Buscar

RESPOSTAS AVA

Prévia do material em texto

RESPOSTAS AVA:
Aula 03- Entregar.
Aula 4 - Concluído com Sucesso!
(FUVEST - 1995) A República Popular da China se apresenta principalmente como um país:
Resposta correta: de economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais.
(Fundação CESGRANRIO - 1994) A Guerra do Ópio (1839-1842) teve como uma de suas consequências:
Resposta correta: a maior penetração do imperialismo inglês na China.
(Mackenzie – adaptado) Há 25 anos, as cidades chinesas eram pobres e sujas. O povo mal vestido passava fome. Ninguém tinha telefone, carro nem tevê. A China hoje está virando potência. É o milagre do dragão. (Revista Veja, 31/08/2005).
I. As reformas econômicas iniciadas por Mao Tsé-Tung e continuadas por Deng Xiaoping foram fundamentais para o crescimento da economia chinesa nas últimas décadas.
II. O ritmo acelerado do crescimento da economia chinesa está atrelado à abertura política, incentivada por Deng Xiaoping e aprofundada por seus sucessores.
III. Com crescimento econômico entre 9 e 10% nas últimas décadas, a China possui uma das economias que mais cresce no mundo.
Estão corretas:
Resposta correta: Todas estão corretas.
(Unifesp-SP) Assinale a alternativa que relaciona corretamente a tabela com alterações verificadas na China.
Resposta correta: transformou-se em uma plataforma de exportação de produtos industrializados, com participação de capital externo.
Em meados do século XX, para estimular a industrialização chinesa e o combate à fome, Mao Tsé-Tung lançou um programa centralizador de planejamento econômico que ficou conhecido como:
Resposta correta: Grande Salto Adiante.
(UFPEL) A China é um país que tem despertado o interesse mundial face o grande progresso econômico que tem alcançado nos últimos anos. Apesar disso, chama a atenção a falta de progresso na área política, pois já há algum tempo a China deixou de ser atrasada e agrícola para se tornar industrial e competitiva.
Sobre a China, é correto afirmar que:
Resposta correta: mantém, ao longo da costa leste, as chamadas Zonas Econômicas Especiais, onde as empresas estrangeiras podem se instalar com o incentivo do estado. Essas zonas são responsáveis pela absorção do conhecimento tecnológico multinacional, conferindo ao país uma verdadeira reforma industrial.
Aula 5 - Concluído com Sucesso!
(UFJF - 2003) Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:
Resposta correta: Apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
O Muro de Berlim foi construído em 1961, pela Alemanha Oriental, sob injunção da União Soviética, com o objetivo de estancar o fluxo de refugiados do leste Europeu para o Ocidente capitalista. Sua derrubada, em novembro de 1989, evidenciou:
Resposta correta: A crise do “Socialismo
A passagem da economia centralmente planificada para a economia de mercado, na Rússia, em 1991, criou uma situação de fragilidade que se manifestou:
I. Na fragmentação do espaço russo resultante da vitória dos movimentos separatistas.
II. Na incapacidade de controle, por parte do governo, das ações dos diferentes agentes econômicos.
III. No retrocesso da capacidade de produção demonstrada pela redução do PIB russo.
Estão corretas:
Resposta correta: as afirmativas II e III.
(UFPE - 2009) Sobre as várias propostas de reformas na economia e na política na antiga União Soviética, uma foi fundamental para mudanças radicais nessa sociedade. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:
Resposta correta: As reformas introduzidas na antiga União Soviética, por Boris Yeltsin, depois de eleito presidente da recém-criada Federação Russa em 1991, aceleram a transição do
(FUVEST - 2008) “Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.” (Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007).
Do texto, depreende-se que a Rússia:
Resposta correta: passou de força política a força militar, e desta, a força
(Revista Eletrônica do Vestibular - Ano 2, n. 5, ano 2009 – adaptado)
Resposta correta: Fim da economia planificada do regime soviético e reformas liberais
Aula 6 - Concluído com Sucesso!
(EMESCAM/ES - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - 2009) “Para obter a liberdade de nosso país, estamos dispostos a derramar nosso sangue, não o vosso sangue” (Mahatma Gandhi) – frase dirigida aos ingleses na luta desse líder pela independência da Índia.
Assinale a alternativa que contém princípios defendidos por Gandhi em sua campanha nacionalista.
Resposta correta: Desobediência civil e resistência passiva.
(UFAM - 2008) O sistema de castas, apesar de extinto por lei, ainda se mantém vivo na cultura do povo:
Resposta correta: Indiano.
(PUC-Rio, 2004) A Índia, um país de fortes tradições e de cultura milenar, tornou-se, nas últimas décadas, um polo de tecnologia de informação. Este avanço tecnológico vem repercutindo na economia e na sociedade do país. 
A partir do texto, podemos afirmar que o setor de tecnologia de informação:
I. Gerou, com a produção de software e serviços, um percentual de empregos qualificados, o que acentuou ainda mais as diferenças sociais·.
II. Foi o setor que mais cresceu na economia, mas, como está orientado para a exportação, sua influência não atinge o dia a dia da maior parte dos indianos.
III. Criou uma nova classe social empreendedora e de perfil global, num país em que ainda persiste a divisão em castas.
IV. Resultou dos incentivos governamentais na formação de um grande número de pesquisadores no exterior e que retornaram ao país. 
Assinale:
Resposta correta: Se as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
(FUVEST, 2012 - Adaptado) A economia da Índia tem crescido em torno de 8% ao ano, taxa que, se mantida, poderá dobrar a riqueza do país em uma década. Empresas indianas estão superando suas rivais ocidentais. Profissionais indianos estão voltando do estrangeiro para seu país, vendo uma grande chance de sucesso empresarial.
(BECKETT et al., 2007).
O significativo crescimento econômico da Índia, nos últimos anos, apoiou-se em vantagens competitivas, como a existência de:
Resposta correta: expressiva mão de obra qualificada e não qualificada.
(Fundação Carlos Chagas - 2010) O país-sede do Campeonato Mundial de Futebol de 2010 vive hoje pacificamente, mas seus problemas raciais não estão totalmente eliminados. Além de diferenças econômicas, há critérios culturais que bloqueiam a entrada de negros em determinados lugares, como casas noturnas e restaurantes. O tempo ainda não curou todos os desmandos promovidos pelo governo racista que imperou na África do Sul até 1994, quando foram realizadas as primeiras eleições multirraciais. Na região, são muitas as heranças daquele período, marcado:
Resposta correta: Pelo regime do Apartheid imposto pelos colonizadores. 
(Unifor - 2009) Analise as informações a seguir para responder à questão e depois assinale a alternativa que reflete as condições sul-africanas apresentadas no gráfico.
Resposta correta: O fim da política do Apartheid não conseguiu ainda promover de forma significativa a inclusão dos negros na economia.
Aula 7 - Concluído com Sucesso!
(FUVEST – adaptado – 2009) O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da Crise de 1929 porque:
Resposta correta: Um efeito combinado positivo resultou da substituição de importações e do crescimento industrial.
(Mackenzie – 1997)
I. Até a década de 1930, não se desenvolveu uma política de industrialização. As atenções voltavam-se para o setor agrário-exportador.
II. Um período importante para o desenvolvimento industrial ocorreu após 1929, com a crise da cafeicultura.III. Após 1950, o desenvolvimento foi realizado com grande participação de capitais estrangeiros, iniciando-se a internacionalização da economia do país.
IV. Os governos militares, após 1964, interromperam o processo de internacionalização, diminuindo a dependência de capitais externos.
Sobre as fases do processo de industrialização do Brasil, são corretas as afirmações:
Resposta correta: I, II e III.
(PUC-PR - 2005) “Brasília nascia, brotada de uma nave mágica, em meio do deserto, onde os índios não conheciam nem a existência da roda; estendiam-se estradas e criavam-se grandes represas; das fábricas de automóveis surgia um auto novo a cada dois minutos. A indústria acelerava-se a grande ritmo. Abriam-se as portas, de par a par, à inversão estrangeira, aplaudia-se a invasão de dólares, sentia-se vibrar o dinamismo do progresso.” (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 233).
O texto lembra a época do governo Kubitschek e o:
Resposta correta: Plano de Metas.
(UDESC, 2010) Assinale a alternativa correta sobre a expressão “Milagre Econômico”:
Resposta correta: Remete a um período em que houve de fato crescimento econômico no país, mas o preço foi elevado: inflação, endividamento ao FMI e redução drástica das liberdades individuais.
Cesgranrio – adaptado – 2006) A década de 1990 do século XX será lembrada na história da economia brasileira como o período em que o Brasil entrou para a era da globalização, ao mesmo tempo em que se desmontaram as bases do modelo de substituição das importações, adotado desde a última década do século XIX.
Sobre o processo mencionado, pode-se afirmar que:
I. A estruturação de um novo modelo desenvolvimentista no Brasil permitiu o aparecimento de um ritmo de crescimento econômico classificado como um dos mais elevados do mundo.
II. Para atingir as suas metas, o governo brasileiro implementou a estabilidade econômica, com a redução dos índices inflacionários que prevaleciam antes da adoção do Plano Real.
III. A redução dos gastos públicos e a diminuição do papel do Estado na economia levaram a cortes nos investimentos em infraestrutura, piorando a oferta de serviços públicos.
IV. A paridade cambial que marcou este período resultou em uma aceleração do consumo e, em consequência, no aumento da oferta de emprego e na elevação da qualidade de vida da população.
Estão corretas as afirmativas:
Resposta correta: II e III, apenas.
Sobre a situação econômica brasileira no contexto do Plano Real, são feitas as afirmações a seguir. Assinale a correta:
Resposta correta: Muitas indústrias brasileiras não conseguiram competir com as estrangeiras e foram obrigadas a fechar.
Aula 8 - Concluído com Sucesso! 
Desenvolvimento Econômico_A4R_A5R Aula_8
Nos acordos de Bretton Woods, estabeleceu-se uma paridade fixa, com conversibilidade assegurada, de U$ 35,00 por onça de ouro, e cada país, ao ingressar noFMI, era obrigado a declarar o valor de sua moeda em relação ao ouro e ao dólar americano. Assim sendo:
Escolher uma resposta.
a. Pode-se dizer que, uma vez implementados os acordos, não haveriamais taxas de câmbio. 
b. O novo sistema se tornava mais rígido, pois possuir dólares não seria suficiente, seria preciso também possuir ouro a fim de garantir a moeda nacional. 
c. O dólar americanoseria apenas uma moeda de conta, enquanto as moedas continuariam tendo seu valor estabelecido em termos de ouro. 
d. O dólar americano passou a ser a principal moeda de reserva Correto 
e.Inevitavelmente o ouro tenderia a acumular-se no Tesouro americano, que era obrigado a efetuar a troca de dólares americanos por ouro. 
Resposta correta: O dólar americano passou a ser a principal moeda de reserva.
(Unirio – 1999 – adaptado) Em meio à globalização econômica e à política neoliberal dos anos 1990, merece destaque o caso do México, em 1994-95. A crise mexicana, ou o que se denominou "efeito tequila" (hot money), resultou:
Resposta correta: Da fuga de imensos capitais especulativos que migraram, afetando a solidez econômica local.
(UERJ - adaptado - 2010) G-20 adota linha dura para combater crise.
Grupo anuncia maior controle para o sistema financeiro. Cercada de expectativas, a reunião do G-20, grupo que congrega os países mais ricos e os principais emergentes do mundo, chegou ao fim, em Londres, com o consenso da necessidade de combate aos paraísos fiscais e da criação de novas regras de fiscalização para o sistema financeiro. Além disso, os líderes concordaram, dentre várias medidas, em injetar US$ 1,1 trilhão na economia para debelar a crise. (Adaptado jornal Zero Hora/ abril 2009).
A passagem da década de 1980 para a de 1990 ficou marcada como um momento histórico no qual se esgotou um arranjo geopolítico e teve início uma nova ordem política internacional, cuja configuração mais clara ainda está em andamento.
Conforme se observa na notícia, essa nova geopolítica possui a seguinte característica marcante:
Resposta correta: Controle dos fluxos internacionais de capital.
(Ibmec, 2008) As principais bolsas do mundo tiveram, a partir de julho de 2008, sucessivas quedas atribuídas à Crise Imobiliária nos Estados Unidos. Sobre essa crise, é correto afirmar que:
Resposta correta: O principal temor diz respeito à oferta de crédito disponível, já que foi detectada uma alta inadimplência do segmento imobiliário americano, com um número grande de americanos que estão atrasando ou deixando de pagar a hipoteca da casa própria.
(ENEM - 2010) O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.
(ALLAN, R. Crise global. 2010).
Entre os países emergentes que formam o G-20 estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que:
Resposta correta: Apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
“Nesta terceira semana de julho, a partir do dia 15, terça-feira, acontece em Fortaleza mais uma das chamadas reuniões da Cúpula de Líderes dos BRICS [...], quando se espera ser formalizada a criação de um Banco de Desenvolvimento com capital de 100 bilhões de dólares para financiar investimentos nos países do bloco. E simultaneamente avançar na organização de um fundo denominado Arranjo Contingente de Reservas para atuar em momentos de crise concedendo linhas de crédito a países que sofram dificuldades em seus balanços de pagamentos”. (NETTO, D. O Banco dos BRICS. Carta Capital, 14/07/2014).
A adoção das medidas mencionadas no texto coloca o BRICS na posição de:
Resposta correta: Confrontador a organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, ao estabelecer uma concorrência a esses órgãos no processo de auxílio a países pobres.

Continue navegando