Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Psicolinguística

Pré-visualização | Página 1 de 1

Psicolinguística 
 
Nota: 100 
Questão 1/5 - Psicolinguística
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Publicações mais recentes sinalizam a necessidade de inclusão, no quadro dos problemas abordados pela Psicolinguística, de temas como a comunicação intercultural, entre outros. Com essa diversidade de assuntos, é natural que se faça interseções e até mesmo superposições dos problemas que tradicionalmente pertencem à psicologia cognitiva, à Linguística, ao campo da inteligência artificial e à Pragmática”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 22.
Conforme os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, com as diversas possibilidades de abordagem, a Psicolinguística tem se tornado mais:
Nota: 2.0 Resposta certa letra D
	
	A
	filosófica.
	
	B
	mística.
	
	C
	alegórica.
	
	D
	eclética.
Você acertou
“Com todas essas possibilidades de abordagem, a Psicolinguística está se tornando mais eclética” (livro-base, p. 22).
	
	E
	literária.
Questão 2/5 - Psicolinguística
Considere o fragmento de texto a seguir:
“[Existe um método de pesquisa da Psicolinguística que] consiste na observação do comportamento linguístico em diferentes atividades verbais de compreensão e produção da fala em situações comunicativas contextualizadas. [Nesse método], são feitas gravações ocultas das conversas”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 23.
Conforme os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, a definição acima corresponde a qual dos três tipos de métodos de pesquisa psicolinguística?
Nota: 20.0
	
	A
	método experimental.
	
	B
	simulação cognitiva.
	
	C
	método progressivo.
	
	D
	método observacional.
Você acertou!
“O método observacional consiste na observação do comportamento linguístico em diferentes atividades verbais de compreensão e produção da fala em situações comunicativas contextualizadas. São feitas gravações ocultas das conversas” (livro-base, p. 23).
	
	E
	simulação sintática.
 
Questão 3/5 - Psicolinguística
Leia a seguinte passagem de texto:
“O nascimento da ciência Psicolinguística [...] está intimamente ligado a uma tendência geral de aparecimento de novas ciências a partir de fusões entre algumas já existentes. Com efeito, a Psicolinguística surge com a necessidade de se oferecerem bases e explicações teóricas a várias tarefas práticas, para as quais as abordagens puramente linguísticas se mostraram insuficientes por focarem a estrutura das línguas e a análise textual excluindo de sua investigação o sujeito falante”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: GODOY, Elena. Psicolinguística. <https://www.passeidireto.com/arquivo/17063198/psicolinguistica---elena-godoy>. Acesso em 09 mar. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre o surgimento e definição da Psicolinguística, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A Psicolinguística surgiu no continente europeu há mais de cem anos.
	
	B
	O resultado principal da Psicolinguística foi a criação de um idioma artificial mais sofisticado que as línguas humanas.
	
	C
	A Psicolinguística é uma ciência não autônoma, visto que é simples soma das suas duas ciências-mães, ou seja, da Psicologia e da Linguística.
	
	D
	De forma abrangente, a Psicolinguística pode ser definida como o estudo das conexões entre a linguagem e a mente.
Você acertou!
Trechos do livro-base que indicam a alternativa correta: “[...] o nascimento da ciência Psicolinguística nos anos 50 do século XX” (livro-base, p. 18). “[...] todas as línguas humanas são igualmente sofisticadas” (livro-base, p. 17). “A Psicolinguística não é a simples soma da Psicologia com a Linguística“ (livro-base, p. 19). “Psicolinguística [...] tem sido definida como 'o estudo das conexões entre a linguagem e a mente'” (livro-base, p. 18). “Além desses três aspectos, Anula Rebollo (2002) acrescenta que também interessa à Psicolinguística o estudo de casos de perda de linguagem” (livro-base, p. 18).
 
	
	E
	O estudo de casos de perda de linguagem é o objetivo exclusivo e final da Psicolinguística.
Questão 4/5 - Psicolinguística
Leia a seguinte passagem de texto:
“Com relação à estrutura, os hemisférios cerebrais são muito similares, entretanto com relação às funções são diferentes. O hemisfério esquerdo, na maioria das pessoas, é o responsável pela fala, linguagem, o raciocínio lógico e a análise e determinadas ações de comunicação. O lado direito do cérebro está mais voltado aos imputs sensoriais, à consciência auditiva e visual, às habilidades criativas e à consciência espaço-temporal”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SILVIA, Maria. As funções dos hemisférios cerebrais. Disponível: <http://cerebro-online.blogspot.com.br/2010/01/as-funcoes-dos-hemisferios-cerebrais.html>. Acesso em 09 mar. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, com a verificação de que os hemisférios cerebrais se especializam em habilidades diferentes, surgiu o conceito de:
Nota: 20.0
	
	A
	lateralização funcional.
Você acertou!
“Com base na verificação de que esses hemisférios se especializam em habilidades diferentes, surgiu o conceito de lateralização funcional” (livro-base, p. 29).
	
	B
	afasia.
	
	C
	corpo caloso.
	
	D
	aquisição da linguagem.
	
	E
	inatismo.
Questão 5/5 - Psicolinguística
Leia a seguinte citação:
"[...] pode-se caracterizar a Psicolinguística como um ramo do conhecimento científico que consiste em uma 'área de transvariação que requer conhecimentos linguísticos e psicológicos' para a exploração profícua e eficiente dos fatos que estuda”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: PAIS, C. T. Manual de linguística. Petrópolis: Vozes, 1979. p. 180.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre as definições de Psicolinguística, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A Psicolinguística configura-se como um campo de estudo não científico, específico e restrito.
	
	B
	A definição de Psicolinguística deve deixar claro que ela exclui de sua investigação o sujeito falante.
	
	C
	A Psicolinguística estuda os processos mentais envolvidos na aquisição, produção e compreensão da linguagem.
Você acertou!
Trechos do livro-base que indicam a alternativa correta: “[...] definição indicativa de um campo de estudo amplo e diversificado [...]. “A Psicolinguística surge com a necessidade de se oferecerem bases e explicações [...] para as quais as abordagens puramente linguísticas se mostraram insuficientes por (excluírem) de sua investigação o sujeito falante [...]. [A] Psicolinguística é uma ciência encarregada do estudo dos ‘processos mentais envolvidos na aquisição, na produção e na compreensão da linguagem’ [...], não é a simples soma da Psicologia com a Llinguística; trata-se de uma ciência que ultrapassa as fronteiras das duas ‘ciências-mãe’“ (livro-base, p. 18,19).
	
	D
	A Psicolinguística deve ser definida como uma ciência não autônoma, por ser uma disciplina de especialização da psicologia aplicada.
	
	E
	A Psicolinguística á uma ciência não autônoma, pois depende das suas ciências-mães, ou seja, da Linguística e da Psicologia.