Buscar

Bioquímica Geral - Ácido Fólico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 
ÁCIDO FÓLICO
 
*
*
Ácido Fólico 
O ácido fólico, folato ou ácido pteroil-L-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
O ácido fólico é a forma sintética do B9, encontrado em suplementos e alimentos fortificados, enquanto folato ocorre naturalmente nos alimentos. Todas as vitaminas B são solúveis em água, o que significa que o corpo não pode armazená-los.
*
*
FUNÇÕES
Fundamental para o bom funcionamento do cérebro e desempenha um papel importante na saúde mental e emocional. 
Auxilia na produção de ADN e ARN, o material genético do organismo, e é especialmente importante quando as células e os tecidos estão a aumentar rapidamente, tal como na infância, adolescência e gravidez. 
O ácido fólico também trabalha em conjunto com a vitamina B12 para ajudar as células vermelhas do sangue e o ferro a trabalhar corretamente no corpo.
Vitamina B9 funciona com vitaminas B6 e B12 e outros nutrientes para controlar os níveis sanguíneos do aminoácido homocisteína. Altos níveis de homocisteína estão associados a doenças do coração. 
*
*
FONTES DE ÁCIDO FÓLICO
Fígado
Vegetais de folhas verdes escuras
Feijão
Gérmen de Trigo
Levedura
*
*
Tabela de alimentos ricos em ácido fólico:
*
*
No entanto, além do consumo destes alimentos, é comum o Ginecologista Obstetra indicar que a mulher tome os comprimidos de ácido fólico alguns meses antes de engravidar e nas primeiras semanas de gestação para garantir que não haja falta de ácido fólico para a gestante e para o feto.
*
*
Ácido fólico em suplementos 
 Além de naturalmente presente nos alimentos, o ácido fólico pode ser encontrado facilmente nas farmácias em forma de suplemento medicamentoso em comprimido, solução ou gotas com os nomes comerciais de Folicil, Enfol, Folacin, Acfol ou Endofolin. O preço do suplemento em ácido fólico pode variar entre R$7 a R$22 reais.
 Além disso alguns alimentos também podem ser enriquecidos com ácido fólico, tais como aveia, arroz, pão ou macarrão, bem como aqueles que usam em sua composição farinha de trigo enriquecida, como tortilhas de trigo, biscoitos doces e de água e sal.
*
*
REQUERIMENTO DIÁRIO
Ingestão diária 
20-35 mcg para bebês 
50-150 mcg para as crianças 
180 mcg para as mulheres 
200 mcg para os homens 
*
*
ESTRUTURA MOLECULAR
*
*
Carência X Excesso
A deficiência de ácido fólico pode causar o crescimento pobre, inflamação da língua, gengivite, perda de apetite, falta de ar, diarreia, irritabilidade, esquecimento e lentidão mental. Tanto a deficiência em ácido fólico como em ferro podem levar a anemia.
Em contrapartida, altas doses podem causar problemas de estômago, problemas de sono, reações de pele e convulsões.
*
*
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
O ácido fólico é efetivo no tratamento de certas anemias.
Pode manter espermatozóides saudáveis. 
É um componentes indispensáveis para uma gravidez saudável.
Reduz risco de mal de Alzheimer
Pode ajudar a evitar doenças cardíacas e derrame.
Ajuda a controlar a hipertensão.
*
*
OBRIGADO!!
Universidade Federal de Mato Grosso
Sinop-MT
Enfermagem 2015/1
Bioquímica Geral
Profª. Valéria Sinhorin
Discentes: Carla Alexandra, Ester Farias, Maxsuel Henrique e Raphael Pavanelli

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais