Buscar

Lombalgia Gestacional

Prévia do material em texto

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO
CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
Rawally Rennan Ferreira Pereira
ABORTAGEM FISIOTERAPÊUTICA EM GESTANTES COM LOMBALGIA 
SERRA TALHADA - PE
2013
Rawally Rennan Ferreira Pereira
ABORTAGEM FISIOTERATÊUTICA EM GESTANTES COM LOMBALGIA 
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade de Integração do Sertão, como requisito parcial para obtenção de nota para aprovação na disciplina Metodologia Científica em Saúde. 
Orientador: João Luiz Quirino da Silva Filho
SERRA TALHADA - PE
2013
LISTA DE TABELAS
	Tabela 1 – Cronograma de execução do projeto......................................
	13
	Tabela 2 - Orçamento do Projeto.............................................................. 
	14
SUMÁRIO 
		1 INTRODUÇÃO
	5
	2 OBJETIVOS
	6
	2.1 GERAL
	6
	2.2 ESPECÍFICOS
	6
	3 JUSTIFICATIVA
	7
	4 REVISÃO DA LITERATURA
	11
	5 METODOLOGIA
	12
	5.1 TIPO DE ESTUDO
	12
	5.2 LOCAL DE ESTUDO
	12
	7 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
	13
	8 ORÇAMENTO 14
	REFERENCIAS 
	15
	
	
1 INTRODUÇÃO
A lombalgia gestacional é uma das principais queixas durante a gestação, sendo considerado um sintoma de origem multifatorial, que incide na região lombar, podendo ser irradiada para os membros inferiores. (OSTGAARD; ANDERSSON; KARLSSON, 1991).
Sua etiologia ainda não é totalmente elucidada, sendo que as causas
mais prováveis para seu aparecimento estariam relacionadas ao aumento
do peso do útero, aumento da lordose, alteração do centro de gravidade, frouxidão da musculatura e mudanças hormonais, mecânicas e vasculares,
outras possíveis etiologias seriam modificações posturais, insuficiência pélvica e pressão direta do feto e útero gravídico sobre as raízes nervosas da coluna lombossacral (FERREIRA; NAKANO, 2000).
Acrescido a esses fatores, a lombalgia prévia à gestação também é considerada um fator de risco importante para o surgimento da lombalgia gestacional (SABINO; GRAUER, 2008).
A estabilidade da gestante, comprometida pelo aumento de carga sobre músculos e ligamentos da coluna vertebral, poderá provocar indisposições e desconfortos musculoesqueléticos, com prejuízo da sensação de bem-estar físico (POLDEN; MANTLE, 1993).
Segundo Albert et al., (2002), a dor pélvica e a dor lombar podem ser consideradas como sendo uma das principais queixas durante a gestação, com incidência variando de 4% a 78%. Estudos realizados por Ostgaard et al. classificaram a lombalgia que ocorre durante a gravidez como três diferentes condições clínicas que requerem tratamentos distintos, dividindo-as em dor lombar, dor pélvica posterior ou a combinação de ambas.
De acordo com Polden e Mantle, (1993), uma opção de técnica fisioterapêutica para tratar a dor lombar na gestação é a Reeducação Postural Global (RPG).
Contudo, mesmo com o aumento de pesquisas embasadas na lombalgia na gestação, observa-se atualmente que a literatura científica que aborda esta temática ainda encontra-se escassa, principalmente devido à carência de definição e padronização dos métodos de classificação, avaliação e das técnicas de prevenção e tratamento, o que justifica a escolha deste tema neste estudo de revisão, onde seu objetivo será estudar e executar meios de tratamentos que previna á dor lombar.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL
Discutir a abordagem fisioterapeuta em gestantes com dor lombar.
2.2 ESPECÍFICOS
Identificar o perfil socioeconômico e obstétrico das gestantes.
Identificar os fatores associados á dor nas gestantes.
O intuito deste projeto de revisão literária será verificar a correlação entre a dor lombar e as alterações posturais em gestantes.
Será realizado um estudo clínico comparativo com o objetivo de avaliar o efeito da Reeducação Postural Global (RPG) no tratamento da lombalgia durante a gravidez e sua relação com limitações funcionais das gestantes.
3 JUSTIFICATICA 
Após a leitura e o entendimento de artigos científicos pesquisados do banco de dados da BVS, foi constatado que a dor lombar é uma queixa comum na população em geral e é sintoma frequentemente relatado durante a gestação. Devido a posturas incorretas adotadas durante o período gestacional, a coluna vertebral e as articulações sofrem um esforço desnecessário. (MARTINS, 2002).
Segundo Johansson G., et al (2002) a lombalgia é um sintoma que afeta pelo menos 50% das gestantes, em nível mundial. As repercussões clinicas segundo Novaes F.S, et al (2006) a lombalgia pode causar incapacidade motora, insônia e depressão, sintomas que impedem a gestante de levar uma vida normal. Além das medidas preventivas, é necessário um tratamento adequado.
O papal do fisioterapeuta será englobar, através da realização de exercícios estáticos e dinâmicos associados à respiração e à reeducação da postura e do movimento, a conscientização corporal, o resgate da autoimagem e a orientação de condutas para as atividades da vida diária.
4 REVISÃO DA LITERATURA 
A lombalgia é uma dor que atinge a área do último arco costal até as pregas glúteas, podendo comprometer os membros inferiores unilateralmente ou bilateralmente através da radiação da dor naquela região. (ASSIS; TIBÚRCIO, 2004)
Deve-se ressaltar que a lombalgia durante a gravidez pode ser indicativa de processos infecciosos do sistema urinário. Esta também pode estar relacionada às adaptações do sistema musculoesquelético, influenciadas pela ação da relaxina, que causa hipermobilidade na articulação sacroilíaca e sínfise púbica, consequentemente, tornando a pelve instável, contribuindo, para o surgimento da dor lombar (SILVA, et al. 2006)
O aumento da lordose lombar e a frouxidão ligamentar resultante da ação do hormônio relaxina também poderiam ser uma das explicações para a lombalgia gestacional; alguns autores referem que as etiologias das algias gestacionais podem variar para cada trimestre gestacional, considerando assim que a secreção da relaxina contribui para aparecimento da dor no primeiro trimestre gestacional, enquanto que a sobrecarga na musculatura lombar e a pressão direta do feto contra elementos neurais da coluna lombar são responsáveis pela dor em fases mais avançadas da gestação; além da frouxidão ligamentar, a tensão sacroilíaca contribui de maneira efetiva para o aparecimento de lombalgia (DUMAS, et al. 1987)
Segundo Dumas, et al., (1995), a literatura ainda é controversa acerca desse tema, já que há relatos que os fatores biomecânicos, como o ganho de peso, postura e frouxidão ligamentar, pouco revelam sobre a etiologia das dores lombares durante a gravidez.
Segundo Ireland e Ott, (2000), uma relevante porcentagem da massa adquirida na gestação é ganho na região abdominal anterior à linha da gravidade, em decorrência do aumento do útero e das mamas provocando um deslocamento anterior do centro de gravidade, que resulta em uma maior instabilidade, ocasionando também maior estresse na musculatura abdominal e na região lombar.
Mediante as repercussões decorrentes do período gestacional, constata-se ser evidente a busca de métodos e instrumentos para identificação e avaliação de possíveis alterações posturais advindas da gestação.
Segundo Iunes e Monte-Raso, (2008), a biofotogrametria computadorizada é um método que vem sendo bastante utilizado em avaliações posturais e que tem demonstrado significativa eficiência e diversas vantagens no seu emprego, tais como o baixo custo no sistema de imagem e alta precisão; facilitando assim o trabalho de profissionaisda área da saúde. Além disto, tal método permite fazer uma análise quantitativa dos dados além de apresentar maior concordância nos resultados de avaliações feitas por examinadores diferentes (LUNES; BEVILAQUA-GROSSI, 2009).
Devido à importância de se compreender melhor a relação entre possíveis alterações posturais e os sintomas da lombalgia gestacional, e devido à escassez na literatura científica de estudos que avaliem de forma quantitativa a postura na gestação, o presente estudo tem como objetivo analisar a postura das gestantes por meio de acompanhamento fisioterapêutico nos três trimestres gestacionais e verificar a frequência da lombalgia.
Em um estudo prospectivo, Kihlstrand et al. (1999), avaliaram 129 mulheres, dividindo-as em dois grupos, onde verificavam a diminuição da intensidade da dor lombar durante a gestação e do absenteísmo nas pacientes que realizaram exercícios na água. Os exercícios foram oferecidos 1 vez por semana, durante1 hora, sendo divididos em duas fases; 30 minutos de atividades na água que seguiam as recomendações e parâmetros de segurança da Sociedade Sueca de Natação e eram apropriadas ao período gestacional, ou seja, ofereciam baixo risco ao binômio materno-fetal, e 30 minutos de técnicas de relaxamento.
Já Granath, Hellgren e Gunnarsson (2006), realizaram uma pesquisa na Suécia com 390 gestantes divididas em dois grupos. Ambos os grupos realizavam 1 vez por semana os exercícios que eram compostos por 45 minutos de atividades aeróbicas e seguidos por 15 minutos de relaxamento. Um grupo realizava a terapêutica no solo, enquanto o outro, na água. Os autores verificaram com o protocolo proposto que os exercícios aquáticos aplicados durantes a gestação tiveram uma maior contribuição na diminuição da dor lombar e do absenteísmo do que a terapêutica de solo, sugerindo assim que o programa de exercícios na água pode ser recomendado para o tratamento da lombalgia gestacional.
Segundo Vleeming et al. (2008), o tratamento que deve ser recomendado e executado nas gestantes com dor pélvica são exercícios individualizados, informações adequadas e medidas educativas e tranquilizantes à paciente.
Tratamento utilizando RPG
De acordo com os princípios da RPG, as cadeias musculares são constituídas por músculos gravitacionais que trabalham de forma sinérgica dentro da mesma cadeia. Por exemplo, todos os músculos da cadeia posterior possibilitam a manutenção da posição ortostática contra a gravidade. Essa técnica preconiza a utilização de posturas específicas para o alongamento dos músculos organizados em cadeias musculares, sendo considerado de longa duração (aproximadamente 15 minutos em cada postura). Esse tipo de alongamento pode ser benéfico para as gestantes com dor lombar porque o aumento da lordose lombar é comum nesse período, e a RPG contribui para diminuir e harmonizar as tensões musculares na cadeia mestra posterior, principalmente nos músculos paravertebrais da região lombar (FERNÁNDES-DE-LAS-PEÑAS, et al. 2006)
Vale ressaltar que o alongamento global também poderá contribuir para um melhor alinhamento corporal, pois durante a gravidez o aumento do peso corporal provoca mudança do centro de gravidade, interferindo na postura, equilíbrio e locomoção (POLDEN; MANTLE, 1993)
Apesar dos possíveis benefícios que a adoção da RPG poderia trazer para as gestantes que sofrem com dor lombar, não se encontram na literatura estudos nesse sentido.
Tratamento através de Exercício Físico
As atividades físicas levam à melhora nos principais fatores envolvidos na “síndrome da dor lombar”, que são a fraqueza muscular, principalmente na região abdominal, e a baixa flexibilidade articular do dorso e dos membros inferiores (JESUS e MARINHO, 2011).
Segundo Mann, et al. (2008), Logo a prática de exercício físico, contínuo e bem orientado, contribui para melhor postura e menor incidência de dores lombares.
5 METODOLOGIA
Para confecção deste trabalho será feita uma busca de artigos nas principais bases de dados contidas na BVS (Biblioteca Virtual de Saúde). Dentre eles Scielo (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde); entre os anos de 2009 a 2013. Utilizando os seguintes descritores (Será usados os descritores relacionados com o tema) isolados ou associados. Para confirmar a existência dos referidos descritores uma consulta no Desc (descritores em saúde). Após a leitura previa dos títulos e resumos dos artigos, estes serão de acordo com o tema. Serão incluídos no estudo artigos que abordem os respectivos conteúdos, artigos publicados no período supracitado (2008 – 2013).
7 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Tabela 1 – Cronograma de execução do projeto
	Atividades
	2013
	
	Jul
	ago.
	set.
	nov
	dez.
	Revisão da literatura
	X
	X
	X
	
	
	Elaboração do Projeto
	X
	X
	X
	
	
	Apresentação do Projeto 
	
	
	
	
	X
	Apresentação do artigo
	
	
	
	
	X
8 ORÇAMENTO
Para o desenvolvimento deste projeto terá uma despesa R$ 145,00 
(Tabela 2). Esse projeto será financiado com recursos próprios.
Tabela 2 – Orçamento do projeto
	Material
	Quant.
	Valor
	Resma de papel A4
	2
	R$ 25,00
	Cartucho
	2
	R$ 90,00
	Pen Driver
	1
	R$ 30,00
	Total
	
	R$ 145,00
REFERENCIAS
ALBERT H.B.; GODSKESEN M.; WESTERGAARD J.G.; Incidence of four syndromes of pregnancy-related pelvic joint pain. Spine. v. 27; n. 24; p. 2831-2834; 2002.
	
ASSIS, R.G.; TIBÚRCIO, R.E.S. Prevalência e características da lombalgia na gestação: um estudo entre gestantes assistidas no programa de pré-natal da maternidade Dona Íris emGoiânia. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Católica de Goiás. Goiâna, 2004. 31 p.
BEWYER K.J.; BEWYER D.C.; MESSENGER D.; KENNEDY C.M. Pilot data: association between gluteus medius weakness and low back pain during pregnancy. Iowa Orthop J. v. 9; p. 29:97; 2009.
DUMAS, G.A; REID J.G.; WOLFE L.A.; GRIFFIN M.P.; MCGRATH M.J. Exercise, posture, and back pain during pregnancy. Clin Biomech.v.10, n. 2, p 104-9, 1995.
FAST A., SHAPIRO D., DUCOMMUN E.J., FRIEDMANN L.W., BOUKLAS T., FLOMAN Y. Lowback pain in pregnancy. Spine. v.12; n.4; p. 368-71; 1987.
FERREIRA C.H.J., NAKANO A.M.S., Lombalgia na gestação: etiologia, fatores de risco e prevenção. Femina. v.28; n.8; p.435-8; 2000.
FERREIRA C.H.J., NAKANO A.M.S. Lombalgia na gestação. JBM. v.77; n.1; p.113-8; 1999.
FERNÁNDES-DE-LAS-PEÑAS C., ALONSO-BLANCO C.,ALGUACILDIEGO I.M., MIANGOLARRA-PAGE J.C. One-year follow-up of two exercise interventions for the management of patients with ankylosing spondylitis. Am J Phys Med Rehabil.v.85; p.559-67; 2006.
GRANATH A.B., HELLGREN M.S.E., GUNNARSSON, R.K. Water Aerobics Reduces Sick Leave due to Low Back Pain During Pregnancy. JOGNN. v.35; p.465-471; 2006.
IRELAND M.L., OTT S.M., The effects of pregnancy on the musculoskeletal system. Clin Orthop Relat Res. 372; p.169-79; 2000.
IUNES D.H., MONTE-RASO V.V., SANTOS C.B.A., CASTRO F.A.., SALGADO HS. Postural influence of high heels among adult women: analysis by computerized photogrammetry. Rev Bras Fisioter. 2008;12(6):454-9.
IUNES D.H., BEVILAQUA-GROSSI D., OLIVEIRA A.S., CASTRO F.A., SALGADO H.S. Comparative analysis between visual and computerized photogrammetry postural assessment. Rev Bras Fisioter. v.13; n.4; p.308-15; 2009.
JOHANSSON G., NORÉN L., OSTGAARD H.C., OSTGAARD S. Lumbar back and posterior pelvic pain during pregnancy: a 3-year follow-up. Eur Spine J. v.11, n.3, p.267-71, 2002.
JESUS G.T., MARINHO I.S. Causas de lombalgia em grupos de pessoas sedentárias e praticantes de atividades físicas [Internet]. [citado 2011 Nov 1]. Disponível em: URL: http://www.efdeportes.com.
KIHLSTRAND M., STENMAN B., NILSSON S., AXELSSON O. Water-gymnastics reducedthe intensity of back/low back pain in pregnant women. Acta Obstet Gynelol Scand. v.78; p.180-185; 1999.
MANN L., KLEINPAUL J.F., TEIXEIRA C.S., KONOPKA C.K. Dor lombo-pélvica e exercício Físico durante a gestação. Fisiot Mov. v.21(2); p.99-105; 2008.
MARTINS R.F., SILVA J.L.P.E. Prevalência de dores nas costas na gestação. Rev Assoc Med Bras. v.51; n.3; p.144-7; 2005.
MARTINS R.F. Algias posturais na gestação: prevalência e tratamento. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) – Instituto de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, p. 122; 2002.
NOVAES F.S., SHIMO A.K.K., LOPES M.H.B.M. Lombalgia na gestação. Rev Latinoam Enferm. v. 14, n.4, p.620, 2006.
OSTGAARD H.C., ANDERSSON G.B.J., KARLSSON K. Prevalence of back pain in pregnancy. Spine. v.16; n.5; p.549-52; 1991.
POLDEN M., MANTLE J. O alívio para incômodo da gravidez. In: Polden M, Mantle J. Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia. São Paulo: Santos; p.133-61.2; 1993.
SABINO J., GRAUER J.N. Pregnancy and low back pain. Rev Musculoskelet Med. v.; n.2; p.137-41; 2008.
SILVA D.R.R., ALVES A.T. Caracterização da dor lombar em gestantes atendidas nohospital universitário de Brasília. Universilas: Ciências da Saúde. v.1-2;n.4; p.37-48; 2006.
VLEEMING A., ALBERT H.A., OSTGAARD H.C., STURESSON B., STUGE B. European guidelines for the diagnosis and treatment of pelvic girdle pain. Eur Spine J. Feb; 8. [Epub ahead of print]; 2008.

Continue navegando