Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
PIM III e IV Gestão de TI

Pré-visualização | Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TIAGO BISERRA DA SILVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR:
SOFTWARE DEVELOPER
FORTALEZA – CE
2018
TIAGO BISERRA DA SILVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR:
SOFTWARE DEVELOPER
Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) III e IV, apresentado ao curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial para obtenção da aprovação do primeiro semestre do referido curso.
FORTALEZA – CE
2018
RESUMO
Este trabalho representou uma empresa de consultoria fictícia chamada “Consulting”, que foi contratada por uma empresa desenvolvedora de software chamada “Software Developer” e teve como objetivo entregar um estudo contendo análise de impacto, planejamento, desenvolvimento e implementação de melhoras nos processos de TI da Software Developer, abrangendo os temas desenvolvidos pelas disciplinas de Administração de Banco de Dados, Ética e Legislação Profissional, Matemática Aplicada, Redes de computadores e Telecomunicações e Modelagens de Processos, colocando em prática conceitos e teorias do curso de Tecnologia de Informação, no formato aprendido na disciplina de Metedologia Científica.
Palavras-chave: Banco de dados. Ética. Suporte. Orçamento.
 
SUMÁRIO
 
1. INTRODUÇÃO .................................................................................................................... 5
2. ANÁLISE DA EMPRESA ................................................................................................... 7
3. ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS ................................................................. 8
4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO .................................................................................................... 9 
5. MATEMÁTICA APLICADA ........................................................................................... 11 
6. REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES ...................................... 12 
7. MODELAGEM DE PROCESSOS ................................................................................... 14 
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................... 16 
REFERÊNCIAS ..................................................................................................................... 17
1. INTRODUÇÃO
A tendência mundial de globalização e inovações tecnológicas tem induzido um número crescente de empreendimentos a procurar novas técnicas que as auxiliem durante o processo de tecnologia da informação e de gestão administrativa, para ter um desenvolvimento maior e sustentável a médio e longo prazo.
A consultoria vem assumindo um papel relevante para as empresas de pequeno e médio porte, pois é através dela que as organizações conseguem desenvolver suas vantagens competitivas, assim podendo concorrer em iguais condições com empresas de grande porte, obter resultados positivos para um maior crescimento, garantir sua permanência no mercado e conseguir estabilidade. Ela também é um instrumento imprescindível para que a empresa possa se antecipar e superar desafios impostos pela economia, bem como os cenários de mudanças e transformações econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o ambiente dos negócios, orientando-as para que seja possível alcançar seus objetivos, garantindo a estabilização dos recursos e das competências da organização, visando aproveitar as melhores oportunidades encontradas no ambiente.
Com isto, a consultoria se torna crucial para que a empresa possa definir os investimentos que terá de fazer para amparar seu plano de crescimento, e também servirá como auxílio no estabelecimento das competências essenciais que a empresa deverá ter para alcançar as metas de longo prazo.
A empresa Consulting busca soluções tecnológicas para Organizações Empresariais e Governamentais, para garantir aos seus clientes uma melhor experiência em processos de Tecnologia da Informação. A empresa Software Developer contratou essa consultoria em busca de uma auditoria externa que solucionasse problemas tecnológicos, gerenciais e éticos, para elaborar soluções e melhorias nas diretrizes operacionais da empresa, otimizando recursos, reduzindo custos e tornando um ambiente mais agradável para seus colaboradores.
A consultoria fez um amplo relatório, pesquisando o custo-benefício das soluções apresentadas em Hardware, Software e Equipe, priorizando o planejamento de sistemas com maior acompanhamento de resultados, minimizando erros e facilitando a correção de falhas dos processos.
Além da análise do sistema operacional e da busca pela solução dos seus problemas, a Consulting também se preocupou em analisar a parte pessoal da empresa contratante, com base nos direitos civis, constitucionais e trabalhistas, para que a Software Developer possa garantir aos seus empregados mais ergonomia, higiene e segurança no trabalho, servindo a seus colaboradores e clientes com ética profissional e evitando futuros processos jurídicos contra a sua empresa. 
2. ANÁLISE DA EMPRESA
A empresa Software Developer teve problemas relacionados ao servidor de banco de dados durante os anos de 2009 e 2010. O Administrador do Banco de Dados (DBA) acusou pontos a serem resolvidos no ambiente de testes e de produção, além de ter sido apresentado um relatório detalhado que pontuou dificuldades na modelagem da base de dados; porém, esse episódio foi ignorado pelo gerente de Tecnologia da Informação (TI). 
Além disso, alguns problemas ambientais com o descarte de lixo em local irregular, e problemas de Recursos Humanos, referentes às férias dos funcionários foram detectadas. Pontualmente, descobriu-se situações de quebra de conduta ética, como a substituição de funcionários por amigos da gerência e a não contratação de um candidato à vaga de emprego por motivações religiosas. 
Após essa análise, foi averiguado que a Software Developer precisava de uma auditoria bastante intricada para tentar solucionar seus problemas gerenciais. Assim, algumas mudanças nos âmbitos de ética, de investimento em tecnologia e de cultura da empresa foram apresentadas, com o desejo de re-estabelecer a qualidade dos processos e melhorar as condições de trabalho e de vida dos colaboradores da empresa.
3. ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS 
O servidor de banco de dados é sempre uma parte crítica de qualquer ambiente, por precisar ser estável, confiável e disponível. O DBA da empresa já alertou sobre o servidor de banco de dados, deixando claro que, caso não seja tomada uma medida corretiva com urgência, o servidor pode parar de funcionar dentro de poucos meses, causando danos bem maiores à empresa. Foram observados também problemas como a criação do ambiente de teste e incompatibilidade com o ambiente de produção, e modelagem de dados, com a ausência de index e dados desnecessários, os quais já poderiam ter sido removidos através da técnica de limpeza conhecida como purge. 
Apesar disso, o gestor de TI preferiu investir na troca de laptops e smartphones dos gerentes, desconsiderando as reais necessidades do servidor de banco de dados e a troca de hardware compatível com o ambiente de produção. 
Para resolver a problemática do banco de dados, recomenda-se a aquisição de um Servidor Dell PowerEdge T130 A10 E3-1220 V6 8gb 1tb (R$ 5799) e 2 unidades de HD WD SATA 3,5´ RED NAS 1TB 5400RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s - WD10EFRX (R$ 378,90 cada). Eficiente, compacto e ágil, ele é a nova geração de servidores para pequenos negócios, aprimorado para realizar uma operação silenciosa e por dimensões compactas das minitorres; o servidor de torre PowerEdge T130 oferece o desempenho, a eficiência e a capacidade de expansão necessários para o sucesso de atuação. Trata-se
Página123