Buscar

PEÇA 11 - Cautelar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CIVEL DA COMARCA DE ________.
ANGELA, Nacionalidade, Estado Civil, Profissão, Portadora da Cédula de Identidade Registro Geral Numero____________, Inscrita no Cadastro de Pessoa Física Numero _________, Residente e domiciliada a Rua ______________,Numero_____, Bairro___________, CEP_____-___, Cidade__________, Estado__________, por seu procurador infra-assinado, instrumento de procuração anexo (Doc. 01), vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência requerer:
MEDIDA CAUTELAR DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS.
Em desfavor a ANTONIO, Nacionalidade, Estado Civil, Profissão, Portador da Cédula de Identidade Registro Geral Numero____________, Inscrito no Cadastro de Pessoa Física Numero _________, Residente e domiciliado a Rua ______________,Numero_____, Bairro___________, CEP_____-___, Cidade__________, Estado__________, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:.
DOS FATOS.
A Requerente firmou com o Requerido Contrato de Financiamento para aquisição de um veículo marca ....., modelo ......., ano de fabricação ......, a ser pago em .......... Parcelas (cópia boleto anexo).
A Requerente, por diversas vezes procurou o Requerido, a fim de que lhe fosse fornecido uma cópia do contrato assinado entre as partes, no qual constassem todos os dados do financiamento, demonstrativo este que jamais restou fornecido pelo Requerido.
Tal documento possibilitará a Requerente o recálculo de seus débitos com a consequente propositura de acionamento de Ação Ordinária de Nulidade de Cláusula e sua Revisão, visando à declaração judicial do exato montante devido.
Porém, como tal documento não fora fornecido pelo requerido, apesar do mesmo ter sido notificado extrajudicialmente (Doc. Anexo), outra alternativa não restou a Requerida, senão propor a presente Ação Cautelar, preparatória de acionamento da Ação Ordinaria, visando a declaração judicial da existência de clausulas abusivas perante a contratação e o exato montante devido.
DO DIREITO
A Presente Ação Cautelar de Exibição de Documento encontra respaldo legal no legislador pelo Código de Processo Civil que Determina:
“Artigo 844 - Tem lugar, como procedimento preparatório, a exibição judicial:
II - de documento próprio ou comum, em poder de co-interessado, sócio, condômino, credor ou devedor; ou em poder de terceiro que o tenha em sua guarda, como inventariante, testamenteiro, depositário ou administrador de bens alheios.” 
A possibilidade de formulação do presente pedido é tratada pelo nobre doutrinador Nelson Nery Junior, in Código de Processo Civil Comentado, 4ª Edição, quando nos ensina:
"Aquele que entender deve mover ação contra outrem e necessitar, para instruir o pedido, de conhecer teor de documento ou coisa a que não tenha acesso poderá valer-se deste procedimento preparatório para obter os dados que necessita e armar-se contra o futuro e eventual adversário judicial que tiver. O interesse do autor na obtenção da sentença cautelar há de ser a urgência e necessidade prévia da providência cautelar, necessária e indispensável à obtenção do desiderato que pretende."
O direito da Autora está calcado no artigo 355 e ss do Código de Processo Civil e artigo 24 da Lei n.º 8.159/91, respectivamente.
“Art. 355. O juiz pode ordenar que a parte exiba documento ou coisa, que se ache em seu poder”.
“Art. 24. Poderá o Poder Judiciário, em qualquer instância, determinar a exibição reservada de qualquer documento sigiloso, sempre que indispensável à defesa de direito próprio ou esclarecimento de situação pessoal da parte.
Parágrafo único. Nenhuma norma de organização administrativa será interpretada de modo a, por qualquer forma, restringir o disposto neste artigo”.
Não há dúvida, também, quanto ao cumprimento do artigo 356, do Código de Processo Civil, no tocante ao documento requerido; a finalidade da prova que se quer, e; a certeza de que tais documentos somente podem estar de posse da Ré.
“Art. 356. O pedido formulado pela parte conterá:
I - a individuação, tão completa quanto possível, do documento ou coisa;
II - a finalidade da prova, indicando os fatos que se relacionam com o documento ou a coisa;
III - as circunstâncias em que se funda o requerente para afirmar que o documento ou a coisa existe e se acha em poder da parte contrária”.
Desta feita, nos termos do artigo 358, I, do Código de Processo Civil, esclarece, que a Ré é obrigada legalmente em apresentar tais documentos, o que não ocorreu. Ademais, indubitavelmente, o documento é comum as parte.
Do “Fumus Boni Iuris” e “Periculum In Mora” : 
Tratando-se o presente pedido de acionamento cautelar, necessária se faz a configuração dos dois pressupostos para a sua procedência, tais sejam, o "periculum in mora" e o "fumus boni iuris".
O "fumus boni iuris", ou a aparência de existência do direito material, reflete-se no fato de que, a Requerente, conforme entendimentos jurisprudenciais acima transcritas tem o direito de verificar o seu contrato de Apólice de Seguro.
Demonstrado, pois, o preenchimento do primeiro pressuposto.
O segundo requisito imposto para o aforamento de Ação Cautelar é o "periculum in mora", ou seja, a irreparabilidade ou difícil reparação do direito, caso se tenha que aguardar o regular trâmite do processo.
Da exibição de documentos:
A presente demanda encontra amparo no Art. 844, II do Código de Processo Civil, que estabelece o procedimento Cautelar de Exibição quando a parte requerente pretende, em sede preparatória, a exibição judicial de documento em poder outrem.
Importa ressaltar que o presente procedimento cautelar tem caráter preparatório para a competente indenizatória, a ser oportunamente proposta.
Por outro lado, não ha que se falar em admissibilidade de recusa eis que há obrigação legal da parte demandada em exibir o documento requisitado(art. 358, I do CPC), como é o presente caso.
“Art. 358. O juiz não admitirá a recusa: (1)
I- se o requerido tiver obrigação legal de exibir;”
DOS PEDIDOS:
Diante de todos os fatos e fundamentos anteriormente dispostos, REQUER, que se julgue integralmente procedente a presente demanda:
Diante do exposto, recebida e processada a presente Medida Cautelar, requer a Vossa Excelência, liminarmente e inaudita altera pars, a intimação do Requerido, ordenando-se a exibição da cópia completa do Contrato de Financiamento assinado entre as partes, inclusive com as partes que apresentam as condições contratuais e penalidades no caso de inadimplemento. Requer-se ainda:
- A procedência da presente Medida Cautelar, para a finalidade de assegurar a eficácia da sentença a ser proferida na ação principal, bem como condenar o Requerido no pagamento das custas processual e honorário advocatício;
- A citação do Réu, através de carta, com “AR”, no endereço constante no preâmbulo dessa inicial, para, no prazo legal, apresentar defesa, querendo, sob pena de revelia e confissão;
Por ser pobre no sentido legal e sem condições de arcar com as custas judiciais, sem prejuízo do sustento próprio e de sua família, requerer os benefícios constante na Lei n.º 1.060/50.
Pretende provar o alegado mediante a produção de prova documental, testemunhal, depoimento pessoal, e demais meios de prova em Direito admitidos, nos termos do art. 332 do Código de Processo Civil.
Dá-se à causa o valor de R$ _______ (reais).
 Termos em que,
 Pede deferimento.
Local, Data e Ano.
Advogado
OAB

Outros materiais