Buscar

Apol 1 AM e CM

Prévia do material em texto

Questão 1/6 - Administração de Marketing
Duas empresas competem no mesmo segmento de celulares pela satisfação dos clientes. Sobre cada uma delas os clientes destacaram benefícios tangíveis e intangíveis, que são compilados a seguir:
EMPRESA X: Diversidade de aplicativos, facilidade de uso, compatibilidade com outros dispositivos da marca, marca reconhecida e design.
EMPRESA Y: Recursos tecnológicos mais avançados, velocidade de processamento de informação, design e compatibilidade com outros dispositivos da marca.
Com base na comparação das empresas e o conhecimento em ambiente de marketing, avalie as sentenças e assinale a alternativa correta:
I - Para propor vantagens competitivas, recursos devem entregar valor ao cliente, serem exclusivos e dificilmente copiados ou adquiridos pelos concorrentes;
II - A análise de clientes deve ser realizada de forma constante por ambas as empresas, uma vez que as necessidades e desejos variam em períodos de tempo;
III - Design e compatibilidade com outros dispositivos da marca podem ser considerados vantagens competitivas, uma vez que são valorizados pelos clientes.
	
	A
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	B
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	C
	Apenas a alternativa II está correta;
	
	D
	Apenas as alternativas I e II estão corretas;
	
	E
	Apenas a alternativa I está correta.
Questão 2/6 - Composto Mercadológico
Entre as decisões a serem consideradas na determinação do composto de produto, estão:
 I - composição de linhas de produto oferecidas.
II - o nível de qualidade do produto.
III. a embalagem e a marca.
IV - a localização do ponto de venda.
Estão CORRETAS as afirmativas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e IV, apenas.
Questão 3/6 - Composto Mercadológico
A elaboração, implementação e avaliação do plano de comunicação integrada de marketing são parte da responsabilidade estratégica do profissional de marketing. Alberto, responsável pelo planejamento de marketing, necessita elaborar a estratégia do composto promocional, também chamado de composto de comunicação integrada de marketing, cujos elementos chaves são: propaganda, marketing direto, promoção de vendas, relações públicas, publicidade e venda pessoal. A esse respeito, podemos afirmar que:
I - a forma de interação entre o cliente e o vendedor é um canal direto de nível três, que busca interferir diretamente com os compradores potenciais, ao qual se denomina força de vendas da empresa.
II - A propaganda é uma das formas de comunicação que tem como objetivo tornar a empresa e os produtos mais conhecidos sem que se pretenda estimular a venda do produto, mas sim o posicionamento da empresa junto aos consumidores potenciais.
III - A promoção de vendas é uma forma de aumentar as vendas, buscando um novo posicionamento na mente dos consumidores e estimulando vendas a médio e a longo prazo.
IV - As mídias, que divulgam informações de uma empresa e/ou produto em um contexto de publicidade, buscam intervir nas crenças dos clientes potenciais e/ou informá-los, constituindo a atividade reconhecida como marketing direto.
V - Os conteúdos da propaganda, seja de produtos tangíveis, de conveniência ou de escolha, deverão refletir uma realidade consistente com os produtos anunciados, sem omissão e/ou distorção de informação.
	
	A
	Somente I, II e V estão corretas
	
	B
	Somente IV e V estão corretas
	
	C
	Somente III está correta
	
	D
	Somente V está correta
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas
Leia com atenção o enunciado abaixo e responda:
Produtos como calçados e roupas podem ser considerados como tendo características de se desgastar aos poucos, tendo assim uma durabilidade mais abreviada e usam a moda para lançar e relançar produtos que são cíclicos. Assim, estes produtos podem ser classificados, dentro do contexto abordado, como sendo:
	
	A
	Produtos semi-duráveis
	
	B
	Produtos duráveis
	
	C
	Produtos descartáveis
	
	D
	Produtos intangíveis
Questão 5/6 - Administração de Marketing
Sobre a relação com fornecedores, uma empresa atacadista expõe em seu site os seguintes argumentos:
“Para oferecer o que há de melhor e mais moderno em soluções para a casa e os negócios, o Atacadista X mantém uma sólida parceria com os principais fabricantes, distribuidores e representantes do mercado nacional e internacional. Para o Atacadista X, os fornecedores são uma parte importante do negócio e, portanto, devem ser íntegros, responsáveis e oferecer itens da melhor qualidade para atender às necessidades dos clientes.”
A partir do texto e da análise do ambiente em marketing, avalie as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Fornecedores são relevantes ao processo de entrega de valor aos clientes e fazem parte do chamado macroambiente.
II - Tratar fornecedores como parceiros na entrega de valor aos clientes requer comprometimentos com as estratégias da empresa, envolvendo ações como a avaliação constante das capacidades exigidas, capacitação e reconhecimentos.
III - Assim como outros elementos do microambiente, fornecedores atuam diretamente na proposição de valor ao oferecer benefícios ou diminuir custos percebidos pelos clientes.
	
	A
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	B
	Apenas as alternativas I e II estão corretas;
	
	C
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	D
	Apenas a alternativa II está correta;
	
	E
	Apenas a alternativa I está correta.
Questão 6/6 - Administração de Marketing
O Marketing atua sobre a satisfação de ____________, que são situações de privação percebida pelo ser humano. No entanto, essa situação de privação ainda é moldada por questões culturais e individuais, formando ____________. Para concretizar esse papel é necessário que o profissional de marketing analise uma série de dados que podem influenciar nas tomadas de decisão. Aspectos como a empresa, fornecedores, clientes e concorrentes afetam diretamente a organização e estão mais próximos dela, sendo considerados fatores __________________. Mas ainda é necessário avaliar fatores mais distantes da organização como questões culturais, tecnológicas, políticas, naturais e econômicas, que são pertencentes ao ______________.
 
A alternativa que completa corretamente as lacunas na ordem apresentada, adequando-se à teoria de marketing é:
	
	A
	Desejos, valores, controláveis, macroambiente;
	
	B
	Necessidades, desejos, microambiente, macroambiente;
	
	C
	Desejos, necessidades, macroambiente, microambiente;
	
	D
	Valores, desejos, microambiente, macroambiente;
	
	E
	Necessidades, valores, incontroláveis, microambiente.

Outros materiais