Buscar

atividade 1 e 2

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Aluno(a): Camila de Araujo Rondon Machado 	RGM: 053.17876
Polo: Unigran Net 
Professora: Elizabete Velter Borges 
�
ATIVIDADES DAS AULAS – 01 e 02:
1. Descreva sobre o processo histórico de construção da didática e sua funcionalidade enquanto disciplina e método. (1.0) 
A didática aplicada em tempos mais antigos visava um ensino mecânico onde o professor era o centro da atenção e o aluno teria que se adequar as regras da escola. A escola não aderia para si os processos recorrentes no mundo, mas sim, apenas aquilo que lhe convinha, ao longo do tempo vem mudando ao longo dos anos, a forma didática e funcionalidade, o paradigma foi quebrado e dessa forma, a didática agora tem o objetivo tomar o aluno o centro das atenções e adequando os processos de ensino de acordo com as necessidades do aluno. 
Referencia; BORGES, Elizabete Velter. Didática. Elizabete Velter Borges. Dourados: UNIGRAN,2019. 
 
2. As tendências pedagógicas estão associadas ao contexto histórico, econômico, social, político e educacional de uma sociedade, que envolvem o processo educacional nas relações entre professor (educador), aluno (criança) e o conteúdo (aprendizagens). Desta forma, apresente abaixo três características específicas para cada uma dessas tendências: (0.75).
Tradicional:
Tem como objetivos a transmissão dos padrões, normas e modelo dominantes. Os conteúdos escolares são separados das realidades sociais e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo imposto como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva. 
Renovadora Progressista:
A educação escolar assume o propósito de levar o aluno a apreender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passarem a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno, sua proposta metodológica tem como característica e as pesquisas o professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. A aprendizagem é construída através de planejamento e teste. O professor passa a respeitar e atender as necessidades individuais dos alunos. 
Renovadora não diretiva (Escola Nova): 
 Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidades, expressão e comunicação interpessoa, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupo, aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor- aluno passou a ser marcado pela afetividade. 
Tecnicista:
Enfatiza a profissionalização e modelo individual para integra-lo do modelo social, regente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administrar os procedimentos didáticos, enquanto o aluno receber as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno. 
Libertária:
O papel da educação é conscientizar para transformar a realidade e os conteúdos são extraídos da pratica social e cotidiana dos alunos. Os conteúdos pré-selecionados são vistos coo uma invasão cultual. A metodologia é caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupo de discussão. A relação do professor com o aluno e lida como horizontal em que ambos passam a fazer parte do ato de educar. 
Libertadora:
A escola propícia pratica democrática, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sócias. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sócias, cuja metodologia é estar relacionadas com vivencia grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções. 
"Crítico-social dos conteúdos" ou "Histórico Crítica”:
A escola tem a tarefa de garantir a aprovação critica dos conhecimentos científico e universal, tornando-se uma arma de luta importante. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adotar o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educador participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade. 
3. Descreva o tipo de didática utilizada pelo (a) professor(a) que mais marcou seu processo de escolarização enquanto aluno(a) na escola que frequentou na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Superior e qual tendência o mesmo utilizava ou utiliza enquanto metodologia para as suas aulas. Justifique. (0.75)
Tradicional, no ensino médio, matéria de historia, eram aulas cansativas, pois o professor seguia um método dominante, seguia método muito oprimido para os alunos, pois tínhamos que seguir o padrão do professor leitura e leituras, sempre tinha que gravar mesmos com duvidas a respeito da matéria, deixando nos alunos cansados e fazendo com que não gostamos da matéria.
OBS.: Não é necessário encaminhar as orientações descritas abaixo na atividade elaborada no portfólio.
Orientações para o envio das atividades:
Todas as atividades encaminhadas no portfólio deverão 
Conter cabeçalho, conforme modelo abaixo:
Sugestão de cabeçalho para colocar no início das atividades:
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Aluno (a): ________________________________________	RGM: ___________
Polo: ____________________________________________
Professora: Elizabete Velter Borges 
Formatação das atividades: margem esquerda e superior = 3cm; direita e inferior = 2cm. Texto justificado. Espaçamento entre linhas 1,5cm para o corpo do texto e nas referências o espaçamento entre linhas é simples. Fonte Times New Roman ou Arial e tamanho da letra 12. 
Inserir referência no final de cada atividade, mesmo que, o material de consulta (fonte de pesquisa) seja somente o guia de estudos. 
A atividade será avaliada uma única vez, sem reavaliação, somente quando solicitado pelo professor para que seja reenviada a atividade pelo portfólio.
Cópia de sites de internet ou qualquer outro material impresso, sem a devida referência do documento pesquisado, será considerado plágio, a avaliação daquela atividade não será considerada e a mesma terá nota zerada.
Bom estudo!!!
Profª. Elizabete Velter Borges
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Essa atividade da aula 01 a 02, deverá ser enviada no portfólio nº. 01

Outros materiais