Buscar

Sistema Econômico - Notas de aula 2015 - Jorge Pozada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PUC Minas
Notas de Aula/ Prof. Jorge Enrique Mendoza Posada/2015
Ao afirmar que o SISTEMA ECONÔMICO é uma forma de organização social, política, jurídica e econômica de uma sociedade historicamente determinada, estamos declarando que:
“Um sistema econômico é definido segundo o modo de produção no qual se baseia. O modo de produção é por sua vez, definido pelas forças produtivas e pelas relações sociais de produção.
As forças produtivas constituem o que comumente se chamaria a tecnologia produtiva de uma sociedade. Esta tecnologia consiste no estado atual do conhecimento técnico ou produtivo, nas especializações, técnicas organizacionais, etc., bem como nas ferramentas, implementos, máquinas e prédios usados na produção.
Um modo de produção é o conjunto social da tecnologia de produção (as forças produtivas) e os esquemas sociais através dos quais uma classe une suas forças produtivas para produzir todos os bens, inclusive o excedente, e outra dele se apropria (relações sociais de produção)” (HUNT, 2005).
O modo de produção, portanto, permite compreender a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. A história humana pode ser dividida em períodos relativamente longos de acordo com a estrutura do modo de produção: Comunismo Primitivo, Modo de Produção Asiático, Escravidão Clássica, Feudalismo, Capitalismo.
 Na disciplina de Economia estudamos o modo de produção do sistema econômico Capitalista.
Referência
HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico - uma perspectiva crítica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes