Buscar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As organizações mais predispostas ao sucesso são as que prezam pela formação de equipes em sinergia, mas ainda há empresas que não prezam pelo desenvolvimento dos grupos de funcionários de forma a transformá-los em equipes unidas e eficientes. Tal fato, às vezes, pode ocorrer porque a liderança não consegue solucionar os conflitos interpessoais improdutivos, quando poderia desenvolver uma nova forma de atuação dos funcionários, já que há algo dissonante ocorrendo e esses conflitos estão apenas deixando à mostra o que pode ser alterado para melhorar a performance da equipe.
 
Será que funcionaria criar uma competição entre os membros da equipe, podendo o líder se valer da disputa individual normal para estabelecer normas e condutas éticas, para que se tenha sempre alguém premiado, desde que esteja atuando sem prejudicar os demais? Leia mais: http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=914
 
E para os funcionários que preferem trabalhar individualmente? Como os líderes devem agir para inseri-los no contexto da equipe sem que se sintam constrangidos porque foram forçados a se enturmar? 
 
É claro que nem sempre o líder deve agir com benevolência. Ser mais enérgico, desde que dentro dos padrões de educação, em determinadas situações de conflito ou desinteresse por parte dos funcionários fará com que o respeitem mais.
 
Há casos que o líder sabe que um dos funcionários saberá lidar melhor com a situação e deverá aproveitar essa capacidade para melhorar o clima, sem se sentir constrangido porque precisou de colaboração de outra pessoa para lidar com a situação, porque assim, notarão que ele é humilde o suficiente para realmente aceitar que faz parte da equipe como qualquer outro e que todos podem cooperar de forma igual para que a equipe execute tarefas com maestria, chegando sempre a resultados positivos.
 
Será que as pseudo equipes, cujos membros agem como se não fizessem parte de uma equipe e não tivessem objetivos comuns a atingir e os grupos de trabalho, que atuam para um determinado fim, mas não se preocupam em produzir de forma coletiva, deixariam de existir se as empresas tivessem uma forte atuação da equipe de Comunicação Organizacional? Leia mais: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/sucesso/equipe/050704-trabalho_equipe.shtm
 
Há provas de empresas em que as pessoas atuam de forma mais integrada, quando se sentem acolhidas e adquirem a consciência da importância de suas atividades para a equipe e, principalmente, para a empresa. Pesando na Pirâmide de Maslow, em relação às necessidades das pessoas como indivíduos, será que um trabalho de comunicação eficaz, determinar metas de desenvolvimento individual e também com foco na atuação em equipe, colaboraria para que as equipes trabalhassem de forma mais cooperativa?
 
Inserir no dia-a-dia dos funcionários palestras, cursos e outros recursos que os leve a adquirir mais conhecimento, os levará a terem mais consciência do seu papel na empresa? Leia mais no arquivo anexo em PDF.conteúdo
 
Uma empresa que tem várias unidades de negócios, mesmo que não estejam dentro do mesmo contexto, considerando região em que se localizam, devem ter como centro uma mesma cultura organizacional ou podem mesclar a cultura local com a da organização? Isso atrapalharia o espírito de equipe, se a equipe de uma cidade for interdependente de outras? http://www.semar.edu.br/revista/downloads/edicao5/cultura-e-comportamento-organizacional.pdf
 
DESAFIO: Hora de finalizar a tarefa escrevendo um artigo que consiga responder a todos os questionamentos levantados, com base nas referências apresentadas. Mas, antes assista aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=gkSaWcmF2Y4
 
https://www.youtube.com/watch?v=twg9SCt76UE
 
Resumo: Este texto "Grupos X Equipes - Dilema complexo" tem a finalidade de questionar atitudes comportamentais que possam influenciar de forma negativa a ponto de causar a improdutividade. Com base em leituras e observação dos preceitos apresentados sobre a disciplina Comportamento Organizacional, o aluno deve ser capaz de elaborar um artigo discutindo as problemáticas levantadas e apresenando soluções plausíveis.
 
Referências: 
CAPELLANO, Thatiana; CARRAMENHA, Bruno; MANSI, Vivine. Comunicação com Empregados. Jundiaí, SP: In House, 2013.
Esse livro é importante porque apresenta como um trabalho de comunicação empresarial pode ser útil para manter uma cultura organizacional de acordo com os objetivos da empresa, conquistando os funcionários a fazerem parte dela.
 
CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES, Cláudia B.; KLOECKNER, Mônica C. Comunicação e Comportamento Organizacional. 1ª ed. Porto Alegre: ICDEP, 2008.
Esse livro é importante porque apresenta conceitos e técnicas capazes de colaborar para manter uma empresa funcionando de forma produtiva, bastando aplicar os conceitos na rotina empresarial.
 
CLEGG, Stewart; KORNBERGER, Martin; PITSIS, Tyrone. Administração e Organizações: Uma Introdução à Teoria e à Prática. Tradução da 2ª edição. São Paulo: Bookman, 2011.
Esse livro é importante porque apresenta conceitos e técnicas capazes de colaborar para manter uma empresa funcionando de forma produtiva, apresentando o trabalho de Comunicação como parte da estratégia da empresa para fortalecer a cultura organizacional.
 
DIAS, Reinaldo. Cultura Organizacional. Campinas, SP: Alínea, 2012.
HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane e HOSKISSON, Robert E.. Administração Estratégica. Tradução da 7ª edição norte-americana, 2007. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
Esse livro é importante porque como a cultura organizacional de uma empresa pode influenciar no comportamento das pessoas, das equipes e nas atitudes de liderança, levando a empresa à produtividade com excelência. 
 
Disponível em: <http://pt.slideshare.net/rcso/a-arte-de-conhecer-e-conduzir-os-diferentes > Acesso em 19 abr 2015.
Essa apresentação é importante porque mostra como as pessoas são diferentes e exigem formas de condução diferentes para atuarem com maior produtividade. Auxilia, portanto, na compreensão do conteúdo dos primeiros capítulos do livro: CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES, Cláudia B.; KLOECKNER, Mônica C. Comunicação e Comportamento Organizacional. 1ª ed. Porto Alegre: ICDEP, 2008.
Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/470 >  Acesso em: 19 abr 2015.
Esse texto é complementar à apresentação citada acima, portanto, também é importante porque mostra como as pessoas diferentes e exigem formas de condução diferentes para atuarem com maior produtividade. Auxilia, portanto, na compreensão do conteúdo dos primeiros capítulos do livro: CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES, Cláudia B.; KLOECKNER, Mônica C. Comunicação e Comportamento Organizacional. 1ª ed. Porto Alegre: ICDEP, 2008.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes