Buscar

ATIVIDADE HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
CEL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: 
	Matrícula: 
	Disc.: HIST. BRASIL COLONIA 
	2019.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Segundo Sérgio Buarque de Holanda, no livro Raízes do Brasil, os portugueses eram dotados de um "espírito aventureiro" essencial para empreender a busca pelo caminho das Índias. Vários fatores contribuíram, segundo o autor, para o pioneirismo português na descoberta de novas terras no período moderno. Qual dessas alternativas NÃO se relaciona ao pensamento do autor em questão:
	
	
	
	a presença de alianças e interesses entre a burguesia e parte da nobreza que apoiava a Revolução de Avis.
	
	
	a presença de rupturas traumáticas entre a burguesia nascente e a nobreza, tendo cada grupo social pensamentos, modo de agir e viver completamente distintos.
	
	
	a ausência do feudalismo em Portugal, que permitiu a ousadia portuguesa .
	
	
	a vontade de enriquecer sem muito esforço e trabalho, em função da ausência de uma "ética protestante", comum em outras regiões da Europa.
	
	
	a falta de uma hierarquia mais rígida naquela sociedade, onde a burguesia nascente acabou por adotar os valores da nobreza.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que não contribuiu para o pioneirismo das expansões portuguesas:
	
	
	
	Centralização da monarquia que possibilitou maiores investimentos do Estado.
	
	
	Localização geográfica que facilitava a busca por novas terras no Atlântico.
	
	
	Conhecimento das técnicas de navegações.
	
	
	Existência de um espírito cruzadístico para a expansão da fé católica.
	
	
	Aliança com os mulçumanos que possuíam capital para investir nas colônias.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A expedição realizada por Martim Afonso de Sousa realizada nos idos de 1532 tinha como objetivo:
	
	
	
	Propor uma trégua em relação às invasões francesas.
	
	
	Trazer a primeira leva de negros submetidos à condição de escravos.
	
	
	Implantar o sistema de governo geral.
	
	
	Realizar o reconhecimento da costa litorânea do território e realizar as primeiras ações para ocupação efetiva através das experiências agrícolas.
	
	
	Defender as comunidades indígenas da escravidão e maus tratos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo o sociólogo Florestan Fernandes, um grupo linguístico específico foi o protagonista na resistência à conquista portuguesa do território sul-americano. Assinale, entre as opções apresentadas abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome desse grupo.
	
	
	
	Gês.
	
	
	Tupis.
	
	
	Guaranis.
	
	
	Incas.
	
	
	Maias.
	
Explicação:
O grupo linguístico em questão era o tupi. Maias e incas não constituiam grupos indígenas do Brasil, mas da América espanhola.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Ao examinar as estruturas sociais e culturais dos grupos indígenas do tronco linguístico tupi, o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes apontou algumas das principais características desses grupos. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente, essas características.
	
	
	
	Organização social baseada nas relações de parentesco e na monogamia.
	
	
	Organização produtiva baseada no uso da mita, tal como entre os incas.
	
	
	Organização social baseada nas relações de parentesco e na poligamia.
	
	
	Completa ausência de organização social, o que demonstra como esses grupos eram atrasados em relação aos grandes impérios indígenas da América espanhola.
	
	
	Organização política baseada na centralização da burocracia do Estado, tal como entre os maias.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Dentre os principais fatores que contribuiram para as expansões marítimas e comerciais portuguesas pode-se destacar EXCETO a:
	
	
	
	expansão da fé católica.
	
	
	busca pelo comércio de especiarias
	
	
	grave crise econômica que assolou a Europa no final da Idade Média.
	
	
	necessidade importar de mão de obra indígena para trabalhar na lavoura européia.
	
	
	procura de metais preciosos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O uso do conceito descobrimento para definir a chegada dos europeus à América foi muito debatido entre os historiadores, por ocasião das comemorações dos 500 anos do continente. Sobre essa problemática, podemos afirmar que:
I)a adoção dessa palavra, no século XVI, estava influenciada por um sentimento de superioridade, já que os europeus acreditavam que a sua visão de mundo era única possível e por isso superior a dos indígenas.
II)o fato de os índios não fundirem os metais e andarem nus constituíram as principais razões pelas quais o europeu chamou a chegada à América de "descobrimento".
III)o eurocentrismo, ou seja, a idéia de que a cultura europeia é superior em relação a de outros povos justificava a imposição da cultura deles sobre os indígenas.
Estão corretas as afirmações:
	
	
	
	Apenas a I;
	
	
	Apenas a I e II;
	
	
	Apenas a II e III;
	
	
	Apenas I e III;
	
	
	Apenas a III.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Nas comemorações do quinto centenário da descoberta do Brasil teve início uma discussão historiográfica que questionava e rejeitava a palavra "descobrimento". Dentre essas novas correntes historiográficas, uma corrente defendia o "achamento", enquanto outra preferia "encontro" e outra, ainda, "invasão". Todas elas apresentam suas razões para essa defesa. Assinale, abaixo, qual a explicação que NÃO representa nenhuma dessas novas correntes que se opõem ao "descobrimento".
	
	
	
	Para reforçar a tese contrária ao descobrimento "por acaso", há mapas chineses, do tempo de suas expedições exploratórias no século XIII onde podemos observar a representação dos continentes africano, australiano e americano, assim como já está representada a forma circular da Terra.
	
	
	Para uma corrente mais próxima à Antropologia, os habitantes das Américas eram, na época dos descobrimentos, superiores, em número, aos habitantes da Europa. No século XIX, o continente americano era considerado pouco habitado. Logo, o que ocorreu entre a época dos descobrimentos e o século XIX foi a aniquilação desses povos. Portanto, para essa corrente, não houve o descobrimento das Américas, mas uma invasão.
	
	
	O Tratado de Tordesilhas dá claros indícios de que havia o conhecimento de que existiam novas terras no local onde foi traçada a linha imaginária do Meridiano de Tordesilhas.
	
	
	Pode-se dizer que o descobrimento do Brasil ocorreu por acaso, em virtude de uma calmaria que a expedição de Cabral encontrou pelo caminho que o afastou de sua rota original, fazendo com que viesse descobrir o Brasil.
	
	
	Para o historiador espanhol Sanchez de la Cuesta, o que aconteceu em 1500 foi um encontro, isto é um contato entre povos, culturas e civilizações.
	
	Gabarito
Coment.

Outros materiais

Perguntas Recentes