Buscar

SIMULADO 1 PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES PD

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	
	Simulado: GST0574
	 Fechar
	Aluno(a): PAULO 
	Matrícula: 
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 05/05/2015 14:08:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408474994)
	
	Quando colocamos Pedro e João diante da mesma situação, Pedro quase sempre demora mais tempo para se decidir. Sua escolha final nem sempre é melhor que a de João; ele apenas é mais lento para processar as informações. Além disso, quando existe uma óbvia dimensão de risco associada à decisão, João sempre prefere assumir esse risco, ao contrário de Pedro. Diante destas informações o que você poderia dizer sobre este exemplo? Justifique a sua resposta.
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve explicar que cada um de nós tem seu próprio estilo de tomar decisões devido a nossa personalidade. A hereditariedade, o ambiente, o gênero, raça, cultura do ambiente e até mesmo a percepção podem influenciar na tomada de decisão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408475004)
	
	Segundo Robbins (2002), as emoções são estados internos caracterizados por cognições, sensações, reações fisiológicas e comportamento expressivo específico. Elas tendem aparecer subitamente e ser de controle difícil. Caso registrássemos as nossas emoções no decorrer de um único dia, veria que elas mudam continuamente. Explique a importância de compreender as emoções no ambiente de trabalho?
		
	
Sua Resposta: Entender as emoções que temos, nos ajuda a ter controle no dia a dia corporativo. Controlar nossas emoções, nos faz capazes de entender a dificuldades e diferenças entre as pessoas.
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve desenvolver a resposta mostrando a importância deste estudo nos dias de hoje. As pessoas precisam reconhecer suas próprias emoções para não interferir nas relações interpessoais e na sua produção diária.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408863749)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A necessidade de compreensão do comportamento nos grupos fez surgir a Psicologia Organizacional e fez crescer as pesquisas sobre a interação no trabalho. A respeito do assunto, todas a afirmativas estão corretas, EXCETO:
		
	
	A qualidade de interação no trabalho depende da habilidade que as pessoas têm de desenvolverem umas às outras, conforme sua personalidade.
	
	A qualidade de interação no trabalho depende da percepção que as pessoas têm de si, dos outros e do trabalho.
	
	A qualidade de interação no trabalho depende da existência de crenças e valores compartilhados por todos.
	 
	A qualidade de interação no trabalho depende da percepção que os indivíduos têm da política salarial da organização.
	
	A qualidade de interação no trabalho depende da satisfação, no grupo, das necessidades interpessoais de inclusão, controle e afeição.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408481773)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a única alternativa correta para que o trabalho em equipe tenha maior rendimento em um ambiente sem conflitos.
		
	
	Crenças e valores contraditórios.
	
	Crenças e valores diversificados;
	
	Crenças e valores confrontados;
	 
	Crença e valores compartilhados;
	
	Crenças e valores alternados.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408489905)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia das Organizações tem sido considerada como importante ferramenta no desenvolvimento corporativo. Uma vez que ela, além de estudar os comportamentos e as diferenças individuais, também estuda os processos decisórios. Dessa forma, a Psicologia das Organizações considera como aspecto importante da personalidade, que:
		
	
	A personalidade se expressa de forma rígida
	
	A personalidade possui uma dinâmica definitiva
	
	A personalidade pode ser concluída
	 
	A personalidade é uma estrutura dinâmica e mutável
	
	A personalidade não sofre pressões das variáveis
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408814002)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Refere-se ao mecanismo de defesa do ego (estrutura consciente) que permite barrar da memória conteúdos que geram dor psíquica que resulte em muito desconforto. Ele não é voluntário, pois não decidimos o que podemos excluir de nossa memória. A citação refere-se ao seguinte conceito em sua teoria:
		
	
	Inconsciente
	 
	Trauma
	 
	Recalque
	
	Psicanálise
	
	Histeria de conversão
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408495235)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As percepções sociais são passíveis de sentidos diferentes pelas diversas pessoas no mesmo contexto. O que significa valorização para uma, não necessariamente tem o mesmo sentido para outras. Estamos falando de individualidade. Autoestima, empatia, emoção, perdão, alegria. São elementos desta relação. O bem estar do colaborador no dia-a-dia em seu trabalho exige dele equilíbrio. Neste caso, qual dos elementos elencados é o responsável por este equilíbrio? Assinale a Única opção correta.
		
	
	Empatia
	
	Perdão
	 
	Emoção
	 
	Autoestima
	
	Alegria
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408858996)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Mayer & Salovey, (1997, p. 15), a Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. Neste caso, podemos dizer que: Assinale a Única alternativa correta que atenda ao que se pede:
		
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional não possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e muito menos em casa, que dirá nos relacionamentos com os amigos, familiares; pois não é uma ferramenta.
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente no trabalho, já que é considerada como um instrumento específico motivacional na Organização
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente na vida pessoal e não pode ser considerada como um instrumento específico e motivacional na Organização
	 
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento, não só no trabalho, mas também em casa, nos relacionamentos com os amigos, familiares. Uma ferramenta que permite as pessoas terem uma vida mais saudável.
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional só possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e não nos relacionamentos com os amigos, familiares. É uma ferramenta que só permite aos profissionais terem uma vida mais sucesso.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408862775)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De maneira genérica, o termo estresse significa desgaste. O estresse que pode nos atingir, como humanos, tem causas variadas. Observa-se, contudo, que nem todas as pessoas reagem de maneira idêntica às situações. Assim, no ambiente profissional, diante das mesmas circunstâncias e das mesmas exigências, alguns colaboradores demonstrarão maior resistência ao estresse, e outros menos. Pesquisadores atribuem a maior resistência ao estresse (portanto, menor vulnerabilidade a ele) à predominância, no indivíduo, de um tipo de inteligência. Estamos falando aqui da inteligência:
		
	
	Prática
	 
	Emocional
	
	Motora
	
	Múltipla
	
	Cognitiva
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408489952)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Gardner, em 1983, lançou o conceito de inteligências múltiplas. O que chamou a atenção para várias habilidades antes pouco valorizadas. Na sua teoriasão consideradas as inteligências verbais e matemáticas, entre outras. Assinale a alternativa que NÃO apresenta as demais inteligências apontadas por Gardner.
		
	
	Inteligência espacial
	
	Inteligência musical
	
	Inteligência interpessoal
	 
	Inteligência correlacional
	
	Inteligência corporal
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Perguntas Recentes