Buscar

AD1 Geografia Econômica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resultado de imagem para uerj
CEDERJ – CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Aluno; José Eduardo Lemos Pereira
Matrícula: 17212140220
Polo: Natividade
Disciplina: Geografia Econômica
Curso: Licenciatura em Geografia
Atividade: AD1
Natividade
2019
1- “Agroindústria canavieira e a organização do espaço: contribuição à história das usinas de açúcar de Sergipe” (Manuel Correia de Andrade, 1990); A produção capitalista do espaço (David Harvey, 2006); “A riqueza das regiões: a nova geografia socioeconômica” (George Benko e Alain Lipietz, 2000), são exemplos de livros que estão inseridos na temática da Geografia Econômica. A partir da observação dos títulos dos livros supracitados, e do seu conhecimento sobre as categorias e conceitos-chave da Geografia e da Economia, confirme ou refute esta afirmação, justificando a sua resposta. 
Sim eu concordo, O cenário econômico tem diversas mudanças no decorrer da Historia. No Brasil por exemplo podemos citar o ciclo do açúcar como um período da história do Brasil colonial compreendido que era o cargo forte da economia brasileira daquele período, depois tivemos o ciclo do café, hoje o Brasil é um grande exportador de minérios, 
Entende-se que a economia muda de acordo com a sua necessidade. Os avanços tecnológico tem influenciado nas mudanças do cenário econômico pois a cada dia o mundo torna-se mais refém do capitalismo. Observa-se que com o avançar do tempo os produtos são substituídos de acordo com a necessidade de consumo, pois a cada ano existe uma necessidade diferente de certas mercadorias, mas todo esse consumo também tem o seu lado miserável, por um lado vemos grandes nações consumidoras, e de outro vemos países onde pessoas mal tem oque comer.
2-O desenvolvimento, ao longo da história, do sistema econômico capitalista é normalmente apresentado em 4 (quatro) etapas: Comercial, Industrial, Financeiro, e Informacional. Cada uma delas produziu uma geografia específica (geografia em todas as suas dimensões: social, cultural, espacial, política, jurídica, econômica, religiosa, etc.), pois foram etapas do capitalismo que existiram em diferentes períodos históricos, com seus respectivos níveis de estágio técnico, e de desenvolvimento sociocultural. No entanto, se analisarmos a atual geografia do poder econômico no mundo sob o ponto de vista da hierarquia existente entre os países, percebemos que, mesmo com as transformações ocorridas dentro do processo produtivo do sistema capitalista ao longo história, o modelo inicial de divisão internacional do trabalho, que apresentava colônias (exportadoras de matéria-prima) de um lado, e metrópoles (exportadoras de manufaturados) de outro, parece resistir e se perpetuar no tempo, só, que, com outros atores, outras mercadorias, e em velocidade diferente. Você concorda com o que foi descrito? Justifique sua opinião.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais