Buscar

AV- GESTÃO DE SEGURANÇA E ANÁLISE DE PROCESSOS INDUSTR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCE0660_AV_201307109829 » GESTÃO DE SEGURANÇA E ANÁLISE DE PROCESSOS INDUSTR
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307109829 - ILMA RIBEIRO DE ALMEIDA BARROS
	Professor:
	ELIANA SGARBI DE CARVALHO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2014 19:58:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201307364811)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segurança do trabalho (ou também denominado segurança laboral) é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Quais as etapas da segurança do trabalho para que a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores seja alcançada?
		
	
Resposta: - Uso de EPI, protetor de audição, luvas, botas, jaleco; - Ambiente adequadro referente a ambito exercido; - Treinamentos e qualificação profissinal;
	
Gabarito: As etapas da segurança do trabalho são: Antecipação, Reconhecimento, Avaliação e Controle dos riscos presentes durante a jornada laboral dos expostos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307373799)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Uma das mais importantes vantagens das auditorias é possibilitar à alta administração organizacional a verificação efetiva da Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). Quais as principais abordagens desta análise?
		
	
Resposta: PDCA - Planejar, exercultar, verificar e agir.
	
Gabarito: A análise da administração deve abordar a possível necessidade de mudar a política, os objetivos e outros elementos do sistema de gestão de saúde e segurança, com base nos resultados de auditorias realizadas no sistema de gestão, mudanças, e o comprometimento com a melhoria contínua. A análise crítica pela administração deve também focar a eventual necessidade de alterações na política, objetivos e outros elementos do Sistema de Gestão da SSO, à luz dos resultados de auditorias do mencionado Sistema, da mudança das circunstâncias e do comprometimento com a melhoria contínua.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A análise da administração deve abordar a possível necessidade de mudar a política, os objetivos e outros elementos do sistema de gestão de saúde e segurança, com base nos resultados de auditorias realizadas no sistema de gestão, mudanças, e o comprometimento com a melhoria contínua. A análise crítica pela administração deve também focar a eventual necessidade de alterações na política, objetivos e outros elementos do Sistema de Gestão da SSO, à luz dos resultados de auditorias do mencionado Sistema, da mudança das circunstâncias e do comprometimento com a melhoria contínua.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307207260)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais , consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso¿. Trata-se de:
		
	
	Licença Ambiental.
	
	Alvará Ambiental.
	
	Estudos Ambientais.
	
	Seguro Ambiental.
	 
	Licenciamento Ambiental.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307189910)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É primordial que, a curto prazo, os cidadãos tomem consciência quanto à magnitude do problema gerado pelos resíduos. Mas também se deve exigir uma mudança de comportamento por parte do setor industrial e comercial; este último, porque a embalagem nunca deve ser mais cara do que o conteúdo daquilo que se consome (isto é, deve-se evitar que uma embalagem seja mais cara do que o produto contido). Assinale, das alternativas abaixo, quais podem ser consideradas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	No setor das latas de bebida à base de alumínio há espetaculares reduções de peso. Hoje em dia, as latas chegam a pesar apenas 13 gramas, cinco menos do que nos anos sessenta.
	 
	Exemplo de minimização tem sido a estratégia adotada pela indústria produtora de vasilhames e embalagens: aumentando seu peso, dá-se um primeiro passo para a redução dos resíduos.
	 
	A utilização de matérias menos recicláveis e um especial cuidado na apresentação gráfica e no oferecimento de aberturas fáceis são alguns dos fatores-chave que estão definindo a tendência futura no setor do engarrafamento.
	 
	Exemplo de minimização tem sido a estratégia adotada pela indústria produtora de vasilhames e embalagens: diminuindo seu peso, dá-se um primeiro passo para a redução dos resíduos.
	 
	A utilização de matérias mais facilmente recicláveis e um especial cuidado na apresentação gráfica e no oferecimento de aberturas fáceis são alguns dos fatores-chave que estão definindo a tendência futura no setor do engarrafamento.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307212098)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a ¿História da Qualidade¿ podemos apenas afirmar que:
 
 
		
	
	A terceira era da qualidade, busca a ¿garantia da qualidade¿. Voltada para o usuário, busca-se entregar o produto correto e livre de defeitos. A meta é zero produtos com defeito.
 
	
	A quarta era da qualidade, que vivemos até o momento, é conhecida como ¿Gestão Estratégica da Qualidade¿. Conceitos modernos de reengenharia levan o produto a se adequar as necessidades do cliente.
 
	
	A segunda era da qualidade, também voltada para o produto, aplica o gerenciamento estatístico do processo de qualificação. A validação do produto passa ser feita por amostragem. Apenas um grupo de peças entre milhares do lote fabricado tem seus testes realizados e o lote inteiro é aprovado desde que não tenha ocorrido nenhuma falha durante os testes.
 
	 
	Todas as afirmatívas acima estão corretas.
	
	A primeira era da qualidade, avalia o produto por inspeção manual peça a peça. Assim voltada para o produto. Era necessário uma área de teste e validação. Ocupando mão de obra especifica com um processo rotineiro e contínuo.
 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307695734)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir RISCO como sendo:
		
	
	Risco é o mesmo que perigo
	
	Risco é a relação entre efeito e frequência dos agentes biológicos
	
	Não existe definição para risco
	 
	A combinação da probabilidade de um evento perigoso e sua consequência.
	
	Riscos é o resultado de um acidente numa planta industrial
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307246493)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os principais itens da norma ISO 31000:2009 estão listados a seguir. Marque a definição que NÃO está correta:
		
	
	Risk Identification ¿ é identificar o que pode acontecer ou o que possa existir nas situações que afetem a realização dos objetivos do sistema ou organização. Uma vez que um risco é identificado, a organização deve listar os controles existentes, tais como características de projeto, as pessoas, processos e opções de sistemas.
	
	Risk Evaluation ¿ avaliação de risco envolve comparar níveis estimados de risco com critérios de risco definidos quando o contexto foi criado, para determinar a significância do nível e tipo de risco. Utiliza a compreensão dos riscos obtidos durante a análise de risco para tomar decisões sobre as ações futuras.
	 
	Risk Analisys ¿ consiste em determinar as conseqüências e probabilidade de ocorrência dos riscos identificados, levando em conta a presença (ou não) e eficácia de quaisquer controles existentes. A probabilidade e as conseqüências são então combinadas para determinar um nível de risco.
	
	Risk Assessment ¿ avaliação de risco é fornecer informações baseadas em evidências e análise para tomar decisões informadas sobre como tratar riscos específicos e como selecionarentre as opções.
	 
	Risk Treatment - avaliação do risco sob considerações éticas, legais, financeiras e outras, incluindo as percepções de risco nas tomadas de decisão.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307207660)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a Resolução CONAMA n.º 237, de 2007:
I. Os estudos necessários ao processo de licenciamento ambiental deverão ser realizados por profissionais legalmente habilitados, a expensas do órgão público.
II. O órgão ambiental competente, verificando que a atividade ou empreendimento não é potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente, definirá os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento.
III. O custo de análise para obtenção da licença ambiental deverá ser estabelecido por dispositivo legal.
Está correto, apenas, o contido em
		
	
	III.
	
	I e II.
	
	 I.
	
	II.
	 
	II e III.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307208264)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Durante a implementação de novos empreendimentos da Petrobras, é praxe a execução de um Programa de Comunicação Social, o qual visa a estabelecer e manter os canais de comunicação entre o empreendedor e os diversos atores sociais locais envolvidos. Quanto aos aspectos esperados com a execução desse Programa, analise as vantagens a seguir. I - Ver as comunidades presentes, no entorno do empreendimento, atingirem o estado positivista previsto na teoria de Auguste Comte. II - Atualizar mensalmente o mapeamento dos públicos situados nos municípios influenciados, divididos por órgãos públicos, instituições de ensino, lideranças formais e informais, entre outros. III - Manter toda a população residente, nas proximidades do empreendimento, esclarecida quanto aos cuidados a serem adotados para que acidentes sejam evitados. Está(ão) correta(s) a(s) vantagem(ns)
		
	
	I e II, somente.
	 
	II e III, somente.
	
	I, somente.
	
	II, somente.
	 
	I, II e III.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307207755)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A utilização de incineradores como solução de problemas de poluição é questionada porque
I. a combustão dos resíduos pode ser incompleta;
II. as emissões podem conter gases como dioxinas, furanos,
HCl, CO, CO2 e NOx cujo tratamento é caro e difícil;
III. existem registros internacionais de casos de câncer em populações no entorno de incineradores.
Está correto o contido em:
		
	
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	III, apenas..
	 
	I, II e III
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais