Buscar

1Texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
 A princípio, as escritas das crianças podem não satisfazer suas expectativas e ansiedades, provisoriamente por não se aproximarem do padrão convencional da língua. Mas pedindo que ele leia o que ele escreveu, pode-se encontrar, com certeza, verdadeiros tesouros textuais. A criança, escritor iniciante, tem um rico mundo de ideias, mas para ela, a coordenação do pensar como a escrita e a leitura é ainda complicada. É tarefa do alfabetizador auxilia-la por meio do incentivo, para que expresse seus pensamentos na forma oral e escrita desde o início da alfabetização.
???????????????/. Ao chegar ali espera ter atendido um desejo que associou á ideia de escola: aprender a ler e a escrever. Uma das formas de ler e escrever é através do processo de alfabetização. A leitura não pode ser confundida com decodificação de sinais simplesmente, e a interação entre alfabetização e letramento se mostra essencial. A pessoa que tem algum nível de letramento, utiliza a língua escrita como objeto de uso construindo sentidos, construindo significado para o texto escrito, enquanto que a língua escrita é um objeto de conhecimento para o alfabetizado. A alfabetização é considerada como processo dependente do letramento.
 A autora da tese: As concepções de alfabetização e letramentos discursos e nas práticas de professores alfabetizadores. Em um estudo de um caso em uma escola Municipal de Belo Horizonte deixou bem claro a diferença entre “Alfabetização e Letramento”. Os alunos são alfabetizados através de textos, apresentados pelos professores alfabetizadores e letrados com o objetivo da interpretação consciente da escrita.
 Os professores tiveram a oportunidade de provar para as crianças o porquê da importância da leitura em suas vidas. Foi feito um trabalho pedagógico, colocando as atividades de uso significativo da linguagem. São atividades de reflexão sobre o ato de ler e escrever. 
 A autora articula as interferências de Magda Soares, sobre a alfabetização e letramento onde uma criança alfabetizada não significa uma criança letrada. O letramento necessário vem se ocupar da função social de ler e escrever. As alfabetizadoras passaram dos textos utilizados e explorados, em sala de aula (revistas em quadrinhos), para a palavra, letras e silabas ???, o processamento da leitura numa perspectiva do letramento. Neste sentido o aluno está sendo colocado no mundo letrado. As atividades eram trabalhadas no processo de alfabetização no processo de letramento. Foi possível observar os dois processos ao mesmo tempo. As crianças viviam em situações de exploração de histórias, contos, poesias entre outros. Ambiente próprio a aprendizagem da leitura e escrita.

Outros materiais