Políticas Sociais Prova
9 pág.

Políticas Sociais Prova


DisciplinaPolítica Social544 materiais1.980 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Políticas Sociais (GPP08)
(Avaliação da Disciplina)
Aluno(a): Cassiana Callegaro (1466202)
Parte superior do formulário
	1.
	Leia atentamente os enunciados abaixo e escolha a alternativa correta:
I \u2212 A Constituição Federal de 1988 \u2212 CF/88 \u2212 consolidou a emancipação dos municípios à condição de entes federados, ao lado da União e dos estados e também lhes conferiu maior autonomia: política, legislativa, administrativa e financeira.
II \u2212 A emancipação concede uma nova condição ao município no contexto federativo da república, projetando um novo cenário com grandes oportunidades, mas também com novos desafios e responsabilidades.
 
	 A)
	As frases I e II estão corretas.
	 B)
	Apenas a frase I está correta.
 
	 C)
	Apenas a frase II está correta.
 
	 D)
	As frases I e II não estão corretas.
	2.
	Em relação às instâncias de Controle Social na área da saúde, qual é a alternativa que completa as lacunas do texto seguinte?
 
As instâncias de Controle Social, como___________________, ______________________________ são mecanismos _______________ com atribuição de _______________ a Política de _______________ e propor _______________ para o _______________ do  _______________. 
 
	 A)
	os hospitais, as unidades de atendimento \u2013 de atendimento \u2013 executar \u2212   Saúde \u2013 diretrizes \u2212 aperfeiçoamento \u2212 Sistema Único de Saúde.
 
	 B)
	os conselhos setoriais de educação, as Conferências Nacional, Estaduais e Municipais \u2013 deliberativos \u2013 avaliar \u2013 assistência social \u2212 diretrizes \u2212 o aperfeiçoamento \u2212 Sistema Único de Saúde. 
 
	 C)
	os conselhos setoriais de saúde, as Conferências Nacional, Estaduais e Municipais \u2013 deliberativos \u2013 avaliar \u2212 Saúde \u2212 diretrizes \u2212 o aperfeiçoamento \u2212 Sistema Único de Saúde. 
 
	 D)
	os conselhos setoriais de saúde, as Conferências Nacional, Estaduais e Municipais \u2013 operacionais \u2013 executar \u2212 Saúde \u2212 diretrizes \u2212 o aperfeiçoamento \u2212 Sistema Único de Saúde. 
	3.
	O monitoramento é um processo ____________ de análise _________________________________ de ______________________, que visa identificar os aspectos que precisam ser ___________ na execução das ações, entre o ______________________________.
Escolha a alternativa que completa as lacunas do texto acima.
	 A)
	 B)
	decenal \u2212 gestão, funcionamento e desempenho \u2212 planos \u2212 aperfeiçoados \u2212 programado e o executado.
 
	 C)
	permanente \u2013 de gestão, funcionamento e desempenho \u2212 programas e projetos \u2013 aperfeiçoados \u2212 programado e o executado.
 
	 D)
	anual \u2013 da prestação de contas \u2212 programas e projetos \u2013 aperfeiçoados \u2013 estado e os municípios. 
	4.
	Sobre os processos de monitoramento e avaliação, escolha abaixo a alternativa que melhor explica a relação entre eles:
	 A)
	Monitoramento e avaliação são etapas articuladas entre si e interdependentes. 
 
	 B)
	Monitoramento e avaliação são etapas independentes entre si. 
 
	 C)
	Monitoramento e avaliação são etapas articuladas entre si e independentes. 
 
	 D)
	Monitoramento e avaliação são etapas isoladas entre si. 
	
5.
	Leia atentamente os enunciados abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I \u2212 A Constituição de 1988 definiu que o Sistema Único de Saúde (SUS) seria financiado, fundamentalmente, com recursos financeiros do Orçamento da Seguridade Social (OSS) da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
II \u2212 As transferências dos recursos da União entre os entes federativos na área da saúde acontecem por meio dos fundos, assim como entre os estados e os municípios.
III \u2212 O Fundo Nacional de Saúde (FNS) é o gestor financeiro, na esfera federal, dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sua missão é contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contínua do financiamento das ações de assistência social.
IV \u2212 Os recursos do FNS são oriundos do Orçamento da Seguridade Social e repassados aos estados, Distrito Federal e municípios por meio de Pisos de Atenção Básica ou Pisos de Vigilância em Saúde.
 
	 A)
	As frases I e IV estão corretas. 
 
	 B)
	As frases I, II e III estão corretas.
 
	 C)
	As frases I e II estão corretas.
 
	 D)
	As frases I, II e IV estão corretas.
	6.
	O SUS está estruturado em três níveis de atenção à saúde. Associe esses níveis de atenção à descrição de cada um deles:
Níveis de atenção à saúde:
I) Atenção Primária ou Atenção Básica
II) Atenção Secundária
III) Atenção Terciária
Descrição:
(  II ) São os ambulatórios especializados que atendem a demanda de atenção à saúde de média complexidade como, por exemplo, o ambulatório de cardiologia, o atendimento ambulatorial de neurologia, o atendimento ambulatorial de saúde mental. Para ser atendido nesse nível, o usuário precisa passar, obrigatoriamente, no nível primário ou em serviços de urgência e emergência.
(III ) É o atendimento de complexidade alta e compreende a reabilitação da saúde. Os hospitais são responsáveis por esse atendimento e, para ter acesso a esse nível de atenção é necessário ter passado pelos demais ou pelo serviço de urgência e emergência.
( I  ) Compreende ações de promoção da saúde e prevenção de doenças ou agravos em doenças pré-existentes. Os postos de saúde \u2212 as Unidades Básicas de Saúde (UBS) \u2212 são responsáveis pelo atendimento nesse nível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
	 A)
	A alternativa correta é: I, II, III.
 
	 B)
	A alternativa correta é: II, I, III.
	 C)
	A alternativa correta é: II, III, I.
 
	 D)
	A alternativa correta é: III II, I.
	7.
	Leia atentamente.
No que diz respeito à extensão das políticas sociais aos diversos segmentos e grupos sociais existentes na sociedade, afirma-se que:
I \u2013 As políticas de saúde, educação, assistência social, trabalho e emprego, habitação e saneamento básico são direitos de todo cidadão, independente de sexo, idade, cor, etnia, classe social.
 
II \u2013 As políticas de saúde e assistência social são destinadas a quem contribui com a previdência social.
 
III \u2013 A política de habitação é destinada àqueles que possuem renda acima de 4 salários mínimos.
 
IV \u2013 A política de saúde é um direito de todos e um dever do Estado.
Agora assinale a alternativa correta:
	 A)
	As alternativas II e IV estão corretas.
 
	 B)
	As alternativas II e III estão corretas.
 
	 C)
	As alternativas I e IV estão corretas.
 
	 D)
	As alternativas I e II estão corretas.
	8.
	De acordo com a LOAS, o Sistema Único de Assistência Social \u2212 SUAS \u2212 é um sistema descentralizado e participativo que abrange um conjunto de objetivos, por exemplo, 
o de consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva.
Assinale a alternativa correta que especifica os aspectos estruturantes desse novo sistema: 
 
	 A)
	Primazia do papel do Estado como principal agente \u2212 agente público com função estratégica - comando único nas três esferas \u2212 gestão compartilhada.
.
 
	 B)
	Primazia do papel do Município como principal agente \u2212 agente da sociedade civil com função estratégica \u2212 comando único na esfera federal de governo \u2212 gestão compartilhada.
 
	 C)
	Primazia do papel do Estado como principal agente \u2212 agente privado com função estratégica \u2212 comando único nas três esferas \u2212 gestão compartilhada.
 
	 D)
	Primazia do papel do Estado como principal agente \u2212 agente público com função estratégica \u2212 comando único nas três esferas \u2212 gestão centralizada
	9.
	Os __________________________ são espaços importantes para os processos de monitoramento e avaliação. Em geral, compete aos ____________nas áreas sociais analisar, opinar e propor as ações, bem como ______________________ suas execuções e resultados.  As Conferências,