Buscar

AD2 Geomorfologia Continental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CEDERJ – CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Aluno; José Eduardo Lemos Pereira
Matrícula: 17212140220
Polo: Natividade
Disciplina: Geomorfologia Continental
Curso: Licenciatura em Geografia
Atividade: AD 2
Problemas Hidrológicos em sistemas Fluviais 
Introdução; Problemas Hidrológicos em sistemas Fluviais podem estar ligados a ações antrópicas. São muitos os tipos de intervenções antrópicas nos sistemas fluviais para diversos fins, principalmente nos últimos séculos, o homem vem fazendo inúmeras alterações no canal fluvial, seja para controlar inundações, construir reservatórios, desviar cursos de rios, aumentar a velocidade de escoamento, dentre outras. Identificamos essas ações nos canais e nas bacias hidrográficas e seus efeitos nos sistemas fluviais. Percebemos que todas essas ações, sejam nos canais ou no âmbito da bacia de drenagem, modificam o comportamento natural dos rios e vão exigir que esse sistema fluvial se ajuste a estas novas características e nem sempre esses processos são benéficos para a sociedade que as provocou. 
Desenvolvimento; Inúmeros são os exemplos de rios em meio urbanos que foram descaracterizados, poluídos e que, à vista de alguns gestores, são vistos como fonte de problemas constantes especialmente ao se tratar de enchentes urbanas, quaisquer mudanças que diminuam a capacidade de infiltração e aumentem as taxas de escoamento superficial potencializam as inundações. Esse processo está relacionado com mudanças no uso e cobertura do solo, que potencializará determinadas rotas e impedirá outras. Entender a relação entre precipitação, infiltração e escoamento superficial é fundamental para entendimento das inundações, em áreas urbanas, as águas que chegam à superfície tendem a tomarem as rotas do escoamento superficial, devido à ausência da interceptação pela retirada da cobertura vegetal, atrelado à expansão urbana e impermeabilização do solo, o que impede a infiltração da água. Com isso, essas águas que escoam diretamente para os canais, potencializados por esse uso da terra, extravasam os leitos, gerando as inundações, mudanças no uso do solo, para atividades agrícolas, por exemplo, também interferem nas rotas do ciclo hidrológico, ao retirarem a vegetação para plantação de culturas e na aração do solo, o que interfere na porosidade, dificultando a infiltração. Assim, potencializado o escoamento superficial, em momentos de precipitação intensa, poderá haver o extravasamento do canal fluvial. 
A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas ambientais e sociais, constitui o principal poluente dos rios urbanizados, representado principalmente pelos efluentes domésticos, industriais e resíduos sólidos.
A maneira como se agravam os problemas ambientais relativos aos rios urbanos e suas respectivas bacias hidrográficas, são reflexos da ação humana os rios, por seus múltiplos usos, sempre foram importantes para as sociedades, que ao longo do tempo vêm interferindo em seu comportamento. De acordo com as necessidades da sociedade, os canais vêm sofrendo alterações direta e indiretamente. 
Conclusão; Identificam-se como mudanças no canal fluvial as obras de canalização e obras de barragens que objetivam gerar reservatórios. Já as ações na bacia hidrográfica que interferirão no comportamento dos canais, elencam-se o desmatamento, a urbanização, as atividades industriais, agropecuárias e a mineração. As ações diretas no canal visam a um melhor beneficiamento das águas desse canal ou a reduzir imprevistos da dinâmica fluvial, enquanto as ações no âmbito da bacia são fora da área do canal, mas interferem na dinâmica do rio, estando ligadas ao tipo de uso do solo que a sociedade prática na bacia hidrográfica. 
Bibliografia; Otávio, M. R. L e Leonardo B. Brum. As intervenções antrópicas que atuam na dinâmica hidrológica e geomorfológica dos canais fluviais e Geomorfologia fluvial. Por que os rios transbordam e inundam.
Rosani, S. B. A problemática dos rios urbanos Rio grande do Sul 2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais