Buscar

Análise de cenários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é: Em meio às incertezas do mundo globalizado, a análise de cenários é um instrumento importante na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa. Este tipo de análise explora os diversos caminhos que a empresa pode seguir e então implementar aquele que melhor condizer com os objetivos da empresa.
Por que fazer: Peter Wrigtht, autor de livros sobre administração estratégica, afirma que “A empresa é a soma de suas escolhas ao longo do tempo, realizadas, ou não, com base em opções identificadas, avaliadas, selecionadas, implantadas, controladas e ajustadas.”. Em outras palavras, a empresa é aquilo que escolhe e o futuro da empresa depende de suas escolhas.
Análise de cenários de expansão: como analisar o futuro de sua empresa
Por este motivo, a análise de futuro é um instrumento crucial da gestão de uma empresa, pois ela cria previsões e situações futuras, analisando o ambiente e preparando a empresa para possíveis cenários. Estando clara a importância da análise do futuro, hoje iremos apresentar uma planilha de “Análise de cenários de expansão”. Esta planilha demonstra cenários de crescimento e possibilidades para o gestor da empresa avaliar se vale à pena ou não crescer em sua operação. Mas, como realizar esta análise através da planilha?
�
A imagem acima está mostrando a primeira aba da planilha, o Cenário Atual. Nesta primeira parte, você irá inserir os dados necessários para realizar a análise: aspectos gerais, custos e resultados.
Os aspectos gerais tratam da receita mensal (quanto você recebe por mês de seus clientes), número de funcionários (todos os funcionários da empresa, até mesmo aqueles que não estão envolvidos diretamente na produção ou prestação do serviço), número de dias trabalhados na semana e os custos mensais (quanto você gasta por mês).
Os custos, por sua vez, mostram em mais detalhe e categorias o valor que você colocou em Custos Mensais. Sendo assim, nesta tabela você irá preencher com os valores de aluguel, luz, água, telefone, salários e benefícios, matéria-prima ou estoque e outros.
Com os dados de aspectos gerais e custos preenchidos temos o cenário atual de resultados. Ou seja, receita média por dia (quanto você fatura dos clientes por dia), lucro médio por dia (quanto você realmente ganha dos clientes por dia), receita média por funcionário (quanto cada funcionário trás de receita para a empresa), lucro médio por funcionário (quanto a empresa realmente recebe por cada funcionário trabalhando) e lucro total (o lucro líquido do mês). Estas informações, por sua vez, são ilustradas nos gráficos de Situação Financeira, Receitas e Lucro para melhor visualização.
�
A segunda aba trás os dois cenários de expansão trabalhados na planilha: caso a empesa opere um dia a mais (cenário 1) e caso a empresa contrate mais um funcionário (cenário 2). O cenário 1 leva em conta os custos operacionais, custos adicionais, receita média por dia e lucro ou prejuízo esperado. Como podemos observar pelo gráfico, há um aumento do lucro caso a empresa opere um dia a mais. O cenário 2, por sua vez, leva em conta os custos operacionais, a receita média por funcionário e o lucro ou prejuízo esperado do novo funcionário. Neste caso, a empresa também apresentará um aumento do lucro contratando um novo funcionário.
A planilha serve como ferramenta extremamente útil para construir cenários futuros idealizados para o gestor tomar sua decisão. Além disso, as empresas que adotam a previsão de cenários são mais preparadas para mudanças e conseguem melhores oportunidades para solucionar eventuais problemas.
- See more at: http://blog.luz.vc/como-fazer/analise-de-cenarios-como-avaliar-expansao-seu-negocio/#sthash.fq2NBScZ.dpuf

Outros materiais