Buscar

AV-NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCE0662_AV_201307109829 » NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307109829 - ILMA RIBEIRO DE ALMEIDA BARROS
	Professor:
	FERNANDO PERIARD GURGEL DO AMARAL
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2014 19:56:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201307213434)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Ciência ainda não tem solução para todos os problemas nem respostas para todas as questões que envolvem as atividades humanas e, portanto, aos impactos ambientais que essas atividades podem produzir. Com o fi m de proteger o meio ambiente, os estados devem aplicar amplamente o critério de precaução conforme as suas capacidades.
Como então podemos identificar o princípio da cautela ou da precaução?
		
	
Resposta: Preucação - previnir que possa acontecer um impacto antes que o mesmo aconteça, através de planejamento, prevenção, mistigação, metodologia, conteção, pesquisas, simulações, homologações...
	
Gabarito: Resposta típica: Aquele que recomenda que não se deve fazer intervenções no meio ambiente antes de ter a certeza de que elas não serão adversas para o mesmo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307371141)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em novembro de 1990, a Câmara de Comércio Internacional definiu os princípios da gestão ambiental, com o objetivo de auxiliar as empresas a melhorarem seus desempenhos ambientais. Com relação a natureza e características desses princípios, podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	Prioridade organizacional - este princípio reconhece que a questão ambiental está entre as prioridades principais nas empresas.
	
	Educação de pessoal - este princípio, o importante é educar, treinar e motivar seu pessoal, a fim de que possam desempenhar suas tarefas de forma competente em relação ao ambiente.
	 
	Prioridade no enfoque - este princípio tem como prioridade considerar as repercussões financeiras antes de dar início a alguma atividade ou até mesmo antes de abandonar alguma atividade.
	
	Gestão integrada - este princípio determina que as políticas, os programas e as práticas ambientais estejam integrados a todos os negócios.
	
	Orientação ao consumidor - a empresa deve ser transparente, dando informações claras e precisas sobre o produto ou serviço colocado no mercado de consumo, com relação a manuseio, à utilização, a descarte, a transporte, à armazenagem etc.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307201625)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto ao item 1 da Norma, Objetivos da Norma NBR ISO-2004: A NBR ISO 14001 fornece os requisitos, ela não detalha, ou seja, ela não diz como fazer, ela diz o que fazer.
Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	A Organização ainda terá que cumprir os requisitos legais e demais requisitos ambientais que podem ser de clientes, por exemplo.
	
	As auditorias podem ser de primeira parte com auto-avaliação ou auditoria interna, auditorias de segunda parte que são de clientes ou de terceira parte que são as de certificação.
	 
	As auditorias podem ser de primeira parte com auditorias de clientes ou de segunda parte que são as de certificação.
	
	Muitas organizações, a área Automotiva é uma delas, exige de seus fornecedores a implantação da certificação na NBR ISO 14001.
	
	A organização precisa deixar claro aonde ela quer chegar, por exemplo, reduzir resíduos, contribuir com a comunidade melhorando a qualidade da água utilizada e assim por diante.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307371036)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1981, foi criada a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente ¿ Lei nº 6.938. Essa Lei responsabilizava aquele que poluía o meio ambiente, obrigando-o a pagar indenização referente aos danos ambientais que causasse, independente de culpa. Até o final do século XX muitos outros instrumentos legais foram criados, com relação a tais instrumentos e suas características, marque a alternativa ERRADA:
		
	 
	A partir da Constituição Federal, somente as autoridades públicas devem proteger e defender o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
	
	Em 1988, entrou em vigor a Lei de Crimes Ambientais ¿ Lei nº 9.605, que trata das sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
	
	Em 1989, surgiram diversas leis, tais como a Lei de Agrotóxicos ¿ Lei nº 7.802 e a Lei de Exploração Mineral ¿ Lei nº 7.805.
	
	No ano de 1988, foi criada a Constituição Federal. Lei que abriu portas na evolução da questão ambiental, dedicando um capítulo para o tema meio ambiente: o Capítulo VI do Título VIII.
	
	Em 1995, entrou em vigor a Lei sobre Engenharia Genética ¿ Lei nº 8.974, que estabelece normas sobre como cultivar, manipular e transportar organismos modificados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307371053)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nossas vidas são pautadas por normas e por regras. Disso resulta a necessidade de normalização. Em relação ao processo de surgimento da normalização no Brasil e no mundo, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A normalização traz segurança e precisão tanto para aquele que adquire um produto ou utiliza um serviço quanto para aquele que fabrica, produz ou comercializa.
	
	No Brasil, as normas são fruto de um processo de consenso nos diferentes fóruns do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO).
	 
	Antigamente, nas sociedades, o homem utilizava métodos muito mais adequados para fazer as medições, tais como: pernas, braços, mãos, dedos etc.
	
	Com o passar do tempo, houve a necessidade de se ter independência entre as unidades de medida e as grandezas naturais. Dessa forma, passou-se a adotar um sistema de medições.
	
	Com a Revolução Industrial, a normalização passou a ser tratada de forma sistemática, surgindo a necessidade de racionalizar a produção na indústria.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307371160)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Sistema Brasileiro de Certificação (SBC) tem como função estabelecer uma estrutura de certificação. Esse sistema foi instituído pelo CONMETRO e serve como um instrumento para o desenvolvimento industrial. Considerando os organismos que formam o SBC e suas características de funcionamento, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	A certificação voluntária é de decisão exclusiva daquele a solicita, ou seja, da empresa que fabrica o produto ou fornece o serviço.
	
	Fazem parte do SBC o Comitê Brasileiro de Certificação (CBAC), o INMETRO e os Organismos de Certificação Credenciados (OCCs).
	 
	Os Organismos de Certificação Credenciados (OCCs) são entidades que conduzem e concedem a certificação de conformidade, somente na área de gestão ambiental, em empresas privadas do setor industrial.
	
	No âmbito do Comitê Brasileiro de Certificação (CBAC), organizam-se as comissões técnicas, que elaboram e analisam programas de certificação de conformidade.
	 
	O INMETRO representa o SBC nos foros nacionais, regionais e internacionais, visando ao reconhecimento internacional desse Sistema.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307371080)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO) é órgão normativo do SINMETRO, presidido pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e atua por meio de Comitês Técnicos. Com relação a composição e as competências do órgão, marque a alternativa ERRADA:
		
	 
	Estabelecer normas referentes a materiais e produtos industriais, contudo não fixa critérios e procedimentos para certificação da qualidade de materiais e produtos industriais.
	
	É constituído pelos seguintes membros: o Ministro de Estado, o Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e os Presidente das Instituições- ABNT, CNI e IDEC.
	
	Estimular as atividades de normalização voluntária no país e coordena a participação nacional nas atividades internacionais de metrologia, normalização e certificação de qualidade.
	
	Formular e supervisionar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação da qualidade de produtos industriais.
	
	Fixar critérios e procedimentos para aplicação das penalidades no caso de infração a dispositivo da legislação referente à metrologia, à normalização industrial, à certificação da qualidade de produtos industriais e aos atos normativos dela decorrentes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307385745)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	¿Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente¿ é o conceito de:
		
	 
	Aspecto Ambiental.
	
	Planejamento Ambiental.
	
	Impacto Ambiental
	 
	Política Ambiental.
	
	Prevenção de Poluição.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307282004)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Estabeleça a relação entre a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro (Rio-92) e o início do desenvolvimento das normas da série ISO 14000.
		
	
Resposta: Após o desenvolvimento industrial, surgiu a necessidade do desenvolvimento de leis estabelendo padroes, prevenção ambiental bem como o desenvolvimento social e economico.
	
Gabarito: Durante a Rio-92, sentiu-se a necessidade de que fossem desenvolvidas normas que tratassem da questão ambiental. Por isso, foi proposta a criação de um grupo especial para elaborar normas ambientais. O primeiro passo para o movimento de normalização ambiental internacional foi dado, então, na Rio-92. A ISO criou o grupo denominado Comitê Técnico 207 (CT-207) ¿ em março de 1993, com a função de desenvolver normas sobre o meio ambiente para empresas públicas e privadas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307370585)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As equipes de auditoria possuem uma hierarquia de funções bem definida, onde cabe aos auditores ambientais uma série de responsabilidades. Com relação a tais responsabilidades, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	Ajudar na coleta de informações e evidências, além de documentar essas informações.
	
	Auxiliar na redação e na elaboração de relatórios, inclusive o relatório final.
	 
	O auditor ambiental está subordinado ao auditor-líder.
	 
	Definir os objetivos e o escopo da auditoria, além de formar a equipe de auditoria.
	
	Dar apoio e seguir as instruções e orientações do auditor-líder
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais