Buscar

Ep9_Marx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marx – Teses sobre Feuerbach; A Ideologia Alemã
Karl Marx e Comunismo (Karl Marx and Communism)
O que é Marxismo?
Considerem um mundo; um mundo sem dinheiro, sem classes sociais (class division), onde todos dão de acordo com suas habilidades e tomam de acordo com suas necessidades. Soa muito bem, não?
Para o poeta e filósofo alemão Karl Marx, tal utopia comunista não só era possível como inevitável. Ou como ele chamou; “A marcha da História” (The march of history). Ainda que profundamente influenciado por Hegel, que propôs que a historia se desenvolve através do conceito abstrato de “espírito absoluto” (world spirit), Marx acreditava que não são ideias conflituosas que impulsionam (propels) a história, e sim conflitos decorrentes da nossa relação com os bens materiais que trará a história para seu fim (conflict arising out of our relation to material goods that will bring history to it's end). Especificamente, nossas condições de trabalho. Marx chama este processo histórico de “materialismo dialético” (dialectical materialism)
-“Filósofos apenas interpretaram o mundo, o objetivo é muda-lo!”. (Philosophers have only interpreted the world, the point is to change it! THESIS 11)
Inicialmente, a humanidade estava preocupada apenas com os atos mais básicos de nossa espécie: produzir para sobrevivência própria. Mas, conforme a população multiplicava-se, sistemas econômicos eram estabelecidos para atender a necessidade de todos. E, com a economia, a relação de um indivíduo para com os produtos que cria se altera, pois um (one) não esta mais produzindo para sua necessidade imediata. Ele esta produzindo para outros.
-O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios para satisfazer essas necessidades, a produção do material da própria vida. (The first historical act is thus the production of the means to satisfy these needs, the production of the material of life itself. THE GERMAN IDEOLOGY)
Avançando (fastforward) para a Revolução Industrial, em que a humanidade criou mecanismo para atender (fulfill) a necessidade de muitos, com eficiência sem precedentes (unprecedented efficiency). Estes mecanismos, ou “capital”, são controlados por indivíduos, levando a enormes concentrações de riqueza (wealth). E, para o cansado trabalhador que deve operar estas máquinas, não há promoção (ter sucesso no trabalho que faz/there is no getting ahead). Pois para que o capitalista possa maximizar lucros (profit), ele deve pagar aos trabalhadores um pouco mais do que este precisa para sobreviver. Para Marx, este sistema econômico do capitalismo prospera (thrives) sobre a exploração e cria infelicidade generalizada (widespread unhappiness), pelo que ele chamou de “alienação”.
Para iniciantes, eu sou alienado pelos frutos do meu trabalho: se eu crio um nabo, isso será vendido para outro, e em troca eu serei pago um salário, e me tornaria uma mercadoria (commodity) tanto quanto a coisa que eu produzo. Assim, eu sou removido do meu trabalho. Eu não me vejo em meu labor.
O Capitalismo também nos aliena de nós mesmos (alienate us from each other): para os trabalhadores produzirem eficientemente, o capitalismo diz a eles que estão em constante competição por seu trabalho, tornando-o, desse modo, em um adversário, em vez de um aliado. Além disso, o capitalismo nos aliena de nossa própria natureza; Criar é uma grande fonte de satisfação para nossa espécie. Mas, por sermos forçados a criar coisas que não tem um investimento pessoal nosso, nossa vida se torna um fardo (burden).
Conforme o tempo passa, e as potências industriais tornam-se cada vez mais concentradas entre uma elite seleta (select elite), a lacuna entre a classe trabalhadora e o capitalista só aumentará. Para Marx, essa fenda se tornará tão nítida (pronounced) que os trabalhadores, em sua profunda frustração, se erguerão e derrubarão a opressão da minoria (oppression of the few) e inaugurarão uma nova sociedade: uma sociedade em que não há propriedade privada, não há classes sociais (class division), onde o trabalho das pessoas é mantido pelo bem comum (held for the common good) e todos trabalham de acordo com sua capacidade (ability), e isso, meu amigo, é Comunismo.
Mesmo hoje, marxismo é umas das ideologias mais poderosas no mundo, e para alguns, a inauguração (ushering in) da utopia marxista ainda permanece em um futuro não muito distante.
Este texto pertence à Wisecrack –YouTube Channel e detém toda sua autoria. Esta versão é meramente uma tradução livre.

Outros materiais