Buscar

AD1 de IDPP 2019.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 de IDPP (2019.1)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância 1 – AD1 Período - 2019/1º
Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado
Coordenador: Prof. Afranio Faustino de Paula Filho
Data-limite para entrega: 03/03/2019 (até 23:55h)
Conteúdo: Aulas 1 a 4
Total de Pontos: 10,0 (Dez)
Após estudar as aulas 1 a 4 desta disciplina, escreva um texto on-line, respondendo às questões que se seguem:
Considerando os estudos realizados no caderno didático, devidamente atualizado pelas erratas e complementado pelo material postado na plataforma ao longo das diversas aulas, mostre a diferença entre o Direito Positivo, o Direito Objetivo e o Direito Subjetivo. (2,5 pontos)
Resposta: Direito Positivo é bastante amplo, pois abrange não só o direito em vi go r (direto vigente também denominado direito objetivo ) como o já fora de vigor (direito histórico) , o direito escrito ( direito codificado e legislado ) como o direito não escrito (direito costumeiro ou consuetudinário ). 
 
Direito Objetivo pode ser entendido como o conjunto de regras vigentes num determinado momento, para reger as relações humanas, e que são impostas coativamente, à obediência de todos, ou seja, para manter a ordem.
Direito Subjetivo significa a possibilidade, a faculdade de alguém exercitar um direito contido em norma do ordenamento jurídico vigente , o u seja, do D IRE ITO OBJE T IV O. 
Como aprendemos na aula 2, as fontes SUPLETIVAS do Direito são a DOUTRINA e a JURISPRUDÊNCIA. Assim sendo, explique cada uma delas e esclareça ainda o que são as SÚMULAS DE JURISPRUDÊNCIA. (2,5 pontos) 
Resposta: Jurisprudência - Conjunto formado por diversas decisões judicias, proferidas em vários casos concretos, interpretando, em um mesmo sentido. 
Doutrina- É o resultado do estudo que pensa do res, juristas e filósofos do direito,fazem a respeito do direito. 
 Súmula de Jurisprudência - é o resumo do entendimento jurisprudencial baseado em decisões reiterado no mesmo assunto.
Por que a sociedade necessitou evoluir para a criação do Estado? Por que dizemos que ele é um ente jurídico? (2,5 pontos)
Resposta: A sociedade necessitou cria-lo para garanti r o cumprimento das leis e a satisfação das necessidades da coletividade, chegando à i dei a de um ente cria do por lei com a finalidade de satisfazer as necessidades sociais. Esse ente é o Estado. É dito que ele é um ente jurídico por que não podemos registrá-lo pelos nossos sentidos ( visão, tato, etc.) . Mas podemos registrar as repercussões dele em nossa vida material, como por exemplo: o carro do Estado, funcionário o do Estado, o equipamento do Estado etc.
Por que os Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e todos os outros são denominados Estados Autônomos? De modo sintético, mostre as principais diferenças entre um Estado que tenha autonomia e outro que tenha soberania. (2,5 pontos)
Resposta: Os Estados brasileiros são autônomos, pois são estados membros ao qual são subordinados às limitações da vontade do Estado Brasileiro (estado nação) . Um Estado que tem a autonomia é limitado a vontade e as determinações da entidade que mantém a autonomia absoluta ou soberana . Já o Esta do soberano exerce a autoridade , impondo seu ordenamento jurídico sobre todo território .
Boa atividade!
Em caso de dúvida, procure o seu mediador pedagógico presencial, pois a correção da AD é de responsabilidade dele(a). As regras das ADs estão discriminadas no Guia da Disciplina.

Continue navegando