Buscar

Av1 tecnologia aplicada ao meio ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av 1 - 100% Online - Gestão Ambiental - Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente
1) Os solos apresentam várias funções sendo importante considerar que ele abriga os recursos naturais que sustentam a vida no planeta, além disso, ele serve de fonte de nutrientes para as diversas formas de vida existentes. A respeito dos impactos da ação humana sobre a qualidade ambiental dos solos, analise as afirmativas a seguir:
I- Erosão é um processo causado pela retirada da cobertura vegetal que, entre suas consequências, expõe o solo a radiação solar de forma excessiva.
II- Impactos industriais causam contaminação ambiental nos solos, devido à toxicidade dos produtos químicos aos quais nele são inseridos, entre outros fatores.
III- Contaminação do solo consiste na adequada disposição de diversos tipos de resíduos.
Agora assinale a alternativa correta: 
Alternativa: b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
2) A biorremediacão é um processo biológico, uma alternativa ecologicamente eficaz para o tratamento de áreas contaminadas, como solos, água subterrânea e superficial, entre outras áreas contaminadas, principalmente com materiais orgânicos e metais pesados de difícil degradação. A eficiência deste processo consiste em:
Alternativa: c)Degradar compostos poluentes por meio de microrganismos, onde fatores ambientais podem influenciar o processo.
3) Analise as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(   V ) A fitorremediação é a técnica que utiliza plantas para retirar contaminantes do solo ou da água e que é baseada na necessidade de absorção de determinados elementos, como os metais tóxicos para seu crescimento.
( F   ) A soil flushing é a técnicaque utiliza-se de microrganismos específicos para degradar compostos poluentes, removendo assim contaminantes para determinadas áreas específicas. 
(  V  ) A soil washing é uma tecnologia para lavagem de solos. Geralmente utiliza-se líquidos e um processo mecânico para "esfregar" os solos, o qual remove contaminantes perigosos concentrados em menor volume.
Agora, assinale a alternativa que corresponde respectivamente a sequencia correta:
Alternativa: a) V, F, V.
 4) De acordo com a CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, "uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, é o aterramento." Ela define esta técnica como sendo a compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material. 
Fonte: Aterro Sanitário – CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/mudancas-climaticas/biogas/Aterro%20Sanit%C3%A1rio/21-Aterro%20Sanit%C3%A1rio>. Acesso em: 22 Fev. 2015.
De acordo com as características de aterro controlado e sanitário, analise as afirmativas a seguir:
I- No aterro controlado, temos a disposição final de resíduos urbanos depositados diretamente no solo e coberto por apenas uma camada de terra. Este tipo de disposição final gera impactos e compromete a qualidade dos solos e da água subterrânea.
II- O aterro sanitário permite o confinamento seguro em termos de controle de poluição ambiental e proteção à saúde pública, pois o lixo não será depositado diretamente no solo, mas sim em uma vala que possui um sistema de impermeabilização, desta forma o lixo não ficará em contato direto com o solo.
III- No aterro sanitário, o lixo produzirá subprodutos normalmente, como o chorume, águas percoladas e gases, porém, esses subprodutos não possuem um sistema de tratamento específico e acabam contaminando o solo ou água subterrânea.
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativa: d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
5) De acordo com a AmbServ, o aterro industrial "é a destinação final de resíduos perigosos, não reativos e não inflamáveis, com baixo teor de água. A solução, além de ser ambientalmente segura, tem baixo custo para o contratante", a respeito de aterros industriais, assinale a alternativa correta:
Fonte: Aterro Industrial – AmbServ / Tratamento de resíduos. Disponível em: <http://www.ambserv.com.br/aterro-industrial/>. Acesso em 22 Fev. 2015.
Alternativa: a) Seu sistema é parecido com um aterro sanitário, porém a impermeabilização possui um sistema mais seguro, visto que os resíduos depositados serão de classe 1 ou 2.

Outros materiais