Buscar

resumo condomínio 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do artigo:O condomínio edilício na percepção do Código Civil Brasileiro
Este artigo baseou-se no estudo de inúmeros doutrinadores a respeito do assunto condomínio, a partir do Código Civil em vigor no país atualmente .Também forma levados em conta as questões relacionadas regido pelas leis e normas de fato e de direito.
É feito um profundo exame histórico para se determinar onde se originou o Direito de Propriedade,foi sabido que existiu na civilização romana,tendo como data da Lei das XII Tábuas,período em que as terras recebiam terras para o plantio,após isso a terra voltava para o antigo dono,mas surgiu a propriedade pois no ano subsequente os agricultores recebiam a mesma terra que haviam plantado no ano passado.
Tendo mais tarde surgindo os direitos,segundo menciona Rosenvald:
a)Direito de usar(jus utendi):onde é facultado ao proprietário servir-se da coisas,de forma direta ou indireta;
b)Direito de gozar(jus fruendi):é a exploração econômica da coisa,podendo colher seus frutos naturais,industriais e civis;
c)Direito de dispor(jus abutendi):alterar a substância da coisa;
d)Direito de reivindicar:o proprietário poderá reivindicar a coisas,mediante ação reivindicatória.
Já o Direito de Vizinhança,de acordo com Venosa,Rosenvald e Gonçalves,são os direitos de convivência decorrentes da proximidade ou interferência entre prédio e vizinhos e conciliar o exercicío do direito de propriedade e para evitar conflitos . Comenta Rosenvald,de acordo com o art. 1.277,CC,são três os atos normais de uso da propriedade no Direito da Vizinhança:segurança,sossego e saúde. Gonçalves divide em três as interferências prejudiciais levantadas no referido artigo:atos ilegais os quais citas os atos ilícitos que ocasionam danos,não podendo o dono se valer de seu domínio para incomodar o vizinho,e este termo não se aplica somente a prédio confinantes mas também aos que sofrerem repercussão de atos propagados de prédios próximos;atos abusivos são quando o proprietário de imóvel usa seu próprio domínio para importunar o vizinho ou exercer direito em desacordo com a finalidade social,e atos lesivos são os que causam danos ao vizinho.
Condomínio edilício é onde as pessoas se submetem à disciplina da propriedade exclusiva,sendo graváveis ou alienáveis,cada condômino é titular da unidade autônoma(apartamento,garagem) e titular de partes ideais comuns(terreno,telhado,rede de água,esgoto,gás).São citados os elementos constitutivos como a instituição é ato preliminar, o nascedouro do condomínio;convenção é o ato que disciplina a existência e o regimento é o regulamento de funcionamento do condomínio.
Existem também o direito dos condôminos,os quais são regulados pelo CC nos arts.1.335,1.338 e 1.339 em seu artigos . Que referem-se as adaptações que podem ser feitas no direito do proprietário para melhorar a convivência social do prédio. Já os seus deveres são descritos no CC no art.1.336 e incisos,os quais versam despesas com obras,reformas que são feitas para melhor convívio social,desde que haja concordância entre os moradores . Na administração do condomínio aparece a figura do síndico,pessoa física ou jurídica que é responsável pela sua administração,defesa dos direito e interesses comum dos condôminos,tem mandato de dois(2) anos,pode ser renovado por ato constitutivo e da convenção do condomínio;em caso de destituição do síndico ou não havendo possibilidade de instituir outro,será instituído um temporariamente via órgão judicial ainda dentro do tempo estipulado será obrigação dele convocar nova assembleia para eleger novo administrador.
A extinção do condomínio edilício de acordo com o CC de 2002 e artigos de alguns doutrinadores,se destinará,a partir do voto dos condôminos,a respeito do futuro da edificação em caso de danos,os proprietários dos apartamentos votaram em assembleia se reconstruiriam ou destruiriam,art,1.357.

Outros materiais