Buscar

PEÇA 09 -BUSCA E APREENÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA_ VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORUM REGIONAL DA COMARCA DE SÃO PAULO.
 Helena, brasileira, separada, portadora do documento de identidade numero __________, inscrito no Cadastro de Pessoa Física – CPF sob o numero ______________, residente e domiciliada a Rua________, Numero____ CEP ______ Bairro Santana, cidade de São Paulo,estado de São Paulo vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por seu advogado que esta subscreve, com fulcro no artigo 1º. e seguintes da Lei no. 5.478 /68 propor a presente: 
Ação DE BUSCA E APREENSÃO DE MENOR COM PEDIDO DE LIMINAR
com fundamento no que dispõe o art. 839 e seguintes do C.P.C., pelos fatos a seguir expostos em face de Augusto, brasileiro, separado, desempregado, portador do documento de identidade numero __________, inscrito no Cadastro de Pessoa Física – CPF sob o numero ______________, residente e domiciliado a Rua________, Numero____ CEP ______ Bairro Santana, cidade de São Paulo ,estado de São Paulo, pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas.
I - DOS FATOS
A requerente é separada judicialmente de Augusto, sendo certa que, no acordo de separação, foi atribuída a ela a guarda da única filha menor do casal, Thaís.
O requerido está desempregado e vem divulgando aos seus amigos o desejo de retornar a sua terra natal, Ilhéus-BA. No último final de semana do mês, de acordo com o que determina o acordo de separação, Augusto retirou Thaís da casa da mãe, no bairro Santana em São Paulo, na sexta-feira, devendo devolvê-la no domingo à noite. Todavia, até o presente momento, quarta-feira, o pai não trouxe a menor de volta. 
A mãe, Helena, ficou sabendo, por meio de um primo de Augusto, que ele pretende viajar para a Bahia, levando sua filha Thaís, e, inclusive, já teria comprado passagens para o ônibus que deverá sair esta noite do terminal rodoviário do tiete, em São Paulo. 
II – DIREITO
Da possibilidade da medida cautelar
A medida cautelar de busca e apreensão vem objetivamente definida pelo Código de Processo Civil, como se pode apreender:
Art. 839. O juiz pode decretar a busca e apreensão de pessoas ou de coisas."
Ademais, a determinação do art. 840 do mesmo diploma legal resta sobejamente atendida, ensejando a total possibilidade de deferir-se a medida cautelar pretendida:
"Art. 840. Na petição inicial exporá o requerente as razões justificativas da medida e da ciência de estar a pessoa ou a coisa no lugar designado."
Desta feita, conforme explanado anteriormente, a medida justifica-se pelo perigo iminente da requerida, em lhe sendo desfavorável a decisão de guarda do menor, se esquivar do cumprimento da obrigação de entregá-lo ao seu genitor, levando-o, furtivamente, para lugar desconhecido e fora do alcance do requerente.
Além disto, o lugar onde se encontra o menor está devidamente descrito nesta peça exordial.
Do periculum in mora e do fumus boni juris
Diante de todo o explanado, resta imperioso concluir-se pela extrema necessidade da medida cautelar, eis que patente a configuração do periculum in mora e do fumus boni juris, nos termos do art. 801 do Código de Processo Civil, que se transcreve:
"Art. 801. O requerente pleiteará a medida cautelar em petição escrita, que indicará: IV - a exposição sumária do direito ameaçado e o receio da lesão; "
Ora, cumpre frisar, que o direito do requerente de obter uma vida digna e livre de agressões, encontra-se ameaçado pela provável atitude de destempero da mãe.
Ademais, necessário anotar-se, que a atitude da requerida tem gerado a menores transtornos que, obviamente, chegam a ordem psíquica, causando prejuízos de ordem social, moral e educacional, uma vez que a criança vem sofrendo agressões continuas, correndo o risco de vida e inclusive, também, com relação ao seu rendimento, aprendizagem na escola.
Tal assertiva é irretorquível, uma vez que a criança foi agressivamente agredida.
Assim, a medida cautelar revela-se de suma importância, no sentido de garantir a eficácia da sentença que vier a ser prolatada no processo principal, no qual se discutirá a guarda do menor. É fundado, pois, o receio do requerente de que se esperar pela tutela definitiva, possa restar prejudicada a apreciação da ação principal, e outrossim, frustrada a sua execução.
Da possibilidade e necessidade da liminar
Cabe neste ponto atentar-se para o disposto no art. 804 do Código de Processo Civil, que ora se transcreve:
"Art. 804. É lícito ao juiz conceder liminarmente ou após justificação prévia a medida cautelar, sem ouvir o réu, quando verificar que este, sendo citado, poderá torná-la ineficaz; caso em que poderá determinar que o requerente preste caução real ou fidejussória de ressarcir os danos que o requerido possa vir a sofrer."
Desta feita, não é outra a conclusão, senão a de que o REQUERIDO, uma vez citada, procurará meios de fugir com a criança, no intuito de se esquivar da Justiça. Afinal, não é esta a atitude que vem tendo até o presente momento, levando a menor, diga-se, furtivamente, para outro Estado?
Assim, a citação do requerido poderá tornar ineficaz a própria medida pretendida, restando plenamente cabível, e outrossim, necessária a concessão da liminar, determinando-se, desde já, a busca e apreensão do menor, colocando-o, destarte, sob a guarda do requerente. 
III- PEDIDO 
A) a INTIMAÇÃO do ilustre representante do Ministério Público para que intervenha no feito até sua conclusão;
B) a CONCESSÃO, inaudita altera pars, da medida liminar de busca e apreensão de menor, conforme art. 804 do CPC, pelos fundamentos acima apresentados, expedindo-se o competente mandado a ser cumprido pelo Sr. Oficial de Justiça no endereço do réu, cito na Rua XXX, lugar onde se encontra a criança, devendo em seguida entregá-la a autora, ou, caso V. Exa. Assim não entenda;
C) A concessão, em sede liminar, inaudita altera parte, da presente BUSCA E APREENSÃO de ___________________________, a ser cumprida no endereço acima mencionado, mediante a expedição do respectivo mandado a ser entregue à Autora, que acompanhará a diligência do Oficial de Justiça, a ser realizada nos termos do art. 842, e seus parágrafos, do CPC;
D) Seja o réu CITADO para apresentar a defesa que tiver, querendo, no prazo de lei;
E) Julgamento PROCEDENTE da presente ação, com a condenação do Requerido no pagamento de honorários e demais despesas processuais;
F) Seja intimada a representante do Ministério Público;
G) Deferimento do benefício da JUSTIÇA GRATUITA;
H) Pretende provar o alegado por todos os meios de prova admitidos, em especial declaração pessoal do Requerido, sob pena de confissão, testemunhas, juntada de novos documentos.
                   Atribui à causa o valor de R$_________________(_________________) para efeitos fiscais e processuais.
Termos em que,
Pede e espera deferimento.
Local, data e ano.
Advogado
OAB

Outros materiais