ativ. aula 1 e 2
3 pág.

ativ. aula 1 e 2


DisciplinaAdministra522 materiais416 seguidores
Pré-visualização1 página
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 1. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
\u2022Dúvidas me perguntem no quadro de aviso.
ATIVIDADE DAS AULAS 1 E 2
01. Conceitue o termo administrador, e explique com suas próprias às quatro funções administrativas (não é para copiar do material e para escrever com suas palavras). (0.5 ponto)
 
É a pessoa capaz de planejar e executar todas as etapas de um negocio, a partir dos valores da empresa, definindo estratégias, analisando oportunidades no mercado e resolvendo problemas. É o responsável a gerar inovações e aumentar a competitividade. Planejar, organizar, liderar e controlar é fundamental para o administrador reger o empreendimento e assegurar um bom resultado.
As funções administrativas são um conjunto para realizar objetivos e metas: o planejamento estabelece as metas da empresa incluindo os objetivos, as políticas, procedimentos e métodos a serem utilizados, fundamentando as demais funções;
A organização é a forma de coordenar recursos para a execução das tarefas, sejam financeiros, materiais ou de pessoas;
A liderança têm a função de guiar os esforços, assegurando o bom desempenho e cumprimento de objetivos;
O controle é o supervizionamento da execução das tarefas, fazendo correções necessárias, assegurando que as atitudes empregadas estejam de acordo com o que a empresa espera, evitando falhas que geram desperdício ou prejuízo. 
02. Na aula 2, vimos o modelo do papel do antigo administrador e do novo administrador. Agora faça uma analise com suas palavras o que mudou do administrador antigo para administrador de hoje. (0.5 ponto)
	
O antigo administrador prioriza somente as suas decisões preocupando-se apenas em si próprio e com a sua renda, preocupando-se também em manter seus ganhos e sua hierarquia sem se importar com os colaboradores. O novo administrador está sempre atualizado com as novas tecnologias e conceitos administrativos para se manter no mercado competitivo priorizando o trabalho em equipe e aumentando suas habilidades, buscando sempre melhorias para a empresa em geral.
03. Sobre as habilidades administrativas, responda:
a) Qual a importância para o administrador desenvolver habilidades administrativas? (0.5 ponto)
 Para desenvolver o crescimento, a motivação e o comportamento organizacional, as habilidades administrativas trazem inúmeras vantagens para as empresas, dentre elas gestores capacitados e preparados para lidar com as pessoas, auxiliando as organizações a desenvolver melhor seu quadro pessoal. 
 
b) Em sua opinião, quais das habilidades administrativas são necessárias para o sucesso gerencial nos dias de hoje? Cite o nome da habilidade administrativa e justifique sua escolha. (0.5 ponto)
Habilidade conceitual
Percebe a organização como um todo, sabendo onde um departamento se encaixa na empresa, e onde a mesma se encaixa na indústria, na comunidade e nos ambientes comerciais e sociais. Visando o melhor para empresa em geral pensando sempre estrategicamente.
Habilidade Interpessoal
Para trabalhar com outras pessoas de maneira eficaz como membro do grupo, motivando e liderando a equipe.
04. Leia as cinco escolas administrativas e após a leitura cite o nome e comente o que lhe chamou mais atenção nessa escola. (0.5 ponto)
Clássica 
Com ênfase na estrutura, o foco estava no planejamento como uma das funções principais do administrador, que teve a profissionalização de seu papel. Predominantemente técnico enfatizava os métodos de trabalho, a organização, as funções do administrador e a eficiência dos recursos materiais, ignorando os sentimentos e comportamentos dos trabalhadores, considerando-os como peças de maquinas.
Comportamental
O ser humano esta no centro do processo administrativo e não o sistema técnico é formado por pessoas e seus sentimentos, necessidades, atitudes e como integrantes de grupos. O enfoque esta em compreender o sistema social da organização, e ver as pessoas como indivíduos e características singulares e o impacto delas no desempenho.
Cientifica
Baseia-se no método cientifico que visa garantir o melhor custo e beneficio aos sistemas produtivos de forma a produzir mais em menos tempo sem elevar os gastos.
Sistêmica
Consiste em um conjunto de elementos que forma um todo unitário devido à interdependência de suas partes. Representado como um conjunto em três partes: entrada (recursos), processo (resultados) e saída (produtos), fornecendo uma visão integrada das organizações e do processo administrativo, organizando os sistemas que produzem resultados, incluindo os efeitos externos como a ambiental, política, economia e biologia.
Contingencial
A estrutura da organização e seu funcionamento dependem do seu ambiente. Diferentes ambientes requerem diferentes atitudes para uma ótima eficácia, sendo necessário um modelo apropriado para cada situação.
	Bom Trabalho!