Buscar

Lista de Materiais de Construção Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Materiais de Construção Civil
 
1. Ricardo é engenheiro responsável pela construção de um empreendimento comercial e verificou que a especificação do piso cerâmico esmaltado para os corredores de grande circulação apresentava um PEI (Porcelain Enamel Institute) classe I. A partir das informações relatadas responda os itens abaixo. 
A) Paulo deverá utilizar o revestimento cerâmico especificado? Por quê? 
Não. Porque piso cerâmico de classe I é especificado para paredes ou banheiro internos, ou seja, onde há baixíssimo trafico. Para corredores de grande circulação ele deve usar o PEI de classificação V.
B) Qual a propriedade é avaliada através do PEI? Explique? 
A resistência ao desgaste da superfície esmaltada. Ela determina a durabilidade de um produto em condições normais de uso. 
C) Onde o revestimento esmaltado classificado com PEI -IV deverá ser especificado. 
Em locais com alto trafego de pessoas, como em pisos de toda residência e pequenas lojas de shopping. 
2. O que o ensaio de Los Angeles avalia e qual a sua importância na construção civil ? Explique? 
Determinar qual o desgaste que o agregado graúdo sofre quando submetido ao método de abrasão Los Angeles. Este método de ensaio tem grande correspondência com a norma NBR-6465 de 1984 da ABNT. Abrasão “Los Angeles” é o desgaste sofrido pelo agregado, quando colocado na máquina “Los Angeles” juntamente com uma carga abrasiva, submetido a um determinado número de revoluções desta máquina à velocidade de 30 rpm a 33 rpm.
3. Defina material Betuminoso, bem como quais as principais características dos materiais betuminosos ? 
São associações de hidrocarbonetos solúveis em bissulfeto de carbono.
Suas principais características São materiais aglomerantes ou ligantes, sensíveis ao calor, São hidrofugantes, são repelentes à água, o que faz com que este material seja usado com sucesso como impermeabilizante, São quimicamente inertes, não reagindo com o cimento, cal, madeira, zinco e alumínio.
04. O engenheiro residente solicitou ou setor de suprimento da sua empresa a comprar de X toneladas de CAP50 /70 . Felipe recém-contratado do setor do suprimento não compreende o que significa a determinação da sigla CAP Você como Aluno de engenharia explique para Felipe o que CAP e o que significa a numeração 50/70. 
A sigla CPA significa Cimento Asfalto de Petróleo. É um material termossensivel utilizado principalmente para aplicação em trabalhos de pavimentação. O cimento asfáltico pode ser encontrado em diversos graus de penetração de acordo com a sua consistência. (30/45, 50/70, 85/100)
5. Qual a diferencia entre os CAP 30/45 o CAP 85/100. Como é feita esta classificação? 
Quanto maior a penetração, maior a sua viscosidade. Quando menor a penetração, menor será sua viscosidade. A diferença entre os dois será sua penetração e viscosidade a de 85/100 é maior que a do 30/45.
6. Os asfaltos diluídos com derivados leves de petróleo são classificados de acordo com sua cura. Então explique o que vem a ser Cura e como aqueles asfaltos são classificados. 
A cura é a evaporação total do solvente após aplicação do asfalto diluído deixa como resíduo o CAP que desenvolve, então, as propriedades cimentícias necessárias.
Os asfaltos diluídos são classificados em 3 tipos, de acordo com o tempo de cura – tempo de evaporação do solvente:
* Asfalto Diluído tipo Cura Rápida – CR: (CAP+ fração leve, gasolina);
* Asfalto Diluído tipo Cura Média – CM: (CAP+ fração média, querosene);
* Asfalto Diluído tipo Cura Lenta – CL: (CAP+ fração pesada, óleo Diesel).
7. O que são Emulsões asfálticas? Dê exemplos do seu uso na engenharia civil. 
São dispersões de cimento asfáltico em fase aquosa estabilizada com tensoativos, com ruptura variável. 
É usado na engenharia em pavimentações como Pintura de ligação; Tratamentos superficiais simples; Tratamentos superficiais duplos; Tratamentos superficiais triplos; Pré-misturados a frio; tratamento Anti pó e solo-betume
8. O que são asfaltos soprados e quais as suas principais características? 
São asfaltos aquecidos e submetidos à ação de uma corrente de ar, com o objetivo de modificar suas características normais, a fim de adaptá-los para aplicações especiais. Com isso ele pode ter Consistência mais sólida; Aumento da massa específica; Aumento da consistência. 
9. Defina aglomerantes. 
São materiais que te como atribuição principal aglomerar ou fixar materiais entre si. São geralmente, materiais pulverulentos que misturados com água, são capazes de endurecer por simples secagem, ou então em virtude de reações químicas.
10. O que são aglomerantes aéreos e hidráulicos? Dê exemplos. 
Aglomerantes aéreos são aqueles que mesmo após seu endurecimento, não resistem quando entra em contato com a água. Exemplos o gesso, cal e areia. E os aglomerantes hidráulicos são aqueles que após seu endurecimento, apresentam resistência satisfatoriamente, quando em contato com a água, como a cal hidratada e o cimento Portland.
11. Defina cimento Portland, bem como o seu processo de fabricação. 
O cimento Portland é um aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer Portland, gesso e adições normalizados que são moídos. 
Sua fabricação corre com a extração das matérias-primas; preparo e dosagem da mistura crua; homogeneização; aquecimento da mistura; esfriamento; adições finais; moagem e ensacamento.
Um material pulverulento, com função aglomerante, constituído de silicatos e alumunicatos complexos, resultante da moagem do clinquer, que ao serem misturados com água ocorre reações, hidratação, ocasionada o seu endurecimento, podendo então oferecer elevação na resistência mecânica.
1.2 Em que fase da fabricação do cimento Portland é adicionado gipsita e com qual finalidade? 
É colocado cerca de 5% de gipsita para ser moída junto com clinquer no final do processo de produção do cimento com a finalidade de controlar as reações iniciais de pega e endurecimento, pois este processo seria muito rápido se água fosse adicionada ao clínquer puro. 
13. Quais são os Compostos principais dos Cimentos Portland? 
Silicato tricálcico ; Silicato dicálcico; Aluminato tricálcico; Ferro Aluminato tetracálcico.
14. Defina os termos início de pega e fim de pega, bem como quais os fatores que influenciam na pega do cimento? 
O inicio de pega é o tempo que decorre desde a adição da água até o início das reações com os compostos de cimento. O fim de pega é quando depois da adição da agua a massa deixa de ser deformável. A pega pode ser entendida como a evolução das propriedades mecânicas da pasta de cimento no início do processo de endurecimento, a partir do processo químico de hidratação.
15. Quais as categorias e tipos de cimento produzidos no Brasil? 
(CP I) Cimento Portland Comum 
(CP I-S) Cimento Portland Comum com Adição 
(CP II-E) Cimento Portland Composto com Escória 
(CP II-Z) Cimento Portland Composto com Pozolana 
(CP II-F) Cimento Portland Composto com Fíler 
(CP III) Cimento Portland de Alto-Forno 
(CP IV) Cimento Portland Pozolânico 
16. Paulo é estagiário de engenharia civil de uma obra de edificação e perguntou ao engenheiro residente o que significava a numeração CP-II-E-40 na embalagem do cimento Portland. Explique para Paulo o que cada elemento significa. 
CP - II - E Significa cimento Portland composto com escória. 
E a Sigla 40 é a classe de resistência do cimento. É o valor mínimo de resistência à compressão garantida pelo fabricante, após 28 dias de cura, em Mpa.
17. Quais os principais cuidados que devem ser tomados na armazenagem em obra do cimento em sacos? 
Estocar em local coberto, fechado, seco e arejado, sobre estrado de madeira ou assoalho.
Manter afastamento das paredes do depósito.
Garantir que os sacos mais velhos sejam utilizados antes que os sacos recém-chegados, observando sempre o prazo de validade do produto na embalagem.
Garantir estanqueidade da coberta e das paredes do depósito.
Seguirorientações do fabricante.
Empilhar no máximo 10 sacos
18. Defina gesso e relate quais as principais propriedades do gesso como material de construção? Dê exemplos.
É um aglomerante aéreo (endurece pela ação química do CO2 do ar), obtido pela desidratação total ou parcial da Gipsita. Como material de construção Ao humedecer o gesso com cerca de um terço de seu peso em água, forma-se uma massa plástica que sofre expansão e endurece em cerca de dez minutos. Esta é utilizada na confecção de moldes, na construção, em acabamentos de reboco e tetos de construções, e, modernamente, na produção de rebaixamentos e divisórias, em conjunto com o papelão. Também é usado em aparelhos ortopédicos, trabalhos de prótese dentária, confecção de formas e moldes, imobilização, adubo (na forma de gipsita), retardador ou acelerador de presa no cimento Portland, e isolante térmico, já que seu coeficiente de condutividade térmica é 0,46 W/m·°C.1 .
*Construtivo - revestimento de gesso Revestimento de gesso são o recobrimento de superfícies, paredes e tetos, com pasta ou argamassa de gesso confeccionado in-loco. É uma técnica usada com a finalidade de eliminar as ondulações nas emendas das placas de gesso ou dar acabamento em paredes e tetos de alvenaria. O revestimento com gesso é particularmente recomendado para superfícies internas e secas, já que a umidade e á água permanente alteram as características do gesso.
 
19. Descreva o processo de obtenção da cal. Para essa descrição transcreva as reações químicas que ocorrem em cada etapa. 
É um aglomerante simples obtido da calcinação de rochas calcárias e composta predominantemente por hidróxido de cálcio.
A fabricação da cal hidratada envolve, basicamente, duas etapas: a calcinação e a hidratação e as reações químicas que ocorrem nessa etapa são:
- calcinação → Ca CO3 + calor → CaO + CO2
CaCO3 ( carbonato de cálcio ) – CaO (óxido de cálcio → cal virgem )
- hidratação: é uma reação exotérmica que pode liberar grandes quantidades de calor e provocar acidentes.
→ CaO + H2O → Ca(OH)2 + calor
Ca(OH)2 ( hidróxido de cálcio → cal hidratada )
- carbonatação: é uma reação lenta que ocorre de fora para dentro e que resulta em um composto pouco resistente.
→ Ca(OH)2 + CO2 → Ca CO3 + H2O
Ca(OH)2 ( cal hidratada ) - CO2 ( do ar
20. Defina como é classificada a cal: 
A. Quanto a Composição Química. 
Cal área 
As cales aéreas podem ser classificadas pela sua composição química em: • Cales cálcicas: máximo de 20% de MgO ; (ar) (carbonatação) • Cales magnesianas: mínimo d 20% de MgO
B. Quanto ao Tempo de Extinção. 
Cal Hidratada
Adicionando-se água à cal virgem, esta hidrata-se dando origem ao hidróxido de cálcio (cal hidratada ou extinta). CaO + H2O  Ca(OH)2 + calor (56g.) + (18g.) (74g.)
Cal extinta é uma conhecida reação química, a adição de água à cal viva ou conhecido hidróxido de cálcio. Largamente utilizado na fabricação de cola-cimento.
21. Citem algumas propriedades que devem ser determinadas de forma a que se tenha uma cal de boa qualidade.

Outros materiais