Buscar

SEGURIDADE SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
PROF.: RENATA SALLES MESQUITA
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
CONCEITO: ART. 194 DA CF/88
		“UM CONJUNTO DE AÇÕES DE INICIATIVA DOS PODERES PÚBLICOS E DA SOCIEDADE, DESTINADAS A ASSEGURAR O DIREITO À SAÚDE, À PREVIDÊNCIA SOCIAL E À ASSISTÊNCIA SOCIAL.”
	CUMPRE DESTACAR QUE AS TRÊS ÁREAS DA SEGURIDADE SOCIAL, POSSUEM UMA NOTÓRIA INTER-RELAÇÃO, SENÃO VEJAMOS: 
	- O INVESTIMENTO NA SAÚDE PÚBLICA, REDUZ O NÚMERO DE PESSOAS DOENTES OU O TEMPO DE SUA CURA E POR CONSEQUÊNCIA, MENOS PESSOAS REQUERERÃO BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS OU O TEMPO DE PERCEPÇÃO DE TAIS BENEFÍCIOS SERÁ MENOR.
	- O INVESTIMENTO NA PREVIDÊNCIA SOCIAL INCLUI MAIS PESSOAS NO SISTEMA, DE FORMA QUE AO ALCANÇAREM A VELHICE TAIS PESSOAS FARÃO JUS AO RECEBIMENTO DE APOSENTADORIA, NÃO NECESSITANDO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
SAÚDE (ART. 196 A 200, CF/88):
	ART. 196, CF/88 – “ A SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO, GARANTIDO MEDIANTE POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS QUE VISEM A REDUÇÃO DO RISCO DE DOENÇAS E DE OUTROS AGRAVOS, E AO ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO ÀS AÇÕES E SERVIÇOS PARA SUA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO.
	O ACESSO À SAÚDE É EXTREMAMENTE DEMOCRÁTICO, HAJA VISTA NÃO NECESSSITAR DE PAGAMENTO E SER IRRESTRITO, INCLUSIVE PARA ESTRANGEIROS QUE NÃO RESIDAM NO PAIS. 
	O SUS – SITEMA ÚNICO DE SAÚDE, ORGÃO VINCULADO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE É O RESPONSAVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL.
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
	O SUS É FINANCIADO COM RECURSOS DOS ORÇAMENTOS DA SEGURIDADE SOCIAL ELABORADOS PELA UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS, ALÉM DE OUTRAS FONTES.
	AS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO MATÉRIAS DE RELEVÂNCIA PÚBLICA, CABENDO AO PODER PÚBLICO DISPOR SOBRE SUA REGULAMENTAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, DEVENDO SUA EXECUÇÃO SER FEITA DIRETAMENTE OU POR MEIO DE TERCEIROS E TAMBÉM POR PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO.
	AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS PODERÃO PARTICIPAR DE FORMA COMPLEMENTAR AO SUS, OBEDECENDO DIRETRIZES ESTABELECIDAS POR ESTE, MEDIANTE CONTRATO DE DIREITO PÚBLICO OU CONVÊNIO, POSSUINDO PREFERÊNCIA AS ENTIDADES FILANTRÓPICAS E AS SEM FINS LUCRATIVOS. 
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
	AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS COM FINS LUCRATIVOS NÃO PODERÃO RECEBER RECURSOS PÚBLICOS, OU SEJA, EMBORA POSSAM PARTICIPAR DO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE NÃO PODEM RECEBER QUALQUER ESPÉCIE DE INCENTIVO COM RECURSOS PÚBLICOS. 
	O SUS É ORGANIZADO SEGUNDO AS SEGUINTES DIRETRIZES:
	- DESCENTRALIZAÇÃO, COM DIREÇÃO ÚNICA EM CADA ESFERA DO GOVERNO;
	- ATENDIMENTO INTEGRAL, COM PRIORIDADE PARA AS ATIVIDADES PREVENTIVAS, SEM PREJUÍZO DOS SERVIÇOS ASSISTENCIAIS;
	- PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE.
	 A CONSTITIÇÃO FEDERAL DETERMINA POR DERRADEIRO QUE A LEI DEVERÁ DISPOR SOBRE AS CONDIÇÕES E OS REQUISITOS QUE FACILITEM A REMOÇÃO DE ORGÃOS, TECIDOS E SUBSTÂNCIAS HUMANAS PARA FINS DE TRANSPLANTE, PESQUISA E TRATAMENTO, BEM COMO A COLETA, PROCESSAMENTO E TRANSFUSÃO DE SANGUE E SEUS DERIVADOS, SENDO VEDADO TODO TIPO DE COMERCIALIZAÇÃO.
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
ASSISTÊNCIA SOCIAL (ART. 203 E 204, CF/88): 
	 ART. 203 - A ASSISTÊNCIA SOCIAL SERÁ PRESTADA A QUEM DELA NECESSITAR, INDEPENDENTEMENTE DE CONTRIBUIÇÃO À SEGURIDADE SOCIAL, E TEM POR OBJETIVOS:
	 I - A PROTEÇÃO À FAMÍLIA, À MATERNIDADE, À INFÂNCIA, À ADOLESCÊNCIA E À VELHICE;
	II - O AMPARO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARENTES;
	III - A PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO;
	IV - A HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA E A PROMOÇÃO DE SUA INTEGRAÇÃO À VIDA COMUNITÁRIA;
	V - A GARANTIA DE UM SALÁRIO MÍNIMO DE BENEFÍCIO MENSAL À PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA E AO IDOSO QUE COMPROVEM NÃO POSSUIR MEIOS DE PROVER À PRÓPRIA MANUTENÇÃO OU DE TÊ-LA PROVIDA POR SUA FAMÍLIA, CONFORME DISPUSER A LEI.
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
	CUMPRE RESSALTAR QUE DENTRE OS OBJETIVOS ELENCADOS ENCONTRAM-SE OS SERVIÇOS PRESTADOS E BENEFÍCIOS CONCEDIDOS.
	NÃO OBSTANTE A IN 20/07 PREVER EXPRESSAMENTE QUE SOMENTE OS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS NATURALIZADOS E DOMICILIADOS NO BRASIL QUE NÃO ESTEJAM COBERTOS PELA PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SEU PAÍS DE ORIGEM, FAZEM JUS AOS BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS PECUNIÁRIOS, A JURISPRUDÊNCIA PÁTRIA DETERMINA QUE REFERIDO DISPOSITIVO É INCONSTITUCIONAL , POIS FERE O PRINCÍPIO DA IGUALDADE.
	A EXPRESSÃO “NECESSITADO” ASSUME SIGNIFICADOS DIVERSOS A DEPENDER DO TIPO DE PRESTAÇÃO ASSISTÊNCIAL, PARA PERCEBIMENTO DO BENEFÍCIO DE UM SALÁRIO A NECESSIDADE ESTÁ RELACIONADA COM A FALTA DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA SUA MANTENÇA, JÁ NO QUE SE REFERE À PROTEÇÃO A MATERNIDADE A SITUAÇÃO DE NECESSIDADE NÃO ESTÁ RELACIONADA COM RENDIMENTOS, PODE HAVER A NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO POR EXEMPLO.
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
	 ART. 204 - AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SERÃO REALIZADAS COM RECURSOS DO ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL, PREVISTOS NO ART. 195, ALÉM DE OUTRAS FONTES, E ORGANIZADAS COM BASE NAS SEGUINTES DIRETRIZES:
	I - DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA, CABENDO A COORDENAÇÃO E AS NORMAS GERAIS À ESFERA FEDERAL E A COORDENAÇÃO E A EXECUÇÃO DOS RESPECTIVOS PROGRAMAS ÀS ESFERAS ESTADUAL E MUNICIPAL, BEM COMO A ENTIDADES BENEFICENTES E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL;
	
	II - PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO, POR MEIO DE ORGANIZAÇÕES REPRESENTATIVAS, NA FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS E NO CONTROLE DAS AÇÕES EM TODOS OS NÍVEIS.
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
PREVIDÊNCIA SOCIAL (ART. 201 E 202, CF/88):
	ART. 201 - A PREVIDÊNCIA SOCIAL SERÁ ORGANIZADA SOB A FORMA DE REGIME GERAL, DE CARÁTER CONTRIBUTIVO E DE FILIAÇÃO OBRIGATÓRIA, OBSERVADOS CRITÉRIOS QUE PRESERVEM O EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL, E ATENDERÁ, NOS TERMOS DA LEI, A:
	I - COBERTURA DOS EVENTOS DE DOENÇA, INVALIDEZ, MORTE E IDADE AVANÇADA;
 II - PROTEÇÃO À MATERNIDADE, ESPECIALMENTE À GESTANTE;
 III - PROTEÇÃO AO TRABALHADOR EM SITUAÇÃO DE DESEMPREGO INVOLUNTÁRIO;
	 IV - SALÁRIO-FAMÍLIA E AUXÍLIO-RECLUSÃO PARA OS DEPENDENTES DOS SEGURADOS DE BAIXA RENDA;
 V - PENSÃO POR MORTE DO SEGURADO, HOMEM OU MULHER, AO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO E DEPENDENTES, OBSERVADO O DISPOSTO NO § 2º.
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
	 - CARÁTER COMPULSÓRIO: TODOS OS CIDADÃOS QUE TRABALHAREM SÃO OBRIGADOS A FILIAR-SE AO REGIME DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. CASO A FILIAÇÃO CONSTITUISSE FACULDADE A MAIORIA NÃO O FARIA, ACARRETANDO UM CAOS SOCIAL, POIS QUANDO CHEGASSEM A VELHICE NÃO TERIAM COMO PROVER SEU SUSTENTO.
	- CARÁTER CONTRIBUTIVO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: PARA FAZER JUS A QUALQUER BENEFÍCIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, É NECESSÁRIO ENQUADRA-SE NA CONDIÇÃO DE SEGURADO, DEVENDO CONTRIBUIR PARA MANUTENÇÃO DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO.
	OBSERVE-SE QUE A PREVIDÊNCIA SOCIAL, TEM COMO OBJETIVO COBRIR OS RISCOS SOCIAIS, ENTENDIDOS COMO OS INFORTÚNIOS QUE ACARRETAM A PERDA, AINDA QUE TEMPORÁRIA DA CAPACIDADE PARA O TRABALHO E, CONSEQUENTEMENTE , PARA PROVER SEU SUSTENTO.
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
	 PARA CUMPRIR O DETERMINADO NO ART 201 DA CF/88 O LEGISLADOR, POR MEIO DA LEI 8213/91, INSTITUIU OS SEGUINTES BENEFÍCIOS:
	- APOSENTADORIA POR INVALIDEZ;
	- APOSENTADORIA POR IDADE;
	- APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO;
	- APOSENTADORIA ESPECIAL;
	- SALÁRIO-MATERNIDADE;
	- SALÁRIO FAMÍLIA;
	- AUXÍLIO-DOENÇA;
	- AUXÍLIO-ACIDENTE;
	- PENSÃO POR MORTE;
	- AUXÍLIO-RECLUSÃO.
	
	
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
	IMPORTANTE ESCLARECER QUE EMBORA HAJA EXPRESSA PREVISÃO NO TEXTO CONSTITUCIONAL DE QUE A PREVIDÊNCIA SOCIAL DEVE PROTEGER O TRABALHADOR EM CASO DE DESEMPREGO INVOLUNTÁRIO, O SEGURO-DESEMPREGO NÃO FAZ PARTE DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS POR SER ADMINISTRADO PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO.
	COMPETE AO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL – MPS, COM APOIO DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS, GERENCIAR TODOS OS DEMAIS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS.
	
	
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS:
	- SOLIDARIEDADE (ART. 3º, I, CF/88): DE ACORDO COM ESTE PRINCÍPIO O CONTRIBUINTE É OBRIGADO A DESTINAR
PARTE DE SEU PATRIMÔNIO PARA MANTENÇA DO REGIME PROTETIVO, MESMO QUE NUNCA VENHA A USUFRUIR DOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS OFERECIDOS.
	REFERIDO PRINCÍPIO ESTÁ MAIS RELACIONADO À PREVIDÊNCIA SOCIAL, VISTO QUE ESTE É ÚNICO DOS RAMOS DA SEGURIDADE SOCIAL QUE É ESSENCIALMENTE CONTRIBUTIVO.
	- UNIVERSALIDADE DA COBERTURA DO ATENDIMENTO: SEGUNDO ESTE PRINCÍPIO TODOS DEVEM ESTAR COBERTOS PELA PROTEÇÃO SOCIAL, E ESTA DEVE COBRIR TODOS OS RISCOS SOCIAIS. 
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
	- UNIFORMIDADE E EQUIVALÊNCIA DE BENEFÍCIOS E SERVIÇOS ENTRE AS POPULAÇÕES URBANAS E RURAIS: DE ACORDO COM ESTE PRINCÍPIO NÃO PODE HAVER DISTINÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO URBANA E RURAL QUANDO DA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO E OFERECIMENTO DE SERVIÇOS, SALVO QUANDO EXPRESSA NO PRÓPRIO TEXTO CONSTITUCIONAL. TAL COMO OCORRE COM O TEMPO PARA APOSENTADORIA POR IDADE.
	- SELETIVIDADE E DISTRIBUTIVIDADE NA PRESTAÇÃO DOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS : IMPLICA QUE AS PRESTAÇÕES SÃO FORNECIDAS A QUEM PRECISAR, DESDE QUE SE ENQUADRE NA HIPÓTESE PREVISTA EM LEI.
	DECORRE DA NECESSIDADE DE SELECIONAR E DISTRIBUIR AOS MAIS NECESSITADOS. 
	- IRREDUTIBILIDADE DO VALOR DOS BENEFÍCIOS: O VALOR DO BENEFÍCIO NÃO PODE SOFRE REDUÇÃO E DEVE SER REAJUSTADO DE ACORDO COM A INFLAÇÃO.
*
*
SEGURIDADE SOCIAL
	- EQUIDADE NA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DO CUSTEIO: TODOS DEVEM PARTICIPAR DO CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL, LEVANDO-SE EM CONTA A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE CADA CONTRIBUINTE.
	- DIVERSIDADE NA BASE DE FINANCIAMENTO: COM A DIVERSIDADE DE FONTES FINANCIADORAS O SISTEMA FICA MAIS SEGURO.
	FINANCIAM A SEGURIDADE SOCIAL O GOVERNO, AS EMPRESAS E OS PRÓPRIOS SEGURADOS.
	- CARÁTER DEMOCRÁTICO E DESCENTRALIZADO DA ADMINISTRAÇÃO: DIZ RESPEITO A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL MEDIANTE A GESTÃO QUADRIPARTITE, COM PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES, DOS EMPREGADORES, DOS APOSENTADOS E DO GOVERNO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais