Buscar

Av1 Fontes do direito do trabalho docx (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Arquivos
Ir para atividade
1)
Considere que uma empresa adota umregulamentou específico, prevendo alguns direitos e obrigações para seus empregados, que não constam expressamente na CLT, como por exemplo: proibição de realizar ligações telefônicas particulares durante a jornada de trabalho [obrigação]; abono de duas faltas por ano para o(a) empregado(a) acompanhar filho menor de 14 anos de idade ao médico. Considerando a situação narrada, anote a opção correta:
Alternativas:
a)
As empresas podem criar regulamentos internos, mas não podem estabelecer proibições para os empregados, como a indicada “proibição de realizar ligações telefônicas particulares durante a jornada de trabalho”.
b)
No caso narrado, somente se a empresa criasse apenas direitos mais vantajosos para os empregados é que o regulamento possuiria força normativa.
c)
O regulamento de empresa não é fonte formal de Direito do Trabalho, porque não está previsto na Constituição Federal.
d)
No caso narrado, a empresa criou normas específicas, com a previsão de direitos e obrigações, que possuem força normativa.
e)
As empresas podem criar regulamentos internos, mas esses regulamentos não possuem natureza normativa, isto é, não tem o poder de criar direitos e obrigações.
2)
Você presta serviços para uma indústria que possui cerca de 300 empregados e que resolveu contratar 2 motoristas para realizar viagens intermunicipais de curta duração, com ida e volta no mesmo dia. O Diretor dessa indústria, tendo em mãos uma convenção coletiva de trabalho que foi celebrada pelos sindicatos dos motoristas e das empresas de transporte, pergunta sobre a aplicação das normas previstas nessa convenção para esses 2 motoristas que serão contratados. Você deverá responder que:
Alternativas:
a)
A convenção coletiva de trabalho será aplicada integralmente.
b)
A convenção coletiva de trabalho somente será aplicada quanto às normas mais benéficas aos empregados.
c)
A convenção coletiva de trabalho não será aplicada porque trata-se de fonte normativa que não foi celebrada pelo sindicato das indústrias.
d)
A convenção coletiva de trabalho não será aplicada porque senão deverá ser observada para os demais 300 empregados da indústria.
e)
A convenção coletiva de trabalho não será aplicada se a empresa recusar a sua aplicação, no prazo de 48 horas após a contratação dos motoristas.
3)
Alguém afirma que empregado e empregador podem pactuar livremente as condições de trabalho, inclusive prevendo vantagens e obrigações na esfera de um único contrato de trabalho, isto é, criando “normas” aplicáveis a um determinado contrato de trabalho. O texto do artigo 444 da CLT prevê que: “As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes”. Considerando as afirmações apresentadas, anote a opção correta:
 
Alternativas:
a)
Empregado e empregador podem criar normas aplicáveis a um contrato de trabalho, especialmente se a norma criar um benefício ao empregado.
b)
Se a legislação prevê que as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas, toda e qualquer norma celebrada em um contrato de trabalho deve ser aceita.
c)
O texto do artigo 444 da CLT está ultrapassado, já que não mais se admite que empregado e empregador criem normas aplicáveis a determinado contrato de trabalho.
d)
A Constituição Federal de 1988 revogou implicitamente a ideia prevista no artigo 444 da CLT.
e)
Empregado e empregador podem criar normas aplicáveis a um contrato de trabalho, inclusive se a norma for menos benéfica ao empregado.
4)
Vejam que interessante. Uma decisão da Justiça do Trabalho concluiu que “não é causa de nulidade da norma coletiva o fato de estabelecer cláusula benéfica para a categoria profissional, prevendo garantia de emprego para além do prazo de vigência do próprio instrumento” [TRT da 3ª. Região]. Considerando as regras sobre a interpretação das normas de Direito do Trabalho, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A decisão não atende ao princípio da interpretação restritiva das normas, regra aplicável ao Direito do Trabalho.
b)
Apesar da convenção coletiva de trabalho ser norma autônoma, está claro que o Tribunal excedeu os limites de interpretação das normas de Direito do Trabalho.
c)
Nos dias atuais, especialmente a partir da Constituição Federal de 1988, a aplicação do princípio in dubio pro operario ou in dubio pro misero perdeu o alcance como princípio basilar do Direito do Trabalho. Apenas o princípio da aplicação da norma mais vantajosa é que ainda continua em evidência no Direito do Trabalho.
d)
Toda norma mais benéfica instituída pelos sindicatos merece interpretação restritiva.
e)
Está claro que o Tribunal interpretou a norma no sentido mais favorável aos trabalhadores.
5)
Leia com atenção o texto a seguir reproduzido e assinale a opção correta:
“Vigora em nosso ordenamento o princípio da prevalência da norma mais favorável ao trabalhador, ainda que desrespeitada a hierarquia das fontes formais de Direito do Trabalho, o que, inclusive, não é o caso. Veja-se a ministração acerca do assunto: ‘Praticamente, todas as normas legais em matéria de trabalho são cogentes, imperativas. Mas sua inderrogabilidade pela vontade das partes, ou por outra fonte do direito, há de ser entendida sem perder de vista que elas – como ficou dito – traduzem um mínimo de garantias, que não pode se negado, mas que pode, sem dúvida, ser ultrapassado: a derrogação de tais normas é admitida num sentido favorável aos trabalhadores’”.
Alternativas:
a)
O texto reproduzido está absolutamente ultrapassado e não pode ser considerado correto, porque o Direito do Trabalho não admite desrespeitos à hierarquia das fontes formais, especialmente contrariedades à Constituição Federal.
b)
O texto reproduzido está correto e representa as ideias correntes na doutrina do Direito do Trabalho.
Alternativa assinalada
c)
O texto reproduzido está correto, exceto quanto à observação de que, como regra, as normas legais em matéria de Direito do Trabalho são cogentes, imperativas.
d)
O texto reproduzido está incorreto, exceto apenas quanto à afirmação de que as normas de Direito do Trabalho podem ser derrogadas por outras em sentido favorável aos trabalhadores.
e)
O texto reproduzido está correto porque assegura a prevalência da Constituição Federal como norma máxima do Direito do Trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais