Buscar

Tratamentos Térmicos Têmpera_02

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA MECÂNICA
Tratamentos Térmicos: Têmpera
Integrantes:
Vanessa Zavodnik
Tuane Paula May
Erechim,14 de abril de 2014.
O tratamento em têmpera consiste no resfriamento rápido do aço de uma temperatura superior à sua temperatura crítica em um meio como óleo, água, salmoura ou mesmo ar. Como na têmpera o constituinte final desejado é a martensita, o objetivo, dessa operação, sob o ponto de vista de propriedades mecânicas, é o aumento da dureza.
Nos procedimentos em laboratório foiutilizado o aço SAE 1045 classificado como aço de médio teor de carbono com temperatura de 870˚C conseguida em forno , utilizando carvão para elevar a temperatura do forno e obter assim uma atmosfera com carbono, pois deve-se evitar dois fenômenos comuns e indesejados nos procedimentos como: a oxidação que resulta na formação de “casca de óxido” e a descarbonetação que pode provocar a formação de uma camada mais mole na superfície do metal.A amostrapermaneceu no forno em torno de 15 a 20 minutos para se transformar em austenita, e o resfriamento foi realizado em água e óleo mineral desenvolvido para têmpera.
Têmpera resfriada em água
Ao realizar o experimento no forno a 870ºC como o aço SAE 1045 após ser colocado e aguardado de 15 a 20 minutos foi retirada a amostra com ajuda de uma pinça e mergulhada em uma solução de agua sem adição de qualquer substancia, permanecendo de 4 a 5 ate o resfriamento do aço. Aposfoi feito o ensaio de Rockwell, utilizando uma pré-carga de 150 kgf com uma escala de 20 a 70 HRC obetendo os seguintes resultados de 1º- 59HRC, 2º- 63HRC, 3º- 62HRC , 4º - 60HRC através dos resultados obteve uma média de 61.00HRC na dureza do aço.
Têmpera resfriada em óleo
Após a retirada do forno a amostra foi resfriada em óleo, onde permaneceu no fluido em torno de 3 a 4 minutos. Sendo assim,a próxima etapa foi realizar o ensaio de dureza Rockwell, utilizando uma pré-carga de 150 kgf com uma escala de 20 a 70 HRC.
Os resultados obtidos foram ( 36HRC, 34HRC, 36HRC, 31HRC) com uma dureza média de 34,25HRC, devido ao número de extrações.
Conclusões:
A têmpera em óleo ou usando a água como elemento para o resfriamento, mesmo fornecendo um resfriamento mais lento, possibilitou a formação de martensita no aço SAE 1045, nestes meios o calor é removido de modo mais uniforme, diminuindo as distorções dimensionais e a ocorrência de trincas que fica limitado um uma espessura rasurável que permite o estudo do ensaio de dureza mais aplicado em cada caso estudado.

Outros materiais