Buscar

Introdução à Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	"APAREÇA... sua empresa está bem posicionada nos resultados..." (Fonte: Revista Exame, fev.-mar./2009, p. 68) Para avaliar a posição de qualquer empresa, diante si mesma e do mercado, a chamada jornalística aponta mais diretamente para a função administrativa denominada: controle.
	"Atuar de forma segura e rentável, com responsbilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos paises onde atua". (Felipe Sobral e Alketa Peci) Podemos afirmar que se trata da: Missão corporativa da Petrobras.
	Abraham Maslow desenvolveu a Teoria Motivacional, com base nas necessidades humanas criadas como uma pirâmide, ou escada, onde cada degrau se sobrepõe ao seu anterior, ou seja, somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa, estas necessidades seriam respectivamente: Fisiológicas, segurança e estabilidade, sociais, estima e autorrealização
	Administração é um processo integrado por meio do qual se busca obter resultados específicos. Esse processo administrativo é classicamente composto pelas funções: Planejamento, organização, direção e controle.
	A administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar objetivos de desempenho. Neste contexto, qual dos itens abaixo se refere a exemplos de recursos organizacionais?Tecnológicos, financeiros, humanos, materiais.
	I. A auditoria pode ser interna ou externa. A auditoria interna consiste em um processo de verificação e avaliação dos sistemas e procedimentos realizado pela própria organização. Seu objetivo é examinar e avaliar a adequação e a eficácia dos controles internos organizacionais. PORQUE. II. Tenta garantir que os ativos organizacionais estejam sendo utilizados adequadamente e protegidos de qualquer uso indevido. A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	A Análise SWOT é a análise realizada para determinar o conjunto de estratégias que a organização pode explorar. Sobre Análise SWOT podemos afirmar : Pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades
	A Análise SWOT é a análise realizada para determinar o conjunto de estratégias que a organização pode explorar. Sobre Análise SWOT podemos afirmar que: É realizada na fase de Planejamento, onde a empresa analisa o ambiente externo e interno.
	A distinção entre atividade meio e atividade fim é uma maneira de separar quais as atividades que estão
diretamente vinculadas ao negócio principal da empresa. Desta forma, marque a opção que determina
corretamente a atividade fim que corresponde ao negócio principal da organização apresentada: Universidade - apresentação de aulas pelo professor.
	A direção constitui a função de acionar, de fazer acontecer, de dinamizar a empresa, portanto está relacionada com a ação. Além disso, esta função refere-se a que tipo de relações? interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados
	A direção constitui a função de acionar, de fazer acontecer, de dinamizar a empresa, portanto está relacionada com a ação. Assinale a alternativa que apresenta os dois estilos de direção:Teoria X e Teoria Y.
	A Empresa WXL, que trabalha com vendas de produtos importados no centro da cidade de São Paulo, já foi assaltada três vezes, no período de 2 meses. Os funcionários estão insatisfeitos com o seu ambiente de trabalho, por se sentir inseguros. De acordo com as teorias de Herzberg, esses fatores são: Fatores higiênicos, relacionados ao ambiente de trabalho 
	A estratégia empresarial constitui, um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de orientar as atividades gerais de uma empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Fazem parte do proceso de estruturação da estratégia organizacional os seguintes elementos: Análise do ambiente externo e interno da organização, incluindo os recursos disponíveis, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
	A finalidade do controle é assegurar que aquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajusta tanto quanto possível aos resultados obtidos. O controle no nível institucional ajusta-se a certos requisitos (baseia-se em planos e requer uma estrutura organizacional) para avaliar e monitorar o desempenho global da empresa por meio de controles globais. Entre estes estão: Resumos e relatórios contábeis e orçamentários
	A função administrativa de dirigir pessoas precisa ser bem cuidada para que os objetivos organizacionais sejam perseguidos de modo uníssono pelos colaboradores. Podemos afirmar que a função direção no nível institucional da empresa: É a responsável pela condução e orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis.
	A função de direção pode ser definida de várias maneiras. Analise as assertivas abaixo acerca desta definição, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais. ( ) É uma função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. ( ) Significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos. ( ) É constituir duplo organismos, material e social, da empresa. ( ) É orientar os esforços individuais para um propósito comum. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: F, V, V, F e V
	A função organização retrata a configuração estrutural da empresa e seu funcionamento e tem o objetivo de: Conduzir a organização ao alcance dos seus objetivos
	A Hierarquia Administrativa refere-se ao número de níveis de administração que uma organização adota para assegurar a realização das tarefas e o alcance de seus objetivos. Para melhor visualização desta hierarquia, o organograma é elaborado mostrando sua cadeia de comando, ou seja, as autoridades de linha e staff. Explique o que é uma autoridade de linha e staff. Linha ¿ refere-se aos órgãos incumbidos de realizar a missão primária da organização. Staff ¿ refere-se aos órgãos que têm a função de complementar e apoiar os órgãos de linha para que eles trabalhem melhor.
	A Indústria Gama trabalha em sua área de produção com a supervisão direta dos trabalhadores, corrigindo seus problemas à medida que eles ocorrem. Com estas características a indústria aplica um tipo de controle. O tipo de controle aplicado na área de produção da Indústria Gama é o: Simultâneo
	A área de operações representa a área que trabalha diretamente com as atividades fins de uma organização. Está muito associada a produção/serviços e a logística. Assim, quais as principais preocupações que devem nortear o funcionamento das operações de uma empresa para manter sua vantagem competitiva? custo, flexibilidade, confiabilidade, rapidez e qualidade
	A área da Admnistração responsável pela transformação de insumos e recursos em produtos ou serviços oferecidos aos consumidores é : Operações
	A área de administração financeira é importante para a sustentabilidade de todas as organizações. O administrador financeiro toma decisões sobre investimentos, financiamentos, políticas de remuneração do capital dos investidores e outras decisões que podem causar forte impacto na empresa, tanto sob o aspecto positivo quanto negativo. É de suma importância para as organizações que desejam se perenizar no mercado uma sólida área de administração financeira, com profissionais experientes e equilibrados para exercerem seu importante papel na empresa.
Considerando
os itens I, II e III, assinale a única alternativa correta:
I O objetivo econômico da administração financeira é valido tanto para empresas públicas como para os empreendimentos privados.
II Nas organizações privadas, os acionistas ou proprietários têm a justa pretensão de obter um retorno financeiro compatível com o riscoassumido por meio da geração de recursos de longo prazo, o que certamente vai se refletir no valor da empresa.
III Nas empresas públicas, a geração de lucros e de recursos é um padrão: Os itens I, II e III estão corretos.
	A área de marketing é amplamente reconhecida para o sucesso das organizações. É uma atividade que alcança todas as áreas das empresas, independentemente do seu tipo e da sua dimensão. Para definir e executar a estratégia organizacional, é preciso haver competências e conhecimentos de marketing. Sendo assim explique a função do marketing, assim como a sua importância para as organizações.: A definição proposta pela American Marketing Association é que o marketing é o processo de planejar e executar o desenvolvimento, o preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam o objetivo de indivíduos e organizações. O bom marketing promove a integração de todas as atividades da organização visando a satisfação do cliente.
	A atividade de marketing está presente desde o momento da concepção dos produtos e serviços até o ato final, quando da sua entrega ao consumidor. A correta gestão do marketing possui três eixos de ação. Comente sobre estes três eixos. O primeiro eixo seria antes da compra, em que se desperta o interesse do consumidor em efetuá la. O segundo eixo é a compra propriamente dita, em que se fornece preço, produto e atendimento de qualidade a fim de tornar o processo o mais agradável possível para fidelizar o consumidor. O terceiro eixo diz respeito à pós compra em que se avalia a compra feita e se mantém disponível para dúvidas, reclamações e elogios.
	A atividade de marketing está presente desde o momento da concepção dos produtos e serviços até o ato final, quando da sua entrega ao consumidor. Suas atividades começam identificando as necessidades que os consumidores têm do serviço ou produto a ser lançado. A correta gestão da área de marketing possui três grandes eixos de ação: A integração de todas as atividades da organização visando a satisfação do cliente; o foco na satisfação do cliente; a realização dos objetivos organizacionais.
	A matriz BCG desenvolvida por Bruce Henderson, do Boston Consulting Group, é uma ferramenta utilizada na gestão de portfólio com o objetivo de auxiliar a administração de uma carteira de diferentes negócios por intermédio da gestão de seus fluxos financeiros. Outra ferramenta utilizada para esta análise é: Matriz GE/McKinsey
	A modalidade de departamentalização que agrupa atividades organizacionais através da quebra do produto em partes sequenciais é a departamentalização: (E) por processo
	Análise SWOT é uma ferramenta largamente utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Ela pode também, em razão de sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenários. Assinale a alternativa que apresenta os elementos desta análise: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
	A Análise SWOT é uma das feramentas utilizadas para a elaboração do Planejamento Estratégico de uma empresa. Para tal formulação exige o conhecimento da situação interna e externa para esclarecer os dirigentes quanto às decisões a serem tomadas. Esta ferramenta, quando aplicada, mostrará aos dirigentes da empresa : As forças e fraquezas do ambiente interno bem como as oportunidades ou ameaças do ambiente externo.
	Analise as afirmações relacionadas à função dirigir e assinale a que NÃO corresponde a uma de suas características. Apoia-se na autoridade informal.
	A necessidade de entender a eficácia dos líderes levou os estudos a conclusão sobre a influência dos fatores situacionais nos estilos de liderança. A esta perspectiva denominamos: Perspectiva contingencial
	Ao criar uma estrutura organizacional, deve-se considerar que:
I. A estrutura deve refletir os objetivos e os planos da empresa.
II. A estrutura deve refletir claramente os níveis funcionais e hierárquicos e os níveis de autoridade devem merecer menor importância.
III. A estrutura deve permitir a flexibilização da empresa diante de mudanças de ordem econômica, tecnológica, política e social, dentre outras.
IV. A organização deve ser constituída de pessoal especializado e treinado.
Com relação aos aspectos acima, escolha a opção que contém as afirmativas corretas.: I, III e IV apenas
	A organização como parte do processo administrativo tem a função de "Como fazer" diferenciando-se do planejamento onde sua função é "o que fazer". Para confirmar seu entendimento da função organização, assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes aos objetivos da função organização: I) Definir a missão, os objetivos e prioridades. II) Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais. III) Dividir o trabalho a ser feito (pessoas e setores). IV) Implementar os planos de ação e avaliar os resultados. As afirmativas II e III estão corretas
	A organização é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e é estruturada em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum, para tanto, precisa ser organizada em níveis e com pessoas habilitadas para tais níveis. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, interligando o nível à habilidade necessária: (1) Nível Intermediário, (2) Nível Institucional, (3) Nível Operacional. ( ) Habilidade conceitual, ( ) Habilidade técnica e ( ) Habilidade humana. A sequência CORRETA DA SEGUNDA COLUNA é: 2, 3 e 1
	A organização XYZ nos últimos anos cresceu de forma consistente, aumentando suas operações para dois estados da região Sudeste e dois estados da região Centro-oeste, mantendo sua matriz no estado do Paraná. Em virtude da complexidade de gerenciar suas operações comercias, o diretor da empresa resolveu constituir um escritório de venda em cada uma das regiões atendidas, ficando assim a estrutura: Escritório sudeste, escritório centro-oeste e escritório sul. De acordo com o texto, estamos tratando de qual forma de departamentalização: Territorial
	A partir de 1997, com a privatização da CVRD (Cia Vale do Rio Doce), muitas transformações aconteceram. Em 2007, houve uma reformulação na missão, visão e nos objetivos da empresa. E foi aí que se percebeu como a antiga CVRD, criada em 1942 pelo Governo Federal, na cidade mineira de Itabira, com a finalidade de aproveitar o potencial dos recursos minerais do Quadrilátero Ferrífero, não era mais a Vale - segunda maior empresa de mineração e metais do mundo, que ultrapassa os US$ 100 bilhões em valor de mercado. A mudança cultural nessa época foi profunda. Mudou-se a marca, a logo, a missão e a visão da empresa. Uma empresa que deixou tanto buracos e estragos na natureza, sendo mau falada com péssima imagem em muitas cidades, agora aparece simpática seu novo conceito "A visão da Vale é ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta" Com esse nova visão a empresa envolve-se em notáveis projetos de preservação ambiental, dando-lhe uma excelente imagem perante seus públicos. Essa mudança de visão veio por uma mudança organizacional planejada. Que tipo de planejamento foi esse? Em que nível? DAS QUESTÕES ABAIXO MARQUE A QUESTÃO 100% CORRETA QUE RESPONDA A PERGUNTA PROPOSTA: Nível estratégico, pois as definições de planejamento sobre a visão da empresa diz respeito ao seu maior nível.
	Apesar de constituir-se numa decisão sempre difícil para quem administra, às vezes é preciso reduzir o quadro de pessoal, seja por excesso de trabalhadores, seja porque o desempenho foi considerado inadequado. O
desligamento pode se dar por vários meios. Assinale a opção que não corresponde a uma forma de desligamento: Transferência: Mudança do funcionário, de uma unidade para a outra, de forma retirá-lo do local de trabalho.
	As atividades planejamento são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento, ou seja, no estratégico, tático e operacional. O planejamento operacional apresenta a seguinte característica: Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que
estabelece as tarefas e operações.
	As comunicações formais ou informais são fundamentais para o comportamento humano nas organizações sendo o processo de passar informações e qualificando a compreensão de uma pessoa por outra. Esse processo pode ser influenciado por: barreiras técnicas, semânticas e humanas.
	As entrevistas, dinâmicas de grupo, testes de conhecimentos gerais ou específicos, testes psicométricos e os de personalidade, além das simulações de desempenho são utilizados como instrumentos de: Seleção de Pessoas
	As funções da Administração (Planejamento, Organização, Controle e Direção) ocorrem nas empresas de que forma? Assinale a alternativa CORRETA. Continuamente e estão interligadas.
	A Indústria Gama trabalha em sua área de produção com a supervisão direta dos trabalhadores, corrigindo seus problemas à medida que eles ocorrem. Com estas características a indústria aplica um tipo de controle. O tipo de controle aplicado na área de produção da Indústria Gama é o: Simultâneo
	As novas proposições sobre a Motivação Humana são: A Hierarquia das Necessidades e a Teoria dos dois Fatores. Podemos afirmar sobre estas proposições: As necessidades primárias são as fisiológicas e segurança
	As organizações contemporâneas inseridas num ambiente globalizado, dinâmico e ameaçador precisam estar atentas às mudanças constantes do ambiente em que atuam. Para isso, precisam definir objetivos e conceber planos. Neste respeito, cite os benefícios das organizações fazerem um bom planejamento. Confere senso de direção, estabelecendo um rumo para todas as atividades organizacionais; integram os esforços organizacionais. Minimiza o impacto do ambiente sobre a atuação dos gerentes, que enfrentarão melhor os processos de mudança. Definem padrões para o controle, estabelecendo critérios de avaliação de desempenho organizacional. É uma fonte de motivação e comprometimento para os colaboradores, pois esclarece o papel de cada um na organização e por fim fornece consistência para a tomada de decisão.
	As organizações contemporâneas para sobreviverem em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos necessitam trabalhar com as quatros funções administrativas. O conceito de Sobral e Peci (2008, p. 132) que diz "é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades" pertence a qual das funções? Planejamento.
	As organizações formais necessitam descobrir formas eficazes de administração; uma delas é a departamentalização, que pode ser entendida como: A) o agrupamento de funções relacionadas em unidades gerenciáveis para atingir objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz;
	As principais características dita informal são: I - Atitudes e comportamentos dos colaboradores da organização; II - Padrões de hierarquia existente; III - Padrões de liderança que podem conferir um tipo de autoridade independente do cargo que ocupa; IV - Ter um planejamento e ações definidas para alcançar os objetivos. Estão corretas as seguintes afirmativas: I e III
	As principais características do planejamento tático são: I - É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. II - Interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo. III - Aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no longo prazo. IV - São materializados em planos de Produção, Financeiro, de Marketing, de Recursos Humanos, etc. Somente a III está ERRADA
	Assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes aos objetivos do planejamento: I) Definir a missão, os objetivos e prioridades II) Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais III) Determinar onde as coisas estão agora. IV) Implementar os planos de ação e avaliar os resultados. As afirmativas I, III e IV estão corretas
	Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta estratégica que reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho sob as quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas. Balanced Scorecard.
	As tomadas de decisões dentro das organizações são feitas dentro de um conjunto de fatores internos e externos à organização, que serve para identificar várias alternativas de curso de ação. Podemos conceituar ambiente organizacional como: (Fonte: Sobral e Alketa Peci, aula 2) b) Ambiente organizacional é a agregação de todas as condições, eventos e influências que envolvem a organização e interagem nesse ambiente.
	A terceira função administrativa da empresa, responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa é:Direção
	A atividade-fim de qualquer organização é seu sistema de operações, que responde pela transformação dos insumos ou matérias primas em produtos ou serviços acabados. O responsável pelo comando dessa atividade é o Gerente de Operações. Dentre as afirmativas a seguir, assinale aquela que "NÃO" corresponde às responsabilidades do Gerente de Operações: Gerenciar as atividades de produção relacionadas somente às organizações produtoras de bens tangíveis;
	A Teoria da Hierarquia das Necessidades é uma das mais conhecidas e utilizadas pelas organizações do mundo inteiro, pois aborda a motivação humana. Assinale a opção em que aparece o nome do teórico que apresentou essa teoria.: Maslow
	A racionalidade refere-se ao processo de tomada de decisão que busca o resultado ótimo, dada uma avaliação precisa dos valores e preferências de risco do tomador de decisão. Quanto à natureza, as decisões apresentam algumas formas, são elas: Incerteza, Risco e Certeza
	A Senhora Daniele tem a capacidade de redigir relatórios, com consistência e objetividade. Esta capacidade é uma das habilidades indispensáveis para um profissional atuar eficientemente na função administrativa: Controle.
	A Senhora Marise tem uma pequena empresa que está em fase de crescimento; para melhorar sua administração, ela está pensando em departamentalizar; para tanto, começou a estudar as vantagens e desvantagens de cada tipo de departamentalização. Após analisar todos os tipos de departamentalização, ela escolheu departamentalizar por clientes, por ter mais vantagens para seu tipo de empresa, ou seja, uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações. Quais seriam estas vantagens? As vantagens da departamentalização por clientes é contar com funcionários que conhecem bem as expectativas e as demandas dos clientes. Atendimento personalizado.
	"A sociedade humana é feita de organziações que fornecem meios para o atendimento de necessidades das pessoas . Serviços de saúde , água e energia , segurança pública , controle de poluição , alimentação , diversão , educação em todos os níveis - praticamente tudo depende de organizações". (MAXIMIANO, 2007 ,p.3) Considerando a importância atribuída às organizações pelo autor , que tipo de função administrativa torna-se indispensável para que a empresa alcance , com sucesso, missão , visão , objetivos ? Controle
	A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzilos em ação empresarial
por meio do processo administrativo, que envolve as seguintes funções ? Planejamento, Organização, Direção e Controle
	A terceira função administrativa da empresa, responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa é: Direção
	Atividades fins : São aquelas vinculadas diretamente à missão da empresa. Por exemplo, em uma loja de eletrodomésticos as atividades do departamento comercial podem ser classificadas como finalísticas por manterem uma relação direta com a razão de ser da organização.
	Atividades meios : São aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins. Por exemplo, as atividades contábeis servem de apoio para o desenvolvimento das atividades comerciais, conforme exemplo citado.
	A tomada de decisões é o núcleo da responsabilidade administrativa. Quanto à forma, existem dois tipos de decisão: as decisões programáveis (de acordo com métodos e técnicas estabelecidos) e as decisões não programáveis (que constituem novidades e tendem a ser tomadas dentro de regras improvisadas). Com base nesta classificação, assinale o único exemplo INCORRETO de um dos tipos de decisão. Não programável: Financiamento de linha vital de pesquisa que acabe introduzindo um produto novo e importante.
	Baseado nas fases (ou etapas) administrativas, presentes no cotidiano de uma organização, assinale a alternativa que apresenta como uma característica da função administrativa Direção. Relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
	Baseado no conceito da função administrativa Direção, assinale a alternativa FALSA: Os subordinados aceitam todas as ordens, legítimas ou não.
	Baseado nos conceitos de Sistema assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
I - Um sistema pode ser definido com um todo organizado; uma combinação de elementos formando um todo complexo ou unitário.
II - Um sistema significa um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades.
III - Os seres vivos são sistemas fechados com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente: I e II.
	Cabe ao desenho organizacional definir qual das opções a seguir? O trabalho realizado pelos órgãos da empresa e suas relações de interdependência.
	Carlos, durante seus estudos a respeito de Estrutura Organizacional, estava com uma dúvida a respeito do conceito Atividade Fim. Para compreender melhor esse conceito, usou seu computador para pesquisar o conceito pela internet. Demorou um pouco para acessar, mas, achou o conceito em um site de administração. Qual o conceito identificado pelo Carlos, para suprir sua dúvida de estudo ? São aquelas diretamente vinculadas à missão da empresa.
	Cada vez se enfatiza mais os grupos e as equipes e não apenas o comportamento individualizado. As equipes são mais do que simplesmente grupos de pessoas, por quê? por que os objetivos são Convergentes, existe sinergia entre as pessoas, a responsabilidade é coletiva e solidária e as habilidades são complementares
	Capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização de seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas através da preocupação com os meios. Este é o conceito de: Eficiência.
	Como denominamos o desenho organizacional que retrata a configuração estrutural da empresa e seu funcionamento, capazes de conduzi-la ao alcance dos objetivos? Organização formal.
	Como podemos definir a função direção na administração? A direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no ambiente organizacional, envolvendo a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos colaboradores, buscando compatibilizar os objetivos destes com os da organização
	Como recompensar um bom desempenho? A maioria dos programas utiliza o reforço positivo como conseqüência, mas outras conseqüências importantes são o reforço negativo, a punição e a extinção. Deve-se ter a cautela de reforçar o comportamento adequado, não o inadequado. Administradores, também, podem utilizar uma ampla variedade de recompensas pelo bom desempenho.
	Como seguir os passos básicos de qualquer processo de planejamento? Inicia-se com a análise da situação de forças externas einternas que afetam a organizazação. Em seguida, as vantagens e desvantagens desses objetivos e planos devem ser avaliadas usn contra os outros. Tendo sido um selecionado, inica-se a comunicação do plano, a alocação de recursos e a garantia que outros sistemas estão apoiando o plano. Por fim, o sistema de planejamento requer que os sistemas de controle sejam acionados.
	Como a visão empresarial auxilia um líder a ser melhor? Pois o líder terá um objetivo a ser alcançado, de acordo com a necessidade da organização , e a partir deste objetivo ele poderá ter parâmetros para lhe dar com a sua equipe e conseguir o resultado esperado.
	Com relação à departamentalização territorial, pode-se afirmar que: Significaria, na área de produção, a construção de fábricas em diversas regiões com o aproveitamento adequado de fatores locais.
	Complete a frase: A_________________ é o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.B) Especialização do trabalho
	Controle é o esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. O controle ajuda os administradores a monitorar as mudanças ambientais que afetam a organização sem seu percurso e a sugerir mudanças que permitam alcançar os resultados desejados. Quais os objetivos do controle? Definir os padrões de desempenho; Monitorar o desempenho; Comparar o desempenho com os padrões; Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
	"Crise: causas, consequências; extensão, riscos, oportunidades e cuidados que devem ser tomados para o barco (empresa) não afundar". Esta foi a chamada de capa da Revista Brasileira de Administração, ano XIX, n. 58, jan.-fev. de 2009. Das funções administrativas, qual é a responsável mais diretamente pelos fatores descritos na chamada jornalística? Controle.
	Dá-se o nome de ............................ à organização caracterizada por regras e regulamentos formalizados por escrito e por estrutura de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes. organização formal
	Das quatro fases (ou etapas) administrativas, presentes no cotidiano de uma organização, a função Controle apresenta como uma de suas características: comparar desempenho atual com o esperado.
	De acordo com os Estilos de Direção apresentados na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta uma característica da Teoria Y: Os trabalhadores aceitam e buscam novas responsabilidades e desafios.
	De acordo com a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta um Fator Motivacional: possibilidade de crescimento.
	De acordo com a área funcional da Administração - Operações, assinale a alternativa que apresenta uma característica dos Serviços: Consumo e produção são simultâneos.
	De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta as necessidades fisiológicas: alimentação, água, oxigênio e descanso.
	De acordo com a hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta as necessidades em ordem crescente: fisiológica, segurança, social, autoestima e autorrealização.
	De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de atendimento das necessidades fisiológicas: horário de trabalho, condições
de trabalho confortáveis e salário-base.
	De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de atendimento das necessidades de autoestima: responsabilidades aumentadas, prestígio, reconhecimento e status.
	De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de atendimento das necessidades de auto-realização: oportunidade de desenvolvimento, desafios, criatividade e autonomia.
	De acordo com o conhecimento sobre os Tipos de Planejamento, assinale a alternativa correta. O Planejamento Estratégico envolve a organização como um todo.
	De acordo com Montana e Charnov (2010, p.106) , a função Controle "pode ser analisada sob dois aspectos : controle gerencial e controle operacional". Considerando tal categorização , é correto afirmar-se que ao primeiro tipo compete :Assegurar o uso eficiente e eficaz dos recursos , enquanto que ao segundo tipo possibilitar que as tarefas sejam realizadas eficente e eficazmente.
	De acordo com Samuel C. Certo (2005), "Planejamento é o processo de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançá-los". O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Assinale a alternativa correta: O planejamento tático é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é menos genérico e mais detalhado.
	Denomina-se empresa ou organização de manufatura aquela responsável por produzir bens : Tangíveis
	Dentro da Estrutura Organizacional temos a Cadeia de Comando que está associada ao Princípio Clássico da Unidade de Comando. Em relação à Cadeia de Comando o que é autoridade? É o direito de decidir e dirigir pessoas e recursos.
	Departamentalização é uma forma de agrupar as atividades em áreas delimitadas com atributos, recursos,
responsabilidades e objetivos específicos. Assinale a alternativa que apresenta uma característica da
Departamentalização por Função ou Funcional: Formada pelo somatório de atividades e tarefas que apresentem similaridade entre si.
	Depois de planejar e organizar, é fundamental que o gestor coloque seu pessoal em curso. A terceira função do administrador, a direção, é a responsável por essa ação. Basicamente ela envolve três atividades que são: Comunicação, motivação e liderança.
	Devido ao ambiente dinâmico e ameaçador, a competitividade acirrada, as altas demandas por parte dos stakeholders, a economia mundial instável, as tendências sociais e o desenvolvimento tecnológico, as empresas precisam planejar muito bem o seu futuro para sobreviverem. Com respeito à abrangência dos planejamentos organizacionais, estes podem ser de longo, médio e curto prazos. Escolha a seguir a afirmação que se relaciona ao planejamento de longo prazo, ou estratégico: Tem forte orientação externa e serve para posicionar a organização perante seu ambiente externo.
	Diversos autores da área Administração (Andrade e Amboni, Chiavenato, Robins, Reinaldo Silva, entre outros) atribuem basicamente à função (ou etapa) administrativa Controle a mensuração/avaliação do que foi:planejado, organizado e dirigido pela empresa.
	Duas dimensões importantes da função da direção são a motivação e a liderança, que devem ser vistas com as duas faces da mesma moeda. O que busca cada dimensão? A motivação busca compreender fatores internos e externos ao indivíduo que o estimulem ou limitem a trabalhar de forma a alcançar os objetivos organizacionais. A liderança se refere às habilidades peculiares do administrador que o fazem influenciar os funcionários de forma a levá-los a uma mudança de comportamento, geralmente em direção aos objetivos organizacionais.
	Durante o intervalo de almoço, dois amigos estavam conversando a respeito da importância da Administração no mundo moderno. Depois de muita conversa, tentaram improvisar uma frase que venha evidenciar a importância da ADMINISTRAÇÃO nos tempos atuais? É a forma de definir e coordenar como as coisas são feitas nas organizações
	É a predisposição do indivíduo de empreender ações na busca de objetivos e metas organizacionais e/ou pessoais. Esse é o conceito de: Motivação.
	Ele representa a organização formal, configurada na estrutura que foi delineada, apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências, além de escala hierárquica, comunicações, vinculação e subordinação. Esse modelo de desenho organizacional é o (a): Organograma.
	Elisabeth Lobato foi recentemente contratada para assumir o cargo de Presidente da LCBL, que hoje é uma grande empresa de abrangência nacional. Ela deseja estabelecer um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar a empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Quando realizar esta intenção, Elisabeth terá definido: A estratégia empresarial.
	Eunice Kwasnicka (2004, p. 115) diz que para se analisar o ambiente organizacional interno deve-se considerá-lo como subsistemas, que seriam o técnico, o organizacional, o normativo e o humano. Quais das características a seguir fazem parte do subsistema humano? Aos tipos de personalidade, relações grupais e ao estilo de liderança utilizados pelos membros da organização.
	Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização e sua relação com o ambiente são os: (A) estratégicos
	Em uma empresa, para a elaboração do Planejamento faz-se necessário a definição da missão empresarial. assim, como o conceito de missão pode ser entendido: A razão pela qual uma empresa foi constituída.
	Encontramos, no estudo da Liderança, as Teorias Situacionais (ou Contingenciais), que levam em consideração a existência de três forças interagentes, que são: O lider, os subordinados e a situação.
	Entre os modelos de Desenho Organizacional, estudados como: Organograma, Estrutura Matricial, Adhocracia e Estrutura em Rede podemos afirmar:A Estrutura Matricial precisa ajustar-se e responder cada vez mais rapidamente às solicitações externas do seu ambiente, enquanto que o organograma apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências.
	Envolvem métodos e tecnologias necessárias para as pessoas em seu trabalho, o arranjo físico do trabalho e os equipamentos como suportes para as atividades e tarefas. Esta definição refere-se a: Planos de produção;
	Enquanto os objetivos especificam as metas futuras que a organização deseja alcançar, os planos estabelecem os meios para alcançá-los. Neste contexto, há três tipos de planos: os estratégicos, os táticos e os operacionais. Escolha a opção abaixo que contem algumas das características dos planos táticos: Traduzem objetivos gerais em específicos para as áreas funcionais como Operações, ou Finanças. Geralmente são elaborados para até um ano (médio prazo) definindo as principais ações a serem implementadas em cada unidade da organização.
	Estudamos que, em uma organização, encontramos três níveis de planejamento: Estratégico, tático e operacional
	Estudamos que o desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. Podemos afirmar que as principais características do desenho organizacional são: diferenciação, formalização, centralização e integração.
	Estudamos que a administração da estratégia exige critérios de eficiência e de eficácia, e envolve todo um processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação empresarial em todos os níveis da empresa. Assim, com relação aos conceitos de eficiência e eficácia, podemos afirmar: Eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização minimizando a utilização de seus recursos e eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos.
	Existem três níveis de poder
e decisão em que as organizações trabalham. Estes três níveis são chamados de: Estratégico, Tático e Operacional
	É muito importante para os gestores o entendimento dos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. A seguir, assinale a única alternativa que descreve corretamente um destes elementos: Eficácia significa atingir os resultados esperados tendo, para isso, utilizado corretamente os recursos disponíveis sem desperdício.
	É uma meta desafiadora, descreve o que a organização quer ser no futuro e estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização. Esta afirmação refere-se a uma característica da: Visão
	Faz parte da função organização: dividir o trabalho.
	Função administrativa responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. Este é o conceito de: Direção.
	Habilidade técnica : O administrador possui habilidade técnica quando compreende e tem domínio da atividade que realiza. Esse tipo de habilidade exige conhecimento especializado, capacidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas e do instrumental voltados especificamente para as atividades que desenvolve. Quando as pessoas iniciam suas carreiras nas empresas, normalmente utilizam essa habilidade em maior proporção.
	Habilidade humana : A habilidade humana demonstra a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe, no sentido de conseguir esforços cooperativos em prol do alcance dos objetivos comuns. Diz respeito às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados através delas. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre os integrantes da equipe e da organização com o intuito de compreender as necessidades e motivações de seus membros.
	Habilidade conceitual : A habilidade conceitual envolve a capacidade de visualizar a organização como um conjunto integrado e se posicionar do ponto de vista da organização, perceber como as várias funções são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais. Implica ainda  visualizar a organização dentro do seu ambiente externo e compreender as forças políticas, econômicas, tecnológicas e sociais que atuam sobre ela. Como parte das habilidades conceituais, o administrador tem de saber conviver, interpretar e lidar com situações complexas e ambíguas. Isso requer maturidade, experiência e capacidade de analisar pessoas e situações. 
	Identifique a seguir quais são as pressuposições da Teoria X, segundo McGregor: I. As pessoas detestam o trabalho e procuram evitá-lo sempre. São preguiçosas e indolentes. II. As pessoas gostam de trabalhar e sentem satisfação em suas atividades. São aplicadas e têm iniciativa III. As pessoas aceitam responsabilidade. São imaginativas e criativas. Aceitam desafios. IV. As pessoas não têm ambição ou vontade própria.. V. Resistem às mudanças. Preferem sentir-se seguras na rotina. É correto afirmar que apenas as seguintes alternativas estão corretas: I, IV e V
	José da Silva, gerente de novos produtos de um laboratório, ao elogiar a política de horários flexíveis, adotada recentemente pela empresa, também enfatiza a questão da corresponsabilidade. Para ele, usufruir da flexibilização do horário traz autonomia ao mesmo tempo que gera uma responsabilidade maior. Isso porque é preciso que o colaborador mostre ser capaz de aproveitar essa ótima oportunidade de compatibilizar os compromissos pessoais com os profissionais, sem comprometer o trabalho e alcançar metas e resultados definidos previamente pela empresa. As considerações tecidas por José da Silva a respeito do binômio autoridade-responsabilidade ilustram a prática organizacional de: empowerment.
	José Lima, chefe do Setor de ARH, esta selecionando candidatos para um determinado cargo que tem, entre outras atribuições, executar tarefas padronizadas apoiadas em técnicas elementares, bem como tarefas que exigem a supervisão diária das ações executadas de forma mais detalhada possível. Pela descrição dessas atribuições, o cargo a ser preenchido pelo candidato selcionado pertence ao nível empresarial: Operacional
	Liderança é o processo de inspirar outros a trabalhar com afinco para cumprir tarefas importantes, ou ou seja, a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos. A liderança pode ser explicada por diferentes teorias. Segundo a teoria situacional, é correto afirmar que: Que consideram o líder, os subordinados e a situação como três forças interagentes.
	Marque a opção que apresenta pontos que representam o Mix do Marketing: produto, promoção, praça e preço
	Missão : A missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam a missão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entender como devem colaborar para seu sucesso.
	"Muitas organizações encontram uma acirrada concorrência no mercado . Ainda que elas tentem se diferenciar , qualquer diferença estática é efêmera e temporária . Identifique alguma necessidade não satisfeita de um cliente e os concorrentes logo irão aparecer" . (SPEAR, 2010,p.XIX) Tal premisssa por parte da empresa justifica a execução contínua e constante do(a) : Controle
	Na C ompanhia Madureira S.A. dedicada ao ramo de bens de consumo, o Gerente de Recursos Humanos,
quando analisa os questionários de avaliação de desempenho, percebe que a cultura paternalista da empresa faz com que a maioria dos entrevistados favoreça as pessoas de que gosta, independente da sua competência profissional e de seus resultados. Esta propensão, causada em geral porque os avaliadores não conseguem ficar emocionalmente desligados, pode ser qualificada como: Propensão de complacência
	Na elaboração do PLANEJAMENTO do novo negócio é necessário que o dirigente leve em conta alguns elementos básicos para a sua tomada de decisão. O sentido da decisão pode estar centralizada na escolha da ideia do negócio e seus desdobramentos operacionais nas funções de elaboração do planejamento. Quais são as funções - que podem ajudar na construção dos elementos básicos para serem observados pelo empreendedor no foco do PLANEJAMENTO? Planejamento, Organização, Direção e Controle
	Na função (ou etapa) administrativa Controle, uma das palavras que pode identificar sua finalidade é: mensuração.
	No âmbito das preocupações dos gestores de recursos humanos está incluída qual das seguintes opções? como gerenciar as demissões de funcionários
	Na gestão financeira: a controladoria, a tesouraria e o planejamento financeiro, também fazem parte da área administrativa de uma instituição religiosa. 1 - Controladoria tem como função supervisionar as atividades de contabilidade e auditoria da organização. Esta atividade cuida da preparação de relatórios gerenciais internos, de demonstrações financeiras e da administração de assuntos fiscais. 2 - A Tesouraria é o departamento cuja responsabilidade é gerir as atividades financeiras que se relacionam ao capital de giro, como a administração de caixa e bancos, crédito e cobrança de dívidas de fornecedores, pagamento dos compromissos da organização e outras atividades similares. 3 - O Departamento de Planejamento Financeiro tem como atribuição analisar e avaliar as fontes de financiamento, bem como analisar e avaliar os projetos de investimentos de modo que possa manter o equilíbrio financeiro do negócio e o alcance de suas metas. São afirmações corretas: 1, 2 e 3.
	Na medida em que a competividade encontrada no business to business aumenta , na mesma proporção aumenta o valor da contribuição emprestado por personagens como Shewhart , Deming , J.Juran a respeito dos estudos relacionados com qualidade . Hoje , praticamente , não se encontra uma única empresa que não considere ser esta característica uma das que pode diferenciá-la
no mercado . A contribuição de J.Juran , por exemplo, teve como foco o(a) : Cliente
	Na organização XYZ temos o seguinte organograma: Jorge é o diretor geral, Matheus gerente financeiro, Rodrigo gerente de recursos humanos, Marcos gerente de produção e Rocha gerente de marketing. Como Jorge Diretor Geral foi o fundador da organização e possui profundo conhecimento dos negócios, todas as decisões relativas à empresa passam antes pela sua análise e autorização. O texto explicitou qual caráter do processo de organização: Centralização
	"Na Shothest Airlines o departamento de recursos humanos é um dos mais importantes da companhia - com 125 membros. O departamento de recursos humanos controla todas as contratações da empresa, tendo estado muito ocupado ultimamente. Em dez anos, o quadro de pessoal da Southwest aumentou 97%. A administração da companhia adota uma abordagem informal para entrevistar candidatos." (Zellner, Business Welk,1995, p.69). Neste caso, o procedimento utilizado pela companhia ocorre no (a): Processo de seleção
	No desempenho dos papéis interpessoais e das responsabilidades do administrador podemos encontrar a integração de várias funções, a saber: marcar a opção correta. I- 3 (três) níveis funcionais: o nível institucional, o nível gerencial e o nível operacional.
	No planejamento trabalhamos o objetivo geral, as políticas, diretrizes e metas que envolvem todos os níveis organizacionais. Dentro disso podemos dividir essa função gerencial em três áreas de ação (hierarquia) dentro da organização: Planejamento estratégico, tático e operacional.
	No processo administrativo, dividir o trabalho, agrupar as atividades em uma estrutura lógica, designar as pessoas para sua execução e alocar os recursos referem-se à função: Organizar
	No processo de elaboração do planejamento estratégico o gestor público identifica as variáveis controláveis e não controláveis originadas no ambiente em que se insere a organização. Nesse sentido, é correto afirmar que: c) as variáveis controláveis originam-se no ambiente interno, e as variáveis não controláveis no ambiente externo.
	I. O grau de centralização nas empresas que promove retenção do processo decisorial na cúpula da organização era uma forma de administrar muito utilizada anteriormente nas empresas. Hoje o foco e a agilidade no atendimento das necessidades do cliente têm levado muitas organizações a migrar para a descentralização. Porque II. O processo decisorial é compartilhado por todos os níveis hierárquicos. E tem como principal vantagem maior agilidade, criatividade e independência das pessoas dos níveis mais baixos. A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que : As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	Organograma é o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um objetivo da elaboração do Organograma: Determinar os tipos de Relações informais.
	O administrador é uma peça fundamental para qualquer tipo de organização. Em cada um dos níveis organizacionais, seu papel é diferente, por lidar com decisões mais e menos complexas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os níveis da organização: Estratégico, Tático e Operacional.
	O ambiente que influencia as organizações por intermédio de leis, regulamentos e portarias e que possui o governo como agente de regulação, competição e compras é o: Ambiente político-legal
	O ambiente empresarial atual assume diferentes formas. Embora alguns ainda possam ser relativamente simples e estáveis, outros tendem a ser muito mais complexos e dinâmicos por natureza. Assim, as organizações são concebidas como parte de um universo, já que qualquer coisa que acontece no ambiente pode afetar a organização e vice-versa. O ambiente empresarial externo divide-se em dois níveis: Ambiente Geral e Específico.
	O ambiente constituído de todo o complexo de condições e fatores externos que envolvem e influenciam
difusamente todas as empresas em conjunto, como as variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas é o: Macroambiente.
	O Balanced Scorecard é uma ferramenta estratégica que usa a medida integral de desempenho organizacional refletindo o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras. Neste contexto, selecione dentre as opções abaixo, a que contem os aspectos do desempenho organizacional que são analisados por esta ferramenta gerencial. O desempenho financeiro, a perspectiva do cliente, a aprendizagem organizacional e a inovação, os processos internos.
	O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e envolve os vários setores da organização e as formas como se relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto,responda os itens que se seguem. a) Conceitue responsabilidade social empresarial: b) Nas empresas, a responsabilidade social caracteriza-se pela promoção de ações de filantropia? a) responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. b) responsabilidade social é muito mais que meras ações de filantropia, envolvendo uma responsabilidade não somente com o valor humano, mas também com o meio ambiente.
	O conceito de administração estratégica empresarial evoluiu ao longo dos anos, surgindo como um instrumento de política de negócios (definindo regras e procedimentos formais) e evoluindo para o conceito de ferramenta gestão integrada, equilibrada e abrangente, vislumbrando uma gestão eficiente e flexível. O processo de administração estratégica consta de seis etapas abaixo discriminadas: Diagnóstico da situação atual, análise ambiental, análise interna, formulação estratégica, implementação estratégica e controle estratégico.
	O conceito de motivação desenvolvido por Sobral e Peci (2008, p. 207) é a predisposição individual para exercer esforços que busquem o alcance de metas organizacionais, condicionado pela capacidade de esses esforços satisfazerem, simultaneamente, alguma necessidade individual. Quais são os três elementos que se destacam na definição de motivação? São eles esforço, metas organizacionais e necessidades.
	O controle no nível institucional da empresa, também denominado controle estratégico ou controle organizacional. Nos níveis institucional, intermediário e operacional, o processo de controle apresenta quatro fases distintas relatadas abaixo, com exceção de uma opção. Marque a opção a qual "NÃO" não está relacionada ao controle:Estabelecimento de metas que devem ser seguidas;
	O controle no nível institucional da empresa é também denominado de: Controle estratégico ou controle organizacional
	O controle no nível institucional da empresa, também denominado controle estratégico ou controle organizacional, deve ser considerado como: Macro-orientado envolvendo a totalidade da empresa; genérico e sintético quanto ao seu conteúdo; direcionado a longo prazo
	O empowerment é um movimento que consiste na delegação de autoridade para os subordinados, busca
aumentar seu comprometimento e motivação no trabalho. São alavancador do empowerment: Estratégico.
	O Gerente de Produção da empresa Arco Ltda. diz: "não tenho tempo para planejar, organizar, coordenar ou controlar. Passa todo o seu tempo em negociações, contatos telefônicos, reuniões, visitas, encontro com subordinados e contatos externos. Só posso reagir às pressões da função." Você responde a ele que: C) Quando ele está exercendo aquelas atividades, está planejando, organizando, coordenando e controlando;
	O nível de uma organização que corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus Diretores. Neste nível, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro. Este
nível é o: Estratégico.
	O nome atribuído à organização que surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas em função das atividades que executam é: Informal.
	O planejamento é a função administrativa que estabelece antecipadamente o que deve ser feito e os objetivos a serem alcançados, podendo-se assim afirmar que:
I - O planejamento deve ser profissional cuidadoso, constante e fiel aos cenários presentes e futuros.
II - O planejamento começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingí-los de forma eficiente e eficaz.
III- O planejamento, nos diversos níveis organizacionais, apresenta as mesmas características em relação à responsabilidade pela tomada de decisões.
IV- O planejamento é uma técnica cada vez mais necessária para situações de incerteza, de imprevisibilidade e de instabilidade.
Assinale a opção que contém as afirmativas corretas: I, II e IV apenas .
	O planejamento é à base de todas as outras funções da administração. Não seria possível organizar os recursos e a estrutura da empresa se não existissem objetivos e planos. Sem planejamento, as organizações andariam sem rumo. Baseado nisso cite as vantagens do planejamento. Proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o autoconhecimento organizacional, fornece consistência.
	O planejamento é uma das funções básicas da administração e estabelece a base para todas as outras funções, sendo importante por: proporcionar uma direção que permita a coordenação dos esforços; 
	O planejamento estratégico da empresa é genérico, direcionado a longo prazo, e macro-orientado exigindo a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. O planejamento estratégico envolve importantes etapas. Das etapas relacionadas abaixo, escolha a que NÃO está correta: Determinação da política de recurso humanos, e de preços adotada pela empresa
	O planejamento operacional apresenta as seguintes características:
I -Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos.
II-Os orçamentos são planos operacionais relacionados com o tempo (como, por exemplo, fluxo de caixa, orçamentos, encargos sociais, ).
III-Os programas são os planos operacionais relacionados com o dinheiro (cronograma, Gráfico de Grantt, PERT, etc.).
IV-Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.
Assinale a alternativa correta: Somente a afirmação I e IV estão corretas
	O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos, Fluxo de caixa, orçamentos e despesas são exemplos de regulamentos.
	O planejamento da empresa que é projetado no longo prazo, que está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa, e que envolve a empresa como uma totalidade é o: Estratégico.
	O Planejamento Estratégico apresenta algumas características fundamentais que o diferenciam. Em relação às características do Planejamento Estratégico, assinale a afirmativa C ORRETA: Está voltado para as atividades do ambiente tarefa.
	O planejamento organizacional envolve objetivos e concepção de planos (Sobral e Peci, 2008). Enquanto os objetivos especificam as metas futuras que a organização deseja alcançar, os planos estabelecem os meios para alcançá-los. Neste contexto, há três tipos de planos: os estratégicos, os táticos e os operacionais. Escolha a opção abaixo que contem algumas das características dos planos táticos: Traduzem objetivos gerais em específicos para as áreas funcionais como Operações, ou Finanças. Geralmente são elaborados para até um ano (médio prazo) definindo as principais ações a serem implementadas em cada unidade da organização.
	O pressuposto do homem complexo busca identificar os fatores que poderiam afetar a motivação, classificando-as em três categorias. Quais seriam estas categorias? R. Perspectivas de conteúdo, processo e reforço acerca da motivação.
	O processo de administração de marketing inicia com a análise ambiental. Assinale a opção que se refere 
todos os aspectos que devem ser considerados nesta análise: Consumidores, organização, contexto, concorrentes.
	O processo administrativo é composto pelas quatro funções administrativas. Destacamos que cada uma apresenta suas características e funcionalidades. A função administrativa que auxilia o administrador na tomada de decisão, além de ajudá-lo a definir onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência é denominada: PLANEJAMENTO
	O processo de controle é uma atividade cíclica e contínua e envolve várias etapas sequenciais nos níveis
institucional, intermediário e operacional. Apresente em ordem a sequência das quatro etapas que constituem o processo de controle nos níveis organizacionais. Estabelecimento de padrões.
Mensuração do desempenho a ser controlado. Comparação do desempenho atual com o esperado.
Tomada de ação corretiva.
	O processo de controle tem uma etapa que consiste na tomada de medidas corretivas de forma a garantir o alcance dos objetivos. As ações corretivas são definidas no momento da constatação do desvio. Assim, ocorre uma análise acurada de cada desvio e uma ação gerencial. Na posição de gerente, qual análise você faria ou que caminho seguiria? (Sobral e AlketaPeci) De qualquer forma, cabe ao administrador decidir se os padrões devem ser revistos a fim de que se garanta um processo de controle fundado em bases de desempenho realistas e dados confiáveis.
	O processo decisório é delegado aos níveis intermediários e operacional, dentro de suas áreas de atuação, esta definição refere-se a: Descentralização
	O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e, por isso, via de regra o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas, que demandam tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis. Assim como o processo decisório, a decisão envolve:
I - um diagnóstico do problema;
II - a procura de soluções e alternativas para o problema;
III - a análise e comparação dessas alternativas;
IV - a seleção e escolha da melhor;
Considerando os itens acima, assinale a única sequência correta: I, II, III e IV estão corretas
	O processo de planejamento pode ser definido de várias maneiras. Analise as assertivas abaixo acerca desta definição, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É o processo de definir objetivos ou resultados a serem alcançados, bem como os meios para alcançá-los. ( ) É o processo de interferir na realidade, com o propósito de passar de uma situação conhecida para outra situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo. ( ) É tomar no presente decisões que afetam o futuro, visando reduzir sua incerteza. ( ) É propiciar a criação de um futuro pontual, restrito ao negócio, segundo dados e informações já utilizados em situações idênticas. A sequência CORRETA, é: V, V, V e F
	........................é a representação gráfica que apresenta a organização formal. As empresas normalmente exibem sua organização formal para que fique bem clara a forma como foram estruturadas. Organograma.
	Organizações são sistemas produtivos que se valem de entradas (insumos), processo de transformação e saídas (resultados) para gerar produtos e serviços aos seus clientes. Este conceito esta associado a área funcional:Operações.
	O tamanho da organização é uma importante faceta do desenho organizacional. De acordo com esta informação assinale a alternativa que define o número de subordinados
que cada administrador poderá supervisionar ou conduzir. Amplitude de Controle.
	Os administradores, de modo geral, precisam entender o comportamento dos trabalhadores para aumentar a produtividade, evitar o absenteísmo e reduzir a rotatividade da força de trabalho. Para isso, eles buscam compreender as atitudes dos funcionários com relação ao trabalho; a personalidade, ou seja, o conjunto das características psicológicas que caracterizam um indivíduo e o diferenciam de outras pessoas; a percepção, ou o processo por meio do qual as pessoas dão significado a ambientes, organizando e interpretando suas impressões sensoriais; e a aprendizagem, isto é, a forma como as pessoas apreendem. Sobral e Peci (2008). Introdução à administração.
A partir do texto acima, julgue as seguintes asserções.
Para Sobral e Peci, os administradores não buscam compreender as atitudes dos funcionários com relação ao trabalho, sua personalidade, sua percepção e aprendizagem, porque o comportamento do funcionários impactam diretamente no desempenho da organização: A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	Os estilos de liderança existentes utilizam-se de vários modelos de comandos. Contudo, tem
como base a: liderança autocrática, democrática e liberal (laissez-faire)
	Os gerentes têm interesse em compreender as atitudes dos funcionários com relação ao trabalho, em particular aquelas que têm um impacto em seu desempenho. Dessa forma, eles buscam cultivar atitudes que estão relacionadas com um bom desempenho do trabalhador. Os tipos de atitudes mais analisados são? Satisfação no trabalho; Envolvimento no trabalho; E C omprometimento organizacional.
	Os objetivos se referem a uma importante dimensão do planejamento. Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio de alocação de esforços e recursos em determinada direção". (Felipe Sobral e Alketa) Os objetivos podem ser classificados de acordo com sua natureza. Pelo seu conhecimento sobre o tema, escolha a resposta correta quanto à natureza dos objetivos: Pela rentabilidade, produtividade, participação no mercado, satisfação dos clientes, desempenho socioambiental. Pelo nível de formalização (explícitos ou implícitos) e processo de definição (tradicional topo-base ou administração por objetivos).
	Os ocupantes dos diferentes níveis organizacionais elaboram os seus Planos para bem orientar as atividades a serem executadas. Os Planos Operacionais que estão relacionados com métodos são denominados: procedimentos
	Os resumos e relatórios contábeis e orçamentários, controles de lucros e perdas e controles por meio de análise do retorno sobre o investimento são: Controles do nível institucional usados para avaliar e monitorar o desempenho da empresa.
	Para facilitar o trabalho e atingir de forma mais eficiente e eficaz as metas organizacionais, os profissionais de diversas áreas contam com a ajuda de ferramentas específicas. A análise SWOT é uma ferramenta gerencial que tem por objetivo:Fazer análise interna da organização para orientar os gestores sobre as fraquezas e pontos fortes, bem como analisar as ameaças e oportunidades que veem do ambiente externo.
	Para lidar com os três grandes desafios e mudanças do mundo atual, as organizações se estruturam por meio de três níveis: Institucional ou Estratégico, Intermediário ou Tático, e Operacional. Assinale a afirmativa CORRETA que melhor define o Nível Intermediário: Também chamado de gerencial por seu caráter mediador;
	Para o melhor desempenho administrativo é necessários que as pessoas possuam algumas Competências importantes, como: intelectuais, intrapessoais, interpessoais e técnica. Quais seriam os pressupostos das competências interpessoais e intelectuais. Os pressupostos das competencias interpessoais são a boa comunicação e bom relacionamento com os demais integrantes da organização, e os intelectuais são a habilidade e conhecimento das rotinas e demandas diárias, além da capacidade em resolver problemas que por ventura apareçam.
	Para que o processo administrativo seja eficaz, é importante que seja utilizado o Feedback, que podemos traduzir como Retroação. Explique o que é esse Feedback e apresente dois benefícios que ele pode trazer para a Administração. Feedback é o retorno dado ao administrador acerca do andamento do que foi planejado. É através do feedback que a administração é capaz de verificar se está trilhando o caminho certo ou precisa reavaliar seus métodos.
	Para o gestor obter resultado pontual na Função de Controle (preventiva,simultânea e posterior) deve apresentar um conjunto de ações devidamente analisadas e recondicionadas ao longo da dinâmica de construção do produto. Cite as três primeiras Funções que completam o esforço conjugado de administrar gerenciado pelo gestor: Planejar, organizar, dirigir
	Para que a organização funcione na prática e proporcione resultados eficientes, eficazes e efetivos, o administrador deve possuir as seguintes habilidades: Técnica, Humana e Conceitual.
	Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Qual a função administrativa que trabalha dando esta orientação? Direção
	Paralelamente à diferenciação vertical, organizar compreende tomar decisões relativas à diferenciação
horizontal, denominada departamentalização. Mencione qual o tipo de departamentalização
representado na figura. Por clientela
	Para Sobral e Peci, organizar é distribuir tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quanto e onde se devem tomar decisões. Organizar, então, é o processo de dividir, integrar e coordenar. Qual dos conceitos a seguir significa a coordenação dentro das organizações. Mecanismos que buscam a colaboração entre os vários departamentos, a fim de alcançar os objetivos globais da organização.
	Próximo do mês de setembro de cada ano comercial, o gestor, promove um seminário para estudar o ambiente externo. Esse estudo apresenta pontos importantes para o planejamento das atividades do varejo das lojas do shopping center - frente a proximidade das festas de fim de ano. Qual seria o objetivo de estudar e gerar um processo de discussão com seus colaboradores ? Identificar ameaças e oportunidades no monitoramento do ambiente externo.
	Próximo do mês de setembro de cada ano comercial, o gestor, promove um seminário para estudar o ambiente externo. Esse estudo apresenta pontos importantes para o planejamento das atividades do varejo das lojas do shopping center - frente a proximidade das festas de fim de ano. Qual seria o objetivo de estudar e gerar um processo de discussão com seus colaboradores ? Identificar ameaças e oportunidades no monitoramento do ambiente externo.
	Qual das seguintes representações elucida a interdependência de funções na empresa e como elas são
organizadas? organograma
	Qual é o nível de controle que se baseia em planos e requer uma estrutura organizacional para avaliar e monitorar desempenho global da organização; utilizando resumos e relatórios contábeis e Orçamentários, controles dos lucros e perdas, controles por meio da análise do retorno sobre o investimento, etc. Controle no nível institucional
	Qual a função da administração que é responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. É uma função predominantemente voltada para o desempenho das pessoas, visando proporcionar as condições necessárias para fazer acontecer. Direção.
	Quais seriam os objetivos das áreas funcionais das empresas, ou seja, das áreas de produção, RH, mercadológica e financeira. Produção, Eficiência máxima e qualidade total. Financeira, Obtenção e gestão de recursos financeiros. Mercadológica, Levar o consumidor a repetir a compra. RH, promover oportunidades
que maximizem a contribuição individual. 
	Quando se faz uma análise do ambiente externo e interno dentro de uma estratégia (planejamento estratégico), consideramos: Os pontos fortes e fracos do ambiente interno; e as ameaças e oportunidades do ambiente externo.
	Representa a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções, lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Essa função administrativa é: Planejamento.
	Sabe-se que toda empresa existe dentro de ambientes, geral e de tarefa. Analisando os itens abaixo, identifique qual o item que compõe o ambiente geral. Tecnológicas; Políticas; Econômicas, Legais, Demográficas, Culturais, Sociais.
	Sabe-se que toda empresa existe dentro de ambientes, geral e de tarefa. Analisando os itens abaixo, identifique qual o item que compõe o ambiente de tarefa. Clientes; Fornecedores; Concorrentes; Entidades Reguladoras.
	Sabe-se que as organizações permeiam toda a nossa sociedade, através de recursos como conhecimento, pessoas, dinheiro, tecnologia, informação. As organizações desempenham tarefas por meio do trabalho coletivo que nenhum indivíduo isoladamente conseguiria desempenhar. Portanto, sendo esta uma entidade social, composta de pessoas que trabalham juntas e é estruturada em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum precisa ser organizada em níveis e com pessoas habilitadas para tais níveis. I. Nível Institucional é o nível estratégico da organização, para isso precisa de pessoas com habilidades conceituais, que tenham a capacidade de compreender a complexidade da organização. II. Nível Institucional é o nível mais elevado da organização, para isso precisa de pessoas com habilidades humanas, que tenham a capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas e liderar grupos de pessoas. III. Nível Intermediário é o nível que articula internamente na organização, também é conhecido como gerencial ou tático, para isso precisa de pessoas com habilidades humanas, que tenham a capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas e liderar grupos de pessoas. IV. Nível Intermediário é o nível que articula internamente na organização, também é conhecido como gerencial ou tático, para isso precisa de pessoas com habilidades técnicas, que utilizam conhecimentos, métodos, técnicas para o desempenho de suas tarefas. V. Nível Operacional é o nível que está em contato direto com a execução e realização das tarefas na organização, para isso precisa de pessoas com habilidades técnicas, que utilizam conhecimentos, métodos, técnicas para o desempenho de suas tarefas. Analisando as alternativas acima, pode-se dizer que: Apenas a I, III e V estão corretas.
	Sabemos que as organizações possuem algumas áreas funcionais muito importantes para o seu perfeito funcionamento. Qual dessas áreas é responsável pela comercialização, distribuição e divulgação dos produtos/serviços aos consumidores. Administração de Marketing
	Sabendo que ambiente organizacional é a agregação de todas as condições , eventos e influencias que envolvem e interagem nesse ambiente. Exemplifique as influências sofridas pelo ambiente externo na organização? Copa do mundo, eleições, meio-ambiente, entre outras movimentações, causam grandes ruídos no ambiente corporativo de uma empresa.
	Segundo a abordagem sistêmica das organizações, as empresas são influenciadas por diversos elementos externos. Estes elementos são chamados ambientes externos, podendo se dividir em natural, histórico, político-legal, econômico-demográfico, sociocultural e tecnológico. Dentre as ações que seguem, quais se referem ao ambiente econômico-demográfico?
I - Implementação do PAC do governo federal.
II - Aumento do salário mínimo nacional.
III - Envelhecimento da população nacional.
IV - Redução da taxa básica de juros SELIC. II, III e IV, apenas.
	Segundo a literatura, coexistem nas empresas uma organização formal e uma organização informal. A partir desse ententimento, como se caracteriza a organização formal? Caracteriza-se pelos relacionamentos formais entre pessoas e áreas.
	Segundo Sobral e Peci (2008), a estrutura organizacional se refere ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o atingimento de seus objetivos estratégicos, especificando papéis, relações e procedimentos que atuam na coordenação dos membros da empresa. De acordo com este conceito, em função do tipo de negócio, tamanho e finalidade de um organização surgem quatro tipos de desenho organizacional: o funcional, o divisional, o matricial e o em rede, ou virtual. Dentre as opções abaixo, selecione a única que discrimina algumas características da estrutura em rede : Sua principal característica é a flexibilidade para lidar com situações novas e a capacidade de inovação. A divisão do trabalho, neste tipo de estrutura é feita em função do conhecimento especializado de pessoas, ou departamentos.
	Segundo Sobral e Peci (2008) a função organização da administração se focaliza nas atividades organizacionais e a maneira como estas serão ordenadas para possibilitar o atingimento de seus objetivos estratégicos, especificando papéis, relações e procedimentos que atuam na coordenação dos membros da empresa. Em função do tipo de negócio e clientes a serem alcançados os administradores podem construir e adotar estruturas organizacionais mais adequadas à sua realidade. Segundo os conceitos de administração estudados, há diversos tipos de estruturas organizacionais entre as quais: a matricial, a em rede e a adhocrática. Selecione dentre as opções abaixo a única que se relaciona à estrutura em rede: Constitui um tipo de estrutura com elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade e conectividade que permite a virtualização do negócio. Normalmente, volta-se para uma representação do essencial, que se desdobra para uso interno, detalhando suas subunidades.
	Segundo Sobral e Peci (2008), a partir de 1950, foi desenvolvida uma gama considerável de teorias que
visavam identificar os fatores que poderiam afetar a motivação. Estas teorias iam além das abordagens de
homem econômico e homem social, trabalhando com o pressuposto do homem complexo. Estas teorias foram, então, agrupadas em três categorias: Perspectivas de conteúdo, processo e reforço acerca da motivação
	Segundo Maslow, as necessidades humanas estão arrumadas numa pirâmide de importância e de influência do comportamento humano. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e recorrentes, as chamadas necessidades primárias, enquanto que no topo se encontram as mais sofisticadas e intelectuais, as necessidades secundárias. Que necessidades envolvem a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social, de reconhecimento social etc. A sua frustração pode levar a sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência, os quais por sua vez podem levar ao desânimo e a atividades compensatórias? d) Necessidades de Estima
	Significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam isso, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entender como devem colaborar para seu sucesso. Este conceito refere-se a: missão;
	Sistemas é um conjunto integrado de partes íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma
atividade ou função e destina em atingir um só objetivo, a organização visualiza como um sistema que é
constituído de subsistemas. C omo os sistemas são classificados. Defina-os. SISTEMAS FECHADOS: são sistemas de intercâmbio com ambiente, portanto, inteiramenteprogramado e determinísticos. Na verdade não existe sistema totalmente fechado, mas sim sistema hermético aqualquer influência ambiental o funcionamento é perfeitamente previsível e programado. SISTEMAS ABERTOS:
são sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbio com o ambiente. São inteiramente
probabilísticos e totalmente flexíveis, pois não é possível mapear todas as suas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais