Buscar

Questões_prova_manutenção_5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões trabalho ( Alexandre/Augusto/Juliano )
1 – Como acontece o desgaste das maquinas ? Explique aonde se encontram as partes vitais de uma maquina.
Desgaste é o dano gerado a uma superfície sólida, usualmente envolvendo perda progressiva de material devido ao movimento relativo entre aquela superfície e uma substância contatante ou substancias. Segundo Zum Ghar, “existem somente dois modos de remover material de uma superfície: o material pode ser  dissolvido da superfície como em uma reação química ou material pode ser fraturado da superfície. As peças de máquinas e equipamentos não desgastam-se simplesmente. Elas se desgastam em vários modos que são diferentes em:
aparência;
mecanismo;
solução
As partes vitais estão principalmente do sistema motorização e locomoção da maquina (motor, rodas, eixos, esterias)
2 – Quais as naturezas dos mecanismos de desgaste ou deterioração que atuam em um componente ?
Os mecanismos de desgaste ou deterioração que atuam sobre um componente podem ser de natureza mecânica, elétrica, térmica, química ou operacional, e estão sempre presentes nas máquinas. O efeito cumulativo dos mecanismos de desgaste se manifesta pela falha ou quebra do equipamento. Define-se como "falha ou quebra" a perda da função básica de um componente ou peça, com interrupção (falha funcional) ou degeneração da mesma (falha potencial).
3 – Cite e explique quais são os tipos de falhas que podem ocorrer em maquinas.
As falhas de projeto acontecem quando uma característica de demanda não foi bem observada ou foi mal calculada. Podem acontecer por uma empresa ter uma demanda maior do que a esperada e não poder atender, ou por ter uma demanda menor e ter produzido mais sem o interesse do consumidor. O projeto adequado identifica as circunstancias em que a produção deve trabalhar e faz projetos de acordo com o dia a dia.
As falhas de instalações acontecem por que todas as instalações de uma empresa podem quebrar e paralisar alguns setores importantes da produção, causando prejuízos. 
A falha de pessoal pode acontecer de dois tipos: erros e violações. Quando acontece um erro, um funcionário deveria ter feito algo diferente e o resultado é algum desvio significativo da produção normal. Quando acontece uma violação, aconteceu um procedimento contrario ao definido normalmente.
As falhas de fornecedores são aquelas em que o prazo de entrega ou a qualidade dos bens e serviços são ruins. Uma produção que depende muito de fornecedores tem maior probabilidade de falhar.
As falhas de clientes ocorrem quando os clientes usam mal os produtos e serviços. A falta de atenção do cliente pode causar a falha. As grandes organizações estão treinando clientes para usar seus produtos mais complexos, diminuindo assim, as chances de falha.
4 – Marque a opção INCORRETA sobre os MODOS DE FALHA:
SOBRECARGA: a aplicação de uma única carga faz com que a peça se deforme ou se frature quando a carga é aplicada
FADIGA: cargas flutuantes no decorrer de um período de tempo relativamente prolongado provocam este tipo de falha e, normalmente, deixa sinais de fadiga no metal
FADIGA INFLUENCIADA POR CORROSÃO: a corrosão reduz substancialmente a resistência à fadiga da maioria dos metais e, eventualmente, provoca falha em cargas relativamente leves
CORROSÃO: o próprio uso inadequado da ferramenta, componente ou equipamento pode acarretar um desgaste precoce nas peças
5 – Marque a opção INCORRETA no que se refere à interpretação de uma falha
Decidir qual tipo de analise aplicar
Saber o que aconteceu durante o processo de uso do equipamento ou componente
Examinar e analisar a falha secundaria
Determinar o tipo de falha e o que a causou
6 – Marque a opção INCORRETA sobre a CAUSA DAS FALHAS
Erros de especificação ou de projeto: A maquina, com componentes falhos, não foi montada corretamente
Instalação imprópria: Trata-se de desalinhamento dos eixos entre o motor e a maquina acionada
Manutenção imprópria: Trata-se da perda de ajustes e da eficiência da maquina
Operação imprópria: Trata-se de sobrecarga, choques e vibrações que acabam rompendo o componente mais fraco da maquina. Esse rompimento, geralmente, provoca danos em outros componentes ou peças da maquina

Outros materiais