Buscar

ad1 psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia 
Psicologia da Educação
Pólos: Angra dos Reis, Belford Roxo, Itaguaí, Magé, Maracanã, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, São Pedro da Aldeia.
Coordenador: José Mauro Nunes 
Avaliação A DISTÂNCIA 1 – 2010/2
Entrega: 24/08/2010
	
Matrícula: _______________
	
Aluno(a):_____________________________________________
	 
Pólo: _________________________________________
	
Nota: ____________________
1ª QUESTÃO (1 ponto) 
Em nosso texto da Aula 1, está escrito: “Nesta disciplina, iremos conceber a Psicologia como o estudo da subjetividade humana, sendo esse o seu objeto de estudo principal. É o estudo do Homem em todas as suas expressões, sejam as visíveis, como o comportamento, sejam as invisíveis, como nossos pensamentos; sejam as nossas singularidades, a maneira particular como cada pessoa se apresenta ao mundo, sejam as genéticas, que trazemos como carga biológica. Todos esses aspectos conferem ao homem uma maneira particular de ser, de sentir, de se expressar, de se posicionar diante dos fatos da vida.” Sendo assim, disserte em até 15 linhas sobre a importância da Psicologia para a Educação.
2ª QUESTÃO (1 pontos)
A expressão popular “pau que nasce torto morre torto” expressa tipicamente a concepção inatista. Em até 10 linhas, argumente acerca das conseqüências dessa visão para a prática escolar e como tais conseqüências prejudicam o trabalho voltado para a construção do saber.
3ª QUESTÃO (1 pontos)
“A aprendizagem, na visão ambientalista, pode assim ser entendida como o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência. Além das condições já mencionadas para que a aprendizagem se dê — estabelecimento de associações entre um estímulo e uma resposta e entre uma resposta e um reforçador —, é importante que se leve em conta o estado fisiológico e psicológico do organismo”. Em até 10 linhas, destaque um aspecto positivo e outro negativo da influência da concepção ambientalista na educação.” (Texto 1 da Aula 2). 
4ª QUESTÃO (3 pontos)
A partir da leitura dos textos das Aulas 1, 2 e 3 percebemos que em Psicologia as teorias divergem quanto à visão de homem que defendem, influenciando diretamente na forma pela qual os seres humanos serão educados. Baseado em nossos estudos, complete o quadro abaixo:
	
Teorias
	Características do ser humano
	Papel da Educação
	
Inatista
	
	
	
Ambientalista
	
	
	Epistemologia Genética
(Piaget)
	
	
5ª QUESTÃO (2 pontos) 
“Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre através de constantes desequilíbrios e equilibrações.” (Texto 1 da Aula 3, p. 26). Explique, em até 15 linhas, o processo de equilibração e seus mecanismos fundamentais (assimilação e acomodação).
6ª QUESTÃO (2 pontos) 
“Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um processo de equilibrações sucessivas. Entretanto, esse processo, embora contínuo, é caracterizado por diversas fases, ou etapas, ou períodos. Cada etapa define um momento de desenvolvimento ao longo do qual a criança constrói certas estruturas cognitivas. Segundo Piaget, o desenvolvimento passa por quatro etapas distintas: a sensoriomotora, a pré-operatória, a operatório-concreta e a operatório-formal.” (Texto 1 da Aula 3, p.27). Cite e explique resumidamente cada uma das etapas de desenvolvimento propostas pelo autor.
Prezado (a) aluno (a), 
Fique atento (a) às seguintes orientações:
• Em nosso ambiente virtual de aprendizagem (plataforma CEDERJ) você encontrará os textos que ajudarão na resolução desta avaliação (também foram indicados em nosso Guia da Disciplina).
• Esta AD contempla as aulas 1 a 3, conforme o cronograma da nossa disciplina.
• Leia atentamente os enunciados e verifique se sua resposta está de acordo com o que foi solicitado.
• Desenvolva suas idéias expressando nas respostas o conhecimento que foi capaz de construir a partir dos conteúdos das aulas.
• Acreditamos no seu potencial criativo e crítico. Portanto, não serão aceitas respostas que contenham cópias integrais de trechos dos módulos da disciplina ou de outros textos.
• Faça uma revisão cuidadosa da resposta com o objetivo de verificar se apresenta clareza e coerência.
• Releia toda a prova e, antes de entregá-la, faça as correções necessárias.
• Esta avaliação representa um excelente momento de aprendizagem, assim como uma oportunidade de estudo para a Avaliação Presencial que ocorrerá em breve. Aproveite-a ao máximo! 
BOM ESTUDO!

Outros materiais