Buscar

FISIO APLIC Exercicio proposto 2 Transmissão sináptica e integração neuroal GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno(a):________________________________________________________Curso________________ 
Fisiologia do Sistema Regulador – Fábio Cáuper 
Exercício Proposto 2- Transmissão sináptica e integração neuroal
Vários agentes farmacológicos agem diminuindo a atividade de proteínas de receptação ou de enzimas que degradam neurotransmissores específicos. Descreva os efeitos deu um inibidor na concentração do neurotransmissor na fenda sináptica e, portanto, na comunicação por meio de sinapses específicas.
Fármacos que bloqueiam a degradação ou recaptação de neurotransmissores aumentam a concentração de neurotransmissores na fenda sináptica de neurônios ativos, melhorando a comunicação. Entretanto, se um neurônio não estiver liberando neurotransmissores, então esses fármacos não terão efeito.
Enumere as etapas envolvidas na transmissão de sinais em uma sinapse química.
1 – Célula receptora provoca um potencial de ação em uma célula nervosa;
2 – na região terminal do neurônio há canais de cálcio dependentes de voltagem, os quais tendem a se abrir quando o terminal é despolarizado, o que ocorre com a chegada de um potencial de ação;
3 – quando os canais de cálcio se abrem, eles permitem que o cálcio flua a favor de seu gradiente eletroquímico, aumentando, assim, a concentração de cálcio citosólico no terminal. O cálcio, então provoca a fusão das membranas das vesículas sinápticas, nos locais de ancoragem, com a membrana plasmática do terminal que, em um processo de exocitose, libera os neurotransmissores para a fenda sináptica.
4 – uma vez na fenda sináptica, os neurotransmissores se difundem na direção do neurônio pós-sináptico, onde se ligam a receptores. Esta ligação promove uma resposta nesta ultima célula.
Depois de sua liberação, um neurotransmissor pode ser eliminado de uma fenda sináptica por quais três processos?
1 – Algumas moléculas de neurotransmissores são degradadas por enzimas, que podem estar localizadas na membrana plasmática do neurônio pós-sináptico, na membrana plasmática do neurônio pré-sináptico, nas membranas plasmáticas das células gliais adjacentes, no liquido intersticial da fenda sináptica, ou até mesmo no citoplasma do neurônio pré-sináptico ou de células gliais.
2 – Outras moléculas de neurotransmissores podem ser transportadas ativamente de volta para o neurônio pré-sináptico que as liberou, num processo conhecido como receptação.
3 – outras moléculas de neurotransmissores da fenda sináptica se difundem para fora da fenda.
A ativação de qual tipo de receptor – ionotrópico ou metabotrópico – produz uma resposta mais rápoda?
A resposta rápida ocorre sempre que um neurotransmissor se liga a um receptor ligadop a canal, também conhecido como receptor ionotrópico. Todos os canais ligados a receptores são canais controlados por ligantes.
Qual o papel das proteínas G na operação de receptores metabotrópicos?
No sistema nervoso, as Proteínas G podem provocar abertura ou fechamento de canais iônicos, dependendo da sinapse específica. Esses canais iônicos regulados por proteína G respondem à ligação do neurotransmissor mais lentamente do que canais que medeiam a resposta rápida, com duração de milissegundos a horas.
Se uma proteína G ativar um segundo mensageiro que fecha canais para sódio, essa ativação produzirá um potencial excitatório pós-sináptico? A resposta será rápida ou lenta?
Potencial inibitório; lenta.
Encefalinas são substâncias semelhantes à morfina produzidas no corpo. Elas inibem pré-sinapticamente a liberação de neurotransmissor dos neurônios, que transmitem sinais dos receptores de dor (denominados nociceptores) da pele para a medula esipinal. Com base nessa informação, explique que efeito, se houver, as encefalinas têm na percepção da dor (nocicepção), que ocorre no nível cerebral.
Para que uma pessoa perceba a dor, é preciso que a informação seja transmitida do receptor sensorial na pele para o córtex somestésico primário. O transtorno da comunicação, em qualquer nível, entre a pele e o córtex, diminuirá a percepção. Assim, ao diminuir a comunicação do neurônio aferente para o neurônio de segunda ordem na medula espinhal, menor sinal é transmitido ao córtex e a percepção de dor é menor.
Explique como é possível que um determinado neurotransmissor iniba uma célula e excite outra.
As células no sistema nervoso comumente contem tipos diferentes de receptores para um mesmo neurotransmissor. “a ação de qualquer mensageiro químico depende essencialmente da natureza do mensageiro e do mecanismo de transdução de sinal ativado pelo receptor quando o mensageiro se liga a ele.”
Enumere as diferentes classes de neurotransmissores. Que neurotransmissores são dominantes no sistema nervoso periférico.
	Derivados de colina
	Aminas biogênicas
	Aminoácidos
	Purinas
	Neuropeptídeos
	Moléculas singulares
	Acetilcolina
	Catecolaminas
Dopamina
Epinefrina
Norepinefrina
Serotonina
Histamina
	Glutamato
Aspartato
Glicina
Ácido Gama-aminobutírico (GABA)
	ATP
ADP
Adenosina
	TRH
Vasopressina
Ocitocina
Substância P
Colecistocinina
Opioides endógenos
Encefalinas
Endorfinas
Orexina
	Óxido nítrico
Endocanabinoides
Acetilcolina é o neurotransmissor mais abundante do sistema nervoso periférico
A maioria dos neurotransmissores de molécula pequena são sintetizados e armazenados no terminal do axônio antes da liberação. Como os neuropeptídios se desviam desse padrão? Como a adenosina e os endocanabinoides se desviam dele?
Assim como outros peptídeos ou proteínas que são secretados pela célula, os neutropeptídeos são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso e empacotados em vesículas secretoras pelo aparelho de Golgi. Nos neurônios, esses eventos ocorrem no corpo celular. Depois na síntese e do empacotamento, as vesículas secretoras são lentamente transportadas no axônio até o terminal deste, onde ficam armazenadas.
A adenosina não fica armazenada em vesículas sinápticas, sendo geradas a partir do ATP liberado para o líquido extracelular por enzimas ali localizadas.
Os endocabinoides são uma família de substâncias químicas sintetizadas em neurônios a partir de fosfolipídeos da membrana. Uma vez sintetizados esses neurotransmissores se difundem para fora da célula e para receptores na célula-alvo.
Diferentemente de outros neurotransmissores, o óxido nítrico não se liga a receptores na superfície de uma célula pós-sináptica. Como ele exerce seus efeitos?
Esta molécula é liberada logo após sua síntese por que atravessa facilmente a membrana plasmática. Em seguida a sua liberação, o óxido nítrico se difunde até as células alvo, as quais não estão necessariamente conectadas à célula secretora por sinapse. Na célula alvo, o óxido nítrico entra por difusão e altera a atividade de proteínas. Uma vez que este neurotransmissor (único gás com esta função) se degrada rapidamente e espontaneamente, sem a assistência de enzimas, seu tempo de vida é de apenas alguns segundos.
Suponha que a força eletroquímica para o ânion X (X-) atue movendo o ânion para fora da célula. Se um neurotransmissor que se liga a seu receptor abrisse canais para X- na célula pós-sináptica, então a resposta seria
um potencial excitatório pós-sináptico.
um potencial inibitório pós-sináptico.
a estabilização da membrana.
um potencial excitatório pré-sináptico.
não ocorreria resposta.
Suponha que todo o cálcio pudesse ser removido do liquido extracelular em torno de um neurônio. Essa remoção inibiria a capacidade de um neurônio de
produzir potenciais de ação.
liberação de neurotransmissores.
responder à ligação de um neurotransmissor ao seu receptor.
degradar neurotransmissores.
inibir potenciais de ação.
Vesículas sinápticas
armazenam cálcio.
liberam neurotransmissores por exocitose.
degradam neurotransmissores.
formam junção comunicantes.
sintetizam neurotransmissores.
Qual dos seguintes neurotransmissores é uma amina biogênica, mas não uma catecolamina?
Norepinefrina.
Serotonina.
Dopamina.
Epinefrina.
Colamina.

Outros materiais