Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 1 MEDIAÇÃO DE CONFLITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
	Avaliação Parcial: CCJ0057_SM_201502392089 V.1 
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 26/10/2018 05:56:39 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201503003429)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No procedimento processual para a resolução de conflitos nos deparamos com um certo formalismo como garantia de legalidade e imparcialidade no exercício da jurisdição. Quais são as consequências deste formalismo para a solução dos litígios?
	
	 
	aumento do tempo para a solução dos litígios
	
	maior autonomia das pessoas envolvidas no conflito
	
	rapidez na resolução de lides
	
	diminuição do número de procedimentos legais
	
	necessidade de buscar soluções nas situações antigas
	
	
	2a Questão (Ref.:201502671049)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Não basta para a solução dos conflitos a aplicação da Lei. Estas relações não são matemáticas. Normalmente, para os envolvidos neste tipo de conflito, dois mais dois nunca é quatro. Há sempre este ou aquele detalhe, e que teve conseqüências determinantes e irreparáveis em sua maneira de ver a realidade que se apresenta. Assim, assinale a alternativa correta do que consiste a mudança de paradigma adversarial para o paradigma cooperativo:
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes , por meio do diálogo franco e pacífico, tem a possibilidade de impor a solução para o conflito, com a ajuda do mediador ,que facilitará a compreensão do litígio.
	 
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes, por meio da reflexão, tem a possibilidade, ela própria de solucionar seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a percepção do litígio
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, impor uma solução para o conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas.
	
	
	3a Questão (Ref.:201502606970)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A arbitragem é um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais de direito patrimonial, disponível nas áreas cível, comercial e trabalhista. Desta forma podemos dizer que ela é utilizada para
	
	
	analisar soluções propostas pelo Poder Judiciário
	 
	resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário
	
	estabelecer acordos que serão julgados pelo Poder Judiciário
	
	atualizar decisões do Poder Judiciário
	
	criar soluções para serem discutidas no Poder Judiciário
	
	
	4a Questão (Ref.:201505390099)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Cláusula de Mediação em um contrato:
	
	
	Determina a obrigatoriedade da mediação judicial. 
	 
	Obriga as partes a comparecer em uma primeira reunião de mediação e não a permanecer no processo de mediação.
	
	vincula as partes
	
	Determina a obrigatoriedade da mediação extrajudicial
	
	Não vincula as partes.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502607423)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A medição consiste em instrumento complementar de solução de conflitos que incentiva os cidadãos a participar efetivamente na sociedade em que vivem, criando de forma autônoma e organizada, soluções pacíficas e sensatas para os problemas de convivência que afloram.( CARNEIRO, Daniel Carneiro. A mediação de conflitos como instrumento de acesso à justiça e incentivo à cidadania. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2673, 26 out. 2010 ) Desta forma a mediação incentiva
	
	
	o estabelecimento de metas a serem cumpridas pelos participantes , antes da solução ser dada por um terceiro
	 
	nos indivíduos a oportunidade de dispor de forma pacífica sobre seus problemas, inserindo-os na cultura do diálogo
	
	a escolha de pessoas especializadas na área do conflito, entre as partes, para expor seus pontos de vista e, assim determinar a melhor escolha
	
	a formação de grupos para discussão dos problemas e atribuição de soluções pelos terceiros convocados para participar
	
	no Judiciário a chamada conciliação , realizada por dois mediadores e um conciliador , experiente no assunto a ser resolvido
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503175376)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Alícia propôs Ação de Divórcio Litigioso em face de Marcos, uma vez que se tornou insuportável a vida em comum. Ao receber a inicial, o juiz, como dispõe a Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015, constatando que a peça preenchia os requisitos essenciais e que não era caso de improcedência liminar do pedido, designou audiência de mediação. Diante da hipótese em tela, na mediação judicial, podemos afirmar que:
	
	
	As partes não podem ser assistidas por advogados ou defensores públicos.
	
	O juiz não poderia designar audiência de mediação em a concordância das partes, pois estaria enfrentando o princípio da autonomia das partes.
	
	O procedimento de mediação judicial deverá ser concluído em até trinta dias, contados da primeira sessão.
	
	Na mediação judicial, as partes podem recusar o mediador.
	 
	As partes, na mediação judicial, não podem recusar os mediadores, salvo nas hipóteses legais de suspeição e impedimento dos mesmos. Porém a autonomia da vontade das partes é preservada, pois os mediandos continuarão senhores de suas próprias decisões.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503147157)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Perante o juízo de família tramita uma ação de divórcio cumulada com alimentos e guarda de filho menor. Durante a primeira audiência, o Juiz percebe que o problema do casal é a falta de diálogo, sendo que as partes não conseguem de forma amigável definir com quem ficará a gaurda da filha menor, assim como também não chegam a um consenso em relação à divisão do patrimônio construído na constância da união e valor dos alimentos, porque um não escuta o outro, e cada um interpreta as falas do outro de forma equivocada. Desta forma, o Magistrado explica para as partes sobre a possibilidade de se submeterem à uma mediação e pergunta se possuem interesse. Conscientes da deficiência na comunicação, as partes optam voluntariamente por se submeter o conflito à mediação. Já na primeira sessão, a mediadora se identifica muito com uma das partes e, sendo assim, aconselha a outra parte a aceitar as suas propostas , sob a alegação que seriam as melhores opções para o ex casal, assim como para a filha menor. Ante o exposto, qual princípio da mediação foi desrespeitado pela mediadora nesse caso concreto?
	
	
	Princípio da voluntariedade
	
	Princípio da autodeterminação
	
	Princípio da confidencialidade
	 
	Princípio da imparcialidade
	
	Princípio da consensualidade
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503142631)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a resposta correta : Por competência do mediador entende-se:
	
	
	A desnecessidade de qualquer qualificação para satisfazer às expectativas das partes, sendo apenas exigida a capacidade subjetiva de mediar (imparcialidade).
	 
	A qualificação necessária para satisfazer às expectativas das partes, aí compreendida a capacidade de mediar, em seu sentido técnico (capacitação e experiência) e subjetivo (imparcialidade).
	
	A qualificação necessária para satisfazer às expectativas das partes, aí compreendida a capacidade de mediar, em seu sentido técnico(capacitação e experiência) com obrigatória formação em nível superior (graduação em psicologia) e no sentido subjetivo (imparcialidade).
	
	A qualificação necessária para satisfazer às expectativas das partes, aí compreendida a capacidade de mediar, em seu sentido técnico (capacitação e experiência) com obrigatória formação em nível superior na área correlata à da mediação a ser conduzida e, no sentido subjetivo (imparcialidade).
	
	A qualificação necessária para satisfazer às expectativas das partes, aí compreendida a capacidade de mediar, em seu sentido técnico (capacitação e experiência) com obrigatória formação em nível superior (graduação em Direito) e no sentido subjetivo (imparcialidade).
	
	
	9a Questão (Ref.:201502675010)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A avaliação de um problema/conflito é realizada mediante uma análise do todo, ou seja, de todo o sistema, que é formado por elementos, com relações, objetivos e um meio ambiente. Considerando as opções abaixo, qual das bases da mediação melhor se adequa a afirmativa.
	
	
	Teoria Geral dos Sistemas
	
	Teoria da cibernética
	
	Teoria da comunicação
	 
	Abordagem sistêmica
	
	Comunicação não violenta
	
	
	10a Questão (Ref.:201502671041)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a resposta correta:
A comunicação não violenta (CNV) afirma que formas culturais predominantes de nos comunicarmos,conosco e com os outros, levam-nos a entrar em choque com as pessoas de opiniões e culturas diferentes. Em sua prática, a CNV propõe alternativas aos confrontos que nos colocamos e ajuda a desconstruir uma  lógica destrutiva. O seu fundamento é
	
	
	a atenção e a voluntariedade
	
	a paixão e a gratidão
	
	a liberdade e a emancipação
	 
	a cooperação e a harmonia 
	
	a verdade e a admiração

Outros materiais