Buscar

AV1 HIST.DO DIREITO-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV-1-CORRIGIDA- **AS RESPOSTAS CORRETAS ESTÃO EM VERMELHO**
1) A localização do pelourinho no centro da maior parte das cidades portuguesas do séc.XVI representava, segundo Stuart Schwartz(Burocracia e sociedade no Brasil Colônia,Editora Perpectiva,1979),a crença ibérica de que a administração da justiça era o atributo mais importante do governo(ao mesmo tempo em que) portugueses e espanhóis dos séculos XVI e XVII achavam que a administração imparcial da lei e o desempenho honesto do dever público asseguravam o bem-estar e o progresso do reino. Assim, no que se refere à organização judicial portuguesa que progressivamente, foi se estruturando de forma mais consistente a partir da ascensão da dinastia de Avis em 1385,é CORRETO afirmar que:
a) Os juízes ordinários eleitos para os conselhos municipais eram,normalmente,letrados e dificilmente se deixavam pressionar pelos poderes locais em suas decisões.
b) A lei canônica e as questões religiosas encontravam-se sobre a égide(escudo,amparo) de um sistema de cortes e de funcionários eclesiásticos submetidos à organização civil-judiciária.
c) A presença do JUIZ DE FORA nas vilas e cidades portuguesas representava as investidas da monarquia no sentido de limitar o controle judicial-administrativo exercido pelos poderes locais.**(esta á a alternativa correta).**
d) Na estrtura judicial portuguesa, a Casa do Civel tinha jurisdição somente sobre as causas cíveis que envolvessem grandes somas, ficando as pequenas causas sob jurisdição da Casa de Suplicação.
e) O Desembargo de Paço se configurava como tribunal de recursos para as questões judiciais e administrativas das colônias.
2) De acordo com o historiador Ronaldo Vainfas(Dicionário do Brasil Colonial-de 1500 a 1808),”as capitanias hereditárias constituíram a forma de administração inicial dos domínios atlânticos portugueses, primeiro nas ilhas atlânticas e depois no Brasil e em Angola[constituindo-se tal sistema] a partir do modelo do antigo senhorio português de afins da Idade Média, então ajustado ao contexto ultramarino”.No que se refere à regulamentação do funcionamento deste modelo de colonização adotado na América Portuguesa, a partir de 1534, podermos afirmar que:
I)- Ela se deu a partir de alvarás,editados pelos principais tribunais portugueses e que concediam ampla autonomia política e financeira aos capitães-donatários.
II)- Ela se deu através da Carta de Doação e do Foral que, detre outros temas,tratava da definição da jurisdição,dos privilégios e das obrigações dos capitães-donoatários.**(esta é a alternativa correta).
III)- Ela se fixou através de decretos reais que continham a nomeação dos capitães-donatários como administradores das capitanias, os quais eram sempre funcionários reais,com formação em Direito.
Após analisar cada uma das alternativas acima,(verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS , assinale ,dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
a)Somente a afirmativa I está errada. d)Todas as afirmativas estão corretas
b)(Somente a afirmativa II está correta.) e)Todas as afirmativas estão erradas
c) Somente a afirmativa III está errada.
3) Quanto ao processo de colonização do Brasil, assinale o item CORRETO:
a) Traduziu um período de relacionamento entre ameríndios e colonizadores,marcado pela colaboração mútua e influência recíproca.
b)Não é possível que os ameríndios,nativos do continente americano,sejam descendentes dos povos Orientais ou da Oceania.
c)O termo “índio” foi uma homenagem prestada pelo grupo de Colombo aos seus amigos da India.
d) O processo de colonização do Brasil ocorreu através do povoamento, exploração e dominação realizados pelos portugueses a partir do século XVI nas terras brasileiras.
e)Os povos lusitanos foram, de fato os percussores no processo de habitação e povoamento das terras brasileiras.
4) “Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal”. Estra frase, proferida pelo rei francês Francisco I de 1540, reflete:
a) O descontentamento da França com relação aos acordos firmados ntre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
b) A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias,por ocasião da chamada partilha da África.
c) O questionamento do apoio dado pelo poder político aos acordos celebrados entre Coroas Ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.**(esta é a correta)**
d) O encorformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
e) O desejo da monarquia francesa em participar como parceira das potências ibéricas do processo de colonização dos territórios localizados na costa leste da América do Sul.
5) Discorra sobre a organização judiciária portuguesa durante o período das ordenações.
Resposta: Em primeira estância, os magistrados singulares,composto por juízes ordinários,juízes de fora,juízes de órfãos,juízes de vintenas,juízes de sesmarias,juízes de almotáveis, em segunda estância:composto pelos juízes colegiados que atuavam nos chamados tribunais da relação, apreciavam os recursos e embargos.
6) O surgimento e desenvolvimento das instituições jurídicas brasileiras remontam ao período colonial e estão ligadas a uma série de fatores. Quais são esses fatores e de que forma influenciaram na formação de nossas bases jurídicas?
Resposta: As raízes e a evolução das instituições jurídicas brasileiras estão intimamentes ligadas: a um passado colonial patrimonialista e escravocrata, a dominação social de uma elite agrária, a hegemonia ideológica de um liberalismo paradoxalmente conservador e a submissão econômica aos Estados mais avançados.
7) Flávio e Aline, dois alunos iniciantes do curso de Direito, entusiasmado com os estudos jurídicos, discutiam sobre a forma como os diversos países organizavam suas justiças a fim de obterem solução os conflitos sociais que inevitavelmente, surgem todos os dias. Flávio defende a tese de que um sistema de direito tem que se basear na vontade de quem faz a lei (legisladores) prevendo situações futuras, sendo que ao juiz caberia tão somente aplicar as regras produzida por estes, já Aline, por outro lado, que só diante do caso concreto é possível construir as regras, ou seja, a posteriori pois cada caso tem as suas particularidades. Além do mais, Aline entende que os juízes são mais confiáveis, enquanto Flávio defende a tese de que o legislador democraticamente escolhido pelo povo é que deve produzir as normas.
a) Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Porque?
b) Por que se usa a denominação” sistema romano-germanico”?
c) Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira?
Respostas: a) Aline defendeu a tese dos adeptos do Commom Law ,cuja fonte primária é o costume, e Flávio defendeu a teoria do Civil Law, porque acreditava que a principal fonte do Direito é a lei produzida pelo Poder Legislativo, sendo ele caracterizado pelo imperativo da escrita e organizado em códigos, onde as interpretações são secundárias.
b) Porque havia a prevalência de dois sistemas(dominado e dominante) O germânico era a técnica pública de julgamento e o romano a técnica oral, processual.
c)O sistema que prevalece é o Civil Law,(o mais completo)porém sabemos que a técnica usada nos julgamentos é do sistema Common Law.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes