Buscar

Artigo de Revisão bibliográfica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Artigo de Revisão bibliográfica 
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina 
Titulo: Alergias e intolerâncias alimentares – novas perspectivas- 
Autor(a): Helena Maria Carvalho Monte 
Porto,julho de 2015
As alergias e intolerância alimentares, atualmente vem prevalecendo um grande numero de pessoas e assim acabando afetando muito o dia a dia delas. Com varias reações adversas por consumo de alimentos ou de seus constituintes. Onde pode ter varias causas, como anticorpos ou mecanismo imunológico.
O artigo foi montado através de leituras de literatura nacional ou internacional, sobre alergias e intolerância alimentares com foco principal em doenças do trato gastrointestinal e novas formas de tratamento com o avanço de tecnologias e estudos.
Foram abordados no artigo formas de tratamento, diagnostico e principalmente as reações alérgicas e também das intolerâncias alimentar e principalmente das doenças do trato gastrointestinal.
 
O artigo é constituído 40 páginas, dividido por capítulos e assim constituído por tópicos como(resumo, introdução) , também composto por quadros e esquemas, imagens ilustrativas.
 
As alergia e intolerância alimentar é um problemas que ultimamente vem crescendo muito, onde tem um grande impacto negativo, tanto na economia, no convivo família ou em grupo e principalmente na qualidade dos indivíduos. 
As alergia alimentar, refere se a uma resposta imune direcionada diretamente ao alimentos. É uma doença que afeta mais crianças do que em adultos, as mais comuns em crianças são o leite de vaca, amendoim, frutos do mar entres outras coisas. Já em adultos é mais comum vegetais, marisco como também camarão. 
A apresentação clinica da alergia alimentar pode ser bastante diferenciada nos indivíduos, por ter vários sintomas como cutâneo, respiratório, gastrointestinal, cardiovascular. As reações alérgicas varia de acordo com a quantidade do alimento ingerido e também pode ser influenciado com a idade, e a rapidez de absorção do alimento.
Atualmente ainda não existe critério especifico para o diagnostico da alergia alimentar mas para auxiliar no diagnósticos doas pacientes é bom os testes cutâneo, teste de provação oral e uma anamnese bastante detalhada e feitas com calma, para identificar os alimentos alérgicos. Em relação ao tratamento das alergias alimentares o principal mesmo evitar muito o consumo dos alimentos alérgicos. 
A intolerância alimentar  consiste em reações não tóxicas, as quais podem ser causadas por alimentos (proteínas) reconhecidos como estranho pelo organismo levando a reações mediadas principalmente por IgG. Apresenta vários sintomas como náusea, diarreia, coceira no corpo entre outros.O tratamento da intolerância alimentar, e sugerir ao paciente a retida do alimento da dieta do próprio.

Outros materiais