Buscar

atividade discursiva AVA o texto base, apresente os principais impactos causados pelo uso dos combustíveis fosseis.

Prévia do material em texto

Os combustíveis fósseis são compostos de carbono, considerados recursos naturais não-renováveis, originam-se a partir da decomposição da matéria orgânica e seu processo de formação ocorre em milhões de anos. Esses combustíveis são extraídos de áreas profundas do solo e do mar, e são direcionados para geração de energia térmica e elétrica e fins industriais. Estes combustíveis, influenciam no desenvolvimento da economia de diversos países, neste sentido, são estratégicos no contexto internacional, sendo sua exploração objeto de disputas geopolíticas.
De acordo com o texto base, apresente os principais impactos causados pelo uso dos combustíveis fosseis.
O aumento da poluição, o aumento do efeito estufa gerando assim o aquecimento global, a escassez dos combustíveis fósseis daqui à algum tempo pois eles não se renovam e levam milhões de anos para serem formados, entre outros impactos são 
A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
O dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida. Esse fenômeno pode levar à destruição monumentos feito de alvenaria ou mármore e culturas agrícolas.
A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar pode resultar em asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ecâncer de pulmão. A exposição prolongada pode aumentar as infecções respiratórias na população em geral. As crianças e os idosos são mais vulneráveis a partículas finas e outras substâncias tóxicas no ar.
Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérios impactos à vida aquática.
A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil

Outros materiais