A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prova Objetiva   Seguança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/12 - Segurança, Saúde e Qualidade Vida no Trabalho
O Técnico de Segurança tem suas atribuições fundamentadas na Portaria n. 3275/1989 (Brasil, 1989) do Ministério do Trabalho.
Considerando esse contexto, avalie as afirmativas que tratam de sua atribuição:
I – Coordena o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
II – Presta os primeiros socorros em caso de acidente e encaminha para o atendimento médico.
III – Informa sobre os riscos de acidentes no ambiente de trabalho ao empregador e aos empregados.
IV - Realiza inspeções nos equipamentos de prevenção de incêndio.
É correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Você acertou!
De acordo com aula 01, tema 05, a resposta correta é E.
A afirmativa I se refere ao trabalho do médico do trabalho. A afirmativa II se refere ao trabalho do enfermeiro do trabalho. As afirmativas III e IV são atribuições do técnico de segurança.
Questão 2/12 - Segurança, Saúde e Qualidade Vida no Trabalho
Para a interação do sistema homem-máquina é importante saber de que forma as informações referentes a produção são percebidas pelo homem. 
Sabendo disso, analise as alternativas a seguir e marque a correta em relação ao que pode afirmar sobre sistema homem-máquina.
Nota: 10.0
	
	A
	Considera a relação de reciprocidade entre a máquina e o homem.          
Você acertou!
Para o sistema homem-máquina, leva-se em conta a relação de reciprocidade entre a máquina e o ser humano que a opera, considerando que a posição chave é a do homem, que tem o poder de decidir. A alternativa certa é a letra (a).
(Material pdf de IMPRESSÃO Aula 03 - Tema 05 pág. 14)
	
	B
	Preocupa-se com a forma que o trabalho é executado.
	
	C
	Preocupa-se com a forma que o homem opera a máquina.
	
	D
	Considera o funcionamento da máquina.
	
	E
	Considera a adaptação do homem à máquina.
Questão 3/12 - Segurança, Saúde e Qualidade Vida no Trabalho
Os fatores ambientais, também ditos riscos ambientais são representados por cores e tamanhos diferentes no mapa de riscos. É dessa forma que conseguimos entender que agentes estão presentes no ambiente de trabalho. 
O Mapa de Riscos de uma empresa é elaborado graficamente e composto por círculos de cores e tamanhos conforme o tipo e grau de risco.
Assinale a alternativa que traz corretamente o responsável pela elaboração do mapa de risco.
Nota: 10.0
	
	A
	Do diretor da organização.
	
	B
	Do diretor e dos gerentes da organização.
	
	C
	Dos gerentes da organização e seus subordinados.
	
	D
	Os trabalhadores operacionais da organização são os responsáveis.
	
	E
	Da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CIPA.
Você acertou!
A responsabilidade na elaboração do Mapa de Riscos é da CIPA. Esse mapa será alterado quando houver mudança de gestão da CIPA, ou quando a empresa mudar seu processo produtivo. Portanto a letra (e) está certa (Material em pdf IMPRESSÃO da Aula 04, tema 05 - pág. 17).
Questão 4/12 - Segurança, Saúde e Qualidade Vida no Trabalho
A Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentada no Plano Global de Ação para a Saúde dos Trabalhadores, lançou no ano de 2010 um Modelo Global para Ambientes de Trabalho Saudáveis, estabelecendo cinco chaves importantes.
A respeito das chaves avalie as afirmativas a seguir:
I – O compromisso e envolvimento da liderança, refere-se ao engajamento dos trabalhadores nas etapas de todo o processo que contribui para a formação do ambiente de trabalho saudável, dando oportunidade que se manifestem.
II - Éticas e legislação do negócio, tem como lema não causar dano, preservando a saúde e segurança do indivíduo, de um modo geral.
III – A sustentabilidade e integração, é a chave mais extensa de todas. Envolve as gerências no compromisso com o trabalhador nas questões de saúde, segurança e bem-estar por meio da busca de soluções eficazes, entre outras atividades.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	II e III, apenas
Segundo a aula 01, tema 02, a Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentada no Plano Global de Ação para a Saúde dos Trabalhadores, lançou no ano de 2010 um Modelo Global para Ambientes de Trabalho Saudáveis, estabelecendo cinco chaves importantes.
A chave 1, compromisso e envolvimento da liderança, trata do comprometimento de todos os interessados que compõem a empresa, de apoio
e de uma política clara e ampla como estratégia de negócio para promover umambiente saudável.
A chave 2, envolvendo os trabalhadores e seus representantes, aborda o engajamento do grupo nas etapas de todo o processo que contribui para a formação do ambiente de trabalho saudável, permitindo que os trabalhadores se manifestem.
A chave 3, éticas e legislação do negócio, tem como lema não causar dano, preservando a saúde e segurança do indivíduo, de um modo geral.
A chave 4, sustentabilidade e integração, é a mais extensa de todas. Envolve as gerências no compromisso com o trabalhador nas questões de saúde, segurança e bem-estar por meio da busca de soluções eficazes; insere iniciativas ao plano estratégico da organização em busca do ambiente saudável; sugere equipes multidisciplinares que circulem pela empresa e sistemas de gerenciamento de desempenho; aborda a melhoria contínua, a promoção dos trabalhadores e preocupa-se com a saúde na comunidade.
A chave 5 e última, use um processo sistemático e abrangente para assegurar a eficácia e a melhoria contínua, incentiva o comprometimento estratégico na conquista do ambiente de trabalho saudável; estabelece recursos e prioridades; envolve um planejamento global abrangente e um plano de ação específico; indica a avaliação do plano específico e sua melhoria quando necessário.
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/12 - Segurança, Saúde e Qualidade Vida no Trabalho
Quando fazemos a análise do risco existente no ambiente de trabalho, cada risco tem uma cor própria que o identifica.  Representados por círculos, o tamanho varia de acordo com o grau de risco.
Os riscos são identificados pelas cores verde, vermelha, marrom, amarela e azul. Verifique qual cor pertence a qual risco e assinale a alternativa que está correta. Preste atenção à legenda:
Riscos Físicos – RF
Riscos Químicos – RQ
Riscos Biológicos – RB
Riscos Ergonômicos – RE
Riscos de Acidentes - RA
Nota: 10.0
	
	A
	RF – verde; RQ – vermelho; RB – amarelo; RE – marrom; RA - preto.
	
	B
	RF – verde; RQ – vermelho; RB – azul; RE – marrom; RA - amarelo.
	
	C
	RF – vermelho; RQ – verde; RB – amarelo; RE – marrom; RA - preto.
	
	D
	RF – azul; RQ – amarelo; RB – marrom; RE – verde; RA - vermelho.
	
	E
	RF – verde; RQ – vermelho; RB – marrom; RE – amarelo; RA - azul.
Você acertou!
Cada grupo de risco é representado por uma cor: Grupo I – Riscos Físicos – Verde;  Grupo II – Riscos Químicos – Vermelho; Grupo III – Riscos Biológicos – Marrom; Grupo IV – Riscos Ergonômicos – Amarelo;  Grupo V – Riscos de Acidentes – Azul.
(Material em pdf IMPRESSÃO da Aula 04, tema 05 - pág. 18)
Questão 6/12 - Segurança, Saúde e Qualidade Vida no Trabalho
Aumenta cada vez mais o número de trabalhadores que vivem situações conflituosas no trabalho e, portanto, estão mais sujeitos ao estresse ocupacional. Este tipo de estresse é provocado por exigências físicas e/ou mentais exageradas.
Tendo em vista o acima exposto e o material de estudo,  assinale a alternativa que traz corretamente as causas do estresse ocupacional.
Nota: 10.0
	
	A
	Condições de trabalho, salário inadequado, ambiente instável.
	
	B
	Conteúdo do trabalho, sensação de incapacidade, pressões econômico-sociais.
Você acertou!
As principais causas do estresse ocupacional são: conteúdo do trabalho, sentimentos de incapacidade, condições de trabalho, fatores organizacionais, pressões econômico-sociais. A pressão

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.