Buscar

SIMULADO DE LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA III - 1 A 5 - 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	
	Simulado: GST0278_SM_201301144711 V.3 
	 Fechar
	Desempenho: 3,0 de 8,0
	Data: 08/05/2015 11:59:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301221428)
	
	Considere que determinado ente da Federação crie taxa de registro empresarial cujo fato gerador seja o cadastramento dos atos constitutivos da empresa no respectivo órgão de registro de comércio; a partir dessa situação hipotética, defina o que entende por TAXA    
		
	
	Compare com a sua resposta R: taxa é um tributo em que a contraprestação de serviços públicos é colocado à disposição ou custeados pelo Estado, em favor de quem paga ou por este é provocado
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201301397454)
	
	A receita pública se compõe dos ingressos financeiros que, em tese, têm um único objetivo indiscutível que é a satisfação das despesas públicas. Receita Originária ou de economia privada e, como o próprio nome sugere, o Estado tem acesso a esse tipo de receita por uma relação negocial, como se fosse uma empresa, uma pessoa jurídica de direito privado. A mais significativa receita originária é representada pelo Preço, englobando rendimento e remuneração de bens e serviços de empresas estatais, sob a regência de normas de Direito Privado. Explique e exemplifique o que vem a ser uma receita originária.
		
	
	Compare com a sua resposta: É aquela oriunda de patrimônio do Estado que ocorre através de arrecadação de bens, leilões etc. que se incorporam ao patrimônio do Estado.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201301725544)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Acerca do Princípio da Legalidade Tributária, analise as alternativas a seguir e marque a opção correta: I- O Princípio da Legalidade, segundo a CF de 1988 se expressa no sentido de ser vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. II- Segundo a CF de 1988, podemos afirmar que cuidou o legislador constituinte de estabelecer exceções ao princípio da legalidade, no que tange à fixação da alíquota, nos impostos com caráter notadamente regulatório e extrafiscal, determinando que apenas as alíquotas máxima e mínima fossem previstas em Lei. III- Os Impostos: Imposto de Importação ¿ II, Imposto de Exportação ¿ IE, Imposto sobre produtos industrializados ¿ IPI, Imposto sobre operações financeiras ¿ IOF e o Imposto de Renda são exceções ao Princípio da Legalidade Tributária. IV- De acordo com o Princípio da Legalidade não basta a mera previsão abstrata da instituição ou majoração de um Tributo na Lei, é necessário que todos os elementos necessários a formação da relação jurídico-tributário entre Fisco e contribuinte estejam nela delimitados. V- Em regra a Lei apta a instituir tributo é a LEI ORDINÁRIA, contudo os Tributos: Imposto sobre Grandes Fortunas Art. 153, VII, da CF/88, Empréstimo Compulsório Art. 148 da CF/88, Impostos Residuais da União Art. 154, I da CF/88 e as Contribuições Previdenciárias Novas ou Residuais - Art. 195, § 4º da CF/88 somente podem ser criadas através de Lei Complementar.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	São corretas as alternativas I, II IV e V e falsa a alternativa III.
	
	Somente são erradas as alternativas III e V.
	 
	Somente estão corretas as alternativas III e V.
	
	Todas as assertivas estão erradas.
	
	 4a Questão (Ref.: 201301394559)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Competência Tributária pode ser definida como, exceto:
		
	
	Parcela do poder de tributar conferida pela Constituição a cada ente político para criar tributos;
	
	Limite do poder fiscal para legislar e cobrar tributos.
	 
	O poder de instituir, cobrar e fiscalizar o tributo;
	
	Aptidão para criar, in abstracto, tributos;
	 
	Aptidão para criar, in concreto, tributos;
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201301208421)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Brasil, em face da arrecadação tributária, os impostos são exigidos daqueles que exteriorização algum signo ou expressão manifestador de riqueza, por isso é incorreto afirmar que:
		
	
	Em relação aos impostos em geral, o tributo que tem por fato gerador uma situação de aquisição de renda e que é independente de qualquer atividade estatal específica do contribuinte é o imposto.
	
	Na contribuição de melhoria, o Poder Público pode arrecadar o imposto, mas se não mencionar o elemento de valorização imobiliária, será entendido que este continua fazendo parte da caracterização e fundamentação para exigência deste tipo de tributo.
	 
	Em relação à cobrança de contribuição de melhoria, o Poder Público poderá arrecadar de todos os proprietários beneficiados o valor global do custo de uma obra, a fim de ser ressarcido das despesas realizadas, independentemente do valor cobrado de cada contribuinte.
	 
	A vedação constitucional do uso de base de cálculo própria de impostos, na instituição de taxa, é lógica e coerente, porque, enquanto o valor do primeiro deve guardar proporcionalidade com a capacidade contributiva, a segunda deverá ser proporcional à contraprestação oferecida pelo Estado.
	
	A vedação legal ao cálculo das taxas em função do capital das empresas explica-se porque, se assim não o fosse, esta exação, no caso, seria proporcional ao valor do patrimônio da pessoa jurídica, grandeza esta inidônea para dimensionamento da referida espécie tributária.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201301232291)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre as taxas analise as afirmações: I ¿ todo e qualquer serviço público é remunerado por meio de taxa; II ¿ os serviços públicos gerais e universais são remunerados pelas receitas gerais, ou seja, pelos impostos; III ¿ as taxas são denominadas de tributos vinculados, pois que para a sua cobrança é necessária a prestação de algum serviço público específico e divisível para um beneficiário identificado ou identificável; IV ¿ na prática não existe diferença entre imposto e taxa, pois ambos possuem o mesmo fato gerador e a mesma hipótese de incidência, ocorrendo na maioria das vezes bi-tributação; V ¿ as taxas podem ser de serviços ou de polícia, sendo esta última a que é cobrada pela prestação dos serviços de segurança pública. Assinale a alternativa que corresponde às afirmações corretas:
		
	
	estão corretas as afirmações IV e V;
	
	estão corretas as afirmações II e IV.
	 
	estão corretas as afirmações I, III e V;
	 
	estão corretas as afirmações II e III;
	
	estão corretas as afirmações I e V;
		
	
	 7a Questão (Ref.: 201301334225)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os tributos de acordo com a Legislação Tributária vigente são:
		
	
	Sinônimo de Impostos.
	
	Taxas e Contribuições Sociais.
	 
	Impostos, Taxas e Contribuições de Melhorias
	
	Taxas e Tarifas.
	
	Contribuição Previdenciária e Preço Público.
	
	 8a Questão (Ref.: 201301395712)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Determinado Estado da Federação exige taxa de um partido político, em virtude de um serviço público específico e divisível a este prestado. Tal exigência:
		
	
	é inconstitucional, pois os partidos políticos são equiparados ao Estado.
	
	é inconstitucional, pois os partidos políticos são imunes à tributação.
	
	é inconstitucional, pois os partidos políticos são entidades de utilidade pública.
	 
	é perfeitamente legal e legítima, desde que a taxa tenha sido anteriormente instituída por lei.
	
	é perfeitamente legal e legítima, ainda que não tenha sido formalmente instituída por lei, considerando que foi expressamente prevista pelo Código Tributário Nacional - CTN.
	
	 9a Questão (Ref.: 201301388679)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando tem por fato gerador uma situação que independe de qualquer atividade estatal especifica relativa ao contribuinte, diz-se um ¿tributo não vinculado¿. Nesse sentido, considera-se tributo não vinculado:
		
	 
	b) a contribuiçãode melhoria
	
	a) a taxa de fiscalização
	 
	c) O imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza
	
	e) d) a taxa de melhoramento dos portos
	
	d) a taxa de limpeza publica
	
	 10a Questão (Ref.: 201301726108)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca da espécie tributária EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIO, é INCORRETO afirmar:
		
	
	A instituição de empréstimos compulsórios é autorizada em caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional (art.148,II da CF).
	
	A Constituição Federal de 1988 trata dos empréstimos compulsórios no seu art. 148, separando-os em duas espécies, respectivamente, nos incisos I e II desse artigo, em razão de não serem idênticos os seus regimes jurídicos.
	 
	Os empréstimos compulsórios são tributos de competência exclusiva dos Municípios e do Distrito Federal.
	
	A instituição de empréstimos compulsórios é autorizada em caso de calamidade pública guerra externa ou sua iminência (art.148, I da CF).

Outros materiais