Buscar

wireless-3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 Wireless (Rede sem fios) refere-se a uma rede de computadores e ou outros aparelhos com suporte wireless sem a necessidade do uso de cabos (sejam eles telefónicos, coaxiais ou ópticos) por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelhos.
 O uso desta tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificiais no espaço. O uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à internet ou simplesmente para partilhar aparelhos na rede como por exemplo as impressoras, ou até mesmo para partilhar ficheiros ou enviar e receber mensagens entre os computadores ligados á mesma rede. Podemos encontrar esta tecnologia em diversos locais como escritórios, shoppings, bares, aeroportos, parques e até mesmo em locais privados como áreas de residência.
 A sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou de curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
*
*
Os raios infravermelhos podem ser utilizados (tal como em certos sistemas de uso doméstico: televisões, vídeos, automóveis, etc.) para transmitir sinais digitais entre computadores.
 Para tal, torna-se necessário que estes se encontrem relativamente próximos uns dos outros, por conseguinte, apenas poderão ser usados em LAN. 
Além disso, também é necessário que não existam obstruções físicas no espaço onde os sinais têm de circular. 
As LAN baseadas em infravermelhos podem atingir velocidades da ordem dos 10 Mbps, contudo são mais dispendiosas e mais susceptíveis a erros do que as que são baseadas em cabos. 
Os raios infravermelhos são constituídos por radiação composta por fotões cuja frequência é maior que 8x1011 Hz e menor que 3x1014 Hz, isto é, radiação electromagnética com frequência inferior à da luz vermelha, mas superior à das ondas de rádio.
*
Adaptador Infravermelhos
Acessórios Infravermelhos
Transferência de dados entre dois telemóveis usando a tecnologia infravermelhos
*
São do mesmo tipo das usadas nas transmissões de rádio (radiodifusão e radioamador).
Implicam a instalação de antenas e de dispositivos de emissão e recepção (transceivers) e quando nos deparamos com grandes distâncias é necessário instalarmos retransmissores.
Esta tecnologia pode utilizar-se nas redes CAMPUS e MAN
Apesar das ondas conseguirem atravessar paredes, têm como desvantagem a baixa capacidade em velocidade de transmissão.
Ondas de rádio são radiações electromagnéticas com comprimento de onda maior e frequência menor do que a radiação infravermelha.
*
Existem vários padrões de transmissão sem fios que usam ondas de rádio
É um padrão de transmissões sem fios que usa ondas de rádio; a velocidade máxima de transmissão é de 1 Mbps;
Velocidades de transmissão de 11 Mbps e distâncias até 100 metros; é necessária uma placa de rede 802.11b por PC;
É o padrão mais actual e transmite a 100 Mbps, mas ainda existem
poucos equipamentos que suportam este tipo de comunicação sem fios;
*
O Bluetooth contem uma maneira de ligar e trocar informações entre dispositivos. É comum encontrar-mos esta tecnologia em ligações entre telefones ou telemóveis e portáteis ou computadores. Também as impressoras, câmaras digitais, consolas de jogos, têm hoje em dia suporte para este tipo de tecnologia.
Esta tecnologia funciona através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura. 
O alcance desta tecnologia depende da potência dos dispositivos que serão usados e pode variar entre 1, 10 e 100 metros.
A velocidade de transmissão depende igualmente da potência dos dispositivos e pode variar entre 1 e 3 Mbit/s. Está já uma nova versão em desenvolvimento em que se prevê que a velocidade de transmissão poderá alcançar o máximo de aproximadamente 500 Mbit/s.
Auricular Bluetooth
Adaptador Bluetooth
Caneta Bluetooth
*
As redes sem fio IEEE 802.11, que também são conhecidas como redes Wi-Fi (Wireless Fidelity) ou wireless, foram uma das grandes novidades tecnológicas dos últimos anos. 
Actualmente, são o padrão mais usado para redes locais sem fios. 
Como prova desse sucesso pode-se citar o crescente número de Hot Spots (Hotspot é a denominação de um determinado local onde uma rede sem fio está disponível para ser) e o facto dos computadores portáteis novos já saírem de fábrica equipados com dispositivos IEEE 802.11 integrados.
Utiliza velocidades de transmissão de 11 Mbps e distâncias até 100 metros; 
	
Placa Wireless
Adaptador wireless
Placa Wireless PCMCIA 
*
HomeRF é uma tecnologia de rede sem fio que permite ligações entre dispositivos. 
Foi desenvolvido em 1998 pelo HomeRF Working Group, um consórcio de empresas que incluíram telemóveis sem fios Siemens, Motorola, Philips e mais de 100 outras empresas. 
O grupo foi dissolvido em Janeiro de 2003 após a tecnologia Wi-Fi 802.11b se tornar mais acessível aos utilizadores e a Microsoft começou a incluir suporte para Bluetooth nos seus sistemas operativos Windows. Como resultado a HomeRF caiu em desuso. Assim sendo, actualmente não há nenhum grupo para desenvolver ainda mais o padrão. A HomeRF atinge frequências 2,4 GHz e poderá atingir um máximo de 100 Mbps.
Adaptadores HomeRF
*
São muito semelhantes às ondas de rádio, mas situam-se numa faixa espectral mais elevada (2 a 30 GHz).
São muito utilizadas nas comunicações móveis – telemóveis e redes de área metropolitana (MAN). Implicam a instalação de antenas e de dispositivos de emissão e recepção (transceivers = transmiters + receivers). 
As microondas necessitam de uma espaço sem obstruções para se poderem propagar.
São ondas electromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio. 
Forno Microondas
Antena microondas
*
A comunicação com esses satélites implica antenas parabólicas, ou seja, dispositivos de transmissão e recepção capazes de efectuar: - os uplinks: as emissões da Terra para o satélite; - os downlinks: as recepções do satélite para a Terra. 
As ondas de satélite são utilizadas em comunicações intercontinentais ou abrangendo grandes distâncias geográficas e, normalmente, suportam uma largura de banda elevada (da ordem dos 500 MHz), embora estejam sujeitas a atrasos devido às grandes distâncias percorridas. 
São utilizadas para telecomunicações ou transmissões de dados sobre a forma digital, encontram-se situadas em órbitas geostacionárias em torno do equador a cerca de 30-40 km da superfície terrestre.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais