do crédito trib¿S, desde q transitado em julgado o pedido ou mediante concessão de liminar argüida no mandado, art. 151 IV CTN
15.O depósito tem sempre o condão de suspender a exigibili\\ do crédito tribu?S, desde que seja integral e em $ como disposto na sumula 112 STJ.
16.Aponte 2 causas excludentes do crédito trib.Art. 175, CTN: Excluem o crédito tributário:I – isenção, II – anistia.Par Único – n dispensa o cumprimento das obrig acessórias.
16.A exist de 1 causa excludente do crédito trib dispensa o contribuinte do cumprimento dos deveres instrumentais? Teoria: Favor Legal – dispensa legal do pgto do trib devido (Rubens Gomes de Sousa e Amílcar de Araújo Falcão). Ocorre o fato imponível, nasce a obrig trib e o pgto é dispensado pela lei.Teoria:Regra q incide p q a trib n possa incidir (Becker)
Teoria:Hipótese de n incidência Legalmente qualificada (Souto Maior Borges) – n ocorre o fato jur tribu Teoria:Limitação do âmbito de abrangência de critério do antecedente ou do conseqüente da norma jur trib, q impede q o trib nasça (naquele caso abrangido pela norma isentiva) (Paulo de Barros Carvalho). Encontro de 2 regras jur q inibe a operatividade da RMIT – investe x 1 ou + dos seus critérios, mutilando-os parcialmente
17.Quais as diferenças exist entre as imunidades e as isenções?
ISENÇÃO - art. 176 a 179, CTN
Parte da doutrina defende sendo uma forma de dispensa legal do trib, e a imunidade tributária como forma de não incidência.N incidência é qdo regra jur de trib n
incide pq n se realiza a sua hipótese de incidência, n se configura o suporte fático.As imunidades tributárias, 2º entendimento >, s previsões const q limitam a comp tribu no sentido de impedir que as normas de trib incidam sobre os fatos imunizados.Já na isenção, n se impede a instituição de trib sobre os fatos previstos na norma isentiva. Assim sendo, por expressa previsão legal, tem-se a ocorrência do fato gerador e, consequentemente, a formação da obrig trib e, posteriormente, o seu crédito, que , por sua vez, é excluído.
18.O q s isenções heterônomas e autonômicas? 
19.A isenção pode ser revogada a qquer momento? N, deve ser observado o pr da anterioridade.Tácita:qdo “recria” trib idêntico àquele q fora objeto de isenção.Expressa:qdo a pessoa pol declara, apenas, q o benefício deixou de existir.C Prazo Indeterminado:Podem ser revogadas, por meio de lei, total / parcialmente, a qquer momento, expressa ou tacitamente, respeitado o pr da anteriori\\ (x Súmula 615 do STF – ICMS).C Prazo Certo
Condicionais:n podem ser revogadas antes do prazo previsto (CTN, art. 178) –Súmula 544 do STF.Incondicionais:podem ser revogadas, respeitado o pr da anteriori\\.Obs.: Para o STF - isenção com prazo ou condicional – n é preciso obedecer ao pr da anteriori\\.
20.Aponte duas 2 extintivas da obrig trib.O art. 156, CTN, traz o rol das causas extintivas:
I - Pagamento: É a satisfação do crédito trib pelo sujeito passivo. É a forma mais comum de extinção do crédito tributário.Outras causas Tb:Desaparecimento do sujeito ativo s sucessor, Desaparecimento do sujeito passivo s sucessor,Indébito Tributário: é o pedido de restituição do trib, por pgto a > ou indevido.II Compensação:Depende de lei da pessoa pol competente. Se o sujeito passivo for ao mesmo tempo credor e devedor do sujeito ativo, as obrig se extinguem até onde se compensarem.IIITransação:É o instituto por meio do qual, mediante concessões mútuas, credor e devedor põem fim ao litígio, extinguindo a rel jur. Visa o pgto do trib, dependendo de lei, q indicará a autori\\ competente p efetivá-laIV Remissão: É o perdão da dívida, dependendo de lei da pessoa política competente. Através dela, o credor dispensa o contribuinte do pgto do valor total ou parcial do trib. O art. 172 do CTN dispõe sobre os pressupostos que devem ensejar a concessão de remissão.VPrescrição e Decadência:
21.O rol do art. 156 do CTN é taxativo ou exemplificativo? 
22..Se o contribuinte pg 1 trib a + ou indevidamente ele tem d a restituição? Em caso afirmativo, qual o prazo?Art. 165. Osujeito passivo tem d, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do trib, seja qual for a modalidade do seu pgto, 
Se contribuinte vier a pg valores, a título de trib, q acabam se revelando indevidos, tem ele d a pedir sua devolução, independente de protesto judicial, isto é, de uma providência perante a Justiça que notifique o Fisco, de seu d. Esse pedido de restituição pode ser feito tanto por meio de proc adm qto jud.O prazo p solicitar a restituição de trib ou contribuição pg indevidamente ou em valor > q o devido extingue-se após o prazo de 5 anos(Art. 168 CTN).
23.O q é prescrição? O q é decadência? Qual o prazo? Qual o seu termo inicial?
Prescrição é a extinção de uma ação jud, devido a inércia de seu titular por um certo lapso de tempo, Decadência é a extinção do d pela inércia de seu titular, qdo sua eficácia foi subordinada à condição de seu exercício dentro de um prazo prefixado, e este se esgotou sem q esse exercício tivesse se verificadoA prescrição começa do dia em que nasce a ação ajuizável. 
Enquanto a prescrição é suscetível de ser interrompida e n corre x det pessoas, os prazos de decadência fluem inexoravelmente x todos, não se suspendendo, nem admitindo interrupção. 
24.Se o contribuinte pg débito prescrito, tem ele o d de repetir? E se ele pg débito após ter se operado a decadência? 
25.O q s as garantias e privilégios do crédito trib?Gar é o meio ou modo de dar eficácia ao cumprimento de uma obrig. Nos termos do artigo 183, CTN, a enumeração das gar previstas neste diploma n inclui outras garantias estabelecidas na legislação federal, est ou mun no q se refere aos respectivos trib. 
26.A execução fiscal pode voltar-se x qquer bens dos devedores? Art. 184:a exec fiscal pode voltar-se x qquer rendas ou bens do devedor (inclusive os gravados por ônus real ou cláusula de inalienabilidade e impenhorabilidade), salvo os absolutamente impenhoráveis.
27.A presunção de fraude prevista no art. 185 do CTN é absoluta ou relativa? Art. 185 (LC 118/2005):Presunção de fraude
Cria uma presunção Absoluta: s fraudulentas as alienações promovidas pelo devedor após o ato de inscrição de sua dívida ativa. A Alienação é nula – torna ineficaz o ato praticado, sem importar se foi praticado de modo oneroso ou gratuito.Presunção absoluta = det fato é tido como verdadeiro, n se admitindo prova x.
28.Quais créditos ficam numa melhor posição na escala de preferência em rel ao crédito trib?Art. 186 (LC 118/2005): Preferência:somente os créditos trabalhistas e acidentários ficam numa melhor posição na escala de preferência em rel ao crédito trib.
29.Analise criticamente o parágrafo único do art. 187 CTN.Art. 187 (LC 118/2005):a cobrança jud do crédito trib n se sujeita a concurso de credores, habilitação em falência, rec jud, inventário ou arrolamento.TFR:as autarquias se colocam na escala de preferência, logo após a pessoa pol a que pertencerem: 1º lugar s pagos os créditos trib da União, 2º lugar de suas autarquias, 3º lugar o dos Est e DF, 4º das suas autarquias, e assim por diante.
30.A Fazenda pode, diante do inadimplemento do contribuinte, investir diretamente x o patrimônio deste? A Faz n pode, diante do inadimplemento do contribuinte, investir diretamente x o patrimônio deste.O Fisco tem que ajuizar a chamada EXEC FISCAL.
31.A inscrição do débito na dívida ativa gera uma presunção absoluta ou relativa?Art. 204, presunção de liquidez (qto à exatidão do valor) e certa (qto à sua legitimi\\) da dívida.Pres relativa – admite-se prova em x pelo SP.Ao SP s concedidos todos os meios de defesa (através de embargos à execução), em q poderá demonstrar a ilegitimi\\ (total/parcial) da cobrança trib, oferecendo quaisquer meios de prova (documental, testemunhal etc.).
32.Por quanto tempo devem permanecer guardados os registros contábeis e os livros correspondentes? Art. 195: os contribuintes devem colocar à disposição da autoridade fiscal os seus registros contábeis e os livros correspondentes.Parag único:esses doctos devem ser guardados até q ocorra a prescrição.Costumeiramente recomenda-se q devem ser guardados durante o prazo de 5 anos. Mas, se ocorrer alguma causa interruptiva do lapso prescricional, inicia-se nova contagem de 5 anos.
33.O que é uma certidão negativa?instrumento para provar a quitação de débito.
34.O que é uma certidão + c efeito de negativa?qdo o contribuinte tem 1 divida c o fisco ele resolve impugnar o debito, enquanto n for procedente a demanda constara a divida na certidão, no entanto, poderá participar de licitações.
35.Construa a regra-matriz de incidência trib do imposto sobre a renda e proventos de qquer natureza (IR), indicando todos os seus critérios.O IR é de competência da união, tendo enorme importância no orçamento da união Federal onde figura como fonte de receita trib. O âmbito de incidência do imposto de renda é a aquisição da disponibilidade econ ou jur de renda, assim entendido o produto do capital. Existem diversas alíquotas para o imposto de renda, um para pessoas jur que tem como base de calculo o lucro real, presumido ou arbitrado. Outro para pessoas físicas que tem como base de calculo a renda liquida mas agora passou a ser rendimento
36.Construa a regra-matriz de incidência trib do imposto sobre produtos industrializados (IPI), indicando todos os seus critérios.O IPI é de competência da união,embora considerável parcela de sua arrecadação seja destinada aos
estados, DF e mun é o trib de > expressão como fonte de receita. Alei 4.502 de 30/11/1964 institui as hipóteses de incidência do imposto:a) qto aos produtos de procedência estrangeira.b) qto aos de produção nacional, a saída do respectivo estabelecimento produtor.A CF estabelece que o IPI deva ser seletivo em função da sua essencialidade, isto quer dizer q ele deve ter alíquotas diferentes as alíquotas devem ser proporcionais, para atingir esse objetivo o legislador adotou uma tabela de classificação dos produtos conhecida pela sigla “TIPI”.A base de calculo do IPI é diferente, dependendo da hipó de incidência, sendo mercadoria importada a base de calculo é a mesma do imposto de importação, acrescida do próprio imposto de importação. Em se tratando de produtos industrializados nacionais a base de calculo do IPI é o valor da operação de q decorrer a saída destes do estabelecimento do contribuinte. Em se tratando de produto leiloado o preço da respectiva arrematação. 
37.Construa a regra-matriz de incidência trib do imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR), indicando todos os seus critérios.O ITR é de competência da União, sua função é extra fiscal. O fato gerador é definido pela lei ordinária da União, conforme delimitação feita pelo CTN, o âmbito constitucional do imposto territorial rural é a propriedade, o domino útil ou a posse de imóvel por natureza, como definido na lei civil, localizado fora da zona urbana do município. A alíquota do imposto varia de 0,03% até 20% em função da área do imóvel e do grau de sua utilização. A base de calculo é o valor fundiário do imóvel. Valor fundiário é o valor da terra nua, isto é sem qualquer benfeitoria.Obs,o imposto poderá ser reduzido em até 90% a titulo de estimulo fiscal.Contribuinte é o proprietário do imóvel.
38.Decreto presidencial pode alterar as alíquotas dos impostos federais? Os impostos federais obedecem ao pr da anteriori\\ trib? 
40.Quem tem a competência residual em matéria de impostos? Comp residual é o poder de instituir outros tributos n previstos na CF, em seus artigos 153, 154 e 155. No Bra, somente a União detém a competência residual, nos termos do art. 154.
41.Qual a diferença existente entre os impostos extraordinários e os empréstimos compulsórios instituíveis em caso de guerra ou ameaça de guerra?Art. 76. Na iminência ou no caso de guerra externa, a União pode instituir, temporariamente, impostos extraordinários compreendidos ou n entre os referidos nesta Lei, suprimidos, gradativamente, no prazo máximo 5 anos, contados da celebração da paz.É aquele que só se pg em det épocas, para atender a situações de emergência.Empréstimo compulsório é considerado 1 tributo, e consiste na tomada compulsória de certa quantidade em $ do contribuinte a título de "empréstimo", p q este o resgate em certo prazo, conforme as determinações estabelecidas por lei.O empréstimo compulsório serve p atender a situações excepcionais, e só pode ser instituído pela União.P atender às despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, guerra externa ou sua iminência (art. 148, I, da CF). Diferentemente, o empréstimo compulsório para assuntos de interesse relevante precisa atender ao princípio da anterioridade (art. 148, II da CF).
42.Todos os impostos federais dependem de lei complementar para serem instituídos? 
43.Construa a regra-matriz de incidência trib do imposto sobre a transmissão causa mortis e doação, de qquer bens ou ds (ITCMD), indicando todos os seus critérios.Compete aos Estados e ao DF instituir imposto sobre a transmissão causa mortis e doação, de qquer bens ou direitos. A cobrança do imposto será regulada em lei complementar se o doador tiver domicilio ou residência no exterior e se o autor da herança possuía bens, era residente ou domiciliado ou teve seu inventario processado no exterior. Na definição do fato gerador do imposto sobre heranças e doações podem ser descritas a transmissão da propriedade de quaisquer bens ou ds por causa da morte ou por doação. O ITCMD terá suas alíquotas máximas fixadas pelo senado federal. Salvo esta limitação, prevalece a líber\\ dos Estados e do DF para o estabelecimento de tais alíquotas. A base de calculo deve ser em pr, o valor de mercado do bem objeto da transmissão. 
44.Construa a regra-matriz de incidência trib do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e serv de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, ainda q as operações e as prestações se iniciem no exterior (ICMS), indicando todos os seus critérios.Comp dos Est e DF, tributo de função predominantemente fiscal. O fato gerador do ICMS e descrito na lei q o instituiu, A CF preocupou- se c o estabelecimento de limitações ao legislador Estadual no pertinente a fixação de alíq, estabelecendo o seguinte:resolução do senado federal, de iniciativa do Presidente da Rep ou de um terço dos senadores, aprovada por > abso, estabelecera as alíquotas aplicáveis as operações e prestações interestaduais e de export. A base de calculo do ICMS, como regra geral, é o valor da operação relativa a circulação de mercadorias, ou o preço do serviço respectivo. 
45.Construa a regra-matriz de incidência trib do imposto sobre a proprie\\ de veículos automotores (IPVA), indicando todos os seus critérios.Comp Est e DF instituir o IPVA, vedada a cobrança de impostos ou taxas incidentes sobre a utilização de veículos. O fato gerador do IPVA é a pp do veiculo automotor. A alíquota do IPVA é fixa. N é indicada em %,pelo menos em alguns est, mas em det valor, em referência ao ano de fabricação, à marca e o modelo do veiculo. A base de calculo é o valor do veiculo, ao qual se chega indiretamente, pelo seu ano de fabricação marca e modelo.
46.Os impostos estaduais obedecem ao princípio da anterioridade trib? 47.Construa a regra-matriz de incidência tributária do imposto sobre pp predial e territorial urbana (IPTU), indicando todos os seus critérios.O IPTU comp dos mun, função fiscal. O fato gerador do IPTU é a pp, o domínio útil ou a posse do bem imóvel por natureza ou por acessão física como definido na lei civil n a atual mas a vigente no momento da elaboração do CTN. As alíq s fixadas pelos mun, s q a CF nem o CTN imponham qquer limitação. A base de calculo é o valor venal do imóvel, valor este que alcançaria c a venda do imóvel em condições normais. Contribuinte é pp do imóvel.
48.Construa a regra-matriz de incidência trib do imposto sobre a transmissão inter vivos, a qquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição (ITBI), indicando todos os seus critérios.Esse imposto é de competência dos mun, sua função e meramente fiscal. Tem como fato gerador a transmissão inter vivos, a qualquer titulo, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como de cessão de ds a sua aquisição. A alíq é fixada em lei ordinária do mun competente. A base de calculo e o valor venal dos bens ou ds transmitidos. N é o preço de venda mas o valor venal. O contribuinte do imposto é qquer da partes na operação trib. 
49.Construa a regra-matriz de incidência trib imposto sobre a prestação de serv de qquer natureza, n compreendidos no art. 155, II, definidos em Lei Complementar (ISS), indicando todos os seus critérios.Comp dos mun tem função predominantemente fiscal. O fato gerador é descrito em lei ordinária do município, dentro obviamente de seu âmbito const. Os mun gozam de autonomia para as alíq do ISS, mas a união poderá fixar alíquotas máx e mín desse imposto. Nos termos do art. 8º da lei complementar n116/2003, a alíq máx do ISS e de 5% e a mínima e de 2%. No estudo da base de calculo deve se observar o tipo de contribuinte. Em se tratando de prestação de serviços sob a forma de trabalho pessoal do contribuinte o imposto é fixo. Em se tratando de serviços prestados por empresas, o imposto,
q neste caso é proporcional tem como base de calculo o preço do serviço. Em se tratando da prestação de serviços que envolvam o fornecimento de mercadorias, sujeito esse fornecimento ao ICMS, o valor da operação e deduzido o preço das mercadorias q serviu de base de calculo do imposto estadual. Contribuinte do ISS é o prestador de serv.
50.O Distrito Federal tem comp trib?Art. 155 CF, o DF pode instituir, por meio de Lei Ordinária, os impostos estaduais, quais sejam:I-imposto sobre a transmissão causa mortis e doação, de qquer bens ou ds (ITCMD);II-imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e serv de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, ainda q as operações e as prestações se iniciem no exterior (ICMS);III - imposto sobre a pp de veículos automotores (IPVA).Pode, 147, parte final CF, instituir, os impostos municipais: IV- imposto sobre pppredial e territorial urbana (IPTU);VII-imposto sobre a transmissão inter vivos, a qquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de ds reais sobre imóveis, exceto os de gar, bem como cessão de ds a sua aquisição (ITBI);VIII-imposto sobre a prest de ser de qquer natureza, n compreendidos no art. 155, II, definidos em Lei Complementar (ISS).
51.Os Territórios Federais têm competências trib? Os eventuais Territórios Fed exist têm sua comp trib delineada no art. 147 da Constituição Federal. Assim, competem à União os impostos est e, se o Território n for dividido em Mun, cumulativamente, os impostos mun. 
CONFLITOS E HUMANIDADES.doc
		DISCIPLINA: Seminário P.R. Conflitos-Humanidades
		
Semana 
RESPOSTAS DA LIÇÃO 1
Questão 1
Os ombros contraídos significavam que o professor era covarde e submisso às pressões sociais.
Linhas 7, 8 e 9 - ... "mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha a nos ensinar"...
Linhas 17,18 e 19 - ... "como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte com ombros tão cuvos"...
Questão 2
Linha 12 - "Cale-se ou expulso a senhora da sala".
Linha 14 - "Ele não mandava senao estaria me obedecendo".
Questão 3 
a) "...Eu era atraída por ele.Não amor, mas ..."
"... e que ofendida, eu adivinhara".
"Ferida, triunfante..."
"...que se tornara doloroso para mim... daquele homem que de certo modo eu amava".
b) Ela era ainda uma criança; não era era ainda uma mulher, por isso não poderia amá-lo como um homem. 
Questão 4
a) "Ferida", por ter gritado com ela.
b) "Triunfante", porque conseguido chamar a atenção dele para si; conseguiu que aquele professor reagisse àquela "controlada impaciência".
Questão 5 - Este "ainda" significa que poderá ser "um dia", covarde como ele. (Já que ela é ainda criança e ele já é um adulto). 
Questão 6 - Desde o início do texto, o autor descreve um professor que mostrava covarde por ter abandonado seu trabalho anterior, mudado de profissão e passado a dar aulas no primário. Ele parecia uma pessoa que não enfrentava seus problemas, preferia fugir deles, por isso a covardia do professor. 
Questão 7 - letra E
RESPOSTAS DA LIÇÃO 3 
Questão 1 - O Padre Antônio da Moraisquisera realmenteser santo deslumbrando o mundo com o fulgor das suas virtudes ascéticas e dos seus sacrifícios inauditos
Questão 2 - Entregara-se corpo e alma à sedução da linda rapariga.
Questão 3
1) "Sua natureza ardente e apaixonada, extremamente sensual, mal contida..."
2) ..."que a privação de prazer açulava..."
3) ..." e que uma educação superficial não soubera subjulgar..."
Questão 4 -  Agem todos em conjunto, fortalecendo esse instinto depravado.
Questão 5 - Sim, segundo o texto, o homem reage a determinados estímulos e de acordo com o ambiente e sociedade em que vive.
Questão 6 -  Linhas 17 a 20: "No momento dado, impotente o freio moral ... o menos nobre ... disfarçado em Padre de S. Sulpício.
Questão 7 - letra B
Semana 2
O mito da caverna em matrix
Aquisição do conhecimento filosófico
Introdução à filosofia
Questionário:
1 – Quais as relações entre o Mito da Caverna e Matrix? Explique.
A principal relação entre o Mito da Caverna e Matrix é a ilusão que os personagens criam de acharem que o mundo onde eles vivem é o mundo real e acham que não a mais nada além daquilo que eles vêem. Outra relação relevante é como os prisioneiros e Neo conseguem se libertar dessa falsa realidade, os prisioneiros se libertam se livrando dos grilhões e enfrentando os obstáculos para chegarem a verdadeira realidade, já Neo para encontrar a realidade escolhe tomar a pílula vermelha e enxergar que o mundo onde ele vivia era apenas uma ilusão criada por programas.
2 – Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
Atitude costumeira seriam os princípios básicos que aprendemos, como a ter educação, como se comportar perante a sociedade, já a atitude filosófica seria nos criarmos nossa própria maneira de pensar, irmos além dos costumes e termos atitudes que julgamos ser corretas pelo nosso modo de pensar.
Semana 3
JULGAMENTO CÉLULAS-TRONCO E ABORTO ANAENCÉFALOS
O VALOR DEBATE NAS DECISÕES DO STF
CIÊNCIA X RELIGIÃO EM TEMPOS DE BIOÉTICA
QUESTIONÁRIO
pontos favoráveis e contrários ao aborto de fetos anencéfalos.
O aborto de fetos anencéfalos ainda é muito discutido no Brasil, alguns são contra, outros são a favor. Os pontos positivos são, em primeiro lugar, pensar na mãe da criança que ira carregar um bebê na sua barriga sabendo que ele ira nascer morto, pensar nos abalos psicológicos que isso irá causar a mãe, outro questão importante é que infelizmente essa criança não tem nenhuma expectativa de vida, então é melhor evitar o sofrimento de todos os familiares, já o único aspecto negativo que vejo é que em algumas raras exceções o feto anencéfalos consegue sobreviver, mas mesmo assim por pouco tempo.
Entre os valores constitucionais da dignidade da vida humana e do direito à vida, como deve ser a postura do Judiciário? Justifique com o texto de apoio.
O Judiciário deveria analisar todos os aspectos positivos e negativos de se legalizar o aborto de feto anencáfalo e também tem a questão da religião, que a Igreja é totalmente contra qualquer tipo de aborto. Existe toda a questão do direito a vida e a dignidade da pessoa humana que tem que se analisada com calma e cuidado, pois mesmo sendo um feto anencefalo se a criança nascer com 
vida e logo em seguida morrer, isso muda muitas coisas no mundo do Direito, por essa razão todo esse assunto tem que ser verificado com delicadeza pelo Judiciário para se chegar na solução mais adequada.
3) Comente duas decisões contrárias do STF sobre pesquisas com células-tronco. www1.folha.uol.com.br/.../ult306u406900.shtml 
O Ministro Marco Aurelio de Melo, votou a favor das pesquisar cientificas com células troncos embrionárias no Brasil, dizendo não se tratar de questionar a gestante a ficar fisicamente conectada a outra, mas sim de definir o destino de óvulos fecundados que fatalmente seriam destruídos e que podem e devem ser aproveitados na tentativa de progresso da humanidade.
O Ministro Eros Grau, por sua vez sugeriu que fossem feitas modificações na Lei de Biossegurança, o que imporia restrições a pesquisa. Grau queria que as células troncos usadas na pesquisas fossem apenas aquelas obtidas a partir de óvulos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais