A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
24 pág.
APOL  TÉCNICAS SECRETARIAS  CERIMONIAL E PROTOCOLO

Pré-visualização | Página 1 de 5

APOL TÉCNICAS SECRETARIAS: CERIMONIAL E PROTOCOLO
	Questão 1
A organização de eventos necessita de profissionais capacitados e preparados para enfrentar as situações mais adversas que podem ocorrer durante todas as etapas de um evento. Dentre estes profissionais, dois se destacam como sendo figuras de grande importância para o bom andamento de qualquer tipo de evento: o/a cerimonislista e o/a mestre/a de cerimônia. Cada um destes profissionais possui atividades específicas com as quais se ocupar. Analise as afirmativas a seguir que contemplem as atividades de cada um desses profissionais:
 
I – O/a cerimonialista tem a função de receber os convidados de honra em qualquer tipo de evento.
II – O/a mestre/a de cerimônias tem a função principal de conduzir o evento do início ao fim, seguindo as regras protocolares.
III – O/a mestre/a de cerimônias tem a função de planejar e organizar o evento, considerando as especificações para cada tipo de cerimônia.
IV – O/a cerimonialista tem a função de planejar e organizar o evento, participando de sua condução quando necessário.
 
Gabarito:
 
Resposta correta > ‘e’
 
Justificativa:
 
A função de receber os convidados de honra geralmente é desempenhada pelo/a mestre/a de cerimônias, ou outro profissional encarregado dessa tarefa. Já a organização e planejamento do evento é atividade do 
cerimonialista
. Portanto, a resposta correta é a alternativa ‘e’ que compreende o mestre de cerimônias como o profissional encarregado de conduzir o evento do início ao fim e o 
cerimonialista
 como o profissional encarregado de seu planejamento e organizaçãoAs afirmativas corretas são:
	
	A
	Afirmativa I, apenas;
	
	B
	Afirmativa II, apenas;
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas;.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas;
	
	E
	Afirmativas II e IV
	Questão 2
Cada nação cria seus mecanismos e símbolos de identificação. No caso do Brasil, alguns elementos foram definidos para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Estes elementos são definidos, juntamente com as normas de sua apresentação, por meio da Lei 5.700/1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais. Neste contexto, no Brasil, são considerados Símbolos Nacionais:
 
I – Atos Oficiais e a Faixa Presidencial;
II – O Hino Nacional e o Selo Nacional;
III – A Bandeira Nacional e as Armas Nacionais;
IV – O Congresso Nacional e O Palácio do Planalto.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Afirmativa I, apenas;
	
	B
	Afirmativa III, apenas;
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas;
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas;
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Gabarito: Resposta correta > ‘e’
 
Justificativa: A resposta correta é a letra ‘e’. de acordo com a Lei 5.700/1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, são quatro os elementos considerados como Símbolos Nacionais (Hino Nacional, Bandeira Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional), portanto a alternativa que compreende os quatro elementos corretos é a letra ‘e’.
	Questão 3
De acordo com Bond e Oliveira (2011, p. 14), no livro ‘Manual do Profissional de Secretariado – Vol. 4 – Organizando Eventos’, “o cerimonial e o protocolo fazem parte dos costumes do ser humano desde o nascimento até a morte”. Desde as situações mais cotidianas, como o nascimento de uma criança, até grandes eventos sociais como casamentos, festas de formatura, dentre outros, o cerimonial e o protocolo estão presentes, cada um com seus objetivos e especificidades. Com isso, compreender o que estes elementos significam se torna fundamental para os profissionais de secretariado. Assim, assinale a alternativa correta com relação ao objetivo do cerimonial.
	
	A
	Estipular regras que determinam o bom comportamento social;
	
	B
	Codificar as regras protocolares buscando garantir o êxito dos eventos;
	
	C
	Apresentar o evento, seguindo as normas e regras estipuladas;
	
	D
	Regulamentar conjuntos de normas de conduta para os indivíduos;
	
	E
	Organizar o evento, desde as atividades preliminares até o final de evento;
Gabarito: Resposta correta > ‘b’
 Justificativa: O objetivo do cerimonial é Codificar as regras protocolares buscando garantir o êxito dos eventos (b). Com relação às demais alternativas, não podem ser consideradas corretas porquê:
Letra a) Regras de comportamento se referem à etiqueta;
Letra c) A apresentação do evento diz respeito ao mestre de cerimônias, que segue um protocolo prédefinido;
Letra d) A regulamentação de normas de conduta para os indivíduos diz respeito ao que se considera como atitudes éticas para determinados grupos;
Letra e) A atividade de organização do evento é papel do cerimonialista, que é o profissional envolvido com o cerimonial.
	Questão 4
A utilização de bandeiras oficiais e institucionais nos mais variados eventos é, além de uma tradição, uma das principais características de grandes e/ou importantes eventos. No entanto, a sua utilização não pode ocorrer sem que sejam observados certos aspectos, como ordem de precedência e formas de apresentação. Cabe ressaltar que estes aspectos são definidos por legislação específica, como é o caso da Lei 5.700/1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e do decreto 70.274/1972, que aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência. Neste contexto, considere o seguinte cenário para organizar a ordem das bandeiras:
“Uma empresa de grande porte do ramo de alimentos, situada na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, realizará uma solenidade para a inauguração de mais uma unidade industrial. Como a instituição possui uma bandeira própria, ela será hasteada juntamente com as bandeiras municipal, estadual e federal”.
Organize as bandeiras, considerando a ordem geral de precedência para este caso, e assinale a alternativa correta:
	
	A
	1 - Institucional; 2 - Municipal; 3 - Estadual; 4 - Federal;
	
	B
	1 - Federal; 2 - Institucional; 3 - Estadual; 4 - Municipal;
	
	C
	1 - Federal; 2 - Institucional; 3 - Municipal; 4 - Estadual;
	
	D
	1 - Institucional; 2 - Federal; 3 - Estadual; 4 - Municipal;
	
	E
	1 - Federal; 2 - Estadual; 3 - Municipal; 4 - Institucional.
Gabarito: Resposta correta > ‘e’
Justificativa: A resposta correta é a letra ‘e’. De acordo com a legislação (Decreto 70.274/1972), a Bandeira Nacional sempre receberá lugar de destaque, seguida das demais por ordem de importância. Além disso, conforme as normas para a precedência das bandeiras, a bandeira de destaque, no caso do hasteamento/apresentação de um número par de bandeiras, ocupará o lugar mais próximo do centro e à direita deste
	Questão 5
Conforme visto durante as aulas e por meio do material didático utilizado, os eventos estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Várias situações corriqueiras para indivíduos, empresas e governos demandam uma organização mais cuidadosa e o seguimento de determinadas normas e práticas para que tudo ocorra conforme o planejado. Com base nestes apontamentos, analise as afirmativas a seguir que dizem respeito a quando o cerimonial e o protocolo devem ser utilizados:
 
I – Celebração de algum acontecimento importante ou de alguma data especial;
II – Nos eventos oficiais de governos ou diante da presença de personalidades governamentais;
III – Lançamento de produtos e serviços empresariais e/ou profissionais;
IV – Encontros sociais e familiares, em locais públicos ou privados.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I, apenas;
	
	B
	Afirmativas II, apenas;
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas;
	
	D
	Afirmativas I, II e III, apenas;
	
	E
	Afirmativas II e IV.
Gabarito: Resposta correta > ‘d’
 Justificativa: Os eventos geralmente se utilizam de normas para a sua realização. No entanto, eventos pessoais de ordem social e/ou familiar não demandam tanta formalidade,