Buscar

SIMULADO AULAS 1 A 5 - FABIANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
	
	Simulado: CEL0357_SM_201402313187 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): FABIANA DA SILVA PEREIRA VIEIRA
	Matrícula: 201402313187
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 19/04/2015 03:24:19 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402436629)
	
	Recomenda-se uma coerência entre o problema de pesquisa e a percepção da realidade, que seria a investigação de fato. Assim como que se faça uma previsão do que você pretende observar sistematicamente, ao elaborar o seu problema. Pense também no objetivo geral daquilo a ser investigado. Relacione os verbos da primeira coluna com as áreas da segunda:
(1) compreender, diferenciar,determinar, localizar, discutir, interpretar
(2) conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar, classificar
(3) desenvolver, estruturar, organizar, aplicar, selecionar, traçar
(__) aplicação
(__) compreensão
(__) conhecimento
		
	
	
Compare com a sua resposta: 3 - 2 - 1
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201402572134)
	
	"Ora, coisa diversa vem ocorrer na época moderna, com a ruptura da produção feudal e a gestação do modo de produção capitalista. Nesse momento, a burguesia, classe em ascensão, vai se manifestar como uma classe revolucionária, e, enquanto classe revolucionária, vai advogar a filosofia da essência como um suporte para a defesa da igualdade dos homens como um todo e é justamente a partir daí que ela aciona as críticas à nobreza e ao clero. Em outros termos: a dominação da nobreza e do clero era uma dominação não natural, não essencial, mas social e acidental, portanto, histórica. Vejam que toda postura revolucionária é uma postura essencialmente histórica, é uma postura que se coloca na direção do desenvolvimento da história. Naquele momento, a burguesia colocava-se na direção do desenvolvimento da história e seus interesses coincidiam com os interesses do novo, com os interesses da transformação. É nesse sentido que a filosofia da essência, que vai ter depois como consequência a pedagogia da essência, vai fazer uma defesa intransigente da igualdade essencial dos homens. Sobre essa base da igualdade dos homens, de todos os homens, é que se funda a liberdade e é sobre, justamente, a liberdade que se vai postular a reforma da sociedade. Lembrem-se, de passagem, de Rousseau. O que defendia Rousseau? Que tudo é bom enquanto sai do autor das coisas. Tudo degenera quando passa às mãos dos homens. Em outros termos, a natureza é justa, é boa e, no âmbito natural, a igualdade está preservada. Assim, as desigualdades são geradas pela sociedade. Esse raciocínio significa outra coisa senão colocar diante da nobreza e do clero a ideia de que as diferenças, os privilégios de que eles usufruíam, não eram naturais e muito menos divinos, mas eram sociais. Enquanto diferenças sociais, configuravam injustiça; enquanto injustiça, não poderiam continuar existindo. Logo, aquela sociedade fundada em senhores e servos não poderia persistir. Ela teria que ser substituída por uma sociedade igualitária. Nesse sentido, então que a burguesia vai reformar a sociedade, substituindo uma sociedade com base num suposto direito natural por uma sociedade contratual" (SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008, p.32). A partir da leitura do texto acima, escreva sobre CONCEITO E CONTEXTO DA FILOSOFIA DA ESSÊNCIA, que desembocou na pedagogia da essência e que foi a base da pedagogia tradicional do séc. XIX, que iniciou com um Sistema Nacional de Ensino, partindo do princípio jurídico de que a "Educação é um direito de todos e dever do Estado".
		
	
	
Compare com a sua resposta: Espera-se que o aluno escreva sobre a luta entre a burguesia e os reis e o clero, em relação aos privilégios obtidos por estes. A burguesia defendia a posição de que os privilégios econômicos, sociais e educacionais não eram naturais como afirmavam os reis e o clero, mas sim, frutos de formas de dominação decorrentes de contextos históricos e sociais. Dessa forma, a burguesia defendia a filosofia da essência, que buscava a defesa da igualdade essencial entre os homens.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201402571874)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A imaginação, ao tornar o mundo presente em imagens, nos faz pensar. Saltamos dessas imagens para outras semelhantes, fazendo uma síntese criativa. O mundo imaginário, assim criado, não é irreal. É antes, pré-real, isto é, antecede o real porque aponta suas possibilidades em vez de fixá-lo numa forma cristalizada. Por isso, a imaginação alarga o campo do real percebido, preenchendo-o de outros sentidos" (ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. Moderna, 2006. pp. 19-20). O parágrafo acima está se referindo ao conhecimento:
		
	
	Do senso comum
	
	Mítico
	
	Filosófico
	 
	Artístico
	
	Científico
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 201402436679)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa monografia ao se apresentar um item do tipo:
2.4.2 Matemática e Literatura, Interdisciplinaridade: uma proposta emancipatória.
A fonte utilizada deve ser:
		
	
	Maiúscula
	
	Minúscula
	
	Maiúscula e itálico
	
	Maiúscula com negrito
	 
	Minúscula em negrito.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201402434563)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O período inicial da Revolução Científica Moderna foi traumático e exigiu um certo tempo para que o pensamento científico se desvinculasse do pensamento teológico escolástico. Os casos de Copérnico, Galileu e Giordano Bruno são exemplos característicos desta época. Mais tarde, entretanto, principalmente depois de Descartes, a ciência moderna começou a firmar sua autonomia, reivindicando a tarefa de:
		
	
	Encontrar um novo critério de verdade que não fosse a lógica racional.
	
	Defender uma ciência especultativa para se chegar as verdades reveladas.
	
	Retomar as bases da escolástica medieval e encontrar novos critério de verdade para as questões metafísicas.
	
	Defender o legado da filosofia da natureza desenvolvida pelos filósofos pré-socráticos.
	 
	Redefinir o cosmos (universo) a partir de uma metodologia própria, inteiramente assentada na lógica racional.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201402434559)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Danilo Marcondes, podemos afirmar que a Revolução Científica na era moderna provocou grandes transformações no campo da ciência tais como:
I - Do ponto de vista da cosmologia, a demontração da vaidade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; a formulação da noção de universo infinito, que se inicia com Nicolau de Cusa e Giordano Bruno; e a concepção do movimento dos corpos celestes, principalmente da Terra, em decorrência do modelo heliocêntrico.
II - Do ponto de vista da idéia de ciência, a valorização da observação e do método experimental, isto é, uma ciência ativa, que se opõe a ciência contemplativa dos antigos, e a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu sob inspiração platônica e pitagórica e contrária à concepção aristotélica.
III - A ciêcia ativa moderna rompe com a separação antiga entre a ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (téchne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos, bem como com que hipóteses teóricas sejam testadas na prática, a partir de sua aplicação técnica.
IV - A legitimidade um pensamento metafísico e de que a fé é o critério de verdade para se chegar ao conhecimento verdadeiro.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado IV está correto
	 
	Somente os enunciados I, II, e III estão corretos
	
	Somente os enunciados II e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	Somente o enunciado III está correto
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402613435)Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre o contexto histórico da internet é correto afirmar:
I - No ano de 1991, foi criado, pelo cientista Tim Berners-Lee, a World Wide Web (WWW) e a empresa norte-americana Nescape criou o protocolo HTTPS. Este protocolo possibilitou o envio de dados criptografados para transações comerciais pela Internet.
II - A década de 90 marcou a explosão e a popularização da Internet. Só para se ter uma ideia, em 2003, cerca de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede e, em junho de 2007, esse número chegava a 1,234 bilhão de usuários espalhados pelos quatro cantos do mundo.
III - A rede mundial de computadores, denominada de Internet, ainda não tornou-se uma grande fonte de pesquisa para todas as áreas do conhecimento, pois a mesma ainda não disponibiliza um grande acervo de dados aos interessados. Além disso, o conteúdo disponível não pode ser acessado com facilidade, pois os atuais recursos informacionais e comunicacionais não estão acessíveis no mundo inteiro.
IV - As informações que são armazenadas num Web Site permite ao usuário navegar por toda a rede de computadores, podendo realizar consultas e buscar informações de toda ordem.
V - Segundo Severino (2008) a Internet permite aos pesquisadores de todo o planeta trocar mensagens e informações de forma muita rápida, eliminando barreiras de tempo e de espaço.
		
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	 
	As alternativas II, III e V estão corretas.
	 
	As alternativas II, III e IV estão corretas.
	 
	As alternativas I, II, IV e V estão corretas.
	 
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402434547)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir do desenvolvimento da crítica, pelo pensamento filosófico-científico grego na Antiguidade, podemos afirmar que:
I - E neste sentido, esta nova condição da verdade exige sem dúvida uma mudança de atitude por parte do espírito humano: não mais passiva, de quem acolhe, recebe, mas ativa, de quem busca, descobre e desvela.
II - A inquirição, a dúvida cinde, rompe o véu que envolve os fenômenos e daí esta nova atitude receber o nome de crítica, palavra etimologicamente relacionada com crise, quer dizer quebra ou cisão.
III - A revolução cosmogônica operada pelos filósofos abriu campo para o surgimento da ciência que, em termos essenciais, como a conhecemos até hoje.
IV - Não seria possível o desenvolvimento do conhecimento racional.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402612957)
	Pontos:  / 1,0
	O termo acadêmico decorre do filósofo grego Platão à sua escola: Academia. Esta foi fundada na parte noroeste da cidade de Atenas, mais precisamente em um terreno que homenageava a deusa Atena da Mitologia Grega. De acordo com a tradição da cidade, acreditava-se que o jardim pertenceu a Academo (uma personagem mitológica). Por esta razão é que designamos o termo aos estabelecimentos que se destinam à atividade do ensino (principalmente do ensino superior de base científica) como também para designar a prática de esportes ou ginásticas. Além disso, refere-se às instituições que se dedicam à vida artística, literária e científica. Podemos afirmar que o trabalho acadêmico decorre da tradição de uma cultura, portanto de uma determinada maneira de evidenciar formas de organização do pensamento, da linguagem e dos resultados de uma investigação rigorosa, seja ela filosófica, científica ou artística. Diante do exposto acima, qual é o objetivo do trabalho acadêmico para o pedagogo?
I - Conhecer as teorias que fundamentam a educação para refletir sobre as práticas pedagógicas.
II - Compreender as relações sociais, históricas e econômicas que impactam a educação.
III - Reconhecer que o ensino que privilegia a transmissão e a memorização do conhecimento é o mais adequado.
IV - Analisar as tendências pedagógicas para pensar sobre os métodos de ensino que valorizam a pesquisa e a postura investigativa.
		
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	As alternativas I; II e III estão corretas.
	
	As alternativas II e IV estão corretas.
	
	As alternativas I; II e IV estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 201402572133)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na Reforma Protestante do século XVI ocorreram dois fatores importantes: na Alemanha, a defesa de Lutero de que o indivíduo pode estabelecer uma relação direta com Deus, tanto que traduziu a Bíblia Sagrada para a língua nacional e, na Holanda, a ética calvinista que se tornou a ética da sociedade:
		
	 
	Capitalista
	
	Comunista
	
	Nazista
	
	Socialista
	
	Anarquista
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais