Buscar

Av2 Empreendedorismo A

Prévia do material em texto

1) As soluções ERP estão se tornando comuns em muitas organizações diferentes. ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que poderia ser traduzido para Planejamento de Recursos da Empresa. Trata-se de um sistema que integra operações empresariais com funcionalidades online para trazer maior dinamismo à organização. No que se refere ao ERP (Enterprise Resource Planning) esse possui capacidade para gerar relatórios com indicadores importantes para a gestão do negócio e são esses indicadores que devem ser acompanhados frequentemente pelo empreendedor. Mas, o que seria um indicador? Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções do exemplo a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Indicadores são as unidades de medida que calculam o desempenho e que permitem detectar se o objetivo está sendo alcançado.
Porque.
II - Os indicadores são expressos em forma de dados numéricos, descrições, percentuais, prazos, índices, entre outros
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2) A Criatividade e a Inovação traduzem-se na exploração bem-sucedida de novas ideias, essenciais para sustentar a competitividade e a geração de riquezas. Um país, uma empresa ou qualquer outra organização que almeje manter-se à frente de seus competidores, precisará de sistemas inovadores e criativos. No que se refere a inovação podemos afirmar que:
1 - A inovação é o processo de estimular a criatividade para gerar ou agregar valor de novas maneiras, por meio de novos produtos, serviços e negócios.
2 -Inovar é o resultado da soma da criatividade (novas ideias) mais as ações que produzam resultados favoráveis para a empresa.
3 -Os negócios inovadores são aqueles que introduzem no mercado, com êxito, seus produtos ou serviços inéditos e também adotam processos, métodos e sistemas que já existiam anteriormente
.
Enquanto algumas das proposições acima podem ser verdadeiras, outras podem ser falsas. Assinale a alternativa que contemple a correta correlação entre a proposição se verdadeira (V) ou falsa (F).
Alternativas:
a)
1-V; 2- F; 3-V.
b)
1-F; 2- V; 3-V.
c)
1-V; 2- F; 3-F.
d)
1-V; 2- V; 3-F.
e)
1-F; 2- V; 3-V.
3) Diferentemente do que ainda se pensa, o marketing de fato não é só vendas ou só propaganda, a venda e a propagada fazem parte do marketing, de uma forma bem simples podemos resumir que o marketing é um estudo aprofundado do mercado, que hoje marketing são pesquisas e analises, de forma a fazer com que as empresas venham a alcançar os seus objetivos. Considerando o que foi apresentado a respeito do Marketing, leia as proposições a seguir:
I- Identificar as necessidades e os desejos dos gestores.
II. Traduzir essas necessidades e desejos de clientes em termos de capacidade produtiva para verificar se a empresa tem interesse e condições de supri-las.
III. Comunicar o resultado para os diferentes níveis da hierarquia da empresa.
IV. Criar produto ou serviço com atributos que preencham as necessidades dos gestores.
V. Comunicar ao cliente que as suas necessidades serão preenchidas e os seus desejos satisfeitos com a aquisição de um bem ou serviço.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
I, II e III.
d)
I, II e V.
e)
II, III e V
4) No Brasil, o perfil do investidor anjo geralmente é de um ex-empreendedor que teve sucesso em sua startup e quer começar a apoiar outros empreendedores, ou executivos de grandes empresas que buscam diversificar seu patrimônio e usar seu conhecimento para encontrar novas oportunidades de investimento. Esses anjos investem em empresas inovadoras dentro de mercados em que têm expertise e que possam agregar outros recursos como conhecimento, experiência e rede de contatos em prol do sucesso da startup apoiada. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Um investidor-anjo ajudará apenas por filantropia ou por vocação assistencialista.
Porque.
II. Ele busca obter retorno sobre o investimento que fez.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5) O sucesso da gestão de uma empresa pode ser dividido em duas partes simples: recursos e pessoas. Ainda que muitos gestores escolham avaliar essas duas partes separadamente, cada vez mais as empresas em franco crescimento estão percebendo a importância de analisar a gestão como um todo. Para que isso seja possível, é fundamental encarar a gestão de uma empresa como um fluxo composto por diversos processos que levam ao objetivo final: entregar um produto ou serviço de qualidade, que atraia clientes e seja altamente lucrativo. Portanto a palavra processo tem estreito relacionamento com os termos percurso ou caminho para gerar algo. Com relação aos processos podemos dizer que:
I - Os processos podem ser de longa ou curta duração, muito simples ou muito complexos.
II- Os processos podem consumir muita ou pouca matéria-prima.
III – Os processos podem requerer equipamentos de alta tecnologia ou necessitar apenas de mão de obra humana. 
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas:
a)
I.
b)
II.
c)
III.
d)
I e II.
e)
I, II e III

Outros materiais

Perguntas Recentes