Buscar

ÁREA Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÁREA: Ambiental
TÍTULO: EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO DA ÁGUA DE POÇOS SEMI-ARTESIANOS POR CLORAÇÃO E COAGULAÇÃO COM POLICLORETO DE ALUMÍNIO PARA ABASTECIMENTO DE UM SHOPPING CENTER EM FORTALEZA (CE)
AUTORES: BARROS, C. C. (UECE) ; PEREIRA, D. S. (UECE) ; BEZERRA, F. H. Q. (UECE) ; MACHADO, L. K. A. (UECE) ; PINHEIRO, L. N. (UECE) ; SOUSA, M. N. M. (UECE) ; SILVA, A. R. A. (UECE)
RESUMO: O tratamento de água consiste em melhorar suas características organolépticas, físicas, químicas e bacteriológicas, a fim de que a torne adequada ao consumo humano. O objetivo deste trabalho é quantificar a eficiência de uma ETA, no tratamento de água para seu consumo por processo de coagulação-filtração e desinfecção. Foram realizadas análises diárias em quatro pontos do sistema de distribuição de água tratada e mensais(coliformes totais e coliformes fecais) em pontos aleatórios do sistema, durante um período de seis meses. No processo de tratamento são utilizados o policloreto de alumínio e o dióxido de cloro. As análises realizadas mostraram que todos os resultados ficaram dentro dos padrões estabelecidos pela Portaria.
PALAVRAS CHAVES: eta, poços semi-artesianos, shopping center
INTRODUÇÃO: O tratamento de água consiste em melhorar suas características organolépticas, físicas, químicas e bacteriológicas, a fim de que se torne adequada ao consumo humano. O conceito de potabilidade implica no atendimento aos padrões mínimos exigidos para que a água, ao ser consumida, não seja transmissora de doenças aos seres humanos. O processo utilizado para esta finalidade deve ser bastante criterioso, pois envolve uma enorme responsabilidade. 
O homem tem necessidade de água com qualidade adequada e em quantidade suficiente para todas as suas necessidades, não só para proteção de sua saúde, como também para o seu desenvolvimento econômico. Assim, a importância do abastecimento de água deve ser encarada sob os aspectos sanitários e econômicos.(SILVANA,2008)
Com a necessidade de reduzir o desperdício e minimizar o consumo, aliada a leis que estabelecem o padrão de potabilidade vigente da água destinada à necessidade humana, o tratamento tem como principio adequar a água aos padrões que são definidos pela portaria N.º 518 GM do Ministério da Saúde, de 25 de Março de 2004. A desinfecção é a destruição ou inativação de organismo patogênicos capazes de provocar doenças ou outros organismos indesejáveis (CAGECE, 2008), também é denominada de cloração.Este trabalho tem por objetivo quantificar a eficiência de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada em um shopping de Fortaleza/CE, na adequação da água para consumo humano por processo de coagulação-filtração (tratamento físico-químico) e desinfecção (tratamento microbiológico).
MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se análises diárias em 4 pontos do sistema de distribuição de água tratada e análises mensais de coliformes em pontos aleatórios do sistema,em um período de 6 meses.O sistema de captação de água é formado por um conjunto de 32 poços unidos a 2 de reunião de onde a água é bombeada para a estação de tratamento.Ela passa,então, por um sistema de aeração cuja função é introduzir oxigênio atmosférico para remover ferro,manganês ou gases.Após,segue para o sistema de coagulação,recebendo o policloreto de alumínio {Al(OH)m.Cln-m} na câmara de mistura rápida que ao reagir com a matéria orgânica existente,hidrolisa-se provocando a formação de flocos,retidos pelo sistema de filtração.Este,formado por um conjunto de 3 filtros de areia de fluxo ascendente,consiste na passagem da água através de corpos porosos, capazes de reter em seu interior toda matéria insolúvel existente na água.Em seguida,ela segue para o sistema de cloração formado por uma cisterna,onde o dióxido de cloro (ClO2) é adicionado como oxidante.O processo de tratamento é finalizado com um reservatório onde fica armazenada a água tratada.Para análises de pH colocou-se uma alíquota da amostra em um béquer de 100 mL e em seguida introduziu-se o eletrodo do pHmetro,logo após,realizou-se a leitura.A turbidez foi determinada pelo método Nefelométrico através do turbidímetro,com expressão dos resultados em NTU.No ensaio de cor utilizou-se o colorímetro Nessler,com discos de cor calibrados,os resultados obtidos são expressos em unidade de cor.Na determinação da condutividade foi utilizado um condutivímetro,onde uma alíquota da amostra era adicionada a um tubo de ensaio e, nele, introduzido o eletrodo,em seguida realiza-se a leitura.As análises microbiológicas foram determinadas pela técnica da membrana filtrante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apresenta-se na Tabela 1, a média de cada parâmetro, com base nas análises do efluente bruto e tratado, tendo como comparativo os valores máximos exigidos pela Portaria GM 518/2004. Em virtude do pH sempre se manter em uma faixa neutra não houve necessidade da adição de acidificante ou alcalinizante no tratamento da água. A turbidez e cor da água tratada variaram de 1,5 a 2,0 NTU e 5 a 10 Hazen, respectivamente, portanto, dentro dos padrões. A condutividade é uma expressão numérica da capacidade de uma água conduzir a corrente elétrica. Dependendo das concentrações iônicas, ela indica a quantidade de sais existentes na coluna d'água. Em geral, níveis superiores a 100 µS/cm indicam ambientes impactados (CETESB, 2006), os resultados encontrados variaram entre 500 e 600 µS/cm para água tratada. Quando são encontrados coliformes na água pode-se concluir que não houve um tratamento adequado (PROGEDU-USP, 2006), entretanto, as análises microbiológicas mostraram uma água tratada livre de coliformes.
CONCLUSÕES: As análises físico-químicas e microbiológicas realizadas na água bruta e tratada da ETA demonstraram que todos os resultados ficaram dentro dos padrões estabelecidos pela Portaria GM 518/2004, comprovando sua eficiência no tratamento de água. Portanto, a água que abastece o shopping encontra-se própria para o consumo humano de acordo com a legislação vigente.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos à CAGECE,ao apoio financeiro dado pela Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa(FUNCAP) e a UECE,pela bolsa de Iniciação Científica (IC-UECE).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAGECE - tratamento da água . Disponível em: http://www.cagece.com.br/pesquisa-escolar/tratamento-da-agua Acesso em: 15 de jun 2009
CALADO, S.; MENDONÇA, C. ; NOGUEIRA,L.; QUEIROZ, M.; COSTA,R. ; CARLI, R. , 2008. Eficiência do tratamento da água que abastece o Campus da UFPE. 48° Congresso Brasileiro de Química- RJ/RJ .
CETESB. Variáveis de qualidade das águas. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/variaveis.asp Acesso em: 15 Jun 2009.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria MS n. 518/2004. NORMA DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO.
PROG EDU - Programa Educar - USP - Disponível em: http://.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.html Acesso em: 15 de Jun 2009
Associação Brasileira de Química
Av.Presidente Vargas, 633 sala 2208 - Centro Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefone:(21) 2224-4480 E-mail: abqeventos@abq.org.br

Outros materiais