Buscar

Importância da Palestra Motivacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Camila
Elmar Pereira da Silva
July Negrão
Natalia Cristina
Raimundo Neto
Raissa
MOTIVAÇÃO
Para uma empresa funcionar e atingir seus objetivos com excelência é necessário ter uma equipe motivada, inovadora e enérgica. O problema é que as cobranças diárias e a pressão para o cumprimento de prazos e realização de tarefas pode acabar deixando os colaboradores cansados, desanimados e estressados e o resultado disso é a diminuição do foco e comprometimento necessário.
MOTIVAÇÃO
É fato que quando seus funcionários não acompanham o ritmo da empresa e existe um desânimo coletivo, a produção cai e afeta os resultados finais, além de interferir na vida pessoal de todos os envolvidos. Para reverter esse quadro a empresa pode procurar por uma palestra motivacional que será parte fundamental para a resolução desses problemas. Quando uma pessoa está motivada em seu ambiente corporativo, o cérebro dela recebe sinais de recompensa, fazendo assim com que ela busque a realização de tarefas de uma forma eficaz e busque sempre superar seus próprios limites
MOTIVAÇÃO
MOTIVAÇÃO
Do ponto de vista teórico, motivação é um assunto muito complexo:
Skinner, por exemplo, estudou a motivação como um condicionamento da mente; Kurt Lewin considera que a motivação é determinada em grande parte pela influência do meio ambiente sobre o individuo; Murray e Maslow  dão especial importância à questão das necessidades humanas como ponto determinante da motivação; é muito popular hoje em dia a Pirâmide de Necessidades de Maslow, um modelo que classifica as necessidades em grau de urgência, iniciando naquilo que é indispensável à vida (fisiologia, segurança, relacionamento) e chegando ao grau mais refinado, das necessidades que proporcionam a sensação de realização pessoal.
Teoria de Motivação e o ponto de vista de seus principais autores
MOTIVAÇÃO
Há duas perspectivas básicas de análise da motivação, como impulso e como atração. Ver a motivação como impulso significa que sua origem é instintiva, criada a partir de necessidades internas, como a fome. Esse é o ponto de partida de modelos explicativos como os de Freud e de Hull. Motivação como atração admite a razão e a emoção como motores do processo; fazemos escolhas que nos atraem em direção a algo prazeroso (hedonismo psicológico), é uma força que nos puxa em determinada direção.
Impulso e Atração
MOTIVAÇÃO
A palestra motivacional com base na filosofia do coaching tem como objetivo levantar os problemas e conflitos existentes na empresa e encontrar soluções para que eles possam ser resolvidos de maneira eficaz e com a colaboração de todos os funcionários. Um palestrante enérgico e dinâmico interage com toda a equipe e usa abordagens e técnicas que irão os inspirar a se tornarem líderes, a trabalharem em conjunto e a pensarem de uma maneira corporativa eficaz, trazendo assim mais interatividade entre os colaboradores e facilitando a resolução de problemas internos e com os clientes.
Objetivo da palestra motivacional?
MOTIVAÇÃO
Essas palestras irão ajudar os funcionários a identificarem os problemas dentro da empresa e encontrar soluções para resolvê-los. Além disso, será trabalhada a motivação e entusiasmo deles, e quanto mais motivado o funcionário estiver, melhor, pois ao se sentir seguro dentro da corporação ele terá mais autonomia para resolver problemas, terá uma postura de liderança, conseguirá atingir os objetivos dentro do prazo, será mais produtivo e terá um relacionamento melhor com seus colegas.
Vantagens de uma palestra motivacional?
MOTIVAÇÃO
Com funcionários produtivos e motivados, a empresa funcionará de uma maneira mais harmoniosa conseguindo soluções criativas que serão o diferencial na execução de tarefas, fazendo assim com que o trabalho como um todo renda mais, consequentemente trazendo mais lucros.
Vantagens de uma palestra motivacional?
MOTIVAÇÃO
Primeiro você deve definir qual a equipe que irá participar e seu perfil. Depois, é necessário identificar o problema interno, como desmotivação, falhas na comunicação, desorganização e etc. Com essas informações, o palestrante saberá exatamente como trabalhar com esse grupo, pois entenderá o que irá motivá-los. Você pode promover uma palestra com todos os seus colaboradores ou com o pessoal do RH que, em seguida, serão os responsáveis por passar o que aprenderam dentro da empresa e colocar em prática com as demais pessoas da equipe.
 
Como promover uma palestra motivacional?
MOTIVAÇÃO
1. Não pague apenas um salário fixo, crie bônus e comissão de incentivo - Entenda que se sua empresa fechar um novo contrato, ela estará crescendo, é importante que o colaborador cresça junto. 
2. Elimine as zonas de tensão - Vender não é nada fácil. Para que o vendedor consiga alguns “sins” ele recebe vários “nãos”. Sendo assim, proporcione pelo menos uma folga semanal para o vendedor. Muitas vezes o profissional precisa trabalhar externamente ou com telemarketing, funções que são desgastantes. Outra forma de eliminar essas zonas de tensão é a empresa proporcionar lazer, pagando ingressos para cinema, teatro, shows, etc.
MOTIVANDO UMA EQUIPE 
Dicas para motivar sua equipe:
MOTIVAÇÃO
3. Faça treinamentos intensivos e periódicos- Uma boa venda requer um bom treinamento. Não se esqueça de que o vendedor precisa estar bem informado sobre os produtos e serviços, pois, ele precisa passar segurança para o cliente.
4. Motive sua equipe com Coaching - Uma forma eficiente de motivar sua equipe de vendas é por meio do Coaching. O Coaching tem apresentado resultados incríveis, pois é uma metodologia que auxilia os profissionais a traçarem metas e objetivos. Além de ser uma excelente técnica motivacional.
MOTIVANDO UMA EQUIPE 
Dicas para motivar sua equipe:
MOTIVAÇÃO
5. Proporcione um ambiente de trabalho agradável - O salário não é o único fator que mantêm colaboradores motivados em uma empresa, e oferecer um ambiente de trabalho agradável e propício ao desenvolvimento e crescimento dos profissionais é tão importante quanto a questão financeira. 
Para isso, disponibilize ferramentas e equipamentos de trabalho adequados e certifique-se de que os utensílios oferecidos estão funcionando em perfeito estado. Propicie um local limpo e higiênico, ofereça locais adequados para alimentação e tente suprir todas as necessidades dos funcionários.
MOTIVANDO UMA EQUIPE 
Dicas para motivar sua equipe:
MOTIVAÇÃO
6. Dê feedbacks constantes - Todo profissional sente necessidade de saber como está sua atuação profissional e forma de trabalho. Por isso, dar feedbacks é essencial para manter a equipe motivada. O feedback deve ser sempre construtivo, sendo realizado com frequência ou sempre que uma atividade importante for cumprida.
Uma ótima maneira de realizar o feedback é utilizar o “Feedback Burger”, uma poderosa ferramenta de Coaching que consiste em três passos básicos: fazer um elogio verdadeiro ao profissional para gerar receptividade, dar o feedback ressaltando pontos fortes e os que podem ser melhorados e aperfeiçoados e, por fim, finalizar com foco no futuro.
MOTIVANDO UMA EQUIPE 
Dicas para motivar sua equipe:
MOTIVAÇÃO
7. Invista em seu time - Para conquistar profissionais qualificados e comprometidos com os resultados da organização, é fundamental investir em capital humano. Forneça oportunidades para que os colaboradores desenvolvam seu potencial e aperfeiçoem suas habilidades: ofereça treinamentos, capacitação e cursos para que os colaboradores renovem seus conhecimentos e adquiram informações que possam melhorem positivamente seu trabalho.
MOTIVANDO UMA EQUIPE 
Dicas para motivar sua equipe:
MOTIVAÇÃO
8. Reconheça seus profissionais - Profissionais reconhecidos sabem do seu valor e importância dentro da empresa, se sentindo cada vez mais motivados a dar o seu melhor pela oportunidade de crescimento. Diante disso, procure, sempre que possível, reconhecer os colaboradores não apenas com elogios, mas com reconhecimentos financeiros.
E você, quais
métodos considera importantes para manter a motivação profissional? Compartilhe o seu comentário!
MOTIVANDO UMA EQUIPE 
Dicas para motivar sua equipe:
MOTIVAÇÃO
Bem estar mental é um estado harmônico em que a mente trabalha as emoções positivas e negativas de maneira equilibrada. É a capacidade de administrar os sentimentos, independentemente das variações e exigências externas. É a apropriação de suas próprias ações.
Bem estar mental é a condição de estar bem consigo mesmo e com os outros, é saber lidar com as situações adversas, reconhecendo seus limites e potencialidades, mantendo seu campo em equilíbrio.
A maneira como um indivíduo pensa, atrai pessoas, situações e experiências. A qualidade dos pensamentos, portanto, compromete diretamente em sua qualidade de vida, reverberando nos resultados pessoais e profissionais.
O BEM ESTAR MENTAL
O que é e como ele interfere no dia-a-dia:
MOTIVAÇÃO
– Autocontrole;
– Atitudes mais positivas com relação a si, ao outro e ao ambiente;
– Domínio situacional;
– Escolhas e atitudes mais positivas;
– Maior capacidade de atenção e aprendizagem;
– Desenvolvimento da inteligência emocional;
– Diminuição do estresse e ansiedade;
– Melhoria na qualidade de vida;
– Melhoria significativa das relações sociais
O BEM ESTAR MENTAL
Benefícios do bem estar mental:
MOTIVAÇÃO
As decisões e ações tomadas por um indivíduo são um reflexo do que se passa em sua mente. A realidade é apenas uma metáfora que não se apresenta da mesma forma para todo mundo, pois cada pessoa enxerga o mundo à sua maneira, de acordo com suas vivências e experiências.
Embora todas as pessoas saibam a diferença entre pensamento positivo e negativo, muitas vezes o inconsciente não sabe discernir essa diferença. A boa notícia é que o cérebro é como um músculo, que pode ser exercitado para criar os pensamentos que queremos. Desse modo, é possível treiná-lo para gerar o hábito de enxergar as situações do cotidiano com a melhor perspectiva. Os pensamentos moldam nossas a ações, que por sua vez muda a nossa realidade. É um círculo virtuoso!
O BEM ESTAR MENTAL
Impacto do bem estar no dia-a-dia:
MOTIVAÇÃO
Pessoas bem sucedidas possuem características que as tornam singulares e as diferenciam do senso comum. São condutoras de suas próprias histórias, fazem aquilo que acreditam e priorizam estabelecer comportamentos, pensamentos e escolhas que favoreçam seu crescimento contínuo.
Os bem sucedidos são indivíduos que sabem claramente onde estão, onde querem chegar, quando e como. É bastante comum ver frases e reflexões que eles mesmos criam para si, como forma de enxergar o mundo e, assim, conduzir seu próprio sucesso profissional.
REFLEXÕES INSPIRADORAS
MOTIVAÇÃO
Veja alguns pensamentos de grandes referências e personalidades que deixaram sua marca na história e, com essas inspirações, garanta o seu sucesso!
“Se você não recebe nenhuma crítica, provavelmente, você não tem nenhum sucesso.” – Malcolm X
“Para ter sucesso é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.” – Steve Jobs
“Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou alguma vez uma decisão valente.” – Peter Drucker
REFLEXÕES INSPIRADORAS
MOTIVAÇÃO
 “Os primeiros passos só são realmente difíceis para quem tem medo do que é novo. Às vezes, ao perder uma batalha, descobrimos uma nova maneira de ganhar a guerra.” – Roberto Justus
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” – Albert Einstein
“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.” – Winston Churchill
“O sucesso acompanha quem assume a responsabilidade por si próprio, quem faz a própria vida, quem não espera, mas faz acontecer.”  – Augusto Branco 
REFLEXÕES INSPIRADORAS
MOTIVAÇÃO
“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.” – George Bernard Shaw
“Tente mover o mundo, o primeiro passo é mover a si mesmo.” – Platão
“Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade.” – Harry F. Banks
“Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode se grandiosa.” – Albert Einstein
REFLEXÕES INSPIRADORAS
MOTIVAÇÃO
Coaching é definido como um processo que utiliza ferramentas e recursos de diversas ciências, como Psicologia, Sociologia, Neurociências, etc, além de ferramentas da Administração, Gestão de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, entre outras.
Feedback é utilizado em teorias da Administração de Empresas, quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
MOTIVAÇÃO
Campos, Marcelo. Professor de Educação Financeira na Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor EGDS, Personal Coaching pela SLAC  (Sociedade Latino-americana de Coaching) 
MARQUES, José Roberto, Instituto Brasileiro de Coaching – IBC
Burrhus Frederic Skinner
Kurt Lewin
Murray, H. A. (1938). Explorations in personality. New York: Oxford University Press.
Maslow, A. H. (1970). Motivation and personality, (Rev. ed.). New York: Harper & Row.
Friedman, Howard S. & Schustack, Miriam (2003). Teorias da Personalidade. Prentice Hall Brasil. 
BIBLIOGRAFIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais