Buscar

Estudo Dirigido TPS2 Mariza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido TPS 2.
1-Descreva Teoria Psicanalítica: Caracteriza-se por um conjunto de conhecimento sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica, estudo do inconsciente.
Método Psicanalítico ou de investigação: Método interpretativo que baseia-se na associação livre e busca significado “Velado” daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginarias (Como sonhos, atos falhos, associação livre...)
Pratica Psicanalítica (Método de Tratamento): Baseado na investigação e especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. Propicia ao sujeito condições de lidar melhor com seus sintomas, só faz uso da palavra.
2-Defina a importância de Charcot, Bernheim e Brewer para freud.
Charcot: Freud percebeu que poderia haver dissociação entre pensamento e consciência.
Método: Hipnose- Cria e suprimir sintomas pela palavra.
Objetivo: Como Anatomista queria estudar a parte fisiológica e orgânica de pacientes Histéricos, sem fins terapêuticos.
Berheim: Para Berheim o medico tem o poder de sugestionar o paciente*(O que viria ser mais tarde para Freud o conceito de transferência). Observou que quando estava presente no hospital o tratamento se desenvolvia bem melhor. Ele usava a hipnose com fins terapêuticos. 
Brewer: 
Método: Catártico( Que funciona da seguinte forma: Sintoma→ Hipnose→ Fato Gerador→ Ab-Reação→ Sintoma desaparece* Freud Observa que o sintoma retornava ou voltava de outra forma. Sacou que para haver a “cura’’ o pacientes deveria estar consciente e que através da relação transferencial usando a livre associação o paciente iria lembrar, repetir e elaborar as suas angustia.
3- Qual o processo terapêutico usado na psicanalise segundo freud, site as 3 direções.
Trazer o Material do inconsciente para o consciente.
Direção da Cura (Interpretar a resistência).
Compulsão a repetição (E a tendência e repetir comportamentos,* manutenção da mesmice.
4-Conceito de recalque e processos psíquicos inconscientes.
Operação pela qual o individuo procura Repelir ou manter no inconsciente representações: pensamentos, imagem e recordações; ligadas a uma pulsão.
5-Localização da experiência traumática.
A localização do trauma pra Freud se da na infância com analise da sexualidade infantil. Cenas e lembranças referentes aos primeiros anos de vida fazem parte do universo do inconsciente e que essas construções deixam marcas e traços com consequência posteriores.
6-Explique a noção de conflito psíquico Desejo X Interdição.
Na fase fálica a criança escolhe como objeto de desejo a figura do sexo oposto (Pai ou Mãe), mas com a interdição do incesto ha renuncia ao desejo como forma de autopreservação (narcisismo).
7- Fale sobre a formação do inconsciente? 
O inconsciente é formado por: lapsos, chistes, sonhos, sintomas e atos falhos.
8-Explique a diferença entre conteúdo latente e conteúdo manifesto?
O conteúdo latente é o verdadeiro sonho, o conteúdo manifesto é o que o sujeito conta, sendo um disfarce do verdadeiro sonho
O conteúdo manifesto do sonho e o substituto deformado para os pensamentos inconsciente. Que aparece sem logica, acrítico, atemporal, sem organização.
9- Fale sobre o trabalho de condensação e o deslocamento nos sonhos?
Condensação e deslocamento são processos psíquicos aonde ocorre a deformação dos sonhos, e transformam em sintomas os complexos cujo a repressão fracassou; Na condensação ocorre a sobreposição de imagem/ Metáfora, funde-se elementos que estão com traços comuns em 1 só. O deslocamento e obra da censura aonde o elemento dos sonhos constituem fragmentos do todo( Parte/ todo) Ex: Bota / Natal
10- Descreva o modelo de aparelho psíquico conhecido como primeira tópica?
Na primeira Tópica freud descreve 3 níveis de consciência (Aparelho psíquico):
1-O consciente : Que abarca todos os fenômenos que em determinados momentos podem ser percebidos de maneira consciente pelo individuo; 
2-O Pré-consciente: Refere-se aos fenômenos que não estão consciente em determinado momento, mas podem ternassem, se o individuo desejar-se ocupar com eles;
3-O Inconsciente: Que diz respeitos aos fenômenos e conteúdos que estão inacessíveis e somente sobre circunstancias muito especiais podem torna-se consciente.
11- Diga como foi elaborada a teoria da sexualidade, Pulsão Sexual X Senso Comum?
E facílima de explicar a razão por que as maioria dos homens, médicos e outros, nada querem saber da vida sexual da criança. Sob o peso da educação e da civilização esqueceram a atividade sexual infantil e não desejam agora relembrar aquilo que já estava reprimido.
12-Explique o conceito de sexualidade infantil, descrevendo as fazes e as características da mesma?
O conceito é que a sexualidade se inicia na infância, o conceito de pulsão e diferente do conceito de instinto. São característica:
Auto- Erótica
Perverso- Polimorfa.
Bifásica
Ambivalente
São as fases: 
Oral 
Anal 
Fálica
Período de Latência 
Genital
13- Como você entende a fase fálica explicando o complexo de édipo e o complexo de castração?
Édipo: Sai-se do autoerotismo com a escolha de um objeto de desejo(Direciona o a libido para o outro) (Para o menino: A Mãe e para a menina: o Pai)
Castração: a criança percebi que a uma diferença anatômica entre os sexos. Ocorre a renuncia ao desejo, interdição do incesto, pelo medo da castração ele prefere se preservar( Narcisismo).
Começa se identificar com o sexo com o genitor do mesmo sexos por ser anatomicamente igual. (Identidade Sexual).
14- Explique o modelo estrutural da personalidade- Aparelho Psíquico na 2 tópica ?
Id: O id é a fonte da energia psíquica (libido). O id é formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Ele funciona segundo o princípio do prazer, ou seja busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo, e somente segundo ele. Não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego irracional, anti-social, egoísta e dirigido ao prazer. O id é completamente inconsciente.
Ego: O ego desenvolve-se a partir do id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. A principal função do ego é buscar uma harmonização inicialmente entre os desejos do id e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigências do superego.
Superego: É a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade. O superego tem três objetivos: inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) e (3) conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras; outra característica sua é o pensamento dualista (tudo ou nada; certo ou errado, sem meio-termo).

Outros materiais