Buscar

Avaliando aprendizado Microbiologia e Imunologia completo

Prévia do material em texto

Avaliando Microbiologia e Imunologia
	
	
	1a Questão (Ref.:201805038073)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Bactérias como o Clostridium tetane (tétano), Clostridium botulino (botulismo) e Clostridium perfringes (doenças de pele) são capazes de passar por um processo de transfomação em que se tornam mais resistentes as condições do meio até que que encontrem um ambiente favorável para assumirem novamente a forma vegetativa, crescento e se reproduzindo. Esta forma mais resistente e que permanece viável por muito mais tempo na natureza é denominada:
		
	 
	Esporulada.
	
	Liofilizada.
	
	Desidratada.
	
	Encapsulada.
	
	Cristalizada.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805026259)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O nome LISTERINE é uma homenagem à Joseph Lister, um dos pesquisadores que marcaram a história da microbiologia como ciência, porque:
		
	
	Foi o descobridor do processo de esterilização em temperatura de ebulição.
	 
	Foi o primeiro a utilizar uma solução de fenol como agente antisséptico.
	
	Foi o primeiro a descrever que microrganismo são causadores de doenças.
	
	Foi o descobridor da penicilina, como primeiro antibiótico.
	
	Foi o descobridor do uso do microscópio par visualizar microrganismos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805026268)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Anton Van Leuwenhoek ficou conhecido como que descobriu os microrganismos, devido a:
		
	
	Estudos com amostra de culturas de bactérias quando notou que algo estava matando as bactérias. Ao investigar, descobriu que era um bolor de pão chamado penicilina.
	
	Estudos sobre a teoria da origem dos microrganismos com o uso de frascos de colo longo e curvado, que foram preenchidos com caldo nutritivo e aquecidos.
	 
	Seu hobby de polir lentes de vidro que eram montadas entre finas placas de bronze ou prata e utilizadas como um precário microscópio que servia para observar amostras de fibras e tecelagem de roupas, flores, folhas,pingos d¿água, infusões de pimenta, saliva, fezes, etc.
	
	Utilizar soluções antissépticas para esterilizar os instrumentos cirúrgicos, campo operatório e mãos dos cirurgiões.
	
	Descoberta do agente do carbúnculo e o bacilo da tuberculose, mostrando como a transmissão da doença se dá por microrganismos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805144233)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as afirmativas a seguir:
As bactérias classificadas como Gram positivas caracterizam-se por ter na composição da parede celular o Ácido teicóico.
As bactérias Gram negativas são mais complexas e apresentam na sua composição química da parede celular polissacarídeos, lipoproteínas, fosfolipídeos e o ácido teicóico.
As bactérias tipo BAAR (álcool ácido resistente) tem alta concentração de lipídeos na parede celular, de onde advém a grande resistência aos métodos mais convencionais de controle de microrganismos.
O peptideoglicano, substância presente na parede celular de todos as espécies bacterianas, tem função dar proteção, sustentação e garantir a alimentação da célula.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e IV
	
	I, II e III
	
	I, II, III e IV
	
	II e III
	 
	I e III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805068838)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Robert HardingWhittaker propôs em 1969 a classificação dos organismos em cinco reinos, que se diferenciam pelo tipo de nutrição do ser vivo e pela organização de suas células. Sendo assim, "Os microrganismos pertencem a três dos cinco reinos". A respeito desta afirmação, assinale a alternativa correta:
		
	
	as bactérias são do reino Protista, os protozoários e algas microscópicas são do reino Monera e os fungos microscópicos como leveduras e bolores pertencem ao reino Animalia .
	
	as bactérias são do reino Monera, os protozoários e algas microscópicas são do reino Plantae e os fungos microscópicos como leveduras e bolores pertencem ao reino Fungi .
	 
	as bactérias são do reino Monera, os protozoários e algas microscópicas são Protistas e os fungos microscópicos como leveduras e bolores pertencem ao reino Fungi .
	
	as bactérias são do reino Protista, os protozoários e algas microscópicas são do reino Monera e os fungos microscópicos como leveduras e bolores pertencem ao reino Plantae.
	
	as bactérias são do reino Protista, os protozoários e algas microscópicas são do reino Monera e os fungos microscópicos como leveduras e bolores pertencem ao reino Fungi .
	
	
	1a Questão (Ref.:201805038076)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as opções abaixo, qual caracteriza uma célula bacteriana:
		
	
	São seres unicelulares eucariontes, com uma uníca molécula de DNA como material genético.
	
	São seres unicelulares eucariontes, sem carioteca, seu material hereditário é uma longa molécula de DNA, com parede celular e capsula, podendo ser Gram + ou -. 
	 
	São seres unicelulares, com um único compartimento que é o citoplasma, sem carioteca e seu material hereditário é uma longa molécula de DNA. 
	
	São seres unicelulares procariontes, sem núcleo diferenciado e parede celular composta de celulose.
	
	São seres unicelulares procariontes, com núcleo não diferenciado, um único DNA cromossômico e mitocôndrias para produção de energia.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805103113)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular que pode ter origem viral (enterovírus tipo 70 e coxsackie A4), bem como bacteriana (Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus e Haemophilus influenza) ou mesmo fungo. Entretanto o mais importante são as ações de prevenção. Dentre as ações de prevenção marque as ações que são as corretas:
		
	
	Pingar colírio para evitar a transmissão e deixar as fronhas na janela para tomar banho de sol
	
	Estimular o banho solar, pois tendem a matar o agente causador e fazer lavagem dos olhos somente com soro fisiológico morno.
	
	Lavagem de mãos e ter sempre uma toalha para assegurar a melhor secagem da secreção ocular
	 
	Lavar as mãos com sabão sempre que possível e usar papel toalha descartável.
	
	As aglomerações devem ser evitadas, como piscinas ou academias, usando sempre água gelada para lavagem dos olhos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805026265)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A pasteurização, criada por Louis Pasteur, é o processo de esterilização de alimentos (leite, queijo, iogurte, cerveja ou vinho) que consiste em:
		
	
	Expô-los a temperatura de ebulição a fim de eliminar certos microrganismos nocivos.
	
	Expô-los a temperatura de ebulição e submetê-los em seguida a resfriamento súbito, a fim de eliminar certos microrganismos nocivos.
	
	Utilizar a autoclave para expor os microrganismos a alta temperatura, eliminando-os.
	 
	Expô-los a uma temperatura inferior a seu ponto de ebulição e submetê-los em seguida a resfriamento súbito, a fim de eliminar certos microrganismos nocivos.
	
	Expô-los a uma temperatura inferior a seu ponto de ebulição a fim de eliminar certos microrganismos nocivos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805139629)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o controle do crescimento de microrganismos, assinale verdadeiro (V) ou falso (F).
		
	 
	Os alcoóis são potentes agentes esterilizantes utilizados com frequência em ambientes como laboratórios, hospitais e indústrias, pois garantem a eliminação completa de qualquer forma de microrganismos, inclusive os esporos bacterianos.
	 
	Os antissépticos são agentes químicos utilizados em tecidos vivos para destruir microrganismos
	 
	A esterilização é a eliminação parcial (ou redução) do número de microrganismos (principalmente patogênicos) presentes em um material inanimado
	 
	Os raios UV, associados aos filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) que podem estar presentes nas capelas de fluxo laminar, garantem otrabalho em um ambiente asséptico livre das principais formas de contaminação de microrganismo.
	 
	A pasteurização de produtos alimentícios garante a redução do número de microrganismo por meio do rápido aquecimento em um curto espaço de tempo. Apesar de ser considerado um processo eficaz não garante a esterilização do produto.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805103192)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O glutaraldeído é uma solução desinfetante de alto nível, mais utilizado para tratamento de materiais termossensíveis, como máscaras de uso em fisioterapia respiratória e inalações, tubos endoscópios, etc. Seu tempo de uso pode variar de poucos minutos até horas, dependendo do risco microbiológico que o material ofereça.  
Em relação à ação as assepsias, marque a alternativa correta:
		
	
	Os desinfetantes de nível alto e médio equivalem à esterilização.
	
	O glutaraldeído e o álcool 70% possuem a mesma eficácia quanto à eliminação de microrganismos,
	
	A esterilização por calor seco ou úmico promove ação esporocida.
	 
	O glutaraldeído não pode ser utilizado como solução antisséptica.
	
	Todos os desinfetantes promovem ação esporocida.
	
	
	1a Questão (Ref.:201805064775)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"O processo _______________________________ pela pasteurização foi criado por Lous Pasteur, ilustre cientista que contribui de forma significativa com o início dos estudos sobre microrganismos. Assinale a alternativa que contém a expressão correta para preencher a lacuna: 
		
	 
	de preservação dos alimentos
	
	de cocção dos alimentos
	
	análise de controle de qualidade de alimentos
	
	análise do controle de qualidade no preparo de alimentos
	
	de análise da composição de alimentos
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805103491)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A estrutura bacteriana responsável pela diferenciação na coloração de Gram é:
		
	 
	parede celular
	
	peptideoglicano
	
	membrana celular
	
	membrana citoplasmática
	
	capsula
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805032597)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As células são os unidades fundamentais que formam todos os seres vivos, apresentando sempre uma membrana plasmática que envolve o citoplasma. As células que possuem núcleo diferentciado em seu citoplasma são denominadas:
		
	 
	Eucariontes
	
	Heterotróficos
	
	Autotróficos
	
	Procariontes
	
	Protozoários
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805103278)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A gonorréia é uma DST causada por um diplococo Gram negativo. Para infectar, o gonococo deve fixar-se à mucosas, por meio de fímbrias. Assinale a alternativa que contenha : o nome correto da espécie bacteriana causadora da gonorréia, o termo compatível com a manifestação clínica, as formas de diagnóstico no homem e na mulher, respectivamente:
		
	
	Neisseria gonorrhoeae, uretrite gonocócica com secreção purulenta, Técnica de Coloração de Ziehl-Neelsen e Cultura de Microrganismos.
	
	Neisseria gonorrhoeae, cancro mole, Técnica de Coloração de Gram e Cultura de microrganismos.
	
	Neisseria gonorrhoeae, uretrite gonocócica sem secreção purulenta, Técnica de Coloração de Gram para o homem e para mulher.
	
	Neisseria gonorrhoeae, cancro duro e uretrite gonocócica com secreção purulenta, Técnica de Coloração de Gram e Ziehl-Neelsen.
	 
	Neisseria gonorrhoeae, uretrite gonocócica com secreção purulenta, Técnica de Coloração de Gram e Cultura de Microrganismos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805121497)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a microbiota normal do trato-gastro intestinal, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Previnem diversas infecções causadas por microorganismos.
	
	A administração de antimicrobianos pode suprimir temporariamente os membros desta microbiota suscetíveis a fármacos;
	
	Contribuem com a produção de vitaminas K e do complexo B;
	
	Melhoram o processo de digestão, contribuindo para produção de enzimas responsáveis pela degradação de nutrientes complexos
	 
	São produtoras e nossa principal fonte de vitaminas C e E.
	
27/10/2018 22:58:48 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201805103347)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando uma pessoa é picada por um animal peçonhento, deve procurar socorro através de:
		
	 
	soro, porque contém anticorpos prontos.
	
	soro, porque é composto por antígenos específicos.
	
	vacina, para eliminar quimicamente o veneno.
	
	soro, que induzirá a formação de anticorpos.
	
	vacina, porque fornecerá ao organismo elementos de defesa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805103521)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes, denominadas também de imunoglobulinas (Ig). Cada uma interage especificamente com determinado antígeno (epítopo) responsável por estimular sua formação. São secretados pelos plasmócitos resultantes da proliferação e diferenciação do linfócito B. Com relação aos anticorpos é correto afirmar que:
		
	
	As IgGs são dímeros que apresentam 2 subtipos IgG tipo 1 e 2.
	
	As IgAs são pentâmeros responsáveis pelo combates as infecções na fase aguda e são essas proteínas que ativam o sistema complemento.
	
	As imunoglobulinas são as únicas proteínas produzida pelas células eucariotas.
	
	As IgMs são monômeros que transpassam a barreira placentária.
	 
	As IgEs são imunoglobulinas que são expressas nas respostas as alergias.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805103374)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Receptores semelhantes a Toll (TLR) são receptores de reconhecimento presentes em várias células como fagócitos, células dendríticas, endoteliais entre outras. No que concerne ao TLR e seus ligantes, assinale a opção correta.
		
	
	Todas as afirmativas anteriores estão incorretas.
	
	TLRs encontrados na membrana plasmática da célula reconhece antígenos virais.
	
	Nos humanos, há mais de dez tipos de TLRs, que podem ser encontrados apenas na membrana plasmática.
	 
	Os TLRs reconhecem estruturas de microrganismos, como bactérias e fungos, denominados PAMPs (padrões moleculares associados aos patógenos).
	
	Os TLRs existentes nas células humanas não se ligam a antígenos virais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805103351)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as classes de anticorpos, a que é de maior importância na proteção do recém nascido, através da amamentação é a:
		
	
	IgG
	 
	IgA
	
	IgD
	
	IgM
	
	IgE
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805179162)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É definida como uma reação grave de hipersensibilidade sistêmica ou generalizada, de inicio súbito, com ameaça à vida:
		
	
	Resposta humoral
	
	Opsonização
	
	Quimiotaxia
	 
	Anafilaxia
	
	Septicemia

Outros materiais