Buscar

Acidente Vascular Cerebral

Prévia do material em texto

AVC:
Existem dois tipos de Acidente Vascular Encefálico (AVE), que também é conhecido como AVC ou derrame cerebral: o isquêmico, que se caracteriza pela interrupção da circulação de sangue em determinada área do cérebro, e o hemorrágico, caracterizado pelo rompimento de um vaso sanguíneo que resulta no sangramento dentro do crânio.
Estas alterações provocam sintomas como perda da força ou da sensibilidade de uma região do corpo, tontura, visão embaçada ou desmaio, e devem ser tratadas rapidamente para evitar o risco de sequelas. 
Além disso, cada tipo de AVC também se subdivide em outros tipos, de acordo com a sua causa e local do cérebro afetado. Os principais tipos são:
1. AVC isquêmico
A isquemia cerebral que acontece neste tipo de AVC pode ocorrer de 2 formas:
Trombose: é a principal causa de AVC, e acontece devido a obstrução do fluxo de sangue no vaso por placas de gordura, chamadas de aterosclerose, que ocorre tanto nos pequenos ou nos grandes vasos do cérebro.
A aterosclerose do vaso vai se formando ao longo dos anos, devido a hábitos de vida e doenças sem o tratamento adequado, como obesidade, tabagismo, pressão alta, colesterol e triglicérides altos e diabetes.
Embolia: um AVC por embolia acontece quando uma placa de aterosclerose ou um coágulo se desprendem de outro local do corpo ou do coração, sendo levado pela corrente sanguínea para dentro do cérebro.
Esta situação é mais comum em pessoas que têm alguma arritmia cardíaca, como a fibrilação atrial, sopros cardíacos ou alguma má formação de artérias do corpo, como um aneurisma, por exemplo, pois nestes casos há um maior risco de formação de coágulos.
Outras causas: algumas das outras causas menos comuns de um AVC isquêmico são doenças que causam uma maior coagulação do sangue, inflamação nos vasos, calcificação ou tumor no coração, espasmo dos vasos cerebrais ou, até, uso de drogas ilícitas, como cocaína e anfetamina.
Em alguns casos, pode acontecer o AVC isquêmico transitório, no qual os sintomas duram, na maioria das vezes, cerca de 1 hora, e não deixa sequelas. Este tipo também pode ser conhecido com pré-AVC, e por isso é importante ir ao pronto-socorro para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento adequado de forma a evitar que evolua para um AVC.
O tratamento deste tipo AVC deve ser iniciado já na emergência, com medicamentos para melhorar a circulação, como AAS, e para controlar a pressão, como Captopril. 
2. AVC hemorrágico
O AVC hemorrágico também pode acontecer de 2 formas:
Hemorragia Intracerebral: sangramento que ocorre dentro do cérebro, devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, que pode ser pequeno, ou grande, a ponto de causar intensa inflamação e inchaço cerebral.
A principal causa de AVC intracerebral é a pressão alta, mas também pode ser provocado por degeneração dos vasos devido à idade, uso de drogas ilícitas, como cocaína e metanfetamina, pancada na cabeça, rompimento de um aneurisma, tumor cerebral ou devido ao uso de medicamentos anticoagulantes, por exemplo.
Hemorragia Subaracnoide: sangramento que acontece nas meninges, que são películas que envolvem o cérebro, por isso podem comprimir o cérebro e provocar sintomas.
As principais causas de hemorragia subaracnoidea são o rompimento de aneurisma ou pancadas fortes na cabeça, que acontecem em situações de traumatismos crânio-encefálicos por acidentes. 
A hemorragia cerebral deve ser tratada de acordo com a sua causa, com início o mais rápido possível, para evitar complicações e sequelas, e pode ser com o controle da pressão, uma cirurgia, ou ajuste de medicamentos, por exemplo. 
Principais sintomas
Os sintomas de AVE aparecem subitamente, e algumas vezes, a pessoa pode até já acordar com eles. Os principais são:
Fraqueza ou dificuldade para movimentar um membro, um lado do corpo ou da face;
Perda de sensibilidade em alguma região do corpo;
Dificuldade para falar ou para comer;
Visão embaçada ou perda parcial da visão;
Tontura ou desequilíbrio;
Perda da consciência ou desmaio.
O local de aparecimento, a quantidade e a intensidade dos sintomas pode variar de acordo com a região do cérebro correspondente ao vaso sanguíneo afetado e à quantidade de fluxo sanguíneo interrompida.
Na presença de qualquer sinal ou sintoma de AVC é importante ligar para o SAMU 192 o mais rápido possível, para que os primeiros socorros sejam realizados e o tratamento seja iniciado de forma correta no pronto-socorro.
Como tratar
O tratamento de um derrame cerebral deve ser feito o mais rápido possível, pois quanto mais rápido for a melhora do fluxo de sangue para o cérebro, maior a chance de a recuperação do quadro clínico, assim como se torna menos provável a existência de sequelas, como paralisia de uma região do corpo, dificuldades para andar, falar ou comer, alterações da memória ou cognição, e incontinência fecal ou urinária, por exemplo. 
A confirmação do diagnóstico e do tipo de AVC são confirmados através de uma tomografia computadorizada do crânio ou ressonância magnética, para, então, iniciar o tratamento. 
1. AVC isquêmico
O tratamento do AVC isquêmico é feito com o intuito de tentar re-estabelecer o fluxo de sangue para o cérebro, de forma a controlar a área afetada e a recuperação mais fácil. As opções são:
Uso de medicamentos: são utilizados anti-hipertensivos, como Captopril, usados para reduzir a pressão arterial caso esteja alta, anti-agregantes plaquetários, como AAS e Clopidogrel, para diminuir a formação de coágulos e trombos no cérebro, e redutores do colesterol, como Atorvastatina;
Trombólise: é feita com um potente anticoagulante chamado rt-PA, capaz de desfazer o trombo ou coágulo no vaso e permitir o fluxo de sangue na região afetada e diminuir o número de sequelas. Este tratamento deve ser feito dentro das primeiras 4 horas após início dos sintomas;
Cateterismo cerebral: é uma alternativa à realização da trombólise, existente em alguns centros de neurologia, feita com a inserção de um tubo flexível que vai desde a artéria da virilha até ao cérebro para tentar remover o coágulo ou para injetar remédios anticoagulantes no local;
Desobstrução da carótida: é feita em casos em que a obstrução do fluxo de sangue acontece na artéria carótida, um importante vaso que leva grande quantidade de sangue ao cérebro, e este procedimento serve tanto para diminuir os efeitos como para prevenir um novo derrame cerebral;
Cirurgia de descompressão cerebral: só está indicada em alguns casos de AVC muito grande ou que causaram o inchaço grande no cérebro, sendo necessário fazer um procedimento que abre o crânio por um período, até que diminua o inchaço causando menos prejuízos ao cérebro da pessoa.
Quanto mais cedo for iniciado o tratamento do AVC, mais fácil será a recuperação da pessoa e maior a possibilidade de ter menos sequelas.
2. AVC Hemorrágico
O tratamento do AVC hemorrágico tem o intuito de tentar diminuir o sangramento e reduzir a área comprometida. Assim, geralmente, é usado um anti-hipertensivo caso a pressão arterial esteja muito alta, como acontece em casos como pressão de 220 x 120 mmHg, para diminuir o tamanho de sangramento sem comprometer o fluxo sanguíneo para o resto do cérebro.
Na maioria das vezes, a hemorragia é absorvida pelas próprias células do corpo, mas em sangramentos maiores, também pode ser necessária a realização de uma cirurgia de descompressão cerebral para redução do inchaço.
Também é muito importante tratar a causa do sangramento, que pode ser um aneurisma, uma malformação dos vasos sanguíneos ou uma pancada na cabeça, por exemplo, assim, após estabilização do quadro clínico da pessoa, é possível investigar a característica dos vasos cerebrais, através de exames como a angiografia, e programar um procedimento cirúrgico de correção.
O que causa o AVC
O AVC isquêmico, que é o tipo mais comum de derrame cerebral, acontece quando há um impedimento do fluxo de sangue no cérebro, que pode ser por acúmulos de placas de gordura dentro do vaso, pela impactação de um coágulo ou, até,por diminuição do fluxo de sangue devido a alterações na circulação do corpo.
Este tipo de AVC é muito comum em pessoas que têm doenças como obesidade, pressão alta, diabetes, colesterol e triglicerídeos aumentados e que não fazem o tratamento correto, e também em pessoas que têm arritmias cardíacas. 
Já o AVC hemorrágico acontece quando algum vaso sanguíneo se rompe e provoca sangramento dentro do cérebro ou nas meninges, películas que envolvem o cérebro. O sangramento deste tipo de AVC pode acontecer em situações como  pressão muito alta, rompimento de um aneurisma, traumatismo encefálico por um acidente, uso de remédios anticoagulantes, uso de drogas ilícitas, tumor cerebral ou por doenças que alteram a coagulação do sangue, por alterações autoimunes, hepáticas ou sanguíneas, por exemplo.
O que fazer para evitar
O AVC isquêmico pode ser evitado através do controle dos fatores de risco, como redução do peso, alimentação rica em vegetais e pobre em sal, gordura e açúcares, realização de atividade física, parar de fumar, além do tratamento correto de doenças que podem desencadear esta situação, como pressão, colesterol, triglicerídeos e glicemia, por exemplo, seguindo as orientações de médico. 
Já o AVC hemorrágico também pode ser evitado com estas atitudes, entretanto, é importante investigar outras possíveis causas, como presença de um aneurisma ou mal formações de vasos cerebrais, que podem ser causas de dores de cabeça e tontura frequentes, doenças da coagulação do sangue e, além disso, caso seja feito o uso de remédios anticoagulantes, é importante fazer o acompanhamento com o médico com exames de sangue e retornos para reavaliar as doses.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes