Buscar

AVALIAÇÃO I FLEX 28/02/19 - TODAS CERTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NOÇOES DE ATUÁRIA 
	1 -As atividades na área de seguros necessitam segregar os seguros por classificação de risco, que é o agrupamento correspondente ao objeto do seguro, sob o aspecto físico ou moral, no qual o risco deverá ser incluído. De acordo com a classificação dos riscos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Risco do empreendimento.
II- Risco do negócio.
III- Risco país.
IV- Risco cambial.
(   IV ) Está relacionado com o risco cambial, devido às variações cambiais existentes na política financeira internacional. Também pode ser encontrado sob a denominação de risco internacional.
(  I  ) É o chamado risco estabelecido, e está relacionado com as decisões e conduta do empreendimento pelos seus gestores. 
(    III) É aquele relacionado às decisões econômicas, de legislação, entre outras que emanam no governo de um determinado país e que podem alterar substancialmente a situação interna (no mercado nacional) de tal forma a afetar as organizações que nele mantêm negócios.
(II    ) É o tipo de risco que pode afetar todas as empresas em determinado segmento de atuação, pois pertence ao próprio segmento das atividades. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	
	 b)
	I - III - IV - II.
	
	 c)
	IV - II - III - I.
	
	 d)
	IV - I - III - II.
	
	 
	 
	2.
	Com a proliferação de empresas no âmbito de seguros e previdenciários, houve a necessidade de criar órgãos reguladores. A função desses órgãos é regulamentar as normas expedidas pelos órgãos normativos, assim como propor a adoção de regras para o melhor funcionamento de todas as entidades participantes do mercado financeiro e que busquem o desenvolvimento e a segurança do mercado e, em paralelo, que estejam de acordo com as necessidades de financiamento da dívida pública doméstica. Desta forma, a área de seguros tem crescido no Brasil, e há a necessidade de criar órgãos reguladores, que controlam essa área. Qual é o órgão que regula a área de Seguros Privados no Brasil?
	 a)
	IBRACON.
	
	 b)
	FENAPREVI.
	
	 c)
	CVM.
	
	 d)
	SUSEP.
	
	 
	 
	3.
	As pessoas pensam e agem de formas diferentes umas com as outras. Gerenciar riscos não é uma missão fácil e também não é para todas as pessoas. Sobre o papel de um gerente de riscos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Identificar o cenário econômico do momento.
	
	 b)
	Averiguar se há parcela de risco para suportar.
	
	 c)
	Analisar as políticas de prevenção existentes no mercado.
	
	 d)
	Detectar as exposições a que uma corporação está sujeita.
	
	 
	 
	4.
	A seguradora passa a assumir os riscos quando da contratação pelo segurado de uma apólice de seguros. Por meio desse documento, através do qual o segurado transfere a responsabilidade sobre seus riscos, a seguradora passa a ser responsável por indenizar, reparar ou ressarcir as consequências dos eventos previstos no contrato de seguros. De acordo com o risco de uma carteira, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Análise dos títulos.
II- Análise das carteiras.
III- Seleção de carteiras.
(  III  ) Identifica a melhor combinação possível dos títulos, observando as preferências dos investidores. Cada um possui uma característica especial e individualizada quanto à aversão ao risco.
(  I  ) Esse risco está relacionado com a análise do desempenho esperado do título a partir dos fluxos futuros esperados. 
(II    ) Esse tipo de risco está representado pelos retornos esperados em conjunto. Seria a expectativa integrada de retorno dos títulos analisados em determinado portfólio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	
	 b)
	II - I - III.
	
	 c)
	III - I - II.
	
	 d)
	II - III - I.
	
	 
	 
	5.
	Dentre as técnicas de identificação, análise e avaliação de riscos, encontra-se a análise preliminar, que tem seu destaque decorrente do campo de utilização e aplicabilidade. Entretanto, não são exigidos conhecimentos técnicos de grande profundidade no estudo e análise dos riscos industriais. Sobre a Análise Preliminar de Riscos (APR), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma técnica de manutenção de propriedade.
(    ) Uma técnica de gerenciamento.
(    ) Uma técnica de conscientização do que pode ser transformado em lazer. 
(    ) Uma técnica utilizada antes de outros tipos de análise. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	
	 b)
	V - V - V - F.
	
	 c)
	F - F - F - V.
	
	 d)
	F - V - F - V.
	
	 
	 
	6.
	Risco é um evento ou condição incerta, isto é, que pode ou não ocorrer no futuro, e cuja ocorrência tem um efeito negativo, o qual pode ser expresso em termos monetários. O impacto financeiro de um sinistro pode atingir milhões de reais e levar a empresa que não se precaveu à falência, ou o indivíduo a perder parte substancial de um patrimônio que lhe exigiu anos para acumular. Gerenciar riscos é um método científico similar ao processo de tomada de decisões gerais em negócios, os quais podem e devem ser tratados, o que não significa que os riscos estejam controlados. Para mantê-los sob controle, deve-se utilizar cinco técnicas, as quais devem considerar os principais objetivos da organização. Sobre essas etapas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   V ) Descrever riscos.
(    ) Tentar reduzir a freqüência  dos eventos danosos.
(    ) Repassar para outrem a responsabilidade legal e financeira sobre um ativo ou uma determinada operação. 
(    ) Segregar as exposições. 
(    ) Focar no aumento da severidade das perdas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V - F.
	
	 b)
	F - V - V - F - F.
	
	 c)
	F - V - V - V - V.
	
	 d)
	V - V - F - V - F.
	
	 
	 
	7.
	Para que haja seguro, é necessário que existam pessoas que tenham interesses voltados para sua proteção financeira com relação à possibilidade de perdas. A reparação das perdas só acontecerá se houver no futuro o risco que é o motivo de preocupação. Daí a necessidade de estabelecer um acordo formal onde a seguradora assume o compromisso de garantir o interesse do segurado contra riscos predeterminados. Este acordo segue condições gerais, condições especiais e condições particulares, as quais são definidas pelos órgãos competentes do mercado de seguros. Sobre os tipos de condições, analise as sentenças a seguir:
I- Condições gerais compostas por cláusulas se aplicam a todos os contratos com riscos de mesma natureza.
II- Condições especiais apresentam condições similares a todas as condições.
III- Condições Particulares apresentam cláusulas que alteram as condições gerais de um ramo de seguro.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	 
	 
	8.
	Quando o gerente de riscos realiza a análise preliminar, deve utilizar-se de parâmetros dentre os quais encontra-se a frequência ou a probabilidade de ocorrência dos acidentes, que nos conduz a classificar em categorias. Sobre as categorias de frequência, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Remota.
II- Improvável.
III- Provável.
IV- Frequente.
(    ) Espera-se ocorrer até uma vez durante a vida útil do processo ou instalação.
(   IV ) Espera-se que ocorra várias vezes durante a vida útil do processo ou instalação.
(    ) Não é esperado que ocorra durante a vida útil do processo ou instalação.
(  II  ) Considerado pouco provável de ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	
	 b)
	II - I - III - IV.
	
	 c)
	IV - II - I - III.
	
	 d)III - IV - I - II.
	
	 
	 
	9.
	A área atuária nasceu há cerca de 150 anos na Inglaterra e teve como objetivo estudar a mortalidade da população, e na época teve seus estudos voltados para o cálculo da aposentadoria e pensões. Essas atividades se estenderam para a área de seguros durante o século XX, e prosseguiram se expandindo. Nas últimas décadas, a ideia de que uma empresa de seguros ou de pensões faz parte do mercado financeiro fez crescer a necessidade de um maior treinamento na área administrativa e financeira, especialmente no que se refere aos riscos financeiros e econômicos. Desta forma, houve a necessidade de se ampliar o ramo de atuação dessa profissão. Sobre a ciência que está se tornando mais conhecida à medida que cresce o número de empresas atuantes no mercado de seguros e fundos de pensão no Brasil?
	 a)
	A ciência que está se tornando conhecida é a Ciência Atuarial, que busca a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a necessidade de garantir a segurança do seu patrimônio.
	
	 b)
	A ciência que está se tornando conhecida é a Ciência Política, em função dos movimentos sociais que determinam os aspectos na melhoria dos resultados na empresa.
	
	 c)
	A ciência que está se tornando conhecida é a Ciência Econômica, em função dos aspectos socioeconômicos e das prospecções governamentais para a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
	
	 d)
	É a Ciência Contábil, em função das necessidades que os gestores das empresas possuem em conhecer e aplicar os modelos propostos na elaboração das informações da Contabilidade.
	
	 
	 
	10.
	As operações de seguros consistem num ato de previdência e formam uma poupança coletiva, contribuindo para o desenvolvimento de uma nação. Como são classificados os seguros quanto à sua responsabilidade?
	 a)
	Pela sua classe econômica.
	 b)
	Pela sua gestão.
	 c)
	Pela sua garantia.
	 d)
	Pela sua operação.

Outros materiais